Mural - Instituto Niten Rio Grande do Sul Ir para o Conteúdo

Mural Niten Gaúcho


Colocando o Bogu(Armadura) pela primeira vez.

por Alessandro - 17-mar-2014

Esse sábado, dia 15 de Março, foi um dia especial para mim. Foi a minha primeira aula de Kenjutsu.
Desde a época que eu apenas assistia aos treinos do Kenjutsu, tinha algo que eu achava muito estranho:  a armadura.

(...)
E assim toda aquela cisma que eu tinha com o bogu foi por água abaixo, me trazendo a certeza de que o treino é um preparo não só para as batalhas contra os colegas, mas contra as batalhas da vida.
 
Sayounara arigatou gozaimashitá.

Unidade Auxiliadora - Arien

* Shin Hagakure, Sensei Jorge Kishikawa, pág. 293 "Sobre Expectativas"




Da esquerda para direita as guerreiras de Porto Alegre: Arien, Fumie, Taís, Caroline, Jenifer, Mára e Daniela Cavalheiro.
 


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Alessandro - Porto AlegreOmedeto as guerreiras gaúchas que nos ensinam a ter mais sensibilidade e leveza a cada treino!

Sayounara.

Alessandro (Continua)

Novidades Niten Caxias do Sul

por Mendes-Cax - 12-mar-2014

Konbanwa Mina San!
Caxias inicia o ano do Cavalo com novidades! Neste ano, o Dojo completa 10 anos de existência! Já estamos com uma visita marcada do Sempai Wenzel para tornar esta data inesquecível, 04 de Maio em Caxias! Reservem a data.

Agora estamos oficialmente com o treino semanal, nas terças-feiras às 19h30 no Centro de Tradições Gaúchas do Colégio Santa Catarina ( acesso pela Rua Matheo Gianella).

Tambem destaque para o Hayabusa Caxias do Sul, grupo de jovens do Niten, ja com pré-agenda  para 2014!

Aproveito para deixar o relato de uma aluna sobre o treino semanal:

"Konichiwa.
Yoroshiku onegaishimasu.

Shitsurei shimasu

Gostaria de falar sobre os treinos durante a semana. Gosto muito deles pois são muito diferentes dos treinos de sábado. No sábado, como os treinos são pela manhã, estamos com a mente e o corpo frescos, é mais fácil se concentrar. Nos treinos semanais, o desafio começa ao entrar no Dojo. É preciso um esforço maior para deixar os afazeres, preocupações, cansaço fora do treino e se focar apenas no Kenjutsu. Eu gosto desse aspecto pois a meu ver ele é um exercício extra para a mente. Não que nos treinos de sábado ela não seja exercitada, mas durante a semana a sensação é de desafio mental muito mais pronunciado que o físico. Por isso eu gosto muito dos treinos de meio de semana, eles nos propiciam uma ótica diferente, mais uma forma de trabalhar no Bushido.

Isso sem mencionar a vantagem óbvia que é: treinar duas vezes por semana ao invés de uma apenas é duplamente mais proveitoso!

Arigato gozaimashita Sempais!
Sayounara
Juliana Matsuda "


Treino Semanal: Um exercício extra para a mente!


Vamos aproveitar essa oportunidade e avançar cada vez mais no Caminho da Espada!

Gambate Kudasai!
Arigatou Gozaimashita
Mendes
Niten Caxias do Sul


Tags: Visita,
comentários   1 de 1

Joé Campos - Caxias do SulEste será um ano para `gastarmos` o chicote!
E ainda temos mais novidades por vir!

Gambarimasho! (Continua)

Relatos do Gashuku.

por Alessandro - 26-fev-2014

       No final de semana passado, 22 e 23 de fevereiro, os alunos da unidade Auxiliadora Mára, Erich, Manoel, Bergamini, Fumie e Mantovani estiveram juntos com o coordenador Ohira da unidade Bom Fim no Gashuku, o treinamento intensivo para aprimorar a técnica e principalmente para conviver ao lado do Sensei. 

       Pelos relatos abaixo podemos ver que foi um Gashuku inesquecível que tocou a todos, fortalecendo o objetivo de seguir no caminho. 


"Ohayo gozaimassú Mina San, yoroshiku onegai shimassú.

O Senpai Ohira pediu para que todos que foram no Gashuku escrevam seu relato então vou deixar o meu aqui, exercitando agora a pena.

Acho que primeiramente eu gostaria de dizer que muitas coisas estavam dificultando minha ida para este evento, para vocês terem uma ideia eu tinha que entregar minha monografia de conclusão de residência nessa segunda dia 24/02. Então para poder ir ao Gashuku eu tive que trabalhar por três dias nela e mesmo assim tive que fazer as últimas correções e imprimir durante o fim de semana do Gashuku, ou seja, minha vida seria muito mais fácil se eu desistisse do Gashuku mas lembrei do primeiro voto do Hagakure Shi Seigan e não desisti e não me arrependo disso, o Gashuku valeu muito a pena.

Segundo eu queria compartilhar com vocês o que eu tirei da palestra do domingo, nela disseram que você deveria ser sincero consigo mesmo até ser chamado de idiota, se você quisesse avançar, em outras palavras deveria se baka shoyogiki( Shitsurei shimasta se me expressei errado) . E eu vi durante o Gashuku mesmo que isso era verdade, teve um momento do treino que eu estava perdendo todas a lutas e estava levando golpes doloridos, até que chegou uma hora que eu disse chega! E pensei na próxima luta vou dar tudo de mim e vou vencer! E foi bem nessa hora antes da minha próxima luta que o Sensei trocou de treino. Mas mesmo assim pensei que não podia deixar isso me abalar, então no outro exercício que foi a luta de confraternização eu dei tudo de mim, lutei com sinceridade sem se preocupar se estava apanhando ou cansado e devo dizer nunca lutei tão bem! Só quando eu fui sincero comigo mesmo que eu avancei, depois na palestra percebi a verdade nas palavras do monge Odoshi. Concluindo eu só queria dizer que é este um dos motivos que eu gosto do Niten, é um lugar onde eu posso ser sincero, onde eu posso gritar um kiai por susto, ou para me dar força e não ser criticado por isso, assim eu fico muito feliz de ser parte de tudo isso e espero poder avançar muito mais com os meus colegas.

Bom era isso.

Sayonara Arigato gozaimashita

Bergamini"


"Konnichiwa , yoroshiku onegai shimasu Senpai Alessandro.
Shitsurei shimasu.
Fiquei muito honrada de poder vivenciar os Katas do Bushidô, ouvir sobre os Pilares do Método Kir: O convívio com o Mestre.Ir mais vezes à SP é uma meta a perseguir. 
A palestra sobre sinceridade foi maravilhosa e espero conseguir colocar sinceridade no Caminho e na vida, pois ambos estão ficando tão unidos que parecem estar se tornando um só. Andar no Caminho é viver.
Treinar, observar , vivenciar e conhecer foi uma experiência maravilhosa e a cada Gashuku tenho percebido participar num tempo maior e com melhor foco.Fiquei emocionada ao receber das mãos do Sensei o certificado de Pré-Shoden.
Agradeço profundamente e de coração ao Sensei por seus ensinamentos e aos Senpais pela paciência e orientação. Agradeço ao Senpai Ohira por sua orientação em SP e aos colegas pela convivência.
Sayounara, arigatou gozaimashitá
Mára"


"Konbanwa Senpai Alessando e Senpai Ohira,

Yoroshiku Onegaishimasu

Shisureishimasu,

Foi um momento incrível pois agora entendi melhor porque o Senpai Alessandro fala várias vezes que podemos crescer muito indo ao Gashuku.

A minha primeira experiência será inesquecível no meu coração pois lá pude ver que o maior limite a ser vencido somos nós mesmos. Quando entrei no combate fiquei realmente assustada e que eu ficava apenas observando quem seria meu oponente e pensava: " assim não vale, vou lutar com kimono azul?" ou " agora vou lutar com kimono branco mas com Nito pior ainda".
Depois de levar vários golpes na cabeça e merecido pois estava só pensando vi que estava sendo covarde pois estava querendo até desistir mas quando falei com Senpai Ohira me encorajou a ir a luta e encarar que meu maior oponente era eu mesma e me deu força para vencer a luta embora atrapalhada.

Sinto me honrada em ter visto de perto os ensinamentos do Sensei e agradeço imensamente por ter tido esta oportunidade de participar do Gashuku e de começar a enfrentar meu próprio limite .

Sayounara
Domo Arigato Gozaimashita

Fumie"


"Shitsureishimasu

 
Konichiwa  senpai
 
No dia 22 de fevereiro de 2014 participei do Gashuku realizado na unidade Vila Mariana.

Ao chegar no templo,  iniciamos o treino de Niten Ichi Ryu,se nao me engano foram três horas de treino,corrigindo os defeitos e buscando a perfeição em cada kata, gostei muito.
 
Após o almoço começamos os treinos de bogu, durante o treino o Sensei demostrou algumas técnicas de contra-ataque, tive bastante dificuldade em "sacar" a ideia passada, senpai Fugita explicou ,que o contra-ataque, era nada mais do que pintar um "C" com a ponta da espada, o que facilitou bastante meu compreendimento.

Durante o jantar comemos care, achei muito gostoso(não sei se é por eu estar com fome mas das duas maneiras estava bom). Após,nos reunimos e nos apresentamos uns  aos outros,então alguns foram dormir e eu provei um bolinho chinês que o nome não me vem a mente. 

No dia seguinte assistimos a luta do Sensei contra a senpai Laura, achei muito legal a aplicação do Ukenagashi em combate.Fomos então para dentro do templo e ouvimos a palestra do Bispo Odoshi Correa,onde ouvimos uma outra palavra para Majime.
 
O encerramento foi muito bom e digo que estou ansioso para o próximo.
 
Domo arigato gozaimashita

Erich - Unidade Porto Alegre"

NOVIDADES PORTO ALEGRE

por Alessandro - 20-fev-2014



Ohayou gozaimassú Mina San!

No sábado passado começou o KIR Jovem na Unidade Auxiliadora do Insituto Niten, uma hora do treinamento samurai para crianças dos 5 aos 12 anos com muita energia e principalmente alegria!

Os treinos terão a coordenação de Taís Boeira, Jenifer Santos e Luciano Bifano.

Também haverá treino de Kenjutsu pela manhã com o coordenador André Mazeron e os monitores de Porto Alegre, os treinos do Kir Jovem e Kenjutsu  são às 10hs na Silva Jardim, 92.

Porto Alegre começa o ano do Cavalo com muitas novidades e continuará a correr em 2014!

Sayounara!

Alessandro.

Treino dia 29/01/14 - Vivendo Intensamente

por Alessandro - 01-fev-2014

Treino atípico quarta-feira passada na Unidade Porto Alegre, muito calor na cidade e para completar falta de luz durante o treino, mesmo assim todos com o espírito de superação treinando em "Forno Alegre", como chamamos carinhosamente nossa cidade no verão, e no escuro!

Fácil treinar quando as condições são favoráveis, nesta quarta os Samurais Porto Alegrenses deram um passo a mais no caminho vivendo intensamente...

Ohayou gozaimasu. Yoroshiku onegai shimasu Senpai Alessandro.

Shitsurei shimasu.
Um breve relato sobre a aula de quarta Senpai, onde a viver intensamente  ganhou novo significado pra mim.
 
Quando estávamos treinando Niten Ichi Ryu, teve um momento que dava pra ouvir o silêncio. Fiquei impressionada e foquei mais ainda nos movimentos de minha colega.
No exercício de Sonkyo, quando faltou luz , na pouca luz que havia o Senpai Ohira me pareceu ainda maior e presente. Mais que ver eu quase sentia seus movimentos.
Nos Momentos de Ouro, quando a luz voltou foi como um Kiai naquele ambiente com os sentidos ampliados . 
Fiquei muito feliz em sentir o Niten em tal intensidade.
Sayounara. Arigatou gozaimashitá.

Unidade Porto Alegre -  Mára






Treinar em todas as condições do ambiente.

Aniversário Gosho Motoharu Sensei

por Mendes-Cax - 26-jan-2014

Neste sábado dia 25 de janeiro realizamos um treino especial em homenagem à memória do Gosho Motoharu Sensei, data do seu aniversário.

Praticamos os Katas do Niten Ichi Ryu, bem como conversamos no Momentos de Ouro sobre a importância e influência do Sensei Gosho para o Instituto Niten.



Shihan Gosho Motaharu - Kyudaime Shihan


Sensei com Gosho Sensei em um dos seus Shugyos no Japão


Treino de Niten Ichi Ryu


Niten Caxias do Sul


Domo Arigato Gozaimashita Gosho Motoharu Sensei pelo empenho ao ensinar o Sensei !
Domo Arigato Gozaimashita Sensei por ir ao Japão treinar com os Mestres!


Mendes
Niten Caxias do Sul

Visita Senpai Joel a Porto Alegre

por Alessandro - 17-jan-2014




Konnichiwa Mina San,
Deixo aqui o relato da Mára sobre a visita do Sempai Joel:

"Konnichiwa, yuoroshiku onegai shimasu Senpai Alessandro.

Shitsureishimasu.
Gostaria de fazer este relato sobre a visita do Senpai Joel, pois a presença dele deixou-me emocionada. É impossível não faze-lo ao pensar em sua trajetória e sua sabedoria.
Quero agradecer profundamente ao Senpai Joel pela visita, pelos ensinamentos que trouxe de São Paulo a cada viagem de ônibus e por sua persistência.
Arigatou gozaimashitá Senpai pelos ensinamentos que seu exemplo nos trás.
De nosso primeiro encontro até o último é gratificante e permanece sua força que maravilha, encanta e gratifica a resolução no Caminho, fortalecendo a convicção de que é possível trilhar.
Ter o Senpai a nosso lado mostrando como fazer foi uma honra imensa. As raízes que firmou da Unidade Porto Alegre são fortes e nos possibilitam a cada treino buscar no treino força para a vida.
Agradeço de coração ao Sensei , ao Senpai Joel Correa e ao Senpai Alessandro pelo Niten, Unidade POA e seus exemplos.
Sayounará. Arigatou, gozaimashitá.
Mára"

Creio que as palavras da Mára se encaixam perfeito no sentimento que as visitas do Sempai deixam na unidade, vamos aguardar a próxima!
Sayounara
Alessandro

Hatsugeiko, 1º treino do ano na Unidade Porto Alegre.

por Alessandro - 10-jan-2014

No dia 4 de janeiro foi realizado o Hatsugueiko, 1º treino do ano na unidade Porto Alegre. Os alunos chegaram cedo para realizar o Oosouji, a grande limpeza do Ano-Novo, seguindo a tradição japonesa. Depois de um prolongado Mokusso houve treino dos katas do Niten Ichi Ryu de Musashi Sensei e shiai de confraternização.

No final todos escutaram os Momentos de Ouro, a parte filosofica da aula, e beberam saquê para trazer abundância em 2014.

Vamos juntos com o Sensei galopar velozmente no Ano do Cavalo!!!

(...)



Continua (post completo)

Bonnenkai Porto Alegre

por Alessandro - 31-dez-2013




No dia 14 de dezembro a unidade Porto Alegre realizou o Bonnenkai, festa de confraternização da unidade. Após um Shiai de confraternização e de uma batalha emocionante, a batalha dos balões todos puderam partilhar de momentos descontraídos na beira da piscina, com direito a música ao vivo e aquele churrasco gaúcho. Também contamos com a presença do colega Augusto Souza de São Paulo que se deliciou com a famosa ovelha assada pelo nosso companheiro Terres.

Arigato a todos os participantes!




(...)


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Mendes - Caxias do SulHai Mina - San!
Uma pena que nao pude estar presente!
Gambate e um ótimo 2014!!
Sayounara!
Mendes
Caxias (Continua)

Happyokai e Bonenkai Caxias do Sul

por Mendes-Cax - 20-dez-2013

No domingo, dia 15/12/2013,  o Niten Caxias do Sul realizou o Happyokai, confraternização de final de ano com os familiares. Estiveram presente os familiares e amigos, totalizando mais de 40 pessoas.

O evento contou com a apresentação dos estilos treinados pelos alunos, bem como um simulado de um torneio, com direito a explicações sobre o Shiai para os convidados.

Além de participarem dos treinos, os convidados foram servidos com refrigerante e salgadinhos para fechar o evento com chave de ouro!


Narabê Inicial
(...)


Bonenkai Niten Caxias


Arigato Gozaimashita a todos presentes!

Mendes
Caxias do Sul




Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Renzo - Caxias do SulKonnichiwa, minna-san, Arigato Gozaimashita pelas fotos dos eventos, muito relembrar do que aconteceu, Sayonara Arigato Gozaimashita. (Continua)



Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Rio Grande do Sul
(011) 94294-8956
rs@niten.org.br