11º Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô - Informações Ir para o Conteúdo
imgcentral

11º Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô

São Paulo - 2012


Fotos de Brenda, Kendi e Pacheco

 O 11º Torneio de Kobudo em São Paulo foi realizado no SESC Pinheiros dia 21 de Novembro.

Foi um torneio emocionante com uma grande novidade: competições com equipes mistas, alunos de todas as graduações lutando junto para vencer a batalha!
A Torcida forte bem de perto durante as lutas de Kenjutsu, a torcida silenciosa e focada durante os shiais de iaijutsu.
E a emocionante participação das crianças, nossos pequenos samurais lutando com a seriedade dos adultos.

Graças a ajuda de todos, desde o mais antigo, ao que acabou de começar a treinar o torneio foi um sucesso!

Arigato Gozaimashita a todos alunos que vieram de unidades distantes ou próximas.
Contamos com a ajuda de todos para o Niten continuar assim:
Forte e Unido!


Palavras dos Alunos

" Retransmitindo aos alunos de Curitiba aquilo que o Sensei nos ensina, que de nada adianta treinarmos a forma, e buscarmos somente a beleza, se no momento de nos colocarmos à prova, frente a um oponente real, acabamos sempre sendo superados.

Cruzar espadas dentro do En (não somente o Kenjutsu, mas especialmente), a meu ver, torna-se uma arte por si só. Um momento para colocarmos toda nossa concentração, nossa experiência, criatividade e adaptabilidade. Tudo isso de uma vez só e sem muito tempo para pensar. Se adaptar ao momento, ao ritmo do adversário, ao nervosismo, às condições do local, sejam elas mentais ou mesmo as condições físicas do local de combate.

O chão que agarra seus pés de maneira imprevisível na hora do Iai, a mão suada que faz com o Jo não deslize os últimos centímetros para executar a técnica que tanto treinei... O adversário que luta usando estratégias que nenhum companheiro de combate com quem treino regularmente usa.

Junto com meus companheiros de equipe, ganhei e perdi combates neste Torneio. O que ficou então em minha mente ao final foi a mensagem do Sensei sobre o “samurai imbatível”. Como ser imbatível frente a todas estas adversidades? Como prever estes pequenos incômodos, e supera-los? Afinal, todos nós estamos sujeitos a isso, então, vejo que é a partir daí que talvez consiga achar a resposta. Ver o que ninguém mais vê, e provocar o imprevisível.

Procuro sair de cada torneio com uma nova meta para o próximo, e já tenho a minha. Com vários meses para me preparar, eu é que não quero perder duas vezes da mesma maneira!
Arigato gozaimashita Sensei, sempre inovando e buscando novas trilhas; à equipe de organização, correndo para fazer tudo acontecer; à minha equipe que escutou e foi pra cima, e a todos que puderam honrar mais um Torneio!

Sayounara, Arigato gozaimashita
"
Rocco - Coordenador da Unidade Curitiba



"Arigato gozaimashita pela oportunidade de poder fazer parte do instituto niten!
Arigato gozaimashita pela união, pois depois que entrei no niten me aproximei cada vez mais do meu pai, e estamos mais unidos do que nunca no caminho."
Jenifer Santos 7º Kyu Kenjutsu - Unidade Porto Alegre




"Shitsurei shimasu, meu nome é Bianca da unidade de Curitiba e este é meu relato sobre o último TBEK:

Este foi meu primeiro TBEK e minha primeira luta foi contra o nervosismo pois não sabia quem e ou o que encontraria, para mim era uma situação nova.
O que encontrei foram companheiros de luta gentis, procurando sempre ajudar. Reencontrei conhecidos de gashuku, pude conhecer pessoalmente senpais que vi em vídeos e pude conhecer e lutar com gente do país inteiro!

Mas o que marcou para mim foi:
Ser criança não significou menos seriedade.
Não usar bogu não significou menos garra.
Ser idoso não significou menos energia.

Arigatou gozaimashita pela oportunidade!
"
Bianca - 7º Kyu Ken/ 6º Kyu Iai - Curitiba



"Lutar em um torneio é como se estivéssemos lutando por nossas vidas, perder não era uma opção para nenhum de nós e isso nos deixava nervosos.
O capitão do time decidira que eu, Kiryu, lutaria 2 vezes, o Fernando também duas e ele, o Houshu a ultima, isso porque a equipe deveria ter 5 integrantes e nós só tínhamos 3 além.
Estava feliz e confiante com a minha equipe pois sabia que eles lutavam muito bem, era uma equipe forte, me achei com sorte...
...Minha luta começou, o oponente dá um passo para frente e eu um para traz, era importante manter a distância correta no entanto estávamos um pouco mais perto do que eu planejara, o oponente prepara o golpe e eu levanto o Men, meu dô estava completamente exposto neste momento, o tempo parece passar mais devagar, era o clímax do duelo, tudo pareceu sumir, a plateia, os árbitros éramos apenas eu e o meu inimigo.

Ele começa a realizar um dô e eu dou um pulo para traz, o coração dispara, pensei: será que ele vai me alcançar? E desce um calafrio na espinha, já não dava para mudar a estratégia, era fazer ou morrer.
IPPON!

O golpe dele passa reto, o seu Men fica completamente exposto, era a minha vez, acertei o melhor Men da minha vida, senti alivio e alegria ao mesmo, fizera a minha parte além de que a estratégia funcionara com a perfeição de um katá o que era ainda mais recompensador, para mim isso foi a minha maior vitória do dia além das demais lutas.

Sayounara, Arigatou Gozaimashita"
Kiryu - 7º Kyu - Campinas / SP



topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br