Ir para o Conteúdo

Mural Niten Brasília


Mundial - A Árvore do Mundial

por Cavalheiro - 25-out-2018



Konbanwa Youroshiku Onegaishimasu Sensei, Shitsureishimasu,

Fiquei devendo ao Sensei o significado por trás da árvore que dei de Orei.

Ano passado fiz meu primeiro shugyo e levei ao Sensei 1000 tsurus como Orei. Fiz pensando no desejo de Paz a todos do Niten, paz que conseguimos ao treinar, ao avançar no caminho e enfrentar os desafios do dia a dia. Foram 1000 tsurus para o desejo de realizar e multi coloridos porque somos nós, alunos, de múltiplas cores, múltiplas origens e mesmo assim únicos cada um.

Logo depois, eu pensei na ideia da árvore com folhagens de tsurus, e embora num primeiro momento fosse algo artístico, melhor apresentado, de um ano para cá ela foi fazendo sentido cada vez mais.

A árvore é uma ideia que foi plantada, uma semente que foi se desenvolvendo e que para sair da terra ela começou humildemente a crescer, e claro, teve que enfrentar fatores externos para se desenvolver forte e firme para se manter ao chão até ela se encher de vida através de suas flores. Mas essas flores não vierem da árvore e sim pousaram na árvore. E a cada tsuru que posou nesta árvore, mais cheia, volumosa e com vida ela ficou.

Os alunos do Niten são os tsurus da ideia, as flores que tornam a árvore uma árvore e, com base no discurso do Sensei, são as pessoas que tornaram o sonho em realidade.

Sensei pode conferir, os tsurus não são perfeitos, não são iguais, alguns estão aglomerados, outros alinhados, e isso é porque não somos perfeitos unicamente, mas juntos formamos algo tão belo que pode ser considerado perfeito.

E os frutos: o fruto dessa árvore é quando o tsuru voa dela e nesse momento a ideia vai com ele, crescendo mais outras árvores em novos lugares.

Domo Arigatou Gozaimashita ao Sensei e à Sensei por serem guerreiros de tornar o sonho em realidade e servir de exemplo a todos nós que compomos este sonho.

Shitsureishimasu,
Sayounara Arigatou Gozaimashita,
Cavalheiro - Unidade Porto Alegre-RS




Tags: Mundial,

Mundial - Dias maravilhosos

por Toshi - 25-out-2018



Shitsurei Shimasu,

Konnichiwa Sensei,

Que dias maravilhosos!
Hoje parece que o Sol estava mais brilhante, que as pessoas eram mais bonitas, que a vida é muito melhor! A minha noção de tempo se alterou, foi tão intenso, que tenho a sensação de que a festa durou um mês. Os gritos da torcida ecoam na minha cabeça, a imagem da mesinha foi gravada no meu coração.
O ambiente que Senpai Wenzel criou foi perfeito para dar a atmosfera de comemoração, a egrégora se formou a partir das cores das bandeiras e eu vi brasileiros, argentinos, mexicanos, portugueses, chilenos e americanos conversando como se fossem velhos companheiros, verdadeiros Irmãos de Espada!

Arigatou Gozaimashita Sensei, por abrir esse caminho aonde muitos passam e muitos passarão! Tive a oportunidade de conversar com Mika Sensei e como ela me emociona e inspira!
Ter a oportunidade de ajudar na montagem e documentar me deu outra perspectiva da festa, tive contato com pessoas diferentes e reconectar os elos. Soube um pouco da história de cada um deles e vi o impacto do Sensei e do Niten na vida de todas elas, todas são muito gratas pela existência do Sensei e de seu trabalho. Sensei tem a força de mudar destinos!

A vitória do Senpai Gilberto me deu a alegria de saber que treinamos com os melhores Senpais do mundo! As meninas da Argentina me motivaram para treinar mais também! E foi a torcida mais animada!

Domo Arigatou Gozaimashita por me permitir ajudar e participar um pouco nessa festa inesquecível.

Vida longa ao Niten!

Arigatou Gozaimashita,

Shitsurei Shimasu,
Toshi - Unidade Sumaré-SP










Tags: Mundial,

Mundial - Diversidade

por Samuel-DF - 22-out-2018



O primeiro mundial de kenjutsu foi muito mais do que um torneio, foi um lugar de muita confraternização, forte kiai, técnicas incríveis e muitas surpresas. Ninguém poderia esperar que um 7 kyu pudesse ganhar de um primeiro Dan, nem que as mulheres tivessem tanta ferocidade.

As lutas e técnicas foram um show a parte, onde cada um pode demonstrar a enorme diversidade e estilos e estratégias de luta.

(...)



Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Intercâmbio Fortaleza - Brasília

por Natália - 06-set-2018



Konbanwa,

Shitsurei shimassu.

Entre os dias 24 e 27 de agosto eu estive em Brasília para resolver algumas questões na embaixada francesa. Ao comunicar para meu coordenador na unidade Fortaleza que faria essa viagem, ele rapidamente respondeu: "Tem que treinar na unidade Brasília!". Já havia muitos anos que eu não viajava para outros estados, muito menos treinava em outras unidades e essa me pareceu a oportunidade perfeita de unir o útil ao agradável.

Chegando ao local de treino em Sobradinho no dia 25, que calhava de ser um treino especial em homenagem ao Dia dos Pais, fui prontamente recebida e acompanhada. Meu primeiro pensamento nesse momento inicial foi: "Quanta gente!". Fiquei admirada com a quantidade de pessoas prontas para o início do treino e isso aumentou ainda mais a minha vontade de compartilhar desse momento e dessa energia com eles.

(...)



Continua (post completo)

Treino do Dia dos Pais em Sobradinho

por NitenDF - 25-ago-2018

Alunos de todas as unidades do DF foram até Sobradinho nesse dia tão especial!



(...)



Continua (post completo)

comentários   3 de 3

Barbeito - Acordamos bem cedo para poder cumprir a missão. Lucas ainda com sono perguntou se precisava treinar nesse dia e de imediato percebi que essa mesma sensação já havia me passado em outras ocasiões e que a melhor resposta era não pensar e simplesmente agir, (Continua)

Umeda - Achei o treino deste sábado(25) muito bom e diferente, tanto por ser em um local diferente em Sobradinho quanto por ter sido um formato diferente, em que treinavam-se o ritmo e a respiração. Além de ter futebol depois, que foi muito divertido!!

Umeda
(Continua)

Trajano - Neste sábado tivemos um treino diferente, em um local bem distante dos que eu particularmente tenho o costume de treinar ou até mesmo da minha casa. Diversos foram os obstáculos frente à minha vontade de estar presente ao treino: transporte, compromissos (Continua)

Momentos de Ouro - PRÁTICA

por Niten - 22-ago-2018

Tags: MomentosdeOuro,

TRK Brasília 2018

por Silvana - 30-jul-2018

















Resultados

JOJUTSU 0/7º kYU
1º - Guilherme e Trajano
2º - Luiza Perazzini e Flores
3º - Benício e Ana Lima

JOJUTSU 6º KYU
1º - Luyz e Igor
2º - Débora e Umeda
3º - César e Estevão

JOJUTSU 5º KYU e acima
1º - Erik e Derek
2º - Furtado e Perazzini
3º - Igor e Kuhn

IAIJUTSU 0/7º kYU
1º - Pierotto (Goiânia)
2º - Flores
3º - Reis e Ronan

IAIJUTSU 6º KYU
1º - Umeda
2º - Trajano
3º - Herlon e Débora

IAIJUTSU 5º KYU
1º - Bhering
2º - Luiza Perazzini
3º - Igor e Samuel

IAIJUTSU 4º KYU e acima
1º - Erik
2º - Derek
3º - Mauro e Perazzini

KIR JOVEM s/ bogu
1º - Cauã
2º - Lee
3º - Torres
KIR JOVEM 0/8º kYU
1º - André Kuhn
2º - Helena
3º - Mamede

KIR JOVEM 7º KYU e acima
1º - Débora
2º - Felipe Persegona
3º - Samuel Brandão

KENJUTSU s/ bogu
1º - Yuki
2º - Barbosa (Goiânia)
3º - Lima

KENJUTSU 0/7º KYU
1º - Sakamoto
2º - Samuel
3º - César

KENJUTSU 6º KYU
1º - Romeiro
2º - Umeda
3º - Reis

KENJUTSU 5º KYU
1º - Daniel
2º - Tajra
3º - Jackson e Guilherme

KENJUTSU 4º KYU
1º - Mauro
2º - Honda
3º - Estevão

KENJUTSU FINAIS
1º - Erik
2º - Derek
3º - Patrick e Kuhn


comentários   3 de 3

Samuel - SobradinhoFoi uma ótima oportunidade de dar tudo de si e ainda perceber que existe um longo caminho a ser trilhado. (Continua)

Jackson Pertusatti - Brasília - DFKonichi wa,
Onegaishimassu,

Oportunidade!

Oportunidade de aprendizado, 10 treinos em 1.
Oportunidade de avançar para o mais difícil obstáculo, vencer a si mesmo.
Oportunidade de ajudar na organização e cumprir tarefas, sempre dando o melhor.
Opo (Continua)

Luiza Perazzini - BrasíliaSuperar medos, fortalecer o espirito e o Koshi, além de aprender com os erros quando necessário. O TRK de Brasília me trouxe tudo isso fortalecendo ainda mais meu caminho.
Omedeto a todos que participaram!
Sayonara, (Continua)

No Japão com o Sensei 1

por Wenzel - 28-jul-2018



AS NUVENS SÃO AS MESMAS

Segunda feira partimos de São Paulo rumo ao outro lado do mundo!

Nesses anos todos, desde a primeira vez que o Sensei me levou consigo ao Japão em 2002, tenho sempre dito que essa viagem é um negócio da China (! Ops), pois pagamos uma passagem cara, depois, no Japão tudo é caro, mas no fundo é uma pechincha para uma viagem a outro planeta!

O que será que o Wenzel (Uenzel) vai achar do Japão 13 anos depois? Sensei estava curioso: eu acharia que o Japão mudou muito?
Combinei que vou escrever um pouco a respeito, e divido com vocês alguns pensamentos, gomen desde já pelo tamanho.

A viagem é longa, não tem jeito. Nossa escala é em Londres.
(...)



(...)



As nuvens são as mesmas




Continua (post completo)

Tags: Viagemjapao, Egan2019_Ago,
comentários   1 de 1

Amós Batista - São PauloOhayo gozaimashita, senpai.

Adorei o relato. Arigato gozaimashita por compartilhar tanta coisa para a gente.

Saionara. (Continua)

Intercâmbio Vitória-Brasília

por Couto - 28-jun-2018



Shitsurei shimasu,

Estive programando um passeio em Brasília, e pensando "mas não queria perder o treino de sábado..." então perguntei ao meu coordenador sobre a possibilidade de treinar em outra unidade, e como resposta recebi um grande incentivo! Então enviei um email para formalizar.

Sendo avisado do clima bem seco de Brasília e conhecendo meus problemas alérgicos, já fui me precavendo: hidratante labial e soro no nariz. Não tive problemas com o clima.

Então no dia 23 de junho tive a oportunidade de treinar na unidade de Brasília. Unidade bem grande, com treinos ao longo da semana em vários locais da cidade.

(...)



Continua (post completo)

comentários   2 de 2

rosivaldo b cardoso - GUARA I (Continua)

Guilherme Caran - VitóriaHai, Couto! Omedetou! Como escreveu o Sensei: `Pedra que rola não cria limo`.
Continue firme.

Caran (Continua)

Guardião Samurai 2018

por NitenDF - 11-jun-2018

Coordenador Ferreira recebe a homenagem de Guardião Samurai por sua contribuição em passar os valores do Bushido adiante.
Omedetou Ferreira em nome de todos os alunos, familiares e coordenação do Niten no DF!

comentários   1 de 1

Otavio - Londres - UKOmedetou Ferreira! Parabéns pelo Premio, pela caminho percorrido até aqui.
Desejo que continue firme e forte!
Gambate! Banzai!
Otavio (Continua)

Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Brasília
(061)98422-4969
brasilia@niten.org.br