Jojutsu e Jodo - Instituto Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Jojutsu

A arte do Bastão exercita corpo e mente, trazendo equilíbrio e qualidade de vida


Redação Niten



, um bastão de madeira de 1,28m. Os samurais transformaram este objeto aparentemente simples em uma das mais completas armas de seu repertório.

O Jojutsu é uma atividade física que estimula o convívio entre os colegas de treino de diversas graduações, o desenvolvimento técnico ocorre naturalmente, com exercícios integrados entre alunos novos e antigos, com rítmo adaptável e de baixo impacto, suaves para o corpo, especialmente as articulações.





Hoje, o Jojutsu, a arte de lutar com o é praticada amplamente, trazendo saúde, boa forma e a disposição de um guerreiro para pessoas de todas as idades. O Jojutsu surgiu como uma alternativa para os Samurais vencerem oponentes com espadas e outras armas sem precisar matá-los. Por possibilitar a vitória sem derramamento desnecessário de sangue, ficou conhecida como "A arte Samurai da Paz".






Qualidade de vida, 
Filosofia, 
técnicas, 

virtudes associadas
à prática do Jojutsu
no Instituto Niten.

 




O Treinamento desenvolve o espírito de combate, aguça a percepção, melhora a coordenação motora e a qualidade de vida.
Cada praticante pode imprimir seu próprio ritmo à prática, colhendo melhorias físicas e autoconhecimento espiritual.





Veja os bastidores da matéria realizada no programa Alternativa Saúde da Gnt em
Fevereiro e saiba quais foram as impressões da apresentadora Cynthia Howllet sobre sua 1ª aula de Jojutsu.

Shindo Muso Ryu O Shindo Muso Ryu é o principal estilo que praticamos nas aulas de Jojutsu. Foi criado pelo samurai Muso Gonnosuke Katsuyoshi há cerca de 400 anos. "Dizem que Muso Gonosuke solicitou um duelo ao samurai imbatível Miyamoto Musashi, desafiando-o com uma espada . Neste duelo, os dois se enfrentaram com espadas de madeira carvalho branco, sendo Gonosuke sumariamente derrotado. Meses se passaram e eis que em uma de suas noites de intenso treinamento (shugyo), Gonosuke visualiza em um sonho a maneira de vencer Musashi. Os deuses acenaram no sonho que um bastão exatamente como o bastão (jo) de 1.28m de comprimento e 2.4cm de diâmetro, seria a arma ideal para vencer Musashi. Novamente, após intenso treinamento, pediu então a revanche, no qual foi atendido. Musashi utilizava a sua já conhecida técnica com duas espadas (NIto Jodan). Gonosuke partiu para um ataque fulminante , fazendo Musashi recuar e este ao avançar para dar o contragolpe, foi surpreendido pelo bastão, aceitando a derrota. Nasce a partir deste duelo, o Shindo Muso ryu Jojutsu." Saiba Mais



Principais unidades que têm treinos de Jojutsu:
São Paulo
Rio de Janeiro
Brasília
Porto Alegre
Belo Horizonte


Goshinjutsu - Defesa Pessoal Samurai

Sequência de Goshinjutsu

Nos treinos de Jojutsu temos também a prática de técnicas de Goshinjutsu.
- As artes do Kobudô, seja o kenjutsu, jojutsu, iaijutsu  ou qualquer outra que praticamos no Niten, têm aplicações Goshin.
"Go" significa defesa, e "shin" o corpo. 
Ou seja, a defesa do corpo."defesa pessoal".
As artes do Kobudô do Niten, oferecem técnicas que serviam nos campos de batalha nos tempos dos samurais.






Katori Shinto Ryu



Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu é a única forma de artes marciais reconhecida como Tesouro Nacional (Bunkasai) pelo governo Japonês.  É o estilo mais antigo de Kobudo e considerado como raiz de todas as artes Samurais.  + Sobre o Katori
*O Katori é um curso a parte dos treinos de Jojutsu




topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br