Ir para o Conteúdo

Mural Niten Vitória


A Liga - Thaide faz Shugyo no Niten

por - 04-nov-2011

"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.

Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."

Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido


Parte 1





Parte 2




Extras


Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários

comentários   5 de 5

Zilda Araujo - Rio de JaneiroGrande Amigo Wenzel - Senpai
Meu nome é Zilda, fui funcionário da Academia
de Dança Jaime Aroxa-Botafogo onde conheci
seu belissímo trabalho e dedicação.
Assisti ao programa A LIGA, e fiquei muito
emocionada ao vê-lo, seu desempenho como instrutor,
(Continua)

Vaz - Rio de JaneiroShitsurei shimasu!
Konnichiwa Sensei!

É sobre minhas considerações do shugyo com o Thaíde. Na quarta de noite, quando comemos a pizza, fizemos o fechamento, mas acabei não falando tudo.

Logo no início, na terça feira, eu estava pagando pra ver... P (Continua)

Meloni - São PauloKombawá Sensei,
shitsurrei shimassu,
segue o meu relato sobre os dois dias de Shugyo.

Antes de iniciar o treinamento intensivo, lembro que o Sensei me disse para entrar de corpo e mente, para entrar firme no Shugyo, que então tudo ficaria bem. Foram (Continua)

Costa - Rio de JaneiroShitsurei shimasu
Konnichiwa yoroshiku onegaishimasu

Esses dias de shugyo são sempre muito intensos, foi muito bom ver todos os shugyochas com muita energia aguentando o treinamento em especial o Thaide que é marinheiro de primeira viagem e que nem é (Continua)

Fugimura - FlorianopolisDois Dias de Shugyo.
Tive uma honra de fazer um Shugyo para gravação do programa A Liga. O apresentador era o Thaide, que veio pedir para fazer dois dias de Shugyo.
Ao se apresentar na ADM, tive a impressão que ele ia desistir no meio, após soltar um `h (Continua)

Niten Vitória no Jornal A Tribuna

por Niten - 09-ago-2011

Matéria Publicada nesta Sexta Feira
05 de Agosto


Tags: Imprensa, Jornal,
comentários   1 de 1

Simonassi - Vitória-ESOmedetou a todos os samurais de Vitória, que em plena semana de trabalho e estudo, prontamente se dispuseram a ir ao parque e possibilitaram mais essa matéria para divulgar a arte da espada.
Gambatê kudasai, para que continuemos disseminando o sentiment (Continua)

Intensivo de Suyo Ryu com Sempai Vaz

por Simonassi - 11-jan-2011

O treino com o senpai Vaz foi cansativo e intenso, mas os ensinamentos do caminho que recebi superam todas as adversidades.
Foi muito gratificante para mim, mesmo com toda a minha ansiedade que muitas vezes se materializa com excesso de força durante a execução dos katás, sinto que avancei um pouco em minha jornada.
Estou honrado pela oportunidade, CHIKARA!!!
 
Sayounará arigatou gozaimashita.

Delai - Vitória

Tags: Relato,


Dai Ichi Kihon

por Danilo-adm - 17-dez-2010

comentários   2 de 2

Santos - GoiâniaEsse é um katá que me fascina por sua complexidade, pelo aprimoramento que nos proporciona desde a primeira vez que o praticamos e também por sua beleza. Domo arigato gozaimashita, sensei! (Continua)

Simonassi - Vitória-ESOmedetou a essas jovens samurais. Dá para ver a energia emanando dos golpes!
E o olhar no útimo Kamae?
não lembra um pouco o ``lanius excubitor`` de Musashi sensei? (Continua)

Reportagem sobre Kenjutsu e Iajutsu em Vitoria/ES

por Niten Vitória - 16-set-2010

Tags: Imprensa, Televisao,

Toradoshi - O Ano do Tigre

por Niten Espírito Santo - 08-mai-2010

Treinar, Avançar e Vencer!!

Mensagem sobre o Dia do Samurai - 24/04/2010

por Francisco Simonassi - 24-abr-2010

Ohayou Gozaimassu, Yoroshiku onegai shimassu Sensei!

Escrevo para expressar meu profundo agradecimento e também meus votos de paz e harmonia para o Sensei e toda sua Família.
No ano que passou nas oportunidades em que nos encontramos suas palavras foram de grande inspiração para mim. Acho que este é um dom que o sensei tem: O de nos inspirar a sermos melhores.
A data do Dia do Samurai, é uma justa homenagem por tudo o que representa não só para nós alunos mas também para toda sociedade.
Exemplo de perseverança, coragem, retidão e respeito.
Que possamos ter ainda muitos anos dos seus ensinamentos e da sua força para nos inspirar e guiar.

Domo Arigatô gozaimashita sensei
Por existir neste tempo em que estamos vivendo.

Omedetou Gozaimassu!

Sayounará

Simonassi - Instituto Niten- Vitória-ES

Tags: Relato, Dia_do_Samurai,

Gashuku na APM - Dez 2009

por Niten Espírito Santo - 21-dez-2009


Mokusso (meditação) após treino com Bogu (armadura) durante o último Gashuku de 2009.

Tags: Gashuku,

Um novo olhar sobre o mesmo mundo

por Simonassi - 10-nov-2009

"Fomos todos iniciantes novamente. Manter sempre o espírito do aprendiz - a frase voltou claramente a minha mente várias vezes ao longo deste sábado de descobertas..."

No último sábado despertei bem cedo para receber o senpai Vaz, aqui em Vitória. Vesti o kimono e hakamá, peguei os equipamentos e parti para a rodoviária.

Francisco
Simonassi

Coordenador do
Niten Vitória

Ao chegar (isso sempre me surpreende) lá estava o senpai, sorrindo aguardando de pé junto ao portão. Digo que me surpreende pois só quem faz o trajeto de ônibus madrugada a dentro sabe que mesmo quando "dormimos" não é um sonho tranquilo, é cansativo, tenso.
E com todo cansaço lá estava ele sorridente como se a viagem não tivesse durado mais que alguns minutos.
De lá seguimos para a praia de Camburi. Onde treinamos na comemoração do Dia do Samurai. É um lugar de beleza e de uma energia incrível, ao chegar, tive uma sensação que naquele momento não saberia explicar.
Lá começamos o dia com o Iaijutsu. O sensei disse recentemente, ao falar da modalidade Kobudo, sobre a experiência de treinar em lugares (como a areia da praia) onde samurais travavam batalhas reais. O sol estava brilhando, o mar calmo com uma brisa suave.
Senpai Vaz começou o treino observando a execução dos Katas. durante um tempo apenas observou e então começou a aparar as arestas. Mais uma vez me surpreendi com ele. De forma direta com exemplos simples ele começou a mostrar os pontos que precisavam ser melhorados. Quando executava o corte, ficava visível a diferença que existe entre nós e os mais graduados. Eles fazem tudo parecer tão simples - pensei. Este treino não levou a exaustão, muito pelo contrário, pareceu recarregar as baterias para o treino de logo mais. ao fazermos o torei, e nos despedirmos da praia, senti de novo aquela sensação, só aí compreendi o que era: Emoção de um aprendiz, aquela que sentimos no primeiro treino, quando tudo o que vemos é novo, inédito para nós.
Com esta sensação fomos para o Dojo Vitória e começamos o treino de Kenjutsu - Arthur - um dos alunos mais aplicados de Vitória já estava aguardando, já havia limpado o Dojo e desceu rapidamente para buscar os equipamentos. alguns minutos depois, Netto, outro dos alunos juntou-se a nós e o treino começou. Muito Kiai, energia, golpes sucessivos sem paradas pra tomar fôlego. Esta explosão, fez com que chegássemos naquele ponto onde a força física já não existe mais, somente a energia de cada um. O momento ideal para começar a aprender. Os Katas do Niten Ichi Ryu, começaram a ser executados sob a observação cuidadosa do senpai Vaz. Que repetiu o procedimento que havia feito antes: Observou com atenção para só então intervir fazendo correções dando exemplos, corrigindo a postura. Utilizando os espelhos para mostrar a cada um onde seus defeitos estavam aparecendo.
Cada um de nós teve uma descoberta nova naquele sábado. Ao olharmos para o treino em si. Os exercícios praticados, os Katas, todos eles eram conhecidos por nós. Porém o senpai conseguiu fazer com que cada um tivesse uma nova visão sobre algo que julgávamos conhecer.

Fomos todos iniciantes novamente. Manter sempre o espírito do aprendiz - a frase voltou claramente a minha mente várias vezes ao longo deste sábado de descobertas.

Arigatô gozaimassu Sensei, por nos proporcionar momentos como este;
Arigatô gozaimassu Senpai Vaz por nos mostrar como ter sempre um novo plhar sobre o nosso mundo.
Arigatô aos senpais que trabalham sem cessar pelo sucesso do Niten!


Francisco Simonassi Neto
Instituto Niten Vitória-ES.

Tags: Relatos, Relato,

8º Torneio Brasileiro de Kobudo - Campinas

por Niten Espírito Santo - 20-out-2009

Tags: Torneio,
Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Vitória
(011) 5539-3587
vitoria@niten.org.br