Ir para o Conteúdo

Mural Niten Paraná


Happyokai

por Luciana-Ptg - 11-dez-2018

A unidade Ponta Grossa do Instituto Cultural Niten realizou dia 9 de dezembro o seu Happyokai. Foi um treino festivo com muita alegria e com atividades variadas.
Foram apresentações de Jojutsu, Naginata, Jitte, Kussarigama, Iaijutsu, e claro, muito Kenjutsu com muito combate! Relembramos os melhores momentos do ano com Slideshow das melhores fotos, aprendemos um pouco mais sobre a história com uma exposição de armas dos samurais. Tudo ao som de músicas temáticas japonesas e, no final, sanduíche e refrigerante com os amigos!




Exposição de Armas.


Apresentação Jojutsu




Apresentação do Jitte


Apresentação do Naginata


Apresentação do Iaijutsu


Apresentação de Kenjutsu Combate


Niten!

Gashuku Dezembro - o Kohai novato

por Shindi - 11-dez-2018

Nos dias 01 e 02 de Dezembro, os alunos  de Curitiba, Amintas e Pazinato, subiram a Montanha para aprender pela primeira vez com o Mestre !


Pai e filho junto ao Mestre


"Agradeço muito ao meu senpai Shindi pelo companheirismo e paciência que teve. Sempre mostrou o melhor caminho, foi extremamente zeloso e cuidadoso comigo e meu filho durante toda a viagem. Domo arigatou senpai Shindi! Aliás, essa é outra marca registrada do INSTITUTO NITEN: o espírito de união de todos, o respeito dos senpais pelos kohais novatos, o amor ao combate limpo, a coragem de “aperfeiçoar sempre”. Pela experiência que tivemos nesse primeiro Gashuko, certamente iremos a muitos outros. Onegai shimassu!
Arigatou gozaimas!!!"


Amintas
54 anos - Unidade Curitiba



(...)



Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Luciana Valente - Ponta GrossaShitsurei Shimassu
Fiquei encantada com esses relatos!
Família é tudo.
Família Niten. (Continua)

10 ° Festival da Cerejeira - Castro PR

por Luciana - 23-nov-2018

Eu amo o Iaijutsu, me sinto mais segura quando treino o Iai e foi por ele que entrei nos treinos do Niten, achei lindo quando vi a primeira vez em Curitiba e falei para o Senpai Rovere que quando tivesse em Ponta Grossa eu faria.

Unidade Ponta Grossa no Primeiro Mundial De Kenjutsu Combate

por Luciana - 14-nov-2018

Nos dias 20 e 21 de outubro aconteceu o grande evento esperado por todos do Instituto Niten. Samurais do Mundo todo estiveram presentes para colocar suas técnicas e treinos à prova em Combate.
Samurais da unidade de Ponta Grossa passaram dois dias intensos de muita alegria, confraternização e combates, retornando com mais conhecimentos, mais energia e medalhas.
Parabéns para todos do Niten Ponta Grossa, parabéns para Luciana, primeira campeã Mundial de Kenjutsu da categoria 5 °kyu feminino, essa vitória é de todos nós.

“ Quando me perguntaram na entrevista o que o Niten significava para mim, a resposta foi: Família ”



“ Aquele combate que te faz se sentir vivo!”



“ Eu entrei com Energia, entrei com Kiai, Avançando, Atacando, entrei em Guerra... sai em Paz.”


1º MUNDIAL KENJUTSU - RESULTADOS

por MundialKenjutsu - 27-out-2018




Resultados do 1º MUNDIAL KENJUTSU realizado nos dias 20 e 21 Outubro de 2018 em São Paulo com participação de delegações de:
Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.





(...)



Kenjutsu Categoria Máxima - Masculino
Alexandre Vaz (3º, RJ), Gilberto Vieira (1º, SP) e Ronaldo Costa (2º, RJ)



Kenjutsu Categoria Máxima - Feminino
Melissa (Fighting Spirit Feminino) recebendo premiação de 3º lugar em nome de Saieva (3º, ARG), Ana Lúcia (2º, SP) e Daiana recebendo premiaçao de 1º lugar em nome de Paula (1º, ARG)



Thomas Spanos (USA, Denver) recebendo prêmio Fighting Spirit Masculino






Continua (post completo)

Tags: Mundial,
comentários   1 de 1

CRISTIANE BARBOSA GOMES - Campo GrandeOmedetou Gozaimassu!!! Somos todos vencedores, pois no NITEN somos um único Clan, uma única família. Muito bem representada por todos os participantes, todos os veteranos e todos os iniciantes, durante este mundial. Sinto profundo e verdadeiro orgulho por (Continua)

Mundial - Ganhei, perdi, aprendi e me diverti

por Adriano - 27-out-2018




Estava livre, mais leve. Talvez neste momento pudesse vencer qualquer um. Pelo menos tenho certeza que sem aquele fardo invisível consegui dar mais um passo no caminho.



Durante algum tempo eu pude ir sentindo a ansiedade e antecipação para este evento. Como uma tempestade se formando no horizonte.
Os dias passavam e cada vez mais o sentimento aumentava, o próprio mundo parecia diminuir o passo e se encolher diante do que estava por vir.

Finalmente o dia chega e a antecipação cresce exponencialmente. O corpo já não aguenta mais e se quer se mexer, agir... explodir. Mas ainda é preciso esperar um pouco.

Em retrocesso vejo que estava mais ansioso por este dia do que imaginava, não que pensamentos sobre o evento estivessem sempre na mente, mas assim como não é preciso perceber que o céu está sempre ali em cima, azul em seu esplendor, não era preciso pensar sempre para saber que ele estava ali, em algum lugar.

(...)






Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Mundial - Vivendo Intensamente pela Espada

por Tiemi - 26-out-2018



Tiemi em Competição por Equipes

"Nessa passagem efêmera pela vida eu tive a sorte de cruzar com o Niten. Quero aproveitar essa oportunidade ao máximo para seguir vivendo intensamente pela espada"


Shitsurei shimasu,
Konnichiwa Sensei!

Foram dias de emoções intensas, com muito Kiai, tensão, festa, e acima de tudo, gratidão.

Eu estava muito preocupada na hora que cheguei no Dojo Santana pois fazia tempo que não ia pra SP. "Será que as pessoas lembram de mim?"
Porém essa preocupação foi passando ao longo do dia - conversando com Senpais e colegas de Caminho, fui me sentindo mais confortável e mais confiante pra focar nas lutas e na torcida também.

Escrevi mais sobre isso na carta para o Sensei, mas depois desse final de semana, me parece que as palavras ganham ainda mais força.

(...)





Equipe Medalhista de Ouro

Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Mundial - Tornar-se Imbatível

por Sionek - 25-out-2018



Konbanwa Sensei,
Shitsurei Shimasu,

Omedetou Gozaimasu pelos 25 anos do Instituto Niten!

A primeira visão do enorme banner ao entrar na APCD já anunciava sem dúvida a grandeza do evento que estava para acontecer ali nos próximos dois dias.
Todos os detalhes, como a entrada das delegações, as flores em harmonia, o discurso do sensei sobre o SONHO, a primeira mesa, a vibração das torcidas e muito mais, estão gravados para sempre na minha memória.

Não esquecerei dos momentos de tensão e nervosismo que senti antes, durante e após as lutas na etapa classificatória. É interessante que a cada vez que me coloco à prova, seja através dos torneios ou participando dos gashukus, há sempre uma nova descoberta, e a visão do caminho muda. O ponto mais distante que conseguia enxergar se torna mais claro, e às vezes mais perto. Porém, também é possível ver que o caminho aumenta e há pontos ainda mais distantes que só se tornarão mais claros se eu trilhar o caminho com mais afinco.


(...)






Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Mundial - A Árvore do Mundial

por Cavalheiro - 25-out-2018



Konbanwa Youroshiku Onegaishimasu Sensei, Shitsureishimasu,

Fiquei devendo ao Sensei o significado por trás da árvore que dei de Orei.

Ano passado fiz meu primeiro shugyo e levei ao Sensei 1000 tsurus como Orei. Fiz pensando no desejo de Paz a todos do Niten, paz que conseguimos ao treinar, ao avançar no caminho e enfrentar os desafios do dia a dia. Foram 1000 tsurus para o desejo de realizar e multi coloridos porque somos nós, alunos, de múltiplas cores, múltiplas origens e mesmo assim únicos cada um.

Logo depois, eu pensei na ideia da árvore com folhagens de tsurus, e embora num primeiro momento fosse algo artístico, melhor apresentado, de um ano para cá ela foi fazendo sentido cada vez mais.

A árvore é uma ideia que foi plantada, uma semente que foi se desenvolvendo e que para sair da terra ela começou humildemente a crescer, e claro, teve que enfrentar fatores externos para se desenvolver forte e firme para se manter ao chão até ela se encher de vida através de suas flores. Mas essas flores não vierem da árvore e sim pousaram na árvore. E a cada tsuru que posou nesta árvore, mais cheia, volumosa e com vida ela ficou.

Os alunos do Niten são os tsurus da ideia, as flores que tornam a árvore uma árvore e, com base no discurso do Sensei, são as pessoas que tornaram o sonho em realidade.

Sensei pode conferir, os tsurus não são perfeitos, não são iguais, alguns estão aglomerados, outros alinhados, e isso é porque não somos perfeitos unicamente, mas juntos formamos algo tão belo que pode ser considerado perfeito.

E os frutos: o fruto dessa árvore é quando o tsuru voa dela e nesse momento a ideia vai com ele, crescendo mais outras árvores em novos lugares.

Domo Arigatou Gozaimashita ao Sensei e à Sensei por serem guerreiros de tornar o sonho em realidade e servir de exemplo a todos nós que compomos este sonho.

Shitsureishimasu,
Sayounara Arigatou Gozaimashita,
Cavalheiro - Unidade Porto Alegre-RS




Tags: Mundial,

Mundial - Dias maravilhosos

por Toshi - 25-out-2018



Shitsurei Shimasu,

Konnichiwa Sensei,

Que dias maravilhosos!
Hoje parece que o Sol estava mais brilhante, que as pessoas eram mais bonitas, que a vida é muito melhor! A minha noção de tempo se alterou, foi tão intenso, que tenho a sensação de que a festa durou um mês. Os gritos da torcida ecoam na minha cabeça, a imagem da mesinha foi gravada no meu coração.
O ambiente que Senpai Wenzel criou foi perfeito para dar a atmosfera de comemoração, a egrégora se formou a partir das cores das bandeiras e eu vi brasileiros, argentinos, mexicanos, portugueses, chilenos e americanos conversando como se fossem velhos companheiros, verdadeiros Irmãos de Espada!

Arigatou Gozaimashita Sensei, por abrir esse caminho aonde muitos passam e muitos passarão! Tive a oportunidade de conversar com Mika Sensei e como ela me emociona e inspira!
Ter a oportunidade de ajudar na montagem e documentar me deu outra perspectiva da festa, tive contato com pessoas diferentes e reconectar os elos. Soube um pouco da história de cada um deles e vi o impacto do Sensei e do Niten na vida de todas elas, todas são muito gratas pela existência do Sensei e de seu trabalho. Sensei tem a força de mudar destinos!

A vitória do Senpai Gilberto me deu a alegria de saber que treinamos com os melhores Senpais do mundo! As meninas da Argentina me motivaram para treinar mais também! E foi a torcida mais animada!

Domo Arigatou Gozaimashita por me permitir ajudar e participar um pouco nessa festa inesquecível.

Vida longa ao Niten!

Arigatou Gozaimashita,

Shitsurei Shimasu,
Toshi - Unidade Sumaré-SP










Tags: Mundial,
Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Curitiba
TEL: (041) 99119-1366
(041) 99685-1298
curitiba@niten.org.br


Instituto Niten Ponta Grossa
TEL: (042) 99902-0884
(042) 99991-2589
pontagrossa@niten.org.br