Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural Niten Belém


Um verdadeiro lar

por Larissa - 20-set-2014



Com o passar do tempo e a cada treino, me sinto cada vez mais fazendo parte de uma família que repassa a seus membros ensinamentos de honra, respeito e bom coração.
Cada um está ali por algum motivo e todos temos diferentes aspirações, mas durante os treinos há algo que igualmente nos move: uma sensação de leveza e bem-estar.
Uma família, em termos gerais e convencionalmente falando, é unida por laços consanguíneos. Quando em um treino, não vejo assim.
Vejo como cada um dos meus colegas de treino se esforça para melhorar dia após dia os katás, kiais e aprender os ensinamentos do Kenjutsu e do Iaijutsu repassados pelo Senpai João Vianez e Kaikei Teo Monteiro. Em troca somos recompensados com palavras sempre acompanhadas de boas atitudes nos nossos momentos de ouro.
O segredo que nos é revelado sobre o Bushido através de ações e palavras nos transforma pouco a pouco em uma família unida não por laços de sangue, mas por algo maior, que é o respeito e a honra de verdadeiros sábios. Aprendemos a respeitar os mais graduados e honrar da melhor maneira possível sua presença ou sua memória. Aprendemos a respeitar a origem de tão nobre arte marcial. Aprendemos lições de hombridade, de sabedoria e de valor à vida.
A cada dia que acolhemos mais um amigo no Dojo, nos tornamos maiores e melhores graças à fraternidade proporcionada pelo Instituto Niten e, assim, a família cresce.

Sayounara, Arigato Gozaimashita. 
Larissa
Unidade Belém

comentários   1 de 1

Samuel - BelémKonbanwa, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.

Omedotou Gozaimassu pelo excelente texto, Larissa, que fala muito bem de alguns dos muitos sentimentos e virtudes que cultivamos no Dojo e levamos para nossas vidas. A mim, o Instituto Niten tem (Continua)

Novo Dojo no Reduto

por Samuel - 23-ago-2014

Mina-san!

Um novo ciclo se inicia para a Unidade Belém do Instituto Cultural Niten. Neste sábado, dia 23/08, ocorreu um vigoroso treino de estreia da Unidade em novo local! Agora os treinos de sábado serão realizados na Academia dos Anjos, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, número 812, entre a Rua Tiradentes e a Rua Aristides Lobo, no Bairro do Reduto.



Na esquina da Academia, como mostra o mapa a seguir, encontra-se o Boulevard Shopping, oferecendo uma possibilidade segura para o estacionamento de veículos. Os treinos serão realizados no horário de 12h até as 16h, começando com o Iaijutsu (Arte de desembainhar a espada) e logo em seguida o treino de Kenjutsu Combate. Aos interessados, basta apenas chegar na recepção e informar que deseja realizar uma aula experimental de Kenjutsu. Venha conosco experimentar da inesquecível experiência do Combate Samurai tradicional japonês, que cada vez mais cria raízes em nossas Terras Amazônicas!



Gambate Kudasai*, Samurais de Belém!

* (Força na batalha)

Samuel
Unidade Belém-PA

Niten em Belém

por Mauricio - 16-ago-2014

As espadas do Instituto Niten voltaram à Cidade de Belém, neste Agosto.

As Katanas do Instituto NITEN, Coordenadas pelo Senpai João Vianez, foram desembainhadas com honradez e respeito, “escrevendo” no ar por três horas a fio, das 09:00 às 12:00, do dia 16.08.2014, nas dependencias da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.

Um melhor “recomeço” seria impossível. 

O Instituto Cultural Niten agradece a UFPA, a pessoa da Vice-Diretora da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, Profa. Valéria Frota de Andrade; além do Prof. João Carlos Cunha Dergan, e da Servidora Federal Ana Maria da Gama Santos, pelo auxílio e concessão do nobre espaço, para a Aula Inaugural.

 

Belém, 16 de Agosto de 2014.
Prof. Dr. Maurício da Silva Borges – IG/UFPA
Conselheiro da Unidade Belém do Instituto Cultural Niten.


Obs: A partir do dia 23 de agosto os treinos do Instituto Niten serão realizados na Academia dos Anjos, localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, 812 -Bairro do Reduto.

Kenjutsu Experience

por Teo-Bel - 15-ago-2014



Acabando de ter experimentado colocar o bogu e usar as técnicas antigas do Kenjutsu,
os participantes do Workshop deixam o suor e o sorriso como prova de uma grande experiência.




No final do Workshop, sorrindentes e com os horizontes expandidos, os guerreiros concluem
o que o Sensei mais tarde descreveria como Kenjutsu Experience.

Visitantes de Tomé-Açu no 1º Workshop de Kobudo do Instituto Niten no Pará

por Mauricio - 08-ago-2014


 Sr. Roberto Kochi Mineshita  e a Sra. Fumi Hofoda Mineshita junto ao Sensei.

O “Iº WOKSHOP DE KOBUDO DO INSTITUTO NITEN, NO ESTADO DO PARÁ” Coordenado e Ministrado por Sensei Jorge Kishikawa, teve a honra de contar com a presença de Cidadãos Ilustres, oriundos das Cidades de Tomé-Açu e Concórdia do Pará, ambas na Região NE do nosso Estado.

Estiveram presentes ao Evento o Sr. Roberto Kochi Mineshita  e a Sra. Fumi Hofoda Mineshita, esta última amiga de Sensei, desde os tempos em que residia no Estado de São Paulo.
(...)


Continua (post completo)

Sensei e o Instituto Niten - Samaumeiras para a Amazônia.

por Mauricio - 08-ago-2014


Sensei junto aos integrantes da unidade de Belém antes de cruzar o
Rio Guamá  para a Ilha do Combú.



"Ohayou Gozaimassu Sensei, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.

O Instituto Cultural Niten possui bandeira fincada, na 'Porta de Entrada' da vasta e gigantesca Região da Amazônia. A visita de Sensei, ao nosso muito Amado Estado do Pará, nos encheu de orgulho e felicidade. Representou comoção geral. Foi Alegria constante e unânime.

Sensei veio em 06 de Agosto, junto com a chuva torrencial, incomum para essa época do ano, quando as estas diminuem um pouco. Sensei trouxe consigo bons tempo e presságio.
(...)



Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Samuel - BelémOhayou Gozaimassu,
Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.

Caros Bushis de Belém,

A vinda de Sensei à Belém foi um evento histórico, pois por onde Sensei passa ele deixa sua marca. Foram dois dias de intenso aprendizado, que certamente tod (Continua)


Sensei no Pará - 6 a 8 de agosto

por Vianez - 03-jul-2014


A visita do Sensei no Pará está confirmada!
De 06 a 08 de Agosto: uma oportunidade que não se deixa para depois!

Programação (fiquem ligados para possíveis alterações!):

Quarta-feira - 06 de agosto: Treino - Início às 17:00
Quinta-feira: - 07 de agosto:  Workshop de Kobudo com Sensei Jorge Kishikawa - 18:00 às 20:00. Aberto a iniciantes e interessados (Inscrição r$ 100)

Local:
Confederação Brasileira de Karate Genseiryu.
Estrada 40 horas, n. 24.

Imperdível para todos os alunos aprimorarem o espírito e a técnica.








Foto: Sensei Jorge Kishikawa

Novo horário de treino - Iaijutsu

por Vianez - 02-jul-2014

Agora o Dojo de Belém conta com um novo
horário de treino durante a semana!

Iaijutsu: quintas de 18:00 às 20:00

Local: Confederação Brasileira de Karate Genseiryu





Samurais na Praça

por Vianez - 03-jun-2014

Samurais do Niten-Pará em treino de domingo 01/maio na Praça da República


Téo, Vianez e Maurício. Ao fundo, o Theatro da Paz.







comentários   1 de 1

Mauricio - BelémOhayou Gozaimassu, Yoroshiku Onegai Shimassu Senpai Vianez.
Shitsurei Shimassu.

O treino no ambiente da Praça da República foi muito estimulante e desafiador. A exposição ao calor intenso representou uma grande dificuldade para mim. Tenho que trabalha (Continua)

Estadia em SP

por Maurício - 04-fev-2014





"Konbanwa Sensei, Shitsurei Shimasu.

Domo Arigato Gozaimashita. Tive excelente estadia em SP, frequentando os Dojos de Ana Rosa e Vila Mariana.

A execução das atividades que desenvolvo junto ao Instituto Niten, neste 2014, foram planejadas por mim em 2013, durante os períodos do 12º TBEK de Guarulhos e do GASHUKU de FINAL DE ANO Na APM da Serra da Cantareira.

Naquelas ocasiões estava com 05 meses e quase 07 meses de Niten, respectivamente.

Já tinha ido no Evento dos 20 ANOS DO NITEN, quando tinha menos de 03 meses de treino e me empolguei bastante. Sabia que devia pensar bem acerca de 2014, para que não perdesse tempo e oportunidades únicas e preciosas.

Dessa maneira elaborei um plano de ações, o qual estou tentando executar a risca.

Maurício em São Paulo com Sensei

Este consiste basicamente de ir a SP, em vários períodos de 2014, para conviver um pouco de tempo com Sensei e aprender diretamente da "fonte". Me determinei realmente a conhecer o "espírito do Niten" e me tornar um Samurai parecido com o mestre, nem que seja por um pouquinho.

Sou partidário daqueles que acreditam que quando se deseja aprender, se deve fazer o possível e o impossível para se alcançar este objetivo, desde que os métodos sejam lícitos, morais e éticos.

Assim, o meu objetivo é aprender bastante com o meu mestre e me melhorar nesta terra, tanto como pessoa, quanto como bushi.
(...)


Continua (post completo)

Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Belém
(091) 98160-7204 (após 18h)
Instituto Niten Sede São Paulo
(011) 5539-3587 / 5539-6550 (horário comercial)
belem@niten.org.br