Por seu clima frio, durante o inverno, Nova Friburgo abriga centenas de Sakurás (cerejeiras japonesas), que nos agraciam, em um breve período de duas semanas por ano, com suas belíssimas flores.
Anualmente na colônia japonesa da região acontece o Hanami. Festividade para apreciação das sakurás.
Pelo segundo ano, a unidade Nova Friburgo foi convidada para realizar apresentações durante a festa.
Os Samurais, Moreira, Mainenti e Paiva, sob as sakurás.
Kamai durante apresentação de Kenjutsu.
Aluno durante apresentação de Iaijutsu.
Portal de entrada do sítio "Florândia da Serra", onde é realizado o Hanami. Local possui mais de 500 sakurás.
Mascote descansa aos pés das sakurás floridas.
Dierk é executivo em uma multinacional em São Paulo.
![]() O jornal o Globo visitou o Dojo de Jacarepaguá e conversou com os Coordenadores Meriguertti, Gouveia e Aristeu. Confira um trecho da reportagem abaixo: (...) ![]() Objetivo do kenjutsu é dar golpes com espadas de bambu na armadura do adversário. Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo ![]() Os samurais atuais usam proteção em todo o corpo. Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo Continua (post completo) |
Konbanwá e Shitsurei shimasu. ![]() (...) ![]() (...) Continua (post completo) |
Andréa - Rio de JaneiroOmedetou, Matheus!
Guarde no coração os ensinamentos que teve!
Gambate! (Continua)
"Minha entrada no Niten ocorreu pelo meu amor ao Japão e sua cultura/arte, lembro que ainda realizando estágio, vi a propaganda do Niten em um mangá que retratava a vida do Musashi Sensei (Myamoto Musashi) e aquilo me marcou. Anos depois procurei o Dojo e já na primeira aula me matriculei.
Praticando o Kenjutsu com as dificuldades de quem estava parado a anos em exercícios físicos, aos poucos percebi
Camilla Gomes - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita, Senpai Saraiva, por ter me recebido no niten e me incentivado a trilhar o caminho com seu exemplo de empenho e responsabilidade.
Sayonara arigato gozaimashita! (Continua)
Antunes - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita, Senpai Saraiva, por todos os ensinamentos de sempre! O Niten mexeu profundamente comigo nesse meu pouco tempo e devo isso muito à sua paciência, dedicação, sensibilidade e entusiasmo. É uma grande honra tê-lo como guia no Caminh (Continua)
GUSTAVO - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita Senpai Saraiva, por nos instruir no caminho.
Um hai, para o nosso sempai.
Sayonara arigato gozaimashita!
(Continua)
Maldonado - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita Senpai Saraiva,
Que você continue sempre sendo esse grande Senpai que nos guia no dia a dia pelas lutas da vida, usando sempre o Bushidô como caminho. Tenho que agradecer por toda força, paciência, incentivo e técnica que você (Continua)
Bahia - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita Senpai Saraiva, por sua presença e decisão no caminho.
Ganbate Senpai Saraiva!
Sayonara arigato gozaimashita!
Bahia (Continua)
Max Trombini comenta a importância do livro Shinhagakure do Sensei Jorge Kishikawa.
Max Trombini é referência em superação, luta e determinação, treinou seleções olímpicas em diversos países, levou atletas para o UFC através do seu treinamento, formou campeões mundiais de jiu-jitsu.
• 3º Dan (grau) de judô;
• 4º Dan de jiu-jitsu;
• Diretor executivo do Centro de Excelência da Associação de Judô de Bastos (SP).
• Autor do livro "Aprendiz de Samurai" que deu origem ao Filme "A Grande Vitória" em 2014
SHINHAGAKURE: niten.org.br/shinhagakure
![]() Veterano de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais, conduz a Tocha Olímpica Rio 2016 em Campo Grande
Divulgação/Cobertura Oficial do Campo Grande – Duas tradições milenares unidas pelas mãos de um condutor. Nascido na Áustria e criado no Brasil, Wenzel Böhm é Sempai (veterano) de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais que protegeram o Japão por anos. Foi ele, convidado pela Nissan, o responsável por levar a chama olímpica pelas ruas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, neste sábado.Revezamento da Tocha Olímpica "A Nissan é uma empresa japonesa e fiquei muito honrado de poder representar a filosofia Kenjutsu no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Eu me sinto pequeno diante de tantas histórias que são contadas nesse trajeto, mas é um reconhecimento muito importante. Quando as coisas têm tanta tradição assim, elas carregam muita energia". Durante o percurso, uma prova da admiração que Wenzel carrega pelo Brasil: alguns de seus alunos, vestidos com o "hakama", calça usada nas lutas, acompanharam cada passo do "Sempai", tirando muitas fotos. Braço direito de Jorge Kishikawa, precursor do Kenjutsu no Brasil e fundador do Instituto Niten, Wenzel começou a treinar há 20 anos e em pouco tempo já se tornou professor, passando a viajar por todo país difundindo a filosofia japonesa. "A Tocha Olímpica carrega vários valores que nós também acreditamos e trabalhamos muito, como coragem, energia, vontade de ir além. Se você vê um samurai, você enxerga nele uma energia, uma entrega diferente, ele vive intensamente. Vejo que com os condutores da tocha olímpica também tem muito disso". Hoje o Instituto Cultural Niten está em 16 estados, em todas as regiões do Brasil, e também na Argentina, Chile, Uruguai e México. (...) Continua (post completo) |
Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa Senpai Wenzel e demais Samurais do Niten, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Parabéns Senpai Wenzel, por mais este feito. que é único e mundialmente comemorado.
A escolha não poderia ter sido melhor.
Fiquei muito contente, pelo (Continua)