Ir para o Conteúdo

Mural Niten Brasília


Treino ao ar livre- Bsb e Go

por Amaro - 27-out-2014

"Shitsureishimassu,
 
Este fim de semana (25, 26/out) participamos de um encontro de alunos de Brasília e Goiânia em uma chácara em Luziânia, onde tivemos um bom treino e sobretudo aprendemos sobre o cuidado com os outros. Tivemos também, como alunos, uma ótima oportunidade de conhecer melhor e interagir com todos as outros companheiros das unidades BSB/GO.


A princípio ainda ao lado do dojo, próximo ao lago (unidade CASSAB), participamos de um belo treino onde nos foi enfatizada a importância de estar preparado para combate em ambientes além do dojo.





 
Voltamos em seguida ao dojo, onde participei do meu primeiro keiko de bogu, tendo tirado valiosíssimas lições. Logo após o treino, nos reunimos para instruções e Momento de Ouro, que foi sobre Omoiyari. Não poderia ser mais oportuno, pois seria tanto o tema quanto a essência do encontro.


 

Seguimos então em comboio para chácara, onde treinamos por um bom tempo após chegarmos, com direito a batalha no final. Foi muito proveitoso cruzar espadas com os Senpais e alunos, e por que não, amigos de Goiânia. 
Ao cair da noite, nos reunimos em confraternização, possibilitando o bom convívio e integração entre todos os alunos.Me diverti muito, mas conhecer mais de perto, no convívio pessoal outros alunos das unidades foi ainda melhor. 




 
Foi um evento muito proveitoso também do ponto de vista de técnicas, e que me deixou com certeza muito satisfeito, sabendo que os ensinamentos passados por meio de conversas, gokuis e convivência foram de grande valia para o fortalecimento da unidade Brasília como uma unidade coesa e para minha aprendizagem e crescimento pessoal.

À coordenação do evento, aos Senpais e aos demais alunos que contribuíram de forma a manter o sentimento de alegria e Omoiyari, meu arigatô. Ao Sensei meu domo arigatô, o Niten e o que tenho aprendido tem feito a diferença na minha vida.
 
Arigato gozaimahitá!"
 

comentários   5 de 14

sena - brasilia muita diversão e apreendizado,parabens a todos nós. (Continua)

Lobo - Unidade Asa NorteUma união perfeita entre disciplina, diversão, companheirismo. Experiência única! (Continua)

Honda - Unidade Lago SulEstar sempre atento, pois os ensinamentos costumam vir de onde menos se espera. (Continua)

Perez - Unidade Asa NorteEste encontro foi muito divertido e espero ter a oportunidade de participar novamente. (Continua)

Kuhn - Unidade Lago SulNatureza, convivência, Omoiari, ensinamentos, troca de experiências: vencemos mais uma batalha no Caminho (Continua)

Mais comentários

Hayabusa e Kir Jovem - Dia das Crianças

por Silvana-bsb - 13-out-2014

O Kir Jovem e integrantes do Hayabusa de  Brasília participaram do Dia das crianças no clube CASSAB.
Fizemos apresentações de Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu. Com destaque para apresentação do Kir Jovem, nossas pequenos samurais!
Em seguida tivemos experimentação para as crianças que se mostraram muito animadas e com muita energia.

Arigato Gozaimashitá pela presença de todos!







Relatos sobre nossa participação:

"A apresentação do Dia das Crianças atraiu a atenção de boa parte dos presentes no Clube Cassab, onde ocorrem os treinos de sábado do Niten em Brasilia. Muitos aparentemente foram pegos de surpresa pela oportunidade de contemplar uma amostra de nossas práticas. Após as apresentações de Iaijutsu e Jojutsu, realizamos lutas de Kenjutsu, com participação do Kir Jovem.
O público, contagiado com a energia dos Katas e lutas, ficou estimulado a participar da última parte, em que foi aberto às crianças o treino de alguns golpes de Kenjutsu em alunos de bogu. Não só as crianças, mas alguns adultos também participaram.
Agora, como explicar a alegria no olhar e no sorriso de uma criança que, pela primeira vez na vida, tem contato com o Kobudo? Só vendo. E é impossível não retribuir essa energia sorrindo dentro do bogu, uma felicidade genuína que simplesmente brota no peito. Simples como o sorriso de uma criança.
Arigatou gozaimashita a todos que colaboraram para esse momento."

Kuhn – Coordenador Kir Jovem
 

"Foi muito legal a gente se apresentar para que as outras pessoas possam conhecer o Kenjutsu e alguns de seus golpes, e fiquem felizes com isso, podendo também treinar um pouco para saber como é.
Arigatou gozaimashita."

Débora - Kir Jovem Brasília 

Tags: Hayabusa,
comentários   3 de 3

Andréa Ferreira Montenegro Saraiva - Rio de JaneiroLinda iniciativa, omedetou a todos. (Continua)

Igor - BrasíliaFoi alegre e gratificante participar desse workshop.
A disposição das crianças em explorar algo novo com um sorriso no rosto, superando a inibição e gastando aquela energia que parece ser infinita, a vontade de partir pra cima, com um golpe atrás do outr (Continua)

Furtado - BrasíliaKonnichiwa,

A apresentação foi muito legal e poder ver, como o senpai Kuhn mencionou, a alegria das crianças tendo o contato com a espada pela primeira vez foi gratificante.

Omedetou gozaimassu a todos as crianças pelo seu dia e ao nosso kir jovem p (Continua)

Aluno do RJ no DF

por Silvana-bsb - 29-set-2014




"Shitureishimassu Senpai Patrick,

Gostaria de agradecer ao Senpai, aos coordenadores de Brasília e a todos da unidade pelos treinos e pelos ensinamentos durante esses três meses que aqui fiquei, domo arigato gozaimashita.
 Fui muito bem recebido por todos, sempre com um sorriso no rosto, e preocupados se eu estava bem e sobre minha estadia em Brasília.
 Quando começava o treino todos estavam prontos para combate, com o nó do hakama sempre bem apertado.
Brasília foi onde comecei a treinar no Niten, voltar aqui nessa cidade, nos dojos, foi como voltar no tempo e lembrar os meus primeiros passos, quer dizer suriashis, onde também levei e dei meus primeiros mens, a primeira luta com bogu. Foi aqui onde eu aprendi a base do bushido.
 Com essa visita pude rever todos os irmãos de espada e também conhecer muitos rostos novos, treinar com todos foi uma honra, a unidade continua forte. Até a próxima visita ou evento, ou quando forem ao Rio de Janeiro."

 
Arigato gozaimashitá.
Sayonara.
 

Perazzini – Unidade RJ


comentários   4 de 4

Luiz Otavio Rodrigues - Brasilia DF Perazzini San!

Seu depoimento apenas reforça o que o Sensei nos fala o tempo todo!

O Niten é um só!

Bom retorno ao Rio, sucesso, e que possamos treinar novamente em breve!

Sayounara! (Continua)

Ferreira - Brasilia-DFPerazzini,

Foi ótimo cruzar espadas com você nesses últimos meses!! Espero que continue trilhando o caminho e estando onde está agora tenho certeza que chegará a patamares muitos maiores!!
Arigatou gozaimashita,
(Continua)

Pinheiro - Rio de JaneiroKonbanwa, Perazzini, é sempre bom poder fazer esse intercâmbio, absorver ensinamentos e cruzar espadas com samurais de outras unidades, principalmente sendo Brasília a unidade onde vc começou.
Aguardamos você no Rio!
Sayonara! (Continua)

Igor - BrasíliaVocê é de casa, Perazzini!
Espero que sempre que você puder visitar sua família aqui, possa visitar também a família Niten.

Bons ventos aí no Rio! Ganbatte ne! (Continua)

Niten no Ciclo da Cultura Japonesa 2014

por Silvana-bsb - 22-set-2014

Como parte dos eventos do Ciclo da Cultura Japonesa aconteceu, no Clube CASSAB, no último sábado (20/set),  o workshop aberto ao público.
Para aqueles que não puderam comparecer, o próximo  workshop será dia 18 de outubro, de 09 h às 11 h.

Sejam bem vindos !




Senpai Wenzel no cerrado!

por Silvana-bsb - 07-set-2014

Senpai Wenzel, Coordenador-Geral do Instituto Niten, esteve no cerrado, em visita as unidades Brasília e Goiânia. Foi uma oportunidade sem igual para todos conhecerem de perto sua técnica e grande energia!

Em meio a muito calor, tempo seco (já sentido nas lutas com bogu) e treinos intensos, ainda fomos brindados com ensinamentos sobre o Caminho do Guerreiro, detalhes técnicos e  muito mais... “sem perder tempo”, pois a travessia da vida é difícil.

















Arigato Gozaimashitá ao Sensei pela oportunidade de recebermos em nossas unidades o Senpai Wenzel;
Arigato Gozaimashitá, Senpai Wenzel, pela visita!


 

comentários   4 de 4

Fernando Sano - GoianiaArigatou Gozaimashita ao Sempai Wenzel pela visita à unidade Goiânia. Pelos ensinamentos, técnicas e os detalhes que fazem diferença, no caminho da espada e na vida!!!!!
Domo arigatou goizamashita ao Niten que proporcionou e proporciona esses momentos Ím (Continua)

Furtado - BrasíliaOhayo gozaimassu,

Brasília e Goiânia só tem que agradecer a vinda do S. Wenzel. Como os colegas comentaram, a dinâmica do treino é algo muito importante e com certeza aprendemos muito. E poder lutar que o S. Wenzel pela segunda vez também foi uma oport (Continua)

Luiz Otavio Rodrigues - Brasilia - DFMina San,

Foram ótimos dias de treino aqui em Brasilia, e imagino que em Goiânia também! Senpai Wenzel tem uma energia diferente numa sintonia muito próxima da energia do Sensei, e contaminou a todos em Brasilia! Os treinos foram cheios de ki e energia (Continua)

Araújo - Unidade BrasíliaDurante a vinda do senpai Wenzel, pudemos aprender a melhorar a dinâmica do treino, em termos de eficiência e de interação. Senpai Wenzel sendo cuidadoso e observador, conseguiu prestar atenção individual aos colegas para que eles pudessem se beneficiar a (Continua)

Aluno de Juiz de Fora no DF

por NITEN DF - 18-ago-2014

 
 
"Nessas duas primeiras  semanas de agosto viajei para Brasília para passar um tempo com minha família e aproveitei para treinar na unidade Niten Brasília. Desde antes de viajar já estava empolgado com o fato de treinar em uma unidade diferente, e esta empolgação foi correspondida. 
   Desde o primeiro dia fui muito bem recebido por todos no dojô, pude sentir novamente o que significa fazer parte da família Niten. Pude fazer um treino experimental de Jo, o qual foi muito legal e inspirador, e estou ansioso para poder treinar novamente! A energia do pessoal de Brasília é muito boa, e a sensação de treinar pela primeira vez em uma unidade grande foi ótima!
Doumo Arigatou Gozaimashita a todos da unidade Niten Brasília! Estarei com vocês novamente na próxima vez que for à Brasília! E estão todos convidados a vir treinar em Juiz de Fora! "
 
Vasconcellos - Unidade Juiz de Fora
 

comentários   1 de 1

Ivan - Juiz de ForaOmedetou Vasconcellos por uma experiência que será de muita válida no seu caminho! Arigato a todos os colegas de Brasília por recebê-lo com tanta atenção e carinho! (Continua)

Festa Junina

por Maurício - 11-ago-2014

Esse fim de semana aconteceu a festa "agostina" da nossa Unidade.



Foi um momento de descontração, após o treino intenso da manhã, na qual podemos colocar a "prosa" em dia, rever amigos e Sempais e rir de muitas piadas engraçadas.



Tudo isso regado com muita bebida e comidas típicas.



Um momento ímpar que põe em prática um dos grandes preceitos do  Sensei ao Instituto - treinamos arte da espada e "somos brasileiros".

Meus agradecimentos a todos que lá estiveram, que contribuíram para a festa (em especial aos Sempais Silvana, Ricardo e Patrick, por nossa orientação continua).

Maurício - Unidade Brasília

comentários   1 de 1

Furtado - Brasília - DFOhayo gozaimassu,

Foi muito bom poder rever os colegas de Goiânia, cruzar espadas e poder compartilhar de uma boa conversa. Com direito a muita comida e bebida.
Arigato gozaimashitá a mãe do Pedro do kirjovem e a senpai Silvana pela organização da nos (Continua)

III Festival do Japão

por Furtado - 11-ago-2014

No último final de semana de Julho (26 e 27) o Niten teve a oportunidade de participar do 3º Festival do Japão onde pudemos divulgar um pouco do nosso trabalho.



Estávamos com um stand que, diga-se de passagem, não parou nem um minuto e também realizamos uma grande apresentação englobando iaijutsu,Dai Kihon, jojutsu, kusarigama e kenjutsu. E como é de costume, destaque para o Kir Jovem que mostrou muita energia e coragem na hora das lutas.














Durante os dias de guerra atendemos diversas pessoas, das mais interessadas as que queriam apenas dar uma “olhadinha”, mas confesso que duas coisas me chamaram atenção. A primeira foi sobre o jitte. Algumas pessoas que já tinham visto ou ouvido falar sobre está arma ficavam espantadas com o fato de termos uma réplica exposta e mais espantadas ainda com o fato de nós treinarmos.E o mesmo aconteceu com a kusarigama. O outro fato é que tínhamos exposto também uma iaito e mesmo as pessoas não podendo tocar ficavam impressionadas com a qualidade do material. Tudo isso serve para realçar a dedicação do Sensei em trazer para nós brasileiros o melhor da cultura samurai. Temos que agradecer todos os dias pela oportunidade que temos.
 Mais do que apresentar o trabalho do Niten o festival também proporcionou uma imersão na cultura japonesa. Diversos outros trabalhos estavam expostos como ikebana, bonsai, shodo e também outras apresentações como taiko e shamisen.

Arigato gozaimashitá a Senpai Silvana e ao Senpai Ferreira que estavam a frente da organização, aos colegas que participaram das apresentações e/ou que ajudaram no stand e também aos outros expositores, bazaristas e todos que se envolveram neste projeto do Festival.

Furtado - Unidade Brasília

 


--

comentários   1 de 1

Igor - BrasíliaForam dois dias de `levar o melhor do Niten para o lado de fora`, não só pelo contato com o público que passou pelo estande, como também na hora das apresentações, em que todos deram o seu melhor!
Gokurosama a todos! (Continua)

Correio Brasiliense - Aprendizes da Espada

por Brenda - 29-jul-2014

Matéria Publicada dia 06/07/2014 



"Autocontrole, concentração e estratégia. Esses são alguns ensinamentos que a filosofia samurai oferece ao mundo corporativo... "
Leia a Matéria completa clicando na Imagem

Ando rumo à Alemanha!

por Silvana-bsb - 11-jul-2014

Mensagem do aluno Ando ao Sensei, Senpais e colegas do caminho.



"Konnichiwa mina-san, 
 
Primeiramente, gostaria de agradecer a cada um de vocês pelos ótimos momentos vividos no dojo e fora dele. Dou-lhes a certeza que muito aprendi com vocês, de kouhais a senpais. Agradeço por cada combate que enfrentamos juntos, ou mesmo por momentos, como comer bento juntos. 
Desde a minha volta aos treinos em fevereiro de 2013, 5 anos depois de eu ter parado de treinar, percebi que Brasília estava com uma nova energia e uma nova cara. Uma energia, de fato, muito forte, com um ki imenso. Isso me fez querer voltar com todo o meu espírito. 
No que diz respeito ao meu treino de despedida: que treino! Domo arigato gozaimashita a todos, contra quem eu lutei. Cada um deixou sua marca (talvez literalmente) em nossos shiais. Marcas que vou levar comigo durante esses 14 meses na Alemanha. Talvez o que mais me pegou de surpresa foi ter lutado contra dois de uma vez. Só tenho algo a dizer: uau! 
Finalizando, apesar de muitos não poderem ter ido ao Birudo, domo arigato gozaimashita aos que foram! Espero ter conseguido mostrar um pouco da culinaria alemã e, é claro, da boa cerveja alemã para vocês. Agora me desejem boa sorte, pois vai ser aquilo quase todo dia! Sentirei saudade das conversas com todos os amigos. De toda essa convivência com cada um sentirei enorme saudade. 
 
 
Acima de tudo, domo arigato gozaimashita ao Sensei, a quem eu agradeço imensamente e do fundo do meu coração, por ter ensinado a todos nós e a mim o Caminho do Guerreiro. Posso dar a certeza, que eu só cheguei onde cheguei, que eu sou quem eu sou, pois os ensinamentos do Sensei estiveram comigo ao longo desses 9 anos. E graças a tudo isso, vou dar o melhor de mim lá fora, nunca desafroxando o nó, sempre com a cabeça erguida, para enfrentar todas as futuras guerras que me aguardam lá. Para começar com o idioma: esse sim vai ser uma guerra que vai durar o ano inteiro. 
 
Domo arigato gozaimashita ao Senpai Ricardo e ao Senpai Patrick, pois estes foram os responsáveis por transmitir os ensinamentos do Sensei, tanto durante o treino quanto durante os Momentos de Ouro. Devo muito a eles pelo grande esforço que deram e que dão para tornar a Unidade Brasília o que ela é. 
 
Domo arigato gozaimashita a todos os meus senpais, kouhais, amigos do Niten, pois todos os treinos, tudo o que aprendi, só foram possíveis pois todos estavam lá, firmes e fortes. Tive o prazer de ver o crescimento de todos durante esse 1 ano e meio que treinei com vocês, e espero que todos continuem assim, com sede de conhecimento e muita garra e perseverança ao longo do Caminho. Espero poder reencontrá-los depois!    
 
Sayonara mina-san! Desejo a todos muito sucesso, e nos vemos em 14 meses! 
 
em alemão:
 
Mina-san, auf Wiedersehen! Ich wünsche Euch viel Erfolg, und wir sehen uns wieder in 14 Monate!"

Ando - Unidade Brasília

comentários   2 de 2

Otavio - Brasilia-DFKonbanwa Ando-san,

Antes de tudo, desejar um até logo, e não adeus. 14 meses passam rápido e se tudo der certo você estará treinando conosco novamente, e cheio de historias pra contar! Sucesso nessa nova etapa!

Segundo, quando treinamos de coração o (Continua)

Furtado - Brasília - DFKonnichiwá,

Sucesso nessa nova jornada Ando, espero que consiga alcançar os seus objetivos. Quando estiver tomando uma boa cerveja Alemã, lembre-se dos colegas de Brasília.

Sayounará,
Furtado. (Continua)

Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Brasília
(061)98422-4969
brasilia@niten.org.br