Ir para o Conteúdo
imgcentral

Jojutsu

A arte do Bastão


Redação Niten




, um bastão de madeira de 1,28m.

Os samurais transformaram este objeto aparentemente simples em uma das mais completas armas de seu repertório.

O Jojutsu é conhecido como "A arte da paz"
Hoje, o Jojutsu, a arte de lutar com o é praticada amplamente, trazendo saúde, boa forma e a disposição de um guerreiro para pessoas de todas as idades.

O Jojutsu surgiu como uma alternativa para os Samurais vencerem oponentes com espadas e outras armas sem precisar matá-los. Por possibilitar a vitória sem derramamento desnecessário de sangue, ficou conhecida como "A arte Samurai da Paz".


Veja como são os treinos de Jojutsu



O Jojutsu exercita corpo e mente. Propicia um grande gasto calórico com baixo impacto. O Jojutsu desenvolve o espírito de combate, aguça a percepção, melhora a coordenação motora e mantém a boa forma.

Shindo Muso Ryu


O Shindo Muso Ryu é o principal estilo que praticamos nas aulas de Jojutsu. Foi criado pelo samurai Muso Gonnosuke Katsuyoshi há cerca de 400 anos.

"Dizem que Muso Gonosuke solicitou um duelo ao samurai imbatível Miyamoto Musashi, desafiando-o com uma espada . Neste duelo, os dois se enfrentaram com espadas de madeira carvalho branco, sendo Gonosuke sumariamente derrotado.
Meses se passaram e eis que em uma de suas noites de intenso treinamento (shugyo), Gonosuke visualiza em um sonho a maneira de vencer Musashi.
Os deuses acenaram no sonho que um bastão exatamente como o bastão (jo) de 1.28m de comprimento e 2.4cm de diâmetro, seria a arma ideal para vencer Musashi.
Novamente, após intenso treinamento, pediu então a revanche, no qual foi atendido.
Musashi utilizava a sua já conhecida técnica com duas espadas (NIto Jodan). Gonosuke partiu para um ataque fulminante , fazendo Musashi recuar e este ao avançar para dar o contragolpe, foi surpreendido pelo bastão, aceitando a derrota.
Nasce a partir deste duelo, o Shindo Muso ryu Jojutsu."
Saiba Mais

Principais unidades que têm treinos de Jojutsu:
São Paulo
Rio de Janeiro
Brasília
Porto Alegre
Belo Horizonte



topo

(+55 11) 5539-3587 (9h às 18h em dias úteis)
(+55 11) 9-9734-6497 (18h às 23h em dias úteis, sáb e dom)