Narabê à - 1ºC
Antes de tudo, domo arigato gozaimashitá Sensei pelo grande ensinamento.
"As mulheres são melhores que os homens"
Quando eu era militar e fui servir em um pelotão de fronteira, eu era a única mulher dentre 81 homens. Sempre ouvia a seguinte frase: “militar é militar, aqui não existe esse negócio de homem ou mulher!" Porém eram as mulheres que tinham as melhores colocações nos testes de tiro. Claro que levei a diante essa frase para continuar em frente, diante de tantas missões e dificuldades.
Após conhecer o Niten ouvi em um Momento de Ouro a frase: “As mulheres são melhores que os homens”. No Shinhagakure, o Sensei explica o porquê. Vi com mais clareza no que somos melhores e como superamos a diferença da força e do tamanho. “Melhor postura” e “Menos vícios” e “Melhor pegada na espada”, assim uma desvantagem em um golpe se torna vantagem noutro e com esse ensinamento fiz o treino de hoje. Momento de Ouro relembrado no início do treino, pois só havia mulher.
Nessa quarta na cidade de Ponta Grossa tivemos temperaturas negativas, o treino foi firme! Chegamos no dojo, Silvia e eu, colocamos nossos kimonos, limpamos o dojo montamos os equipamentos e seguimos. Fizemos um aquecimento bem puxado pois estava frio demais acredito que por volta de 0ºC, treinamos firme o Dai Ni Kihon, e na hora do bogu já estávamos com menos frio, tremendo ainda, fizemos piloto do kyu com bastante kiai, kiai de estremecer o dojo, apareceram alguns curiosos para ver o que estava acontecendo lá, continuamos e, sem parar, fomos direto para o keiko,
-Mas já?!
E lá foi o primeiro men.
-Hai
O keiko bem puxado, com golpes limpos e bem definidos, o bom de estar com energia é estar com vontade de gastá-la, parávamos apenas para trocar de armas, o kiai não baixava, uma querendo dar o melhor golpe melhor que a outra, o kiai mais alto que a outra, ter a melhor postura que a outra, ser mais agressiva que a outra. Estava empolgada com o trecho do Shinhagakure, o keiko estava tão agressivo e tão bom que quase perdemos a hora do fim do treino. Ainda bem que temos a vantagem de não sentir tanta dor quanto os homens, amanhã estarei toda dolorida, mas acumulando energia para gastar no próximo treino, dessa vez com todos do Niten Ponta Grossa, e nós mulheres que treinamos hoje, estaremos mais fortes no kiai e na luta!.
Arigato Gozaimashitá
Sayounará
Silvia e Luciana da unidade Ponta Grossa
Em São Paulo - Narabê à 5ºC
Alunos Vencendo o Frio
Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
Konbawa,
Estive recentemente em Ponta Grossa e posso afirmar que encarar essas temperaturas não é tarefa fácil.
Omedetou gozaimasu e ganbatte kudasai!
Sayonara,
Caran (Continua)
Em homenagem ao Sensei Jorge Kishikawa
na data de seu aniversário, 24 de Abril,
comemoramos o Dia do Samurai
OMEDETOU A TODOS OS SAMURAIS!
No dia 09/01 ocorreu o Hatsugeiko na unidade de Goiânia.
Um treino voltado para reflexão e renovação dos votos no caminho.
Zazen - Reflexão sobre o caminho.
Para finalizar muita energia no bogu:
Gambarê Niten Goiânia 2016
No dia 19 de dezembro (sábado) os samurais da unidade Goiânia fizeram seu último treino do ano, o já tradicional Bonnenkai.
Um treino de muita garra com diversos keikos , lights e muitos suburis para agradecer o ano da cabra selvagem, em que todos pudemos nos esforçar um pouco mais e passar nossos limites.
Em seguida um jantar de confraternização muito merecido.
Domo arigato gozaimashita 2015.
Na terça feira dia 01/12 ocorreu o Happyokai na unidade de Goiânia: Primeiramente foi feito um treino de apresentação para todos os familiares, amigos e convidados que nos ajudam a continuar no caminho, com a demonstração de diversos katas e lutas. Uma forma de agradecimento pelo ano de 2015. (...) Continua (post completo) |
Nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, a unidade Goiânia foi representada por seu coordenador e alunos em Sorocaba.
Em um fim de semana de treino intenso e convivência com Sensei, aprendemos um pouco mais da estratégia do Niten Ichi Ryu, de Musashi Sensei.
Arigatõ gozaimashitá Sensei e unidade Niten Sorocaba!
(...) Continua (post completo) |
Euler - Porto AlegreSalve. Esse curso: Hyodo Musashi, chamou, minha humilde, atenção. Farei todos os esforços para, com sorte, ouvir o Sensei. Recentemente: venci um drama pessoal. Estava pensando de mudar de cidade e de emprego. Deu tudo certo no final. A vida, aos poucos, (Continua)
O aluno Simas, da unidade Goiânia, assim como a Adriana (https://niten.org.br/mural/listar/2015/10/20/4904/aprendizado_intensivo) veio a São Paulo estagiar na ADM em busca de aprender mais sobre os Katas do Bushido, através do convívio direto com o Sensei. Vejam abaixo o relato do Simas sobre esta experiência: (...) Continua (post completo) |
Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaMina san,
Já conhecia o Simas, pois ele era de Brasília, e agora está em Goiânia. Encontrei com ele no 14o Torneio por equipes, na metade de seu intensivo, foi bom encontra-lo lá! Pude notar um olhar diferente, uma atitude mais firme. Nada como subir a (Continua)
RESULTADOS (...) Continua (post completo) |
Otavio - DF - BrasiliaMina san,
Mais do que as competições, temos o encontro, a convivência, a confraternização, a energia compartilhada!
Alguns levaram medalhas para casa, mas todos levamos muito mais para casa. Meu sentimento é que todos saímos vitoriosos!
Espero po (Continua)
Oswaldo Certain Simas de Paula - goiâniakonbanwa mina san!
É sempre um prazer poder participar de torneios, esse não foi diferente, com disputas acirradíssimas que realmente nos fizeram suar. Omedeto a todos que participaram e arigato gozaimashita a todos que vieram de Brasília para lutar cono (Continua)
Marcel Farias de Sousa - GoiâniaParabéns a todas/os as/os participantes! Foi um belo evento! (Continua)
Video da Unidade Juiz de Fora, 15 meses após o início dos treinos.