Mural - Instituto Niten Minas Gerais Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Guardião da Tradição Samurai em BH

por Drawin - 25-mai-2015



Neste mês de Maio de 2015, sábado, dia 16, foi comemorado na unidade do Instituto Niten de Belo Horizonte o Dia do Samurai. Oficialmente o dia do samurai é comemorado no dia 24 de Abril em todas as unidades, por isso, em Belo Horizonte não poderíamos deixar de prestar homenagem a esta data tão especial.

Em homenagem aos esforços para difundir a tradição samurai em Belo Horizonte foi homenageado o Senpai Adeval, a quem foi entregue o título de Guardião da Tradição Samurai de 2015!

Senpai Adeval veio a BH de São Paulo para transmitir em solo mineiro os ensinamentos do Sensei Jorge Kishikawa e, ao longo de seis anos fez esta viagem ao menos três vezes ao mês, provando ser um guerreiro do caminho, um samurai. Pelos esforços do Senpai Adeval a unidade de Belo Horizonte pôde crescer e criar vários frutos, muito do que se foi superado, muito do que foi aprendido aconteceu graças a inestimável força e grande energia do Senpai Adeval. Por tanto, em seu treino de despedida, na comemoração do dia do Samurai em Belo Horizonte, a homenagem de Guardião da Tradição Samurai foi merecidamente concedida a Senpai Adeval.



Senpai Adeval com o diploma de Guardião da Tradição Samurai - Belo Horizonte


O Coordenador Bernardo dá voz a homenagem.



Neste dia tão especial, Senpai Adeval fez questão de treinar com todos, doando ainda mais sua energia e até o fim sempre se preocupando com todos.


...um senpai que sempre é dedicado a ensinar

O final de semana ficou repleto de uma energia positiva de combate e os alunos puderam sentir a energia samurai que só pode ser encontrada no Instituto Niten. Nossa unidade, nesta mesma ocasião também teve a honra de receber o Senpai Kenzo, Coordenador no Rio de Janeiro e um dos alunos mais antigos do Niten, que também participou do evento.


Senpai Kenzo, do Rio de Janeiro, ao lado dos Coordenadores de Belo Horizonte


Senpai Adeval, pronto para o combate, neste dia lutou com todos...


Senpai Adeval aplicando um uchikote, preciso...


Treino finalizado, um grande e gratificante dia, muita energia...

A Unidade de Belo Horizonte agradeçe por este acontecimento especial! Vamos continuar a lutar e treinar firmes honrando a energia que o nosso Senpai e Guardião tanto nos deu. Nos despedimos das atividades do Senpai Adeval com uma reverência.

Arigatou Gozaimashita ao Sensei Jorge Kishikawa, sem o qual nada disso seria possível.

Arigatou Gozaimashita ao Senpai Kenzo, que veio trazer sua experiência e serenidade a BH.

Arigatou Gozaimashita ao Senpai Adeval, e que esta não seja uma despedida e sim um até breve, pois se tornou um irmão mais velho e seu espírito, mineiro...
 

Guardião da Tradição

por IvanSantos - 15-mai-2015

Na última segunda-feira, dia 11 de maio de 2015, recebi do Sensei Jorge Kishikawa e da Confederação brasileira de Kobudô um certificado que me deixa muito honrado e feliz. Desde o ano passado o Instituto Niten indica os Guardiões da Tradição, alunos que se destacaram na manutenção e ensino dos valores do bushidô e dos antigos katas de conduta dos samurais nas diversas unidades do Instituto espalhadas pelo Brasil.



Além de uma grande honra, a certificação é acompanhada da certeza que toda a família Niten caminha em união, com metas e objetivos comuns e claros. A visão e missão do Instituto Niten é compartilhada e executada pelos alunos, e assim continuamos a inspirar e ser inspirados, por um trabalho de décadas conduzido pelo Sensei. Prestamos homenagens também aos mestres do Japão e sua contribuição valiosíssima para manter viva a chama da tradição Samurai, em especial ao Sensei Kaminoda que partiu para batalhar noutro plano, deixando discípulos leais e gratos aqui no Brasil. Além disso, entendemos que sem a ajuda dos colegas, senpais e kouhais, não seria possível desenvolver um bom trabalho. A senda de guerreiros cresce e se fortalece!


Domo arigato gozaimashitá Sensei!
Domo arigato Gozaimashitá Senpais!
Domo arigato Gozaimashitá colegas de Juiz de Fora!

Gashuku em BH - Convívio com o Mestre

por IvanSantos - 27-abr-2015

Nos dias 10, 11 e 12 de abril, alunos da Unidade Niten de Juiz de Fora partiram em direção a Belo Horizonte. Na bagagem estavam a disciplina no treinamento, a sede pela evolução no caminho e o desejo de conviver com os colegas de espada e beber diretamente da fonte: conviver e treinar com o Sensei. Mais uma vez inspirando, ensinando e dando o maior exemplo possível de força e determinação para os alunos, o espírito de força indomável do Sensei contagiou a todos.


"Tive uma experiência inesquecível neste meu primeiro gashuku. Pude estar com o sensei já no jantar de sexta-feira. Foi a primeira vez que encontrei com o sensei, e foi uma experiência incrível. O olhar do sensei, já na chegada, analisando cada um, e que parecia ver diretamente nossos espíritos, que durante o resto da noite estava omnisciente, atento a todos os detalhes. A energia que emanava do sensei, que preenchia todo o ambiente e influenciava todos a seu redor. Pude aprender muito com o sensei e os senpais durante este jantar, que foi uma oportunidade única e especial. Chamar este jantar de momentos de diamante não faria juz ao quão precioso ele foi." - Vasconcellos



"Sobre esse meu primeiro Gashuku no Niten e primeiro encontro com o Sensei, posso dizer com firmeza que minhas expectativas foram em muito superadas. A experiência de botar o Bogu pela primeira vez e treinar com tantas pessoas diferentes foi sensacional. A introdução a elementos básicos da Naginata também foi muito interessante, principalmente sabendo que já podemos, desde o 0º kyu, começar a treinar com ela. Porém, a parte mais incrivel do treino foi o momento de ouro, onde o Sensei dividiu conosco o ocorrido com o seu braço e mostrou sua posição de felicidade e gratidão para com aquele acontecimento. Nunca me esquecerei desse meu primeiro Gashuku e me empenharei para fazer a unidade Juiz de Fora crescer, para que todos possam ter essa mesma experiência que eu tive." - Figueiredo



"Este Gashuku se mostrou como um verdadeiro treinamento intensivo para mim. O fato de ser meu primeiro evento grande e fora da unidade de Juiz de Fora, meu primeiro dia usando bogu, a primeira semana no cargo de kaikei e a honra de poder falar e, principalmente, poder ouvir o Sensei trouxeram uma enxurrada de ensinamentos, além do amadurecimento que eu dificilmente encontraria em outra situação. O Sensei disse que o perigo da kataná, o esforço fazem essa arte samurai ser tão efetiva em nossas vidas. Arigato gozaimashitá por tudo, Sensei! Afinal mar calmo não faz bom marinheiro. Onegai shimassu, continue nos fazendo apertar o nó de nossos elmos e nos  tornando aptos a travar batalhas cada vez maiores!" - Calzolari


"Grandes e preciosos momentos de convivência com o Sensei neste ultimo final de semana, que vou guardar com muito carinho e em um lugar especial em minhas lembranças. Depois de alguns anos volto ao Instituto Niten com a certeza de ser o caminho certo. Vendo de perto e ouvindo o Sensei tudo parece claro e nítido." - Alfredo



Doumo Arigatou Gozaimashita Sensei!!!

comentários   2 de 2

Figueiredo - Juiz de ForaDe todas as inesquecíveis lembranças do Gashuku, a que esta gravada nessa ultima foto é a que reflito sobre com mais frequência. Nem sei se posso chamar de lembrança, pois o que começou nos momentos que precederam essa foto não ficou no passado, mas sim, (Continua)

Vasconcellos - Juiz de Fora Esses três dias de gashuku foram muito especiais. Poder conviver com meus irmãos da espada fora do dojo, e ao mesmo tempo poder conhecer novos companheiros de batalha, foi uma experiência incrível. Momentos como estes nos mostram que o Niten realmente (Continua)

GASHUKU EM BH

por Nathalya - 25-abr-2015

No sábado dia 11/04/2015 tivemos um Gashuku (treino intensivo), realizado pelo Sensei Jorge Kishikawa aqui na unidade de Belo Horizonte, e mesmo com a mão machucada o Sensei não deixou de nos mostrar as técnicas e como realizá-las corretamente. Com certeza foi um dia com muitos ensinamentos e um momento de ouro inesquecível para os guerreiros de Minas Gerais.

Começamos a manhã com a correção das posturas de combate no Kenjutsu, indo dos menos graduados até os mais graduados.


Foi uma manhã com muita energia e Kiai, com o Sensei e os Senpais sempre muito atentos à todos os detalhes.
O Senpai Shindi de curitiba e o Senpai Drawin à esquerda do Sensei, e à direita Senpai Fonseca

Na pausa para o almoço as crianças aproveitaram para praticar uma arte além da arte marcial, elas fizeram alguns desenhos sobre samurais e espadas.





Durante a tarde tivemos o Iaijutsu e o Jojutsu que também contou com a presença do Kir Jovem que treinou um pouco de cada modalidade, e sempre realizando os treinos com muita energia ao lado dos companheiros de espadas mais velhos.




Mais tarde, a noite, foi realizado um birudo para finalizar o dia de guerra, um momento de descontração e de convívio com o Mestre para os samurais mineiros. E no domingo para fechar o Gashuku com chave de ouro, realizamos um passeio a gruta do Maquiné onde todos puderam aproveitar bastante a beleza do local.





Ariagtou gozaimshita Sensei!
Arigatou gozaimashita Senpais!

Gashuku fev 2015

por Niten - 18-mar-2015


A Batalha continua!

por Niten - 10-mar-2015

Guimarães encontrou nos treinos de Kenjutsu força para se levantar após um grande tombo.
A Batalha continua!


Tags: Relatos,

Kimono Niten

por Niten - 06-mar-2015


Shinnenkai 2015 em Juiz de Fora

por IvanSantos - 04-mar-2015

No penúltimo sábado do mês de fevereiro realizamos o Shinnenkai da Unidade de Juiz de Fora. Com muita energia nos treinos iniciamos o dia que se tornou um marco na recente história da unidade. Com a presença de amigos e familiares realizamos um grande treino e, posteriormente, uma confraternização com muitas pizzas na Casa D'itália.





A data serviu para colocarmos ainda mais empenho no ano de 2015, fazendo um compromisso de todos com a manutenção do bom andamento das atividades e do convívio mais que especial entre os irmãos de espada de Juiz de Fora. Gambate samurais do Niten JF!






comentários   3 de 3

Vasconcellos - Juiz de ForaFoi um ótimo treino, para celebrarmos e começarmos esse novo ano com bastante energia! Também foi uma ótima oportunidade para mostrar como a convivência fora do dojo também é muito importante. Doumo arigatou gozaimashita minna-san! (Continua)

Lucas Calzolari - Juiz de ForaFoi um ótimo dia de treino e ensinamentos, além da especial confraternização em seguida. Parabéns e obrigado a todos do dojo! (Continua)

Adriana - Juiz de ForaEm meu segundo Shinnenkai, percebi o quanto evoluí, melhorei, aprimorei... Em um ano consegui subi degraus vários que sequer imaginava alcançar. Mas o fundamental, neste dia, foi atar (em nó bem firme!) Niten à minha família primordial.
Domo arigato goza (Continua)

肝心 - Kanjin - Essencial

por Niten - 26-fev-2015


comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa Samurai-Sama,
Yoroshiku Onegai Shimassu.
Achei neste video muitos ensinamentos, todos de extrema riqueza.
Discute algumas questões da âmago, acerca das Virtudes Do Samurai. Vi excelente exemplo de tenacidade, perseverança, determinação, foco (Continua)

Convívio com colegas e Família

por IvanSantos - 19-fev-2015


O convívio com colegas de todo o mundo é mais uma das ferramentas que fazem com que os samurais do Niten se tornem fortes. Neste relato do aluno de Juiz de Fora que passou mais de um mês em outra unidade podemos perceber esta energia peculiar.


"Nestas férias tive a oportunidade de treinar em Brasília. Pude rever senpais e kouhais, assim como conhecer novos irmãos da espada. Fui muito bem recebido por todos, com uma energia muito boa, sempre empenhados em ajudar e orientar quando necessário.
    Desta vez pude ficar e conviver com os senpais e kouhais de Brasília por mais tempo, e com essa convivência pude aprender muito, tanto dentro, quanto fora do dojo. Aprendizado este que não veio somente na forma de correções ou puxões de orelha, mas também escondido em detalhes, frases, ações, por menores que parecessem: segredos escondidos à vista de todos.
    Tive a honra de conhecer o senpai Ricardo Lopes, um dos senpais mais antigos do Niten. Pude também treinar Jojutsu durante esse mês, o que foi uma experiência incrível, principalmente os treinos em dupla com o senpai Beringer. Doumo arigatou gozaimashita senpai!
    E não posso esquecer o meu primeiro shinnenkai, que encerrou minha estadia em Brasília do melhor jeito possível! Doumo arigatou gozaimashita por tudo, minna san! Até a próxima!

Arigatou gozaimashita!
Sayounara"


Vasconcellos - Unidade Juiz de Fora



Família Vasconcellos participa do Shinnenkai em Brasília



Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Belo Horizonte
(011) 94294-8956
minas@niten.org.br