VI Torneio Brasileiro por Equipes Ir para o Conteúdo
imgcentral
VI Torneio Brasilieiro por Equipes de Kobudo, Ibiuna - SP - Outubro 2007

VI Torneio Brasileiro por Equipes

Ibiúna - 12, 13 e 14 de outubro de 2007


Redação Niten

O Instituto Cultural Niten, sob supervisão da Confederação Brasileira de Kobudo, realizou nos dias 12, 13 e 14 de outubro o 6° TBEK (Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudo). O torneio aconteceu no Centro Esportivo Kokushikan, localizado na cidade de Ibiúna, interior do estado de São Paulo. Foi neste local que os 220 participantes dos vários cantos do Brasil disputaram nas diversas modalidades:

Kenjutsu – Combate com espadas utilizando equipamentos de proteção (Bogu) e espadas de bambu (Shinai), aplicando as técnicas ensinadas nos Kata’s de estilos tradicionais, como o Niten Ichi Ryu, de Miyamoto Musashi, o Suio Ryu e o Shinto Ryu.

Jojutsu – Disputa de Katas entre espada e bastão (Jô)

Naginatajutsu – Lutas com Naginata, utilizando Bogu e Naginata de madeira com ponta de bambu

Iaijutsu – Katas de estilos tradicionais desta arte, como Suio Ryu e Shinden Muso Ryu.

Tameshigiri – Corte

Kobudo – Categoria inédita, onde cada lutador poderia escolher a arma a ser utilizada nos combates com equipamentos de proteção. Dentre as opções estavam espada longa, espada curta, duas espadas e Naginata.

Anualmente o Instituto Cultural Niten, fundado pelo sensei Jorge Kishikawa, promove torneios como este de Kobudo, as disciplinas marciais treinadas pelos samurais, com o fim transmitir as técnicas e a filosofia dos samurais.

O evento foi marcado com a força dos princípios do Bushido pela união das equipes, empolgação das torcidas e disciplina dos atletas.
Uma das surpresas do 6° TBEK foi a categoria Kobudo, na qual era livre a escolha de armas de bambu para o combate. Ocorreram lutas sensacionais, pois era possível acertar as pernas que estavam protegidas pelo Sune-ate (proteção nas canelas) e houve disputas entre Naginata contra duas espadas e até Naginata contra Shoto, na qual o Shoto (espada curta) superou a alabarda com seu enorme alcance.

Outra grande surpresa foi o torneio de Tameshigiri, a arte do corte com Katana de metal, sob orientação e supervisão do Sensei Jorge Kishikawa, 7ª Dan de Battodo pelo Japão. Os atletas mostraram toda sua perícia no manuseio da Katana no corte de Tatami. Foi destacada a complexidade de realizar um corte ideal, pois com apenas 1 centímetro de diferença o corte não é concluído.

Ao término das competições, o Sensei Jorge Kishikawa realizou uma apresentação inédita na América Latina de Kusarigamajutsu. Deixou todos os espectadores hipnotizados por mais esta arma do Kobudo, pois era possível ouvir o som do Fundo (bola de metal) cortando o ar, mas não era possível visualizá-lo pela velocidade dos movimentos. Todos ficaram a imaginar esta arma em combate!!! Segundo o coordenador Akira Nishisaka, que já enfrentou a Kusarigama específica para combate, “é muito difícil acertar a distância e escapar do Fundo... mesmo conseguindo, ainda restam as Kama’s (foices)!!!”.

O encerramento do evento se deu com o Seminário de Niten Ichi Ryu, o estilo de Miyamoto Musashi, do qual todos participaram. Foram transmitidos vários detalhes dos Kata’s pelo Sensei Jorge Kishikawa, Menkyo Kaiden e Shihan da 10ª Geração do Niten Ichi Ryu. Foi auxiliado pelos coordenadores Wenzel Bohm (Okuden), Sidharta Rezende (Shoden) e Akira Nishisaka (Shoden). Todos os participantes saíram com pelo menos um Kata novo para ser estudado. O ponto alto do Seminário foi a graduação com o Makimono (pergaminho com os segredos do estilo) dos coordenadores Marcos Renault, Danilo Pedroso, Marcos Brum e Marcelo Cortes que alcançaram o nível de Shoden.

Todos os participantes do 6° Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudo saíram com a certeza de terem evoluído no Caminho da Espada e escrito mais um capítulo da história do Kobudo na América do Sul.


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br