Kendo-Kenjutsu - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral
Kendo-Kenjutsu - Itto (1 espada) Vs Nito (2 espadas)

Kendo-Kenjutsu

A Arte da espada samurai


Redação Niten

Kenjutsu é a arte de combate com espadas, criada pelos Samurais no Japão feudal. Hoje é a arte que transmite mais fielmente os ensinamentos dos samurais em nossos dias, mantendo viva uma tradição iniciada há 600 anos.


Sensei Jorge Kishikawa - KENJUTSU A Liberdade que faltava


Os estilos tradicionais de Kenjutsu





Com o passar dos séculos surgiram centenas de estilos de Kenjutsu, muitos deles existentes ainda hoje. Estas escolas (em japonês ryu), conservam as técnicas de seus fundadores na forma de kata, seqüências de movimentos em combate que visam preparar os praticantes para todas as situações que encontrará no combate. 

No Instituto Niten estudamos diversos destes estilos, em especial o Hyoho Niten Ichi Ryu, de Miyamoto Musashi, o Suio Ryu, imortalizado pelo mangá Lobo Solitário, e o Shinto Ryu. Este treinamento é a parte fundamental da prática, de modo que os alunos, já no primeiro dia de treinamento, travam contato com estes estilos. 

O Kenjutsu é um estudo completo das formas de combate com a espada criadas pelos samurais. Um Caminho para a vida toda, com o objetivo de aperfeiçoar-se na luta e na vida. 



Treino de luta com equipamento de proteção





Para o treino de combate, os praticantes contam com armaduras de proteção chamadas bogu e espadas de bambu, shinai. Estes equipamentos possibilitam que pratiquem as técnicas sem o risco de ferimentos.

Com a segurança destes equipamentos, todo o combate segue da mesma forma que na época dos Samurais. Os mesmos golpes que eram capazes de encontrar os pontos fracos da armadura, as mesmas posturas de luta, os mesmos estudos de estratégia e, sobretudo, a mesma influência do Bushido.



Saúde e perda de peso




De acordo com o Depto. de Atividade e Qualidade de Vida da UNICAMP e cardiologistas do HCUSP (Hospital das Clinicas da USP), na pratica do Kenjutsu-Combate há queima de 1800 cal/hora em média*
Sendo uma atividade ideal para combater o sedentarismo, obesidade, ansiedade, depressão, ajudando na prevenção de doenças, como infartos, derrames e até mesmo, câncer.
*correr, nadar e spinning tem queima de aprox. 800 cal/hora

Os benefícios abrangem o campo mental, físico e social o que é extremamente útil para aquele que procura uma melhora de qualidade de vida, mas tem pouco tempo
+ Sobre Saúde e perda de peso



Goshinjutsu - Defesa Pessoal Samurai

Sequência de Goshinjutsu

Nos treinos de Kenjutsu temos também a prática de técnicas de Goshinjutsu.
- As artes do Kobudô, seja o kenjutsu, jojutsu, iaijutsu  ou qualquer outra que praticamos no Niten, têm aplicações Goshin.
"Go" significa defesa, e "shin" o corpo. 
Ou seja, a defesa do corpo."defesa pessoal".
As artes do Kobudô do Niten, oferecem técnicas que serviam nos campos de batalha nos tempos dos samurais.





O estilo de Kenjutsu de Miyamoto Musashi

O principal estilo praticado dentro das aulas de Kenjutsu é o Hyoho Niten Ichi Ryu, criado por Miyamoto Musashi, o mais famoso samurai de todos os tempos. São famosas as suas técnicas com duas espadas simultaneamente, capazes de vencer os adversários mais formidáveis com quem Musashi Sensei cruzou as espadas.
O Sensei Jorge Kishikawa é discípulo destes mestres. Possui Menkyo Kaiden, a mais alta graduação, recebida diretamente do Shihan Gosho Motoharu. 
Saiba Mais


TENSHIN SHODEN KATORI SHINTO RYU




Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu é a única forma de artes marciais reconhecida como Tesouro Nacional (Bunkasai) pelo governo Japonês.  É o estilo mais antigo de Kobudo e considerado como raiz de todas as artes Samurais.  + Sobre o Katori
*O Katori é um curso a parte dos treinos de Kenjutsu



topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br