Senpai Wenzel, Coordenador-Geral do Instituto Niten, esteve no cerrado, em visita as unidades Brasília e Goiânia. Foi uma oportunidade sem igual para todos conhecerem de perto sua técnica e grande energia!
Em meio a muito calor, tempo seco (já sentido nas lutas com bogu) e treinos intensos, ainda fomos brindados com ensinamentos sobre o Caminho do Guerreiro, detalhes técnicos e muito mais... “sem perder tempo”, pois a travessia da vida é difícil.
Arigato Gozaimashitá ao Sensei pela oportunidade de recebermos em nossas unidades o Senpai Wenzel;
Arigato Gozaimashitá, Senpai Wenzel, pela visita!
Fernando Sano - GoianiaArigatou Gozaimashita ao Sempai Wenzel pela visita à unidade Goiânia. Pelos ensinamentos, técnicas e os detalhes que fazem diferença, no caminho da espada e na vida!!!!!
Domo arigatou goizamashita ao Niten que proporcionou e proporciona esses momentos Ím (Continua)
Furtado - BrasíliaOhayo gozaimassu,
Brasília e Goiânia só tem que agradecer a vinda do S. Wenzel. Como os colegas comentaram, a dinâmica do treino é algo muito importante e com certeza aprendemos muito. E poder lutar que o S. Wenzel pela segunda vez também foi uma oport (Continua)
Luiz Otavio Rodrigues - Brasilia - DFMina San,
Foram ótimos dias de treino aqui em Brasilia, e imagino que em Goiânia também! Senpai Wenzel tem uma energia diferente numa sintonia muito próxima da energia do Sensei, e contaminou a todos em Brasilia! Os treinos foram cheios de ki e energia (Continua)
Araújo - Unidade BrasíliaDurante a vinda do senpai Wenzel, pudemos aprender a melhorar a dinâmica do treino, em termos de eficiência e de interação. Senpai Wenzel sendo cuidadoso e observador, conseguiu prestar atenção individual aos colegas para que eles pudessem se beneficiar a (Continua)
Ivan - Juiz de ForaOmedetou Vasconcellos por uma experiência que será de muita válida no seu caminho! Arigato a todos os colegas de Brasília por recebê-lo com tanta atenção e carinho! (Continua)
Esse fim de semana aconteceu a festa "agostina" da nossa Unidade.
Foi um momento de descontração, após o treino intenso da manhã, na qual podemos colocar a "prosa" em dia, rever amigos e Sempais e rir de muitas piadas engraçadas.
Tudo isso regado com muita bebida e comidas típicas.
Um momento ímpar que põe em prática um dos grandes preceitos do Sensei ao Instituto - treinamos arte da espada e "somos brasileiros".
Meus agradecimentos a todos que lá estiveram, que contribuíram para a festa (em especial aos Sempais Silvana, Ricardo e Patrick, por nossa orientação continua).
Maurício - Unidade Brasília
Furtado - Brasília - DFOhayo gozaimassu,
Foi muito bom poder rever os colegas de Goiânia, cruzar espadas e poder compartilhar de uma boa conversa. Com direito a muita comida e bebida.
Arigato gozaimashitá a mãe do Pedro do kirjovem e a senpai Silvana pela organização da nos (Continua)
No último final de semana de Julho (26 e 27) o Niten teve a oportunidade de participar do 3º Festival do Japão onde pudemos divulgar um pouco do nosso trabalho.
Estávamos com um stand que, diga-se de passagem, não parou nem um minuto e também realizamos uma grande apresentação englobando iaijutsu,Dai Kihon, jojutsu, kusarigama e kenjutsu. E como é de costume, destaque para o Kir Jovem que mostrou muita energia e coragem na hora das lutas.
Durante os dias de guerra atendemos diversas pessoas, das mais interessadas as que queriam apenas dar uma “olhadinha”, mas confesso que duas coisas me chamaram atenção. A primeira foi sobre o jitte. Algumas pessoas que já tinham visto ou ouvido falar sobre está arma ficavam espantadas com o fato de termos uma réplica exposta e mais espantadas ainda com o fato de nós treinarmos.E o mesmo aconteceu com a kusarigama. O outro fato é que tínhamos exposto também uma iaito e mesmo as pessoas não podendo tocar ficavam impressionadas com a qualidade do material. Tudo isso serve para realçar a dedicação do Sensei em trazer para nós brasileiros o melhor da cultura samurai. Temos que agradecer todos os dias pela oportunidade que temos.
Mais do que apresentar o trabalho do Niten o festival também proporcionou uma imersão na cultura japonesa. Diversos outros trabalhos estavam expostos como ikebana, bonsai, shodo e também outras apresentações como taiko e shamisen.
Arigato gozaimashitá a Senpai Silvana e ao Senpai Ferreira que estavam a frente da organização, aos colegas que participaram das apresentações e/ou que ajudaram no stand e também aos outros expositores, bazaristas e todos que se envolveram neste projeto do Festival.
Furtado - Unidade Brasília
--
Igor - BrasíliaForam dois dias de `levar o melhor do Niten para o lado de fora`, não só pelo contato com o público que passou pelo estande, como também na hora das apresentações, em que todos deram o seu melhor!
Gokurosama a todos! (Continua)
Matéria Publicada dia 06/07/2014
"Autocontrole, concentração e estratégia. Esses são alguns ensinamentos que a filosofia samurai oferece ao mundo corporativo... "
Leia a Matéria completa clicando na Imagem
Otavio - Brasilia-DFKonbanwa Ando-san,
Antes de tudo, desejar um até logo, e não adeus. 14 meses passam rápido e se tudo der certo você estará treinando conosco novamente, e cheio de historias pra contar! Sucesso nessa nova etapa!
Segundo, quando treinamos de coração o (Continua)
Furtado - Brasília - DFKonnichiwá,
Sucesso nessa nova jornada Ando, espero que consiga alcançar os seus objetivos. Quando estiver tomando uma boa cerveja Alemã, lembre-se dos colegas de Brasília.
Sayounará,
Furtado. (Continua)
"Nesse último sábado, tive a felicidade de estar no dojô de Brasília.
Fez um frio capaz de congelar as canelas, mas olhando o ritmo do treino, poderia jurar que era pleno verão.
Fui recebida calorosamente pelos companheiros de Niten, e me senti em casa.
Sempre que viajar para Brasília, levarei kimono e hakama na mala!
Sempais Patrick, Ferreira e Silvana, domo arigatougozaimasu! "
Castañon - Rio de Janeiro
Luiz Otavio - Brasilia - DFMina san!
Isso com certeza é um ótimo diferencial do Niten: mesmo viajando você pode manter seu treinamento!
Eu mesmo já estive no Rio, São Paulo, Goiânia e Campo Grande e posso afirmar que é o mesmo Niten, o mesmo Ki! É um pouco do Sensei em todos (Continua)
Como parte das comemorações dos 10 anos da Unidade Goiânia neste ano de 2014, o TRK do Centro-Oeste aconteceu no Ginásio da Universo, em Goiânia, no dia 21 de junho.
Presentes alunos de todas as Unidades do Centro-Oeste: Brasília, DF; Campo Grande, MS; e Goiânia, GO.
Abaixo o relato do aluno Amaro, de Brasília:
"Foi muito bom poder comemorar o aniversário de 10 anos da nossa unidade irmã por meio do TRK centro-oeste. Neste torneio, tive a impressão de que todos entraram com muita garra, e o fato de que tivemos campeões de todas as unidades reflete o treinamento intenso em que cada dojô, e os momentos de convivência, onde houve muita integração entre todos, que trilhamos todos o mesmo caminho.
Domo arigatô aos organizadores e aos participantes, que o espirito de combate, e sobretudo o de comunhão, continue forte no Centro Oeste e no Instituto Niten! "
Amaro – Unidade Brasília
Daniel Akira Ando - BrasíliaOhayo gozaimassu, Mina san,
Primeiramente, omedetou gozaimassu à Unidade Goiânia pela ótima organização do evento, pela garra e coragem de todos os samurais de lá e pelos 10 anos de existência!
Foi uma experiência incrível poder estar com irmãos d (Continua)
Sano - GoiâniaParticipar, desde os preparativos iniciais para receber as pessoas e o ápice que é competir, com o espírito alegre e com energia no caminho, só tenho a agradecer. Senti a força da palavra Unidade = Um forte laço que une as pessoas. Pra quem trilha o camin (Continua)
Dionello - Campo GrandeQuando recebi o e-mail falando sobre o torneio e sabendo que eh a atual unidade do Senpai Ricardo, meu coraçao encheu-se de vontade de ir prestigiar o Senpai. Infelizmente nao pude comparecer ao evento, mas tenho muito a agradecer.
Primeiramente ao Senpa (Continua)
Gilson - Campo GrandeInicialmente, devo dizer que, como é de praxe no Niten, tudo estava muito bem organizado. Desta vez, estavam à frente, além da família Lopes, o Senpai Clóvis, Kaikei Sandra e o aluno Sano, a quem devo profundos e sinceros agradecimentos pela atenção à mim (Continua)
Clovis - GoianiaReceber os colegas de Brasília e Campo Grande para comemorarmos juntos os 10 anos de nossa unidade Goiânia ficará na memória, pela energia dos combates, pela amizade das confraternizações, pelo sorriso dos pequenos samurais.
Nossa unidade recebeu os pa (Continua)
A criançada, como sempre com energia de sobra, parecia chegar com a bateria ainda mais carregada a cada luta com o Senpai Ricardo e o Senpai Kuhn.
Cada vez mais à vontade na luta, mostraram a garra que possuem para trilhar o Caminho e levar adiante a Espada que dá a Vida.
Ganbatte Kir JOVEM!!!
Arigato Gozaimashitá Senpai Ricardo pela visita!
Luiz Otavio - BrasiliaHi Mina San!
Felizmente eu estava nesse treino, e achei muito empolgante a forma como o Senpai Ricardo treinou e lutou com nosso pequenos samurais! Muito ki o treino todo!
Ao final do trieno do Kir Jovem o Senpai Ricardo nos brindou com um rodizio n (Continua)
Os gashukus, por si mesmos, já são eventos especiais: treinamento, técnica e convivência. E são também únicos. A experiência vivenciada em cada um é sempre diferente, um tijolo a mais na pavimentação do caminho. O “feijão com arroz” deste evento teve temperos especiais, como o aperfeiçoamento das técnicas em todas as modalidades, com a correção dos detalhes que fazem a diferença na busca de execuções perfeitas.
A superação de si mesmo ao aguentar o frio (para quem, como eu, está acostumado a treinar em clima mais quente e seco como o da capital), superar o cansaço e chegar ao fim de cada trecho daquela jornada de dois dias, sorrindo ao final. Além dos treinos habituais no templo Nikkyoji, como o Katori, o kenjutsu e o Iai, para quem chegasse mais cedo, sequências completas de Suyô (no Iai), Jôjutsu (com direito a Bo, o bastão mais longo), Niten Ichi Ryu e ao final a busca pelo corte preciso no Tameshi Giri.
Sem preço é a convivência com pessoas de procedências variadas: argentinos, brasilienses, gaúchos, paranaenses, mineiros, paulistas... Todos unidos na mesma estrada. Para quem quis, uma aula a mais: a degustação de vinhos com explicações de verdadeiros “Senpais” da degustação, que elaboraram um cardápio de petiscos variados e inusitados. Afinal, tudo muito além do feijão com arroz. Ansiando pelo próximo!!
Drawin - Belo HorizonteFoi ótimo reencontrar os companheiros de Brasília neste Gashuku, é sempre bom trocar energias.
Arigatou Gozaimashita a todos e em especial ao Senpai Patrick, com quem pude treinar diretamente.
Sayounara,
Drawin (Continua)
Mauro - Brasília Muito bom rever e conhecer colegas de outras unidades, ainda mais quando tudo está acompanhado de muito treino! O gashuku foi revigorante, reforçar o aprendizado sob o olhar atento do Sensei é algo indescritível. Se esse foi o gashuku feijão com arroz, es (Continua)
Luiz Otavio Rodrigues - Brasilia - DFMina San,
Cada treino é único, mas quando realizamos por um final de semana inteiro e diretamente com o Sensei é simplesmente indescritível.
O mais marcante pra mim? A convivência! Estar junto a tantos Coronéis, Generais e ao nosso Marechal, o Sens (Continua)
Furtado - Brasília - DFKonnichiwa,
Realmente este foi um gashuku excelente. O `arroz com feijão` reforçado em meio ao frio e a chuva. Arigato gozaimashita a todos os colegas que participaram e arigato gozaimashita Sensei por mais um final de semana intenso.
Sayounará. (Continua)