No dia 07 de janeiro os Dojos do Niten no DF voltaram aos treinos!
Abrimos os treinos de 2023 no Dojo Cassab (Lago Sul) com o tradicional evento Hatsugueiko.
Começamos com a limpeza geral do Dojo; meditação para iniciarmos o ano centrados e focados; agradecemos pelo ano que se finalizou e traçamos metas e propósitos para o novo ano.Treinamos e fechamos o primeiro dia da volta aos treinos com um brinde expressando as metas a serem cumpridas!
Arigatou aos presentes, arigatou Guilherme (aluno do Niten Brasília) pelas fotos.
Aos samurais do DF, seus familiares e amigos, um 2023 repleto de aprendizado e conquistas!
Finalizamos o ano com muito treino e nossa tradicional confraternização entre alunos e familiares! Arigatou a todos pela presença! Vencidas as batalhas de 2022, estamos prontos para buscar as conquistas de 2023. Gambaré Samurais do DF!
"Pode parecer clichê avaliar o intensivo como intenso, mas não há muitas palavras que o defina tão bem quanto esta. Contudo, tentarei encontrar mais algumas palavras que podem ajudar a entender o que foram os momentos vividos no Intensivo de Iaijutsu.
Primeiramente, ir ao encontro do mestre sempre me traz um crescimento extra no katas do bushido, é como se estar em São Paulo, ao lado do sensei, senpais e demais colegas de outras unidades, colocasse a prova tudo o que nós aprendemos e aplicamos em nossas unidades de origem. É aquele famoso frio na barriga que sentimos com medo de fazer algo errado, para poder representar bem os nossos senpais e coordenadores do dojô. Então faço tudo com mais atenção aos detalhes, procurando fazer certo o que já sei, aprender o que não sei e melhorar em tudo sempre que possível.
Sempre me coloco em estado de alerta para me atentar a todos os detalhes, de cada momento, cada novo movimento e informação passada. Cada gokui revelado pelo sensei, nos faz evoluir sobremaneira. Nos corrigindo a postura, guiando no sentimento a ser passado em cada movimento com a iaito... tudo torna cada momento do intensivo tão singular, que a mínima distração pode te fazer perder aprendizados valiosos, que possivelmente você levará meses para aprender, ou as vezes nem aprenda...
Ao término de várias horas de treino de iaijutsu (que foram precedidas de uma manhã intensa de kenjutsu), tivemos uma confraternização onde pudemos desfrutar da convivência descontraída de nossos colegas de treino em um animado birudo, onde de tempos em tempos trocávamos de lugar com outro colega para conhecermos mais uns aos outros. Foi um momento de muita descontração, momentos em que inicialmente não conhecia quase ninguém, mas que alguns minutos depois já estávamos rindo em verdadeiros momentos de felicidade genuína.
Acho que felicidade é a palavra que fecha bem a experiência de estar no Intensivo de Iaijutsu. A felicidade de crescer no caminho, subir a montanha, afiar a técnica, conhecer colegas de outros estados e países e festejar juntos a oportunidade que o Niten nos proporciona a cada treino.
Domo arigato gozaimashita Sensei pelos ensinamentos! Arigato gozaimashita a todos os colegas de caminho que fizeram parte dar organização do intensivo! E arigato gozaimashita a todos os que participaram e fizeram deste intensivo de iai um momento memorável."
Guilherme - BrasíliaKonnbanwá Minsa san,
Ter a oportunidade novamente de treinar com os senpais, ainda mais em um treino como esse de Sobradinho, com poucas pessoas e todas graduadas.
Tivemos a oportunidade de ir ao máximo, e além. Colocar o bogu e saber que eu aguento mai (Continua)
"Intensivo foi uma excelente forma de nomear este evento do Niten, porque é exatamente isso que eu sinto quando vou treinar com o Sensei em São Paulo. Do momento da confirmação de inscrição até o momento do retorno a casa, a vida se torna Intensa!
Observar todo o roteiro, confirmar passagens, hotel, verificar aplicativo Uber, anotar endereços, checklist de materiais e mala, são preparativos para externar o sentimento de Felicidade verdadeira, que só quem está se preparando para subir a montanha e conviver com o mestre pode conhecer na vida.
Tive também a oportunidade de acompanhar o Sempai Patrick e aproveitar momentos de convivência únicos, depois de todo esse período da pandemia. Compartilhar esses momentos com o Sempai me trouxe lições valiosas de Omoiari e amizade segundo o bushidô que vou carregar sempre comigo.
Durante a parte técnica do Jojutsu, dos kihons aos katas, meu sentimento era de energia e cuidado.
A impressão que o Jô me passa, por ser uma arma que desafia a espada, é que você se torna mais cuidadoso, não no sentido de melindroso ou temeroso, mas no sentido de esperto, atento.
E nos momentos que o Sensei nos ensinou as técnicas, cada respiração e olhar era um detalhe a ser absorvido, o maai diferente, a amplitude de movimentos, a vitalidade dos katas. Estar na montanha cansa o corpo, mas recupera o espírito!
Durante a confraternização, foi momento de conhecer as famosas pizzas de São Paulo que sempre ouvi falar, e ter momentos de ouvir boas histórias dos colegas e conversar. Ter esses momentos depois de um dia de treino puxado é como estar na sua própria festa de aniversário, ou seja, felicidade pura e presentes a todo momento!
No domingo durante o treino, o Jô estava leve nas mãos, como se fosse a extensão dos braços e veio mais uma lição do Sensei pra mim: mesmo na velhice o Jodo Taisô vai nos ajudar na saúde do corpo, mente e espírito.
E agora de volta pra casa, chego diferente. Desci da montanha como uma pedra rolando, e todos os limos que estavam em mim ficaram para trás.
Foi como rejuvenescer 10 anos e eu quero continuar com um espírito jovem, assim continuarei subindo a montanha!"
O site do Instituto Niten tem como objetivo transmitir informações a respeito do universo das artes da espada samurai e cultura japonesa aos alunos do Instituto e aos interessados em geral.
Este site se reserva o direito a transmitir apenas aquilo que esteja em consonância com suas propostas, garantindo a seriedade de seu conteúdo. Em respeito a este mesmo direito de propagar e endossar somente o que for reconhecidamente aprovado pela direção do Instituto resguardamos o direito de réplica.
Os textos deste site estão sujeitos a correções e não necessariamente refletem os pontos de vista das escolas tradicionais com as quais possuímos ligações.
Os artigos de autoria do Instituto Niten podem ser reproduzidos, citados e distribuídos livremente, desde que isto seja feito de forma gratuita. Solicitamos apenas que o endereço da fonte seja divulgado.
Os artigos de outros autores — relacionados na Bibliografia deste site — são protegidos por direitos autorais. As citações são feitas conforme a permissão do Artigo 46 da Lei 9.610 sobre Direitos Autorais. Os materiais de origem norte-americada são citados sob a autoridade do Fair-Use Statute United States Code, Title 17, Section 107.
O Instituto Niten respeita a propriedade intelectual de outras pessoas. Caso você acredite que seu trabalho tenha sido violado, por favor entre em contato conosco para que isto seja sanado.
Para melhor proteger a privacidade de seus visitantes, o Instituto Niten compromete-se a não divulgar os dados pessoais daqueles que entrarem em contato conosco e se cadastrarem em nosso informativo.
Também nos comprometemos a não enviar spams e nos restringimos a apenas responder as perguntas e solicitações que nos forem enviadas por e-mail.
O Instituto Niten envia aos seus cadastrados somente sua Newsletter, o EGAN, para inscritos que tenham optado por recebê-la, ou em anexo a uma resposta a perguntas enviadas por email ou pelo nosso formulário.
O site do Instituto Niten é desenvolvido pela equipe administrativa do Instituto.
Agradecemos a todos os alunos e amigos que contribuíram e acrescentaram um pouco de sua energia ao site.