Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural Niten Belém


Belém no 14º TBEK

por Mauricio - 05-out-2015


Samuel empunhando a Naginata, mais uma arma para o arsenal de Belém.



Nos dias 03 e 04 de Outubro de 2015 houve o 14° Torneio Brasileiro Por Equipes de Kobudô (14° TBEK).

Foi realizado na Unidade Santana, do Instituto Cultural Niten, na Cidade de São Paulo.

A Unidade Belém se fez presente, mais uma vez.

O Estado do Pará recebeu a Honra, de ser a Cerimonialista do Evento.Quem conhece a seriedade do Instituto Niten, tem a dimensão exata do que representa, para uma Unidade, figurar como responsável por este encargo.

Arigato gozaimashita a Sensei, Senpai Wenzel e os "Bushi" da ADM-SP, por nos ter escolhido, dentre tantos e tantos Alunos Valorosos, espalhados pelas Américas e Europa, para conduzirmos a dimensão formal do 14° TBEK.  Que responsabilidade!


(...)


Continua (post completo)

Samurais na Praça

por Vianez - 31-jul-2015


Nosso treino na Praça da República.
Agradecimentos a Silvia, que passou por lá e nos enviou a foto.

comentários   2 de 2

Maurício Borges - Belém (PA)Ohayou Gozaimassu Samurai Sama, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Basta olhar para a imagem, que o `Kiai` surge imediatamente dentro de nós.
A vontade de participar é automática. Isso tudo bem em frente, a um dos ícones da `Belle Époque`, (Continua)

Samuel Borges - Belém - PABelíssimo clique da Silvia. Foi bonito ver sua empolgação ao me mostrar as fotos que fez, bem como o interesse sempre crescente dos `curiosos` na praça.
Muito obrigado! (Continua)

15 meses depois

por Niten - 06-jul-2015



Video da Unidade Juiz de Fora, 15 meses após o início dos treinos.
Edição e Captação: Renato Kendi Yoriyasu

Tags: Video,

370 Anos

por Teo-Bel - 19-mai-2015

Há 370 anos atrás, um grande homem deixou este mundo.

Um homem que passou a maior parte da sua vida seguindo o Caminho do Guerreiro, lutando, treinando. Nunca derrotado em combate, vencendo mais de 60 duelos. Porém ele nunca deixou suas vitórias o cegarem, durante anos buscou conhecimento, analisou e meditou sobre suas lutas para compreender sobre o verdadeiro Caminho da arte da Espada.

E aos 50 anos ele obteve compreensão desta arte.

Na caverna de Reigando, ele dedicou seus últimos dias a meditar, treinar e escrever os fundamentos de sua escola.

Há 370 anos seu espírito vive através da Escola Niten Ichi Ryu e seus alunos. Seus ensinamentos sobreviveram durante séculos no Japão, e hoje seu legado se espalha pelo mundo, também, através do Instituto Niten.

Este homem e suas palavras servem como exemplo e inspiração para aqueles que almejam seguir no caminho do guerreiro. Nós, samurais do Niten, herdamos e levamos conosco o seu espírito, em cada golpe, em cada treino, em cada luta do dia-a-dia que é vencida graças a estas palavras.

Há 370 anos atrás, um grande homem deixou este mundo. Seu nome era Shinmen Musashi-no-Kami Fujiwara no Genshin, muitos o conhecem como Myamoto Musashi, mas nós temos a honra e o privilégio de chama-lo de Musashi Sensei.

comentários   2 de 2

Pinheiro - Rio de JaneiroKonnichiwa!
Omedetou pelo texto muito bem escrito e informativo e pela imagem que passa uma energia diferenciada. (Continua)

Maurício Borges - BelémKonbanwa Samaurai-sama Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Parabéns pelo `post`. Execelente.
A imagem dos Bushi Paranses, e a exibição do Bokuto, específico para Hyoho Niten Ichi Ryu está muito didática. Dá a oportunidade única aos interessa (Continua)

O DESTAQUE NACIONAL DO DOJO BELÉM, NO ÚLTIMO TBIK (13º TORNEIO INDIVIDUAL DE KOBUDO) NA CIDADE DE SÃO PAULO.

por Instituto Niten - Belém - 01-mai-2015

Belém definitivamente entra no Circuito Nacional, das Unidades de Vanguarda do Kenjutsu Brasileiro.

É notório o crescimento da Participação da Unidade Belém, nos Torneios de Kobudo, nos últimos três (03) anos.

Em 2013, participaram do 11º TBEK (Torneio Brasileiro de Equipes de Kobudo) no Ginásio Esportivo de Guarulhos, somente dois (02) Bushi da Unidade Belém, sendo eles Senpai Vianez e Mauricio.

Na oportunidade a Unidade Belém conquistou a sua Primeira Medalha Nacional.  Mauricio trouxe para Belém, o Segundo Lugar, por Equipe, na Categoria Iniciante Sem Bogu. A Colaboração com os Bushi de Santos, em particular o Gabriel,  foi fundamental para essa Conquista.

Em 2014, no 12º TBEK (Torneio Brasileiro de Equipes de Kobudo), o número de Guerreiros da Unidade Belém, desta vez na Faculdade de Educação Física de Santo André (SP), foi maior. A Equipe contou com Hallison, Maurício, Samuel e Larissa (04 Bushi).

Essa Viagem de Belém a São Paulo, via Campinas, foi Histórica para a Unidade Belém.
Na oportunidade os Paraenses lutaram com destemor. Contudo, desafortunadamente todo o quadro masculino, foi desclassificado por “faltas por excesso de força”.

Note-se que a perda não se deu por pontos, para os quais todas as vezes estivemos na dianteira, mas por imperfeição técnica ou quiçá estratégica dos Bushi Paraenses. Não obstante, um ótimo resultado foi obtido. Larissa Alves foi Vice-Campeã por Equipe, na Categoria Kenjutsu iniciante.

Em 2015, o número de Bushi da Unidade Belém, participando dos Certames Nacionais aumentou mais uma vez. Neste último 13º TBIK (Torneio Individual de Kobudo) a Equipe Paraense foi composta de seis (06) Bushi, sendo eles: Téo, Mauricio, Samuel, Larissa, Guimarães e Myrhael.

Os Resultados não poderiam ter sido melhores. Foram em realidade Excepcionais.
Larissa Alves sagrou-se Campeã Feminina, na categoria 0-7 Kyu Kenjutsu Combate.

Lucas Guimarães foi Vice-Campeão na Categoria Iniciante 0 Kyu Kenjutsu Combate com Bogu.

Samuel Borges se estabeleceu como Campeão 7º Kyu Kenjutsu Combate, tendo no dia seguinte, progredido de a 6º Kyu Kenjutsu, pela Avaliação de Kishikawa Sensei.

Foram 04 Medalhas Individuais Nacionais. Haja Coração!

Várias foram as manifestações de Apreço para com Belém neste último Torneio. Senpais e Bushi de Norte a Sul do Pais, do Nordeste ao Sudeste e do Centro-Oeste, parabenizaram Belém e “Torceram” ruidosamente por Belém, durante os Combates.  

Assim, Belém foi adotada pela maioria das outras Unidades Nacionais, como preferencia para fixar torcida.  Esse aspecto nos emocionou muito.

Concluindo, Parabéns ao Excelente Trabalho do Coordenador da Unidade, Senpai Vianez, pois sem seu treinamento, esses resultados jamais seriam alcançados. Parabéns aos Guerreiros Paraenses, que com Preparo Físico, Dedicação, Garra, Técnica e Espírito, graças aos Céus, o “UM” ao seu lado e elevaram o Nome da Unidade Belém do Instituto Cultural Niten, incluindo-a definitivamente no Circuito de Medalhas Nacionais.
Omedetou a Todos. Mas, a luta continua.

Gambate!


Comemoração 13 TBIK: Samuel, Maurício, Larissa, Vianez, Téo e Guimarães


Participações Paraenses:

11º TBEK - Ginásio Esportivo de Guarulhos - 2013 (02 participantes paraenses):
Maurício: 2º lugar Kenjutsu iniciantes

12º TBEK: Faculdade de Educação Física de Santo André (SP) - 2014 (04 participantes paraenses)
Larissa: 2º lugar Kenjutsu iniciantes

13º TBIK - Santana (SP) - 2015 (06 participantes paraenses)
Larissa: 1º lugar 0-7 kyu Kenjutsu
Guimarães: 2º lugar 0 kyu Kenjutsu
Samuel: 1º lugar 7 kyu Kenjutsu


comentários   2 de 2

Thiago Madeira - ManausOmedetou gozaimassu Belém!! (Continua)

Samuel Borges - BelémResultados excepcionais e comemoração muito legal! Arigatou! (Continua)

Participamos do 13 TBIK - E vencemos! - Um relato

por Samuel - 26-abr-2015

O Pará foi representado no TBIK pela Delegação Paraense de Kobudô do Instituto Cultural Niten, composta por Maurício, Teo, Larissa, Guimarães, Myrhael e por mim (Samuel).

Sensei e a Delegação Paraense no TBIK: Téo, Guimarães, Samuel, Sensei, Mauricio, Larissa e Myrhael

Teo e Larissa encontravam-se em São Paulo desde quinta, enquanto os demais tínham programado a ida em comboio, com vôo saindo de Belém às 17h da Sexta pré-torneio. A viagem já começou com intempéries: o vôo foi cancelado por problemas técnicos da aeronave. Fomos realocados para um vôo às 3h da manhã, impedindo uma noite de descanso plena para o torneio. Mas, como samurais, o desafio não nos amedrontou - deu-nos motivação adicional.

Chegamos em São Paulo às 7h30 e não deu tempo nem de nos alocarmos: fomos direto para a APCD, onde localiza-se o Dojô de Santana e por sorte ou intervenção divina, chegamos a praticamente às 9h, e conseguimos pegar: NARABÊ!

É importante salientar que uma das, senão a mais prazerosa parte dos eventos é a de reencontrar o Sensei e os Senpais com quem desenvolvemos amizades ao longo dos eventos nacionais do Niten. Arigatou a todos.

O torneio começou inflamado com o Jojutsu. Combates contidos nos katas do bastão contra a espada deixaram a atmosfera do ginásio quente.

O Iaijutsu demonstrou, em minha opinião, que cada vez mais os bushis do Niten estão pegando em katanas e provando do espírito de cortar um adversário real. O nível de concentração, consciência e energia foi alto em todas as categorias.

Legião de guerreiros esperando o anúncio de suas chaves e definição dos adversários

O Kenjutsu marcou a última modalidade do dia. Não tenho como descrever o momento. Quando o Senpai Wenzel dá o comando: BOGU TSUKE...os ânimos se exaltam, o ar fica mais denso, está tudo preparado: começa o combate. Nos primeiros segundos após a primeira luta, a quadra parece ser preenchida por ondas de ar quente e energia emanadas dos Kiais dos combatentes e da torcida inflamada. E a parte mais importante: sempre com o respeito vigorando, não existindo o espírito de "briga", e sim o de luta, que põe a coragem e o coração do guerreiro à prova.

A nossa unidade teve resultados expecionais neste torneio: 3 campeões brasileiros são do Pará. A Larissa foi a campeã feminina na categoria 0-7o Kyu. O Guimarães vice campeão no Kenjutsu 0 Kyu. E eu tive a felicidade de vencer no Kenjutsu 7o Kyu. Estes resultados não são individuais: são vitórias de toda a Unidade Belém, pois se não houvessem nossos colegas de treino não teríamos com quem treinar e desenvolver nossas habilidades e espírito.

A estes resultados: agradeço primeiramente ao Sensei, que é a fonte da qual todos bebemos o conhecimento do Kobudô e o idealizador de tudo isto.
Em seguida a todos os irmãos de Espada de Belém com quem treinamos que possibilitaram estas vitórias, em especial o Senpai Vianez.
Arigato também a todos nossos amigos e companheiros espalhados pelo Brasil que sempre nos acolhem e treinam forte conosco.

E agora, vamos em frente! Treinar pesado não pelas medalhas ou vitórias: pelo nosso desenvolvimento pessoal e espiritual!

comentários   2 de 2

Mauricio - Belém (PA)Konbanwa a Todos,
As Fotografias deste `post` são históricas.
Atestam o resultado excelente, de `um passo de fé`.
Fé em Sensei.
Fé no Instituto Niten.
Fé em Senpai Vianez.
Fé em cada Bushi da Unidade Belém, que se destaca pela ousadia e coragem.
As (Continua)

Hallison - Castanhal - PAOmedetou Gozaimassu!

Fico muito feliz com os excelentes resultados que estes meus irmãos bushis trouxeram para a unidade Belém, não pelas vitórias em si, o que já foi um grande feito, mas pelo grande esforço e dedicação de todos. Essa é a nossa verdade (Continua)

Gashuku Belém II

por Niten Belém - 13-abr-2015

“Os Katas de Convivência.
Aprendemos as formas corretas de fazer até a tarefa mais simples
do dia-a-dia, com respeito e união
Limpamos, cozinhamos, descansamos, treinamos e partilhamos dos momentos
regados a cerveja juntos, como uma unidade, a Unidade Belém.
A experiencia de conviver junto aos meus irmãos de espada, me trouxe
grande alegria e honra de estarmos trilhando este árduo caminho dos Samurais.”
-Téo






"Mas o cansaço só não era maior que a satisfação e a honra de ter podido participar e conviver durante um dia inteiro com pessoas tão dedicadas que compartilharam comigo de suas aspirações no Caminho e consequentemente para a vida".
- Guedes



"Prenúncio de Grandes Vitorias, que vieram a ser obtidas pela Unidade Belém, neste mês de Abril de 2015"
-Maurício




comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa a Todos, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
E o Gashuku foi tudo isso mesmo.
Se pararmos para pensar a importância do Evento é Gigante.
Foi o `Primeiro Gashuku da Unidade Belém`.
Realmente prenunciou só coisas boas para o Niten (Continua)

Primeiro Gashuku da Unidade Belém na Cidade de Castanhal-Pará

por Hallison - 12-abr-2015

Nos dias 11 e 12 de Abril, Sábado e Domingo, fizemos o primeiro gashuku da unidade Belém, na cidade de Castanhal, minha terra natal. Foram dois dias treinamento, convívio e confraternização.


Samurais Niten-Belém. Esquerda para direita: Farias, Guedes, Mauro Souza, Hallison, Vianez, Téo, Guimarães, Larissa e Maurício.

Senti-me honrado em tamanha confiança depositada em mim pelo Senpai Vianez, e é claro, sempre com o consentimento do Sensei e a supervisão de Senpai Wenzel (padrinho da unidade), bem como apoio e empenho dos meus irmãos de espada.


(...)


Continua (post completo)

Tags: Gashuku, Relato, Fotos,
comentários   3 de 3

Teo - BelémOmedetou Hallison e Senpai Vianez!
Este Gashuko foi uma experiencia enriquecedora e um marco importante para a Unidade Belém.

Arigatou Gozaimashita pelo evento! (Continua)

Maurício Borges - Belém (PA)Ohayou Gozaimassu a Todos os Bushi do Niten Belém.
Shitsurei Shimassu.
Este evento foi muito especial.
Omedetou a Todos os participantes, em particular a Senpai Vianez, a Hallison que viabilizou tudo e a Senpai Priscila que com dedicação e denodo deram (Continua)

Samuel - BelémGambatê, samurais da Amazônia!
Estamos rumando certo. (Continua)

Gashuku fev 2015

por Niten - 18-mar-2015


A Batalha continua!

por Niten - 10-mar-2015

Guimarães encontrou nos treinos de Kenjutsu força para se levantar após um grande tombo.
A Batalha continua!


Tags: Relatos,
Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Belém
(091) 98160-7204 (após 18h)
Instituto Niten Sede São Paulo
(011) 5539-3587 / 5539-6550 (horário comercial)
belem@niten.org.br