Samurai e Bushido Ir para o Conteúdo
imgcentral

Bushido

O Caminho do Guerreiro Samurai


Redação Niten

O Bushido (bushi = guerreiro, do = caminho), o código de honra e ética do guerreiro samurai, despertou o interesse de muita gente, em 2004, sobretudo, com o lançamento do filme "O Último Samurai" que mostra o astro Tom Cruise no papel de um militar americano cuja vida muda ao conhecer os samurais e o Bushido.BUSHIDO (武士道; 武士 = Guerreiro, 道 = Caminho): "O Caminho do Guerreiro" era o código de honra e ética dos samurais.

O Bushido surgiu e se consolidou juntamente com a história dos samurais, durante os períodos Heian a Tokugawa. As principais virtudes do Bushido são Justiça (GI), Coragem (YUU), Benevolência (JIN), Educação (REI), Sinceridade (MAKOTO), Honra (MEIYO) e Lealdade (CHUUGI). É natural, em um tempo e sociedade tão carentes de valores como estes no qual vivemos, que o Bushido chame a atenção. Seus valores atemporais trazem uma clara noção entre certo e errado, acrescentando mais importância e ideal à vida das pessoas.

Sua origem está ligada fundamentalmente ao Budismo, ao Xintoísmo e ao Confucionismo. Do Budismo, o Bushido herdou a coragem ao se encarar a morte e o desapego pelas questões materiais. Do Confucionismo vem a lealdade ao senhor feudal, a relação com a sociedade e a importância do nome da família. Dentro do Bushido, as linhas gerais que regem as mais variadas relações entre as pessoas, por exemplo, Mestre e Discípulo, Sempai e Kohai, pai e filho, irmão mais velho e mais novo, marido e mulher também possuem raízes no Confucionismo. Do Shintoismo trouxe o respeito para com a terra, com o feudo e a estima pela essência, o espírito, que há em tudo, desde as pessoas aos lugares, as espadas e os demais utensílios dos samurais.

Para o Samurai era preferível a morte à desonra. A desonra era uma mancha que marcava toda a família. Esta era uma vergonha que nenhum samurai conseguia suportar.



Livros sobre Bushido

Hagakure
Hagakure
Hagakure
Oculto pelas folhas - 葉隠.
Uma das obras mais importantes sobre o Bushido é o Hagakure – "Oculto pelas Folhas" – escrito por Yamamoto Tsunetomo, um samurai da província de Saga, no Século XVII. A aceitação resoluta da morte fica clara no trecho: "O Bushido implica em escolher sempre a morte quando houver a possibilidade de escolha entre viver e morrer". O Sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Cultural Niten descendente de Saga é também um estudioso no assunto.


Gorin No Sho

Gorin No Sho
Livro dos Cinco Anéis
O grande samurai Miyamoto Musashi Sensei (宮本 武蔵) (1584-1645), inspirador do Instituto Niten e fundador do estilo praticado na entidade, escreveu em sua obra, o Livro dos Cinco Anéis (Gorin No Sho - 五輪書): "O Caminho do Guerreiro é a aceitação resoluta da morte". Isto resume o sentimento do samurai em relação ao Bushido. A vida tem um valor imensurável, porém mesmo esta é deixada de lado em face de valores ainda maiores.


O Bushido Hoje


Dois séculos após o fim dos samurais como classe social, o Bushido permanece vivo na cultura japonesa. Isto se deve aos nove séculos em que o Japão teve nestes valores a base para todas as relações humanas.

O prejuízo causado à população japonesa após a Segunda Guerra Mundial foi incrivelmente superado em pouco tempo. O país passou de nação derrotada a potência mundial em apenas 30 anos. Essa recuperação foi diretamente influenciada pelo Bushido.

Apesar destes valores estarem hoje atenuados na sociedade japonesa e muitas das novas gerações acreditarem que são valores pertencentes ao passado, há lugares onde o Bushido mantém sua forma próxima à original. Estes lugares são os tradicionais dojos de Kobudo.
Nestes dojos sobrevivem, de fato, os últimos samurais. Pessoas que cultivam, em pleno século XXI, o modo de vida dos guerreiros que fizeram da honra e da ética os instrumentos para governar uma nação.


O Bushido no Instituto Niten


Neste sentido, o Sensei Jorge Kishikawa faz com que o Bushido seja um dos tópicos fundamentais para a compreensão do Caminho do Guerreiro, através do convívio e treinamento com seus discípulos.



As Virtudes do Bushido
-Justiça
-Coragem
-Benevolência
-Educação
-Sinceridade
-Honra
- Lealdade



topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br