Ir para o Conteúdo
imgcentral
Thaíde e seus companheiros de Shugyo, da esquerda para a direita: Meloni (SP), Costa (RJ),Fugita (SP), Wenzel, Thaíde, Fujimura (SP/Florianópolis), Vaz (RJ) e Gilberto (SP) - Agosto 2011

Shugyo

Treinamento espiritual e físico intensivo para alunos graduados


Fortalecer o corpo e o espírito por meio de um treinamento severo, intenso e desafiador: esse é o Shugyo!
Reservar um tempo para conhecer suas limitações, físicas e emocionais, e se colocar à prova para forjar a espada da alma para as batalhas do cotidiano.

Muito tradicional nas diversas artes japonesas, o Shugyo sempre foi para o guerreiro, o Samurai, um Caminho para a compreensão profunda do que significa lapidar a alma por meio do Bushido. Uma rotina austera de treinamento, meditação, trabalhos manuais e abnegada disposição para servir, constituem alguns dos elementos que podem esclarecer a mente do guerreiro sobre os valores e princípios essenciais para uma vida plena e feliz.

No Instituto Niten, frequentemente, alunos, monitores e coordenadores de todo o Brasil e América Latina desembarcam em São Paulo para períodos de treinamento intensivo com o Sensei Jorge Kishikawa e os veteranos da sede do Instituto. São momentos de grande impacto existencial, momentos de combate, reflexão, visita aos limites físicos e emocionais, momentos de aprendizado com o Mestre.

Deixar de lado a mente, o ego, para dar lugar ao coração, ao sentimento puro, são alguns dos objetivos do treinamento Shugyo. Uma imersão completa no Caminho do Guerreiro, atestam os Samurais do Instituto Niten, é uma limpeza profunda do espírito, renovando a energia desses guerreiros para a difícil batalha da vida.

São aceitos no Instituto Niten para fazer Shugyo alunos que já tenham graduações a partir 5° Kyu (terceira faixa que equivale a pelo menos 2 anos de treino aplicado). Alunos mais veteranos chegam a fazer Shugyos com frequência, buscando, a cada nova experiência de treinamento intensivo, o aprofundamento na compreensão do Caminho da espada.

Os perfis dos discípulos que vêm treinar com o Sensei Jorge Kishikawa são variados, desde jovens até os mais vividos, homens e mulheres. Os desafios de cada um portanto também variam, de forma que sejam para todos difíceis, intensos, porém transponíveis, pois foco do Shugyo é proporcionar àqueles que têm o coração aberto a oportunidade de descobrir novos limites e horizontes, e crescer para dentro de uma existência ampliada através da experiência do treinamento profundo: trazer os benefícios da Espada que dá a Vida, em abundância.

Cada Shugyo, por isso, é uma experiência de vida única, memorável, inesquecível. Ao final de cada Shugyo, o Guerreiro Samurai pode fixar os olhos, do alto da montanha, a todo o fardo inútil que o cotidiano acumula em nossas costas. Espírito renovado, limpo e cristalino, eles estão prontos para voltar aos compromissos do dia a dia com a espada do espírito afiada, atenção plena, e coração treinado para continuar no Caminho com decisão e força!


Shugyos no Niten



Shugyo do Rovere - Conserto

por Niten - PR/Ponta Grossa - 02-fev-2016



Fabricio Rovere é Sargento no  Batalhão de Infantaria Blindado  
e Coordenador da Unidade Ponta Grossa/ PR 


"Quando decidi fazer o Shugyo, foi pra mim como ir em busca de algo que a algum tempo já sabia que precisava. Motivos para não ir tinha de montes: falta de tempo, outros compromissos, dificuldades com a viagem, receio de não estar preparado.

Mas eu pensei: -"Se eu for esperar as condições ideais para poder ir, talvez nunca vá".

Então arrumei as malas e fui, porque eu precisava de conserto. Estava quebrado, meu espírito estava cheio de falhas, as quais eu nem conseguia identificar direito. É como aquele barulhinho que aparece no carro enquanto a gente está dirigindo e não conseguimos identificar de onde vem. Com o tempo desistimos de procurar e até nos acostumamos com ele, passa a ser algo natural e nem o ouvimos mais. Mas ele está lá. Quem chega perto se incomoda, embora não consiga identificar também a origem do problema.

Pois bem, não cabe aqui entrar em detalhes sobre o que eu vivi nesses 6 dias, mas de uma maneira bem resumida, posso dizer que convivi com pessoas que me receberam muito bem, com muita tolerância para os meus "barulhos", que me mostraram de várias maneiras onde eu estava errando, muitas vezes sem dizer nada, mas sem nunca deixar passar um erro sem que fosse corrigido.

Algumas dessas pessoas também me proporcionaram situações onde pude eu mesmo identificar minhas falhas, minhas fraquezas e vícios. Algumas ainda fizeram vir à tona esses defeitos, partes podres do meu espírito, que estavam escondidas demais para serem alcançadas.

E por fim, encontrei alguém que com certeza é muito especial. Que possui muitos dons, inclusive o da Percepção, e que conseguiu descobrir no meu olhar o motivo disso tudo, a parte doente do meu espírito e que precisava de conserto.

Domo Arigato Gozaimashitá ao Sempai Wenzel e a todos os Sempais da ADM por terem me recebido, guiado e orientado tão bem durante esses dias em que estive com vocês.

Domo Arigato Gozaimashitá ao Sensei Jorge Kishikawa por ter dedicado tempo e energia para me consertar e me mostrar o Bushido.

Sayounará."  
Rovere - Unidade Ponta Grossa 

Tags: Shugyo,


Retornar para últimas postagens


    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h