Niten Rio de Janeiro - Mural Ir para o Conteúdo

Mural NitenRio


Retorno aos Treinos em Maricá

por Peter - RJ/Maricá - 09-out-2019



Neste último final de semana retomamos aos treinos de Iaijutsu em Maricá, na Orla de Araçatiba.
Os treinos são aos domingos, às 9hs

Sejam bem vindos para uma aula experimental!

MOMENTOS DE OURO - Paciência

por Niten - BR/Brasil - 03-out-2019

Fim de Mês com Birudo

por Frade - RJ/Barra - 28-set-2019

Tudo foi bom se termina bem.
Birudo no último treino do mês no dojo da Barra.




Sampaio - Estágio na ADM

por Sampaio - RJ/Niteroi - 23-set-2019

O Aluno Sampaio do Dojo Niterói passou duas semanas na sede administrativa do Niten.
Dias de aprendizado e reflexão próximo ao Sensei e Sempais do Niten

Abaixo palavras desses dias de aprendizado:





Relato Estágio na ADM



Antes mesmo de começar já ocorria a ansiedade e insegurança quanto a algo, algo o qual foi exatamente o mesmo mencionado pelo Senpai Wenzel quando o encontrei na segunda pela manhã, sobre qual seria o foco de meu estágio. Era hora de sair do virtual e ter mais contato com o real!
 
Pela noite, acompanhando o Senpai Ruy ao levar os equipamentos para o Dojo de Ana Rosa, pude ser apresentado ao Sensei como o novo estagiário, e pude trocar algumas palavras com ele ao encontra-lo na entrada do vestiário. Mais tarde naquela semana, ao me encontrar novamente com ele na própria Adm, qual não foi a surpresa dele ao descobrir que eu também era um aluno! Ao ser apresentado a ele como estagiário, disse ter pensado que finalmente haviam encontrado um bom estagiário, pois sentia uma energia diferente. E qual não foi a “decepção” dele ao descobrir que era um aluno, pois disse que agora entendia o porque dessa energia.
 
Ao longo da semana com os Senpais da Adm e da Kendo Online pude ir observando como o caminho da estratégia é levado para o seu dia a dia, vivido não apenas dentro do Dojo. Dentre todas as atividades que fui realizando, desde limpar banheiros, cuidar do jardim (e que jardim!) a enviar e-mails, pude sentir, mais do que apenas observar, a importância do fazer com intenção, do fazer e se sentir bem fazendo o que é preciso ser feito! Como dentro do Niten a eficiência, o fazer e fazer bem feito é importante! E como essa é uma mentalidade incorporada à essência de cada um dos Senpais com quem tive a oportunidade de aprender durante minha estadia.
 
Vivenciar em primeira mão a importância de cada elemento naquela estrutura, a confiança que os Senpais depositaram em mim de cuidar não apenas das tarefas que me eram atribuídas, mas também de que eu seria capaz de enxergar o que precisasse ser feito, isso para que eles pudessem executar com o máximo de eficiência as próprias tarefas já designadas a eles! E como isso me motivava! Saber que, se eu fizesse e fizesse bem feito, que meus Senpais poderiam ter ainda mais liberdade para realizar o que precisavam realizar, o como é importante saber servir bem, pensar nos outros.
 
E que ótimo timing do período de meu estágio com o dos momentos de ouro, os quais serviram para aprofundar ainda mais minha reflexão sobre o que eu vivenciava em primeira mão diariamente, ou será que o contrário? Que o que eu vivenciava em primeira mão ali me deu a oportunidade de refletir ainda mais profundamente sobre as palavras do Sensei?
 
E ao voltar agora para o Rio, ao encontrar minha família, qual não foi a reação deles se não perguntar “O que você fez lá? Você parece diferente, só não sabemos dizer ao certo o porquê.”. Foi um período breve, porém de grande aprendizado para mim, e por isso posso apenas dizer:
 
Domo arigatou gozaimashita, Sensei!
Domo arigatou gozaimashita, Senpais!
 
Sayounara, Sampaio


Tags: Estagio,

TRK Rio de Janeiro 2019

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 20-set-2019











Espada Zen

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 17-set-2019



Tivemos um treino interessante e poderoso: espada samurai, e em seguida, meditação Zen com o Monge Dokan.
Fogo e Água. Duas práticas diferentes, mas  convergentes ao estudo do Caminho (道 - DO). Silêncio,Introspecção & Percepção da Realidade.

Muito rico!Um agradecimento muito especial ao monge  Dokan, que nos guiou neste treinamento, e à sua mestra, monja Coen Rôshi - que já conhecemos de longa data.
Gasshô!

Arigatou Gozaimashita!
Turma do NitenRio


(...)







Continua (post completo)

Dojo Tijuca

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 15-set-2019







Zazen para Iniciantes com Monge Dokan

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 14-set-2019



(...)



Continua (post completo)

Depois do treino, o Essencial.

por Frade - RJ/Barra - 17-ago-2019

Caprichar na estratégia, estreitar as relações humanas e tomar uma cerveja após o treino são Essenciais no Caminho da Espada.

Chopp na Barra!



63º Prêmio Paulista - Sempai Cristina

por Niten - RJ/Rio de Janeiro - 15-ago-2019

Nos tempos atuais é raro alguem continuar com uma atividade por mais que 2 anos.
Aqui nós temos um exemplo de perseverança, resiliencia.
Cristina continuou o caminho do Samurai, sendo mulher e mãe por 20 anos
Imagino que não tenha sido fácil toda essa tragetória.

Com perseverança vai aos dojos levando a tradição samurai para muitos alunos e alunas, com sua ​ simpatia e alegria ensina sobre tradição, Kenjutsu e sobre o que é essencial há vários anos nos muitos Dojos que coordenou, leva tambem Hannah a sua filha mais nova e acompanha o seu marido Wenzel.
Este é o caminho para a familia ser feliz.
Quando a família descobre o que é essencial será uma família feliz.
Omedetou Cristina

Sensei




Numa cerimônia singela mas carregada de significados para a comunidade nikkei, a Câmara Municipal de São Paulo recebeu, no último dia 9, a Cerimônia de Entrega do 63° Prêmio Paulista de Esportes. O evento tem como objetivo homenagear atletas e dirigentes que contribuiram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do esporte no pais.


Neste ano o prêmio na categoria KOBUDÔ homenageou a Senpai Cristina, Coordenadora do  Niten no Rio de Janeiro.





Matéria publicada ontem 15/Jul no Jornal Nippak 
Clique para ampliar


(...)

(...)



Continua (post completo)



Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Rio de Janeiro
(021) 97256-9797
riodejaneiro@niten.org.br