VI Torneio Brasileiro por individual de Kobudo - Brasília 2007 - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

VI Torneio Brasileiro Individual

Dias incríveis


Redação Niten Brasília

O evento ocorrido no Planalto Central em 28 e 29 de abril foi o sexto do gênero individual – em que os alunos são avaliados separadamente salvo na modalidade de bastão (Jo), na qual conta o desempenho da dupla.

O torneio reuniu 170 praticantes das três modalidades transmitidas pelo Niten: Kenjutsu, arte do combate com espadas; Jojutsu, arte do bastão; e Iaijutsu, arte de desembainhar a espada – e um público de 600 pessoas.

A organização e programação precisa permitiu ainda que houvesse espaço na programação para o Ko Ken Tiai (cruzar espadas e fazer amigos).

Na cerimônia de abertura do 6.º TBIK, representantes da Embaixada do Japão, Presidência da República, Ministério das Relações Exteriores, Governo do Distrito Federal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Legislativo Federal externaram sua satisfação de estarem presentes em um evento de tamanha relevância para as artes marciais e cultura japonesa no Brasil.

Quem estava presente foi agraciado com demonstrações de bastão, combates de espada, e katas (seqüências de ataques e defesas que simulam um combate real) realizados pelo Sensei Kishikawa por alguns de seus discípulos diretos mais antigo. Os katas, com história de quase 700 anos, tiraram o fôlego de todos os espectadores.

O clima da abertura foi realçado com uma apresentação de Taiko (tambor japonês) que fez ecoar pelo Ginásio os compassos de tambores, contagiando todos com a força de guerra. A mesma energia que circulou pelos dias do evento fez-se sentir no encerramento, mesmo com as espadas embainhadas, quando adentrou pelo portão em marcha outro grupo de Taiko emocionando os samurais com suas evoluções e batidas de tambor que faziam vibrar os corações no mesmo espaço que antes servira aos embates.

A segunda-feira foi dedicada a treinos: um geral, pela manhã, no Ginásio da Polícia Militar, para refinamento das técnicas do estilo Niten Ichi Ryu, famoso pelo samurai Miyamoto Musashi; e outro fechado, à tarde, para coordenadores e monitores do Instituto.

Entre as duas atividades, a Unidade organizadora preparou um city tour para mostrar aos participantes do 6º TBIK a arte de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Athos Bulcão. E mais uma oportunidade de integração: um almoço de despedida. São as palavras do Sensei Jorge Kishikawa “Foi uma façanha reunir atletas de todo o Brasil em pleno feriado prolongado. Além de que pudemos aproveitar ao máximo estes dias para aprimorar a parte técnica de todos os alunos. Aos organizadores de Brasília, meus parabéns pelo sucesso.”


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br