Saúde e Perda de Peso Ir para o Conteúdo
imgcentral
Intercâmbio Brasília - Goiânia - Abril de 2009

Saúde e perda de peso

Cultura e filosofia aliados a grande gasto calórico


Além de ser uma atividade física que ajuda na prevenção de doenças, como infartos, derrames e até mesmo, câncer e depressão, promovendo a longevidade do ser humano,
é também um exercício que engloba a cultura e a filosofia com grande gasto calórico e perda de peso



Vídeo Sobre como o Niten trata de queima de calorias nos treinos, perda de peso, e os resultados positivos.





O médico cardiovascular do Hospital das Clínicas, Dr. Lucas Zambon, explica como a prática do Kenjutsu é benéfica para a saúde física e mental.

Além de ser uma atividade física que ajuda na prevenção de doenças, como infartos, derrames e até mesmo, câncer e depressão, promovendo a longevidade do ser humano, é também, um exercício que engloba a cultura, a filosofia e a sociedade.

O pesquisador em Atividade e Qualidade de Vida da Unicamp, Denis Mondenez, e a nutricionista e professora da Unicamp, Dra. Jaqueline Girnos, participaram da pesquisa no Instituto Niten e constataram um grande gasto metabólico dos alunos durante os treino de Kenjutsu.

Sobre o Gasto Calórico

Total de calorias gastas 1830kcal por treino (veja tabela no final da Página).
Um adulto saudável precisa em média de 2000kcal /dia para sobreviver sem contar o gasto com atividade física.

Há três motivos para se perder tantas calorias no kenjutsu.
Primeiro, porque as técnicas no kenjutsu exigem que você trabalhe bem as pernas e quadris. Há técnicas que tem que se agachar, ajoelhar ou pular. Se você já fez exercício de agachamento, entende o que eu quero dizer.

Em segundo, há muitas técnicas nas quais utilizam-se as duas mãos, ou seja, é como se estivesse nadando o tempo todo com uma espada em cada mão, além de utilizar os braços para empurrar ou segurar o adversário.

E em terceiro, lutar com o bogu, é como lutar carregando uma armadura samurai de 7 a 10 kg! Por isto, só de ficar em pé, parado e respirando já estamos perdendo calorias!

Comparando: Se fosse natação estilo livre em intensidade moderada teria gasto 1502 kcal no mesmo tempo, em intensidade constante,mas pense: são mais de 2 horas horas nadando sem interromper e na mesma frequência!- só pessoas altamente treinadas conseguem fazer isso (ter o controle da intensidade do exercício por tanto tempo) ex: triatletas ou maratonistas


Palavras dos Alunos



MASSATO - 29 ANOS
¨Eu sou da Unidade de Guarulhos, Nomura Massato, yoroshiku onegai shimasu.
Estou escrevendo pois algum tempo atrás o Sensei relatou sobre um aluno que perdeu peso e foram belas palavras que acompanharam tal caso. Mas tenho que contar o meu relato.

Eu, em Agosto, pesava 110 kg.
Estava com princípio de diabetes, pressão alta e ácido úrico elevado, estava tão desanimado que eu evitava até sair de casa. Vendo essa situação, meu irmão, Rafanelli, insistiu pra eu começar a treinar Kenjutsu no Instituto Niten, unidade Guarulhos. Comecei a ir em Guarulhos e Santana.
No começo, não conseguia nem terminar um treino, minha glicemia despencou algumas vezes, mas gostei muito dos treinos, os Senpais sempre foram compreensivos, pacientes, e animadores.
[Após 3 meses de treino] No começo do mês [de novembro], passei no meu médico, ele cortou todos os remédios, pois todos os parâmetros estavam excelentes, e passei na minha nutricionista.
Meu peso agora está em 77kg, mas ela me recomendou fazer musculação para melhorar meu quadro.
No entanto, ao invés de musculação, eu aumentei para 4 treinos de Kenjutsu semanais, estou ainda me adaptando a essa quantidade de treinos, mas os Senpais de Tatuapé e Sumaré estão dando muita força para aguentar essa etapa cansativa.

Só tenho a agradecer ao Sensei, pois com os seus ensinamentos que são repassados pelos Coordenadores e Senpais tenho aprendido a superar . E quero aprender ainda mais!¨




VILELLA - 36 ANOS
Shitsurei shimassu. Konnichiwá Sensei e Senpais! Após este fim de semana de Gashuku (Treinamento intensivo), pude vivenciar o significado da palavra Senki! Ao adentrar no templo fui tomado por uma sensação de paz, mas havia preparado meu espirito para a luta, para a guerra e principalmente contra as calorias. Uma vitória que gostaria de compartilhar pois consegui reduzir 4,5 quilos de gordura desde dezembro do ano passado e não vai parar por aí! ...



AMOS - 26 ANOS
O meu relato poderia ser chamado de “Relato sobre o Guerra às Calorias”, mas também daria para ser chamado de “Meus Primeiros 2 meses no Niten”.
Confesso que foram meses muito difíceis. Nunca tinha praticado uma atividade física tão intensa assim.

Antes, quando jogava basquete ou futebol na escola, sempre parava um pouco se eu me cansasse. Quando comecei a natação, os professores eram gentis com os alunos, pedindo para que pegássemos leve na aula, que não cansássemos muito. E toda vez que andava de bicicleta, sempre parava quando perdia o fôlego.

Mas não no Niten.

Durante o treinamento, sempre fui convidado a resistir ao cansaço e ir além, seja pelo incentivo dos veteranos, seja por apenas observar o esforço de todos em prosseguir no combate. Apesar de ter dias em que não consegui aguentar as duas horas de luta sem uma pausa.
Sempre depois de terminar qualquer kakarigeiko, sentia a minha respiração muito quente, parecia que estava soltando fogo pela boca.




RAMOS - 28 ANOS
Sempai, levei a sério no início deste ano com a "Guerra Contra as Calorias" e tive resultado!
Foram em média 8 semanas e 15 quilos perdidos.
Chegava períodos que ia treinar três vezes por semana, difícil pra mim, pois nunca havia praticado arte marcial de fato.
A dieta alimentar foi mais rígida e qualquer vacilo procurava uma compensasão para não fugir da meta.

No todo, aprendo que estar no caminho do bushido é compartilhar de sucessos como este onde a luta e a coragem se tornam evidentes.

Agradeço ao Niten por ter me proporcionado este apoio e saber que a cada momento estou evoluindo por conta do Método KIR.
Sayounará!



ADILARA - 41 ANOS
Participar do Torneio pra mim já foi uma vitória!! Vencer na categoria Kenjutsu feminino....
Falta palavras!!!
Eu nunca vou deixar de contar a minha história. Eu tinha uma doença chamada Obesidade mórbida, com 129 kls, eu mal podia andar, respirar, viver.
Após a cirurgia de redução de estomago, emagreci 62 kls e hoje o fato de andar, respirar, viver, pra mim já é uma vitoria, imagine então vencer um torneio!!

De Obesa a Campeã Do 11º TBEK feminino.
Arigato Gozaimashita!!!!



Pesquisa de Gasto Calórico



Resultado médio obtido a partir de pesquisa feita com 7 homens e 2 mulheres entre 18 e 42 anos em um Treino normal de graduação intermediária com duração de 2 horas. Batimentos cardíacos entre 120 e 180 bpm

Comparando com outras atividades:
Natação estilo livre intenso - 701 Kcal/hora
Ginástica Aeróbica intensa - Gasto de 422 Kcal/hora
Futebol - 455 kcal/hora

A pesquisa foi conduzida pela - Profª. Dra.Erika da Silva Maciel juntamente com o grupo de pesquisa em qualidade de vida e atividade física da Faculdade de Educação Física da UNICAMP
https://lattes.cnpq.br/4324558006376964


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br