No mês de abril, a Unidade Goiânia do Instituto Niten realizou um workshop na Faculdade de Educação Física e Dança, regional Goiânia, da Universidade Federal de Goiás.
A partir do convite dos professores da disciplina Metodologia do Ensino das Lutas na Educação Física Escolar, o objetivo foi oferecer para professores de Educação Física que participam do Curso de Especialização lato sensu em Metodologia do Ensino em Educação Física Escolar, uma vivência na prática do kenjūtsū.
A vivência procurou proporcionar o desenvolvimento do Kimê, o espírito decisivo e focado necessário para se atingir o objetivo dentro de prática (seja na aplicação de um golpe, na caminhada no Bushidō ou na condução da própria vida).
De forma concomitante, também foi possível oferecer uma nova experiência e conhecimento para os professores de Educação Física que tem buscado se capacitarem e aperfeiçoarem seus conhecimentos sobre as práticas marciais e demais conteúdos presentes na área.
Imensos agradecimentos ao NITEN-GO, a partir do Coordenador senpai Ricardo Lopes, e dos monitores e alunos Caio, Renan e Matos, pela disponibilidade e presteza de partilhar este momento e o conhecimento advindo da prática da arte da espada!
Arigatou gozaimashita!
Marcel Farias de Sousa
Aluno do Niten – GO e Orientador do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino em Educação Física Escolar
Marcel Farias de Sousa - GoiâniaKonnichi wa!
Mais uma vez, venho agradecer ao grupo do Niten-GO, a partir de seu coordenador senpai Ricado Lopes por, de forma bastante espontânea e solícita, partilharem do conhecimento marcial e dos saberes presentes no Bushidō apregoados nesta (Continua)
Acaba de ser inaugurada uma
nova Unidade em Goiânia:
Setor Marista!
Os treinos acontecem na
Academia Hachi de Karatê,
aos sábados, de 11:00 às 13:00.
(veja endereço na página).
Derek - GoiâniaUm dojô muito bom que promete muita energia e kiai nos treinos! Gambatê Goiânia! (Continua)
Guimarães encontrou nos treinos de Kenjutsu força para se levantar após um grande tombo.
A Batalha continua!
Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa Samurai-Sama,
Yoroshiku Onegai Shimassu.
Achei neste video muitos ensinamentos, todos de extrema riqueza.
Discute algumas questões da âmago, acerca das Virtudes Do Samurai. Vi excelente exemplo de tenacidade, perseverança, determinação, foco (Continua)
HELY VILELA BARROS NETO - Montes Claros de GoiásMuito Lindo !!!
Só de ver já passa uma energia diferente, sempre quis ver de perto, e até praticar. (Continua)
Camila Carneiro - Rio de janeiroGambate, mina san! realmente video inspirador, vamos a luta! travando nossas batalhas diárias sempre com as 7 virtudes em mente! (Continua)
De Palma - RIo de JaneiroSegunda feira, 26.Jan.2015, treinei Iai e Jo, estou com a energia do treino ainda.
São 23:35 estou terminando o dia e me preparando para o próximo.
Assisti ao video agora, fiquei com mais vontade de treinar, mas a próxima segunda feira esta loooonge! (Continua)
Lisete Florenzano - BotucatuLindo vídeo, parabéns aos produtores!
Inspirador do começo ao fim, poesia pura com imagens lindas e com a emoção do que é o Niten.
e Vamos à Luta! (Continua)
Humberto Leandro Melo da Silva - SantosKonnichiwá, Sensei e todos os companheiros de armas!
Shitsurei shimassu!
Um vídeo inspirador, pois agrega o espírito que buscamos e conquistamos no Niten. Vamos trilhar nossos caminhos em 2015 com afinco. Sigamos em frente... Vamos à luta!
Shitsurei sh (Continua)
Último treino do ano... treino forte, sem interrupções, como um “desafio” sem fim, onde as modalidades eram intercaladas com suburis. Ninguém parou. Ninguém desistiu. Todos queriam fechar o ano com suor e com garra. Lembrei-me do tempo em que estive afastado dos treinos, fora do país; lembrei-me do Happyoukai; lembrei-me de todo o ano... valeu a pena!
Cansados, mas felizes, unimos os braços "como elos de uma corrente"e cantamos o Hino do Niten.
Saímos dali e fomos confraternizar como guerreiros que brindam em justo reconhecimento pelos esforços. E, neste gesto, agradecemos a tudo que obtivemos no ano.
Domo arigato gozaimashita, a todos os alunos; ao Derek, Erik, Sandra, Clóvis, Silvana e Patrick, por conduzirem juntos comigo os treinamentos neste período, levando uma nova energia aos alunos, e pelo apoio em todo o ano.
Especialmente, domo arigato gozaimashita, Sensei, por nos permitir tudo isso.
Uma forma interessante de avaliar uma situação é colocar-se um pouco de lado e procurar enxergar “com outros olhos”. Dessa forma, algumas vezes podemos ter uma visão interessante, diferente do que imaginávamos.
Isto ocorreu comigo durante o Happyoukai da Unidade Goiânia. Sendo o Coordenador-responsável, tenho uma impressão pessoal sobre os alunos no dia-a-dia. Mas, ao retornar de uma viagem de cerca de 40 dias, pude ver a apresentação conduzida pelos alunos, monitores e coordenadores, quase como um expectador, apesar de ter participado em parte. E o que vi me impressionou, positivamente. Gostei.
Desde a energia dos Kihons de Niten Ichi Ryu, iniciando o evento; passando pelos Dai Kihon (Ichi e Ni); as técnicas evidenciadas no Iaijutsu e do kumiai, onde a precisão se mescla à concentração e uma “plasticidade” da beleza do que é simples, e eficaz; as apresentações de Jitte e Kusarigama, inéditas para o público local e até para alguns alunos da Unidade; e finalizando com o kenjutsu, onde os combates foram, ao mesmo tempo, ferozes e técnicos.
Quis participar, é claro, e apresentei, com o Coordenador Patrick (DF) os katas com a espada curta (shoto) do NIR, para que os mais novos vejam mais possibilidades do Kobudô.
Ao final, nosso agradecimento aos familiares, razão de estarmos aqui. A confraternização transcorreu animada, sem distinções, e a conversa “rolando solta” mostrava essa alegria. Neste ponto, afastei-me novamente por um momento, para apreciar, nessa “família” de pessoas unidas por esta cultura antiga, o que nós fizemos neste ano!
Sempre que preciso me ausentar por um ou mais treinos, volto pensando algo do tipo: "Como estou um tempinho parado, com certeza deve ser um treino mais puxado fisicamente... será que vou dar conta de chegar ao fim?". Muitas vezes acabo errando essa "previsão". Mas dessa vez, creio que tal tipo de treino tenha vindo na melhor hora possível.
Kaluzny - GoiâniaUm treino que eu não esperava, assim como não esperava ser capaz de resistir tanto. Meu limite é maior do que eu pensava. Arigatô gozaimashitá aos Senpais por me mostrarem isso. (Continua)
Simas - GoiâniaEm plena semana de provas e final de semestre fizemos um treino que beiramos a exaustão. Encontrei as energias para terminar o ano de um jeito muito melhor do que comecei. Arigatô gozaimashitá! (Continua)