Egan 2017 Dezembro Ir para o Conteúdo
imgcentral

Egan 2017 Dezembro


Egan 2017 Dezembro

por Egan - Niten - 02-jan-2018



​O Instituto Niten tem cruzado fronteiras para além do Brasil. Além da presença já há mais de 10 anos na Argentina, agora alunos do Niten que se mudaram para os EUA também fundaram Dojos em Miami, Denver e Orlando. No México surgem novos Dojos incluindo um na Baixa Califórnia no oceano Pacifico.
O Niten chegou definitivamente à Colômbia. O Dojo do Uruguai vem tomando força. A estrutura no Chile foi renovada com um novo coordenador exclusivo.
Para nós é uma alegria chegar a novos países e cruzar fron
​t​
eiras.
Para os alunos e instrutores do Instituto N
​iten é uma fonte de sabedoria e conhecimento visitar mais locais, conhecer mais culturas, interagir com pessoas distintas em cada país!
E temos a satisfação de receber em todos os locais novos a receptividade calorosa e intensa de novos alunos, que encontram no treinamento pelo Método KIR a Espada que dá a vida, em abundância!






EGAN 2017 Dezembro

Caros leitores e amigos
o EGAN, a newsletter do Instituto N​iten, esta de volta!
Com a ​publicação ​constante de material em nosso site, nos Cafés com Sensei, e no Facebook, o Egan ​agora ​tem o objetivo de ser uma compilação das notícias que foram destaque no período.
Esperamos que gostem, e pri​n​cipalmente que o EGAN continue sendo um mensageiro e inspirador da ​Espada que da a Vida a todos que o recebem,​ ​lembrando-nos sempre em ter GARRA, KIAI e PERSEVERANÇA em nossas batalhas di​árias.
Força a todos!





"Na primeira vez que vim ao Japão disse que os ensinamentos do Sensei e do Niten me ajudaram muito, especialmente para não cometer gafes e evitar problemas.

Nesta segunda vez não foi diferente. Ao procurar emprego e ao falar com meus chefes japoneses por exemplo, as palavras que o Sensei nos passa são importantes e causam admiração quando as reconhecemos e as recitamos: Majime, isshokenme, sei sei do do, entre outras.
Mas o que me impressionou foi que, ao ficar um mês nos EUA, lá também o Niten funciona!

Ao me portar seguindo os ensinamentos do Niten, recebia elogios e todos me achavam agradável e educado. Ao andar na rua como se estivesse no dojo, seguindo a etiqueta e os costumes japoneses ensinados pelo Sensei, você tem as portas do mundo abertas. 
Me senti realmente assim, como se pudesse ir a qualquer lugar do planeta e ser aceito, graças ao jeito Niten de ser.
Arigatougozaimashitá!  Sayounara!" 

Kenzo






Imagem
Recebemos Senpai Vaz - Coordenador de Niten em Brasil.
Un profesor excepcional, con pocas palabras, mucho lenguaje corporal y firmeza en su instrucción.
"Éramos siete inscritos, el ser pocos sería un privilegio.
El entrenamiento comenzó con Niten Ichi Ryuno sabíamos si la barrera del idioma nos permitiría entender lo que Senpai Vaz nos diría, pero ¡ahí fue donde nos llegó el primer ipon! Senpai Vaz es un profesor excepcional, con pocas palabras, mucho lenguaje corporal y firmeza en su instrucción daba a entender conceptos tremendamente complejos. A medida que avanzaba la clase, nos enseñaba aún más conceptos, luces que no habíamos visto antes, claridad en aspectos donde antes no la había. Cuando ya llevábamos una hora y media no lo podíamos creer, pensábamos que quedaba mucho tiempo de katas.

Llegó el momento de Kenjutsu. Fue todo tan didáctico, el segundo men ipon de Senpai Vaz, el ser capaz de explicarnos estas cosas con pocas palabras y mucha energía, ayudándonos a entender que las palabras son secundarias en el kenjutsu, el entrenamiento es lo principal. Nuestro nivel de felicidad no había bajado en lo más mínimo, seguíamos siendo niños en la nieve, disfrutando al máximo de este privilegio.
Luego, comenzó el Keiko, todos pudimos combatir un buen tiempo contra Senpai Vaz, su kiai, energía y alegría se apoderaron del dojo. Movimientos con propósito, muy controlados, un gran guerrero, tercer men ipon.
Pude ver en la mirada de todos mis compañeros alegría e incredulidad, por todo lo aprendido, estábamos todos impresionados, teníamos altas expectativas con el entrenamiento, y fue tanto más de lo que esperábamos, que manera de aprender.

Arigato Gozaimashita Senpai Vaz, esperamos volver a verlo en Chile."










A Família Vitoretti treina na Unidade Campo Grande do Instituto Niten.
De um em um, todos começaram a treinar, e quanto mais a família se aproximava dos treinos, mais o respeito e carinho mútuo cresciam dentro de casa.
Encontraram no Niten um Caminho para Seguir Juntos.
Um Dojo para Pais e Filhos



15º Torneio Brasileiro Individual de Kobudô 2017.
Todos contra todos e cada um contra si!

O Torneio recebe participantes de todo o Brasil e América Latina e trás competições das diversas artes do Kobudô além de demonstrações de técnicas antigas, entre elas o Niten Ichi Ryu do Samurai Miyamoto Musashi.



Kenjutsu Graduados - Estevão X Araújo




Shiai de Iaijutsu 5º Kyu - Toshi X Esteves




Demonstração de Goshinjutsu - Marques e Massao

Imagem



Imagem
Em Outubro nosso Torneio por Equipes de Kobudô!
O Torneio por equipes ao lado do torneio individual são os dois torneios de Kobudo organizados anualmente pela Confederação. Dia de ir para a guerra em Equipe, fazer estratégias em conjunto e lutar lado a lado. 

Arigatou Gozaimashita pela presença de todos alunos e familiares!






Imagem


"A Comemoração dos 20 do Niten no Rio Grande do Sul reflete a perseverança do Sensei, indo ao Japão para buscar o Kobudo e dedicando sua vida para aprender e ensinar o Caminho; a perseverança do Senpai Joel, que há 20 anos aceitou o desafio de acreditar e treinar com o Sensei, e a perseverança do Senpai Alessandro que aceitou o desafio de assumir a unidade Porto Alegre quando Senpai Joel foi para a Argentina." - Jonatha (Unidade Porto Alegre)

"Arigatou Gozaimashita ao Senpai Alessandro por tocar Porto Alegre e não desistir, arigatou gozaimashita pelo Senpai Joel viajar horas e horas para trazer o Niten para o sul e continuar levando o Niten para o mundo, e arigatou gozaimashita ao Sensei, por ter um sonho, ir atrás dele, fazer dele uma realidade e incentivar a outros a compartilhar o mesmo caminho, com passos largos para frente." - Daniela Cavalheiro (Unidade Porto Alegre)

"No Shin Hagakure Sensei nos ensina que devemos subir a montanha. Agora percebi que não devemos esperar até ficarmos mais experientes ou confiantes para tal - quanto mais cedo subirmos, melhor." - Rocha (Unidade Porto Alegre)





“Treinar com sinceridade, caminho da felicidade!”- Vera Piccoli (Unidade Caxias do Sul)




Imagem
Este tradicional treinamento do Caminho surge Japão e é mantido vivo até os dias atuais, voltado ao fortalecimento espiritual: o Kangeiko.

寒      Kan = frio
稽古 Keiko = treinamento

Com este objetivo, o Niten realiza anualmente o Kangeiko.
O Kangeiko ocorria nos dias mais frios do inverno, para que os samurais praticassem com fúria e resiliência, e assim superassem seus limites, sobrevivendo aos tempos de paz com dignidade.



Palavras do Kangeiko

"Um dos grandes aprendizados tem sido o da busca do equilíbrio entre a exigência e a expectativa do proceder certo, com o perceber até onde cada "corda" possa ser esticada, para produzir as mais belas músicas, dentro de sua "estrutura" e grau de aprimoramento.
E ainda de maneira legítima, ou seja, com o reconhecimento de que naquele momento e caminho possamos compartilhar algo que nos permitirá crescer mais juntos que separados." - Romeiro (Unidade Brasilia)


"Ao final, quando o Sensei tocou o sino para o mokuso, um sentimento de paz tomou conta de mim e só existia o som do sino diminuindo bem devagar.
Foi o sentimento que mais me marcou neste gashuku e que eu ainda não tinha vivenciado no Niten." - Ana Lucia (Unidade Vila Mariana)

"Superamos o frio: aqueles que não eram acostumados que vieram de regiões quentes, até mesmo nós do sul e da Argentina que somos acostumados tivemos que superar o frio durante a noite e o cooper." - Gabriele (Unidade Caxias do Sul)
 




Imagem
O Sensei Jorge Kishikawa foi acompanhado por vários graduados para os Estados Unidos com o objetivo de apresentar o Kenjutsu para os americanos.
"Nossos primeiros dias em Miami em preparação para Encontro Pan-Americano ultrapassaram minhas expectativas.
Os grupos Brasileiros, Argentinos e Americanos se entrosaram muito bem e apoiaram uns aos outros durante todo o tempo. 
Após os preparativos veio o treino. Treino pesado seguido por Shiais (Lutas) em que até os visitantes e iniciantes tiveram a oportunidade de lutar e sentir a adrenalida pulsando, foi uma experiência inesquecível assistir ao Sensei praticar em Miami.
Acredito que estamos indo na direção certa e que o Niten tem um futuro brilhante nos Estados Unidos.
Nossos corpos podem estar cansados mas nossos espíritos estão leves e felizes..."
 
"... Últimos dias - "Sem um sonho, força de vontade e perseverança nenhum objetivo será alcançado".
Essa foi a lição que ele aprendeu dos antigos mestres. E isso é exatamente o que nos trouxe aqui. O sonho do Sensei de criar um Instituto único que poderia não apenas ensinar as antigas artes marciais da espada mas também a cultura Samurai, tradição e outros valores que foram esquecidos até mesmo no Japão

Emsinar uma bela arte para espíritos elevados...
Niten está aqui para ficar. E crescer!!" - Barreto (São Paulo)






Imagem
Una nueva edición de nuestro Torneo Regional de Kobudo en modalidad individual.
El frio exterior no afectó la calidez humana que se extendió a toda la jornada, un gran numero de samuráis nos acercamos ese día tanto para competir como para colaborar en la organización y vivir juntos momentos llenos de emoción y espíritu deportivo.





Imagem
O aluno Esteves é músico e fez um arranjo da música da homepage do Niten para os vídeos de Momentos de Ouro.
O arranjo é baseado na faixa usada na homepage do Instituto Niten, agora em uma versao para teclado apenas. Confira no video abaixo, com o Sensei falando sobre a Melodia nos combates!




Sabedoria Samurai para o dia a dia

O Instituto Niten vem divulgando nos Cafés com o Sensei e nas redes Sociais, alguns trechos dos Momentos de Ouro

Tão importantes quanto o treinamento técnico,
ou mais, porque são feitos para mudar o Homem


Nos Momentos finais do treino o, os alunos se reúnem em torno do Sensei ou do Senpai responsável pelo treinamento para ouvir ensinamentos sobre a cultura samurai e a filosofia japonesa. Conceitos como Disciplina, Auto-Controle e Concentração são abordados sob a ótica samurai e os alunos aprendem como utilizar os ensinamentos da espada em seu dia-a-dia.







Veja mais vídeos com trechos de Momentos de Ouro no Site
Português / Español






Editoria

O nome eGan vem de 'GAN', o ganso selvagem japonês, mensageiro de boas novas, que agora lhe são enviadas por email!

'EGAN' é o informativo do Instituto Cultural Niten enviado desde 2003. O material é editado pela equipe da Sede do Instituto Niten e conta com a colaboração dos alunos. Mande sempre que desejar sua opinião, contribuição ou comentário por email. Arigato Gozaimashita pela leitura!
Equipe Egan - egan@niten.org.br

Papel de Parede
Imagem Wallpaper
Download wallpaper 1024 pixelsDownload wallpaper 1280 pixelsDownload wallpaper 1920 pixels

Tags: Egan2017_Dez,


Últimas postagens:


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br