Hyoho Niten Ichi Ryu, o estilo de Miyamoto Musashi - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral
Sensei Jorge Kishikawa (à direita) e Wenzel Bohm demonstrando Niten Ichi Ryu no Dia do Samurai (24/04/2006)

Hyoho Niten Ichi Ryu

O estilo de Miyamoto Musashi


Nafuda do Niten Ichi Ryu

Clique para ver o Nafuda completo do Niten Ichi Ryu
Membros do Instituto Niten e respectivas graduações no Hyoho Niten Ichi Ryu

Shoden - 1º Pergaminho
Tchuden - 2º Pergaminho
Okuden - Pergaminho dos Estudos Avançados
Menkyo - Pergaminho dos Estudos Completos
Menkyo Kaiden - Pergaminho de Mestre

O Hyoho Niten Ichi Ryu é o estilo de Kenjutsu criado pelo famoso samurai Miyamoto Musashi (1584 - 1645).

Musashi Sensei, como é chamado pelos praticantes do estilo, venceu mais de 60 duelos de vida ou morte, em busca da invencibilidade. As técnicas e estratégias usadas nestes confrontos são ainda hoje preservadas através da prática do Hyoho Niten Ichi Ryu. Sobretudo são famosas as suas técnicas com duas espadas simultaneamente (Nito), capazes de vencer os adversários mais formidáveis com quem Musashi Sensei cruzou as espadas.

O nome do estilo - que também nomeia nossa escola, o Instituto Niten - significa "Estilo de Dois Céus como Um". É uma referência às famosas técnicas de duas espadas do estilo.
Musashi Sensei também foi um importante pintor e escultor em sua época. Em suas obras de arte pode-se ainda hoje captar um lampejo de sua genialidade com a espada. "Niten" era também o nome com qual Musashi Sensei assinava suas obras de arte.

TÉCNICAS O Niten Ichi Ryu é famoso por suas técnicas com duas espadas.
Há também técnicas com a espada longa (Tachi) e com a espada curta (Kodachi) separadamente e com bastão longo de madeira (Bo).
Saiba Mais


O Estilo de Musashi na atualidade

Para entender Musashi Sensei hoje, a melhor maneira é praticando seu estilo, o legado vivo de suas técnicas, estratégias e filosofia.

Atualmente o estilo é liderado pelo Sensei Yoshimoti Kiyoshi, o décimo segundo sucessor do Hyoho Niten Ichi Ryu. Yoshimochi Sensei é filho do Mestre Gosho Motoharu, Shihan (grande mestre) da nona geração do estilo.

Cerimônia da Sucessão de Musashi na TV com o Soke Yochimoti Reportagem da TV japonesa da provincia de Oita - OBS NEWS


O Sensei Jorge Kishikawa é discípulo destes mestres. Possui Menkyo Kaiden, a mais alta graduação, recebida diretamente do Shihan Gosho Motoharu. O Instituto Niten é atualmente o maior grupo de praticantes do estilo no mundo, com aproximadamente 800 integrantes no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, México e Portugal.



Discurso - 20 Anos do Instituto Niten


Discurso de Yoshimochi Sensei - gravado para a ocasião do Ato Solene na Assembléia Legislativa em comemoração aos 20 Anos do Instituto Niten em Agosto de 2013


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br