Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Apresentação na E.E. Sarah Kubitschek Itamarati

por Fonseca - 25-jul-2013

O Instituto Cultural Niten foi convidado pela E.E. Sarah Kubitschek Itamarati a fazer apresentações para os alunos dos turnos da manhã e da tarde no dia 15/07 como parte do encerramento semestral da escola. As crianças tinham idades entre 6 e 10 anos.

 
Foi uma linda manhã ensolarada quando o Coordenador Sanzio juntamente com alunos das unidades Savassi e Pampulha chegaram na escola e foram muito bem recepcionados pelo corpo docente e pelos olhares curiosos das crianças.
 
Terminado os preparativos, as turmas foram chamadas para o pátio onde presenciaram os ritos iniciais de narabê e mokuso. Eles escutaram atentamente um pouco sobre a história do Niten, sobre o Japão antigo e os samurais. 
 
Jojutsu foi a primeira modalidade. Alguns katas executados demonstraram porque o Jo é considerado a "arma da paz". Logo em seguida, o jitte também foi apresentado.

http://www.niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030676.jpg
 
Iaijutsu contou com sequencias de suio, niten e kumiai. A iaito junto com os kiais causaram um espanto nas crianças.
 
http://www.niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030476.jpg

A medida que a apresentação ia prosseguindo, informações específicas sobre os estilos praticados iam sendo passadas.
 
Por último, o Kenjutsu encerrou com chave de ouro. Começou com o básico do Niten Ichi Ryu e o dinamismo do Dai Ichi Kihon. Foi passado para todos verem os golpes básicos para que pudessem entender as lutas. Tivemos diversos tipos de combates para o maior conhecimento dos alunos com itto, nito, kodachi e naginata.

http://www.niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030628.jpg
 
Para uma maior interação com o público, depois de encerradas as lutas, algumas crianças foram chamadas para fazer parte e bater alguns golpes nos alunos de bogu (armadura).

http://www.niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030710.jpg

Após a apresentação da tarde, finalizamos nossa participação na escola com uma energia e espírito renovado desse contato tão especial.

http://www.niten.org.br/uploads/blog/2975/p1030665.jpg

http://www.niten.org.br/uploads/blog/2975/img_4911.jpg

Domo arigato gozaimashita a todos.
 
Sanzio - Unidade Pampulha

Seguem alguns desenhos confeccionados pelas crianças com base no que viram e aprenderam:

http://www.niten.org.br/uploads/blog/2975/desenho.02.jpg


http://www.niten.org.br/uploads/blog/2975/desenho06.jpg


Mais fotos no Gallery

Tags: Apresentacao, KirJovem,
comentários   1 de 1

Fátima Yoshida - Belo HorizonteA direção da e Equipe Pedagógica da Escola Estadual Sarah Kubitschek Itamarati agradece a apresentação do grupo do Instituto Niten.

Nosso alunos amaram!!!

Anexo alguns desenhos de alunos sobre o que viram e o que sentiram.

Esper (Continua)

GASHUKU DE MANAUS

por Madeira - 28-mai-2013

Nos dias 18 e 19 de Maio tivemos a grande honra de receber o Drawin, coordenador da unidade Belo Horizonte para ministrar o primeiro Gashuku de Manaus. 

Foram dias que ficarão para a história da unidade e no coração e mente dos alunos. Foram dia de muito aprendizado e convivência com um Senpai muito dedicado no Caminho. Nem mesmo o forte calor de Manaus nos impediu de nos fortalecer, pelo contrário nos tornou ainda mais fortes!
Drawin passou a nós muitas novidades como Naginata, Jitte e Tessen, além de alguns conhecidos nossos o Jo e Kussarigama, mesmo assim sempre com um toque de novidade! Além de fazer uma preciosa revisão técnica no Kenjutsu, tanto nos kihons como combate.
Os alunos tiveram contato mais aprofundado com o Bushido e se sentiram renovados e inspirados a crescerem ainda mais no Caminho. Uma lição para a vida!


Jamais esqueceremos!


Confira as fotos abaixo!

  

 


 

  

  

  




Arigatou gozaimashita Niten!
Arigatou gozaimashita Senpai Drawin!

Sayounara!

Thiago Madeira
Unidade Manaus

Tags: Gashuku,
comentários   1 de 1

Gizelly - ManausO 1º Gashuku em Manaus foi super! Estava com muitas expectativas sobre os conhecimentos que senpai Drawin iria nos ensinar e definitivamente achei que ele as superou. Foi um final de semana intenso e gratificante, pois conheci novas técnicas, novas armas (Continua)

TRKS TORNEIOS REGIONAIS 2013

por - 07-mai-2013


(...)




Continua (post completo)

Torneio Regional de Kobudo - Resultados

por Drawin - 30-abr-2013



No último sábado, dia 27 de Abril, aconteceu na unidade de BH o Torneio Regional de Kobudo, foi um dia de muita energia, festa, luta e muito KIAI!  Gambatê a todos os samurais das montanhas!




Veja abaixo + Fotos e Resultados

(...)




Continua (post completo)

Tags: Torneio,

DIA DO SAMURAI

por Drawin - 25-abr-2013

Dia 24 de Abril, comemoramos em Belo Horizonte o Dia do Samurai e o aniversário de nosso mestre, Sensei Jorge Kishikawa.

Otanjoubi Omedetou a todos os Samurais!
Otanjoubi Omedetou ao Sensei Jorge Kishikawa!


A equipe de BH com o Kanji de "Dia do Samurai"

(...)


E um Kanpai para finalizar! BANZAI NITEN!




Continua (post completo)

Tags: Dia_do_Samurai,
comentários   1 de 1

Ivan - BHOmedetou a todos os samurais e omedetou ao nosso Sensei Jorge Kishikawa! Foi uma ótima experiência que deixará uma lembrança única para quem participou! Feliz dia do Samurai! (Continua)

Dia do Samurai nas unidades do Niten 2013

por - 24-abr-2013

Dia do Samurai São Paulo





(...)


Continua (post completo)

TORNEIO RIBEIRÃO PRETO 06/ABRIL

por Niten - 06-abr-2013



Reultados do TRK de Ribeirão Preto Sábado 06  Abril
 

Iaijutsu
Iai 0 ~ 6° Kyu:
1º Cainieli 
2º Del VecChio
3º Omar
 
 Iai 5° kyu:
1- Danilo - CA
2- Anjolleto - SP
3- Brandolin - Sao Carlos
 
Jo 0 ~ 7° kyo:
1º Del Vecchio + Mazer
2º Luvezuti + Gual
 
Jo 6º kyu:
1º Tech + Silva - RP/SP
2º Mazzer + Del Vecchio
3º Tessari + Guerrero
 
Jitte
1° Houlsch + Guilherme - Americana/CA
2° Camilo + Danilo - RP/CA
3° Brandolin + Chiarella 
 
Kussari
1- Danilo+ Guilherme - CA
2- Brandolin+ Donegá
3- Holschuh+ Camillo 

Kenjutsu
Ken Fundamentos:
1º Carina
2º Pesaro
3º Marcheti
 
Naginata
1º Danilo - CA
2º Silva - SP
3º Tessari
 
Kobudo
1º Silva -SP
2º Tessari -RP
3º Danilo - CA


Kenjutsu
Ken Fundamentos:
1º Carina
2º Pesaro
3º Marcheti

Ken 0 ~ 7° kyu:
1º Costa
2º Yoshio
3º Malavolta
 
Ken  6° kyu:
1º Gual
2º Jorge
3º Omar

Ken 5° ~ 4° kyu:
1º Guerrero
2º Gual
3º Tech
 
Ken 3° ~ acima:
1- Danilo - CA
2- Silva - SP
3- Guerrero



Tags: Torneio,

Nova Unidade no Niten BH!

por Drawin - 02-abr-2013

 O Instituto Niten em Belo Horizonte dá um novo passo!
 No dia 02/04/2013 aconteceu, no bairro Castelo, perto da Pampulha, o treino que inaugurou um novo dojô com atividades do Niten. Os treinos na Unidade Pampulha agora estão oficialmente abertos e acontecerão todas às terças-feiras, das 19:30 às 21:30 sob a coordenação dos Senpais Sanzio e Ivan.

 Agradeçemos a todos que nos prestigiaram neste dia, em especial ao Mestre Tarso Novaes, seus familiares e alunos que nos receberam no Castelo Judô Clube de braços abertos. Arigatou Gozaimashitá também a todos os alunos do Niten participantes, com novas forças, faremos crescer mais um galho desta grande sakura que é o Niten!

TREINOS UNIDADE PAMPULHA 

veja na home do Niten MINAS clique aqui

Gambatê Niten BH! E a espada que dá a vida para sempre triunfará!



Mestre Tarso Novaes (segundo da direita para esquerda); em seguida Senpai Sanzio, Senpai Ivan e Mestre Fernando Rezende junto aos alunos do Niten. 

comentários   3 de 3

Tarso Novaes - Belo HorizonteÉ com muita satisfação e alegria que recebemos em nosso humilde espaço de treinamentos e meditação, o Instituto Cultural Niten. A seriedade dos trabalhos do Instituto foram determinantes em nossa decisão, em tê-los conosco nessa jornada do ensinar. Nossa (Continua)

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - Brasília - DFOmedetou a todos de BH!! Que esse novo ramo de nossa sakura cresça e floreça, levando o Niten para novos companheiros de espada! (Continua)

Wenzel - São PauloOmedetou Niten BH
As caras e o ambiente dão indicação de que os treinos no Castelo Judô Clube serão cheios de energia e espírito de BUDÔ ! (Continua)

BH presente no Gashuku

por Drawin - 12-mar-2013


 A Unidade de Belo Horizonte teve presença no Gashuku de São Paulo em março. Os samurais mineiros voltam para casa com uma riqueza insubstituível, graças aos ensinamentos de nosso mestre, Sensei Jorge Kishikawa. As palavras do aluno Villela mostram um pouco deste sentimento:

 "Shitsurei shimassu. Konnichiwá Sensei e Senpais!
  Após este fim de semana de Gashuku, pude vivenciar o significado da palavra Senki! Ao adentrar no templo fui tomado por uma sensação de paz, mas havia preparado meu espirito para a luta, para a guerra e principalmente contra as calorias. Uma vitória que gostaria de compartilhar pois consegui reduzir 4,5 quilos de gordura desde dezembro do ano passado e não vai parar por aí!

  A programação deste gashuku foi focada no Kenjutsu-combate e a experiência de poder lutar com muitos colegas (com as mais diversas graduações, habilidades e armas) é indescritível e gratificante, com destaque da oportunidade de combater a naginata.
  Em vários momentos do treino (momentos estes em que quase fui tomado pela dor de inúmeros suburis com a máo esquerda) o Sensei enfatizou o primeiro voto: não ser vencido no caminho do samurai. Não me esquecerei pois estas palavras tiveram efeito analgésico.
  A palestra do arcebispo Odoshi sobre o espírito reverente, me deu amparo teórico para as ações que buscarei em relação ao Niten e a minha vida. Sassete itadakimassu acompanhará todas as minhas atitudes de hoje em diante! Arigato gozaimashitá ao arcebispo por compartilhar tamanha sabedoria.
  No término do treino da noite de sábado pude finalmente conhecer o hino do Niten. Entoá-lo como "elos da mesma corrente", abraçado aos colegas foi tão emocionante quanto a execução do hino nacional. Parabéns ao compositor pois soube realmente expressar o que acredito ser a essência do Niten.
  Domingo de manhã o treinamento foi essencialmente técnico com várias correções e detalhes quanto a arbitragem e a interpretação do golpes. Para mim algo novo e enriquecedor, pois pude ter contato com a teoria que rege os combates.
  No momento de entrega dos certificados fui agraciado com o sexto kyu de kenjutsu e foi uma honra receber o certificado das mãos do próprio Sensei, o que tornou este gashuku mais do que especial para mim.
  Agradeço a você Sensei, por tudo o que tenho vivido através do instituto e por formar pessoas incríveis em habilidades e caráter, em especial meus senpais Fonseca, Drawin e Adeval, pois pude enxergá-los como a extensão de seus atos e esforços para manter a tradição samurai íntegra e viva.
  É uma honra poder fazer parte da mesma sakura. KIAI NITEN! BANZAI NITEN! Domo arigato gozaimashitá!

Villela - Unidade de Belo Horizonte"

Tags: Gashuku,

Niten no Jornal Correio de Uberlândia

por Niten - 06-mar-2013

Matéria Publicada no Jornal Correio de Uberlândia:

"...Há 22 anos no Brasil, o sempai (professor) Numa Toyoharu, nascido em Osaka (Japão), pratica kenjutsu desde os 12 anos e, hoje, dá aulas da arte marcial na cidade. “No kenjutsu não existe competição. Este não é o sentido desta arte, mas sim mostrar os valores de coragem e da honra, que determinam seus movimentos em cada combate”, disse Toyoharu..."

Tags: Imprensa, Jornal,
Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Belo Horizonte
(031) 99778-9608 / (011) 99734-6497
bh@niten.org.br