Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


A Liga - Thaide faz Shugyo no Niten

por - 04-nov-2011

"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.

Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."

Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido


Parte 1





Parte 2




Extras


Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários

comentários   5 de 5

Zilda Araujo - Rio de JaneiroGrande Amigo Wenzel - Senpai
Meu nome é Zilda, fui funcionário da Academia
de Dança Jaime Aroxa-Botafogo onde conheci
seu belissímo trabalho e dedicação.
Assisti ao programa A LIGA, e fiquei muito
emocionada ao vê-lo, seu desempenho como instrutor,
(Continua)

Vaz - Rio de JaneiroShitsurei shimasu!
Konnichiwa Sensei!

É sobre minhas considerações do shugyo com o Thaíde. Na quarta de noite, quando comemos a pizza, fizemos o fechamento, mas acabei não falando tudo.

Logo no início, na terça feira, eu estava pagando pra ver... P (Continua)

Meloni - São PauloKombawá Sensei,
shitsurrei shimassu,
segue o meu relato sobre os dois dias de Shugyo.

Antes de iniciar o treinamento intensivo, lembro que o Sensei me disse para entrar de corpo e mente, para entrar firme no Shugyo, que então tudo ficaria bem. Foram (Continua)

Costa - Rio de JaneiroShitsurei shimasu
Konnichiwa yoroshiku onegaishimasu

Esses dias de shugyo são sempre muito intensos, foi muito bom ver todos os shugyochas com muita energia aguentando o treinamento em especial o Thaide que é marinheiro de primeira viagem e que nem é (Continua)

Fugimura - FlorianopolisDois Dias de Shugyo.
Tive uma honra de fazer um Shugyo para gravação do programa A Liga. O apresentador era o Thaide, que veio pedir para fazer dois dias de Shugyo.
Ao se apresentar na ADM, tive a impressão que ele ia desistir no meio, após soltar um `h (Continua)

Treino no Parque das Mangabeiras

por Laura-BH - 29-ago-2011

No dia 20 de Agosto a Unidade de Belo Horizonte treinou no Parque das Mangabeiras:



Foram momentos especiais marcados pelo sol, pela natureza e pelos kiais que ecoaram na Serra do Curral.



“Neste sábado de treino e convívio intenso com os companheiros do caminho, todos os elementos se uniram para não deixarmos de aprender. A energia dos senpais, o sol arrebatador, o terreno traiçoeiro, enfim, todos os elementos físicos e até os metafísicos conspiraram a favor.(...) foi uma ótima oportunidade de refletir sobre nossas escolhas dentro e fora do dojo, postura, respiração e equilíbrio perante as adversidades... estamos mais fortes. Benditas sejam mangabeiras!” – IVAN





Todos participaram do Dai Ichi Kihon:



"Treinar no último sábado pra mim foi excelente, pois, pude sentir o treino de uma forma diferente do DOJO uma vez que estávamos realmente em contato com a natureza." – ALVES





"Base, forma, terreno, todos citados no momento de ouro (de uma forma ou de outra) e que fizeram muito sentido pra mim. (...) Adaptar-se à situação. Manter a postura, mas deferir o ipon. Ensinamentos esses que jamais serão esquecidos, bem como o tempo “filosófico“ que alguns de nós pudemos compartilhar, analisando a natureza e refletindo nos ensinamentos de Musashi Sensei." - GIOVANNI




Também acompanhou o nosso treino o fotógrafo Rodrigo Lima. Fotos e relato no site:
http://nitroimagens.com.br/nitronline/2011/08/23/historias-samurai-modernos/

 

comentários   2 de 2

Tatiana Pedra - Belo HorizonteÉ maravilhoso vêr que algumas tradições estão firmes como rochas,num campo tão lindo a céu aberto,onde podemos conviver com técnicas impressionantes,aproveitando esta belíssima paisagem `. (Continua)

Furtado - TaguatingaOmedetou gozaimassu BH.
O local é bem bonito e as fotos do fotógrafo também ficaram muito boas.
Sayounara. (Continua)

Niten BH no Jornal Hoje em dia

por Niten - 18-ago-2011

Matéria Publicada no Caderno de Esportes no dia Primeiro de Agosto


Clique para ler

Tags: Imprensa, Jornal,

Niten nas alturas

por Adeval - 23-jul-2011

No dia 23 de julho a Unidade Belo Horizonte quis galgar novas alturas! Depois do treino fomos na academia Rokas de escalada. Aqui estão algumas fotos:

O grupo:



(...)





Continua (post completo)

comentários   4 de 4

Ivan - Belo HorizonteFoi muito bom vivenciar os aprendizados do caminho numa situação diferente, fora do dojo e das práticas do treino. O convívio com os colegas foi muito enriquecedor além de divertido. Aguardo ansioso o próximo evento...
Arigato gozaimassu a todos! (Continua)

Laura - Belo HorizonteMuito bom o evento! Particulamente eu tenho muita dificuldade com altura, já tinha escalado antes mas essa foi a primeira vez que eu fui até em cima! Arigatou Fonseca.

E só pra constar, a pessoa de camisa branca e calça preta que está lá no alto na pen (Continua)

Mitsuo - Guarulhos-SPOmedeto Niten BH e arigatogozaimashita pela acolhida!

Espero retornar em breve! (Continua)

Aguiar - Belo HorizonteÉ uma grande honra fazer parte desta família. Cada dia mais me surpreendo com tanta dedicação, extrema boa-vontade e tantos valores que são tão difíceis de encontrarmos nos dias atuais. Para quem realmente aspira galgar as alturas, afirmo:
No Niten, pode (Continua)

Combate! Niten no Paintball!

por Adeval - 24-jan-2011

No sábado 22/01 após os treinos a Unidade Niten Belo Horizonte foi guerrear em outro campo e o desafio foi no paintball!
Vejamos agora as fotos desta batalha:

Os Guerreiros...


(...)
A aventura foi eletrizante, a adrenalina foi a mil e assim fechamos o nosso dia de treino.

Sayonará Mina-san
Até o próximo treino!

Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Fonseca - BHSamurais modernos, novas formas de combate! Arigato gozaimashita a todos que foram, foi muito bom! Ficou aquele gosto de quero mais... (Continua)

Relato do aluno Tonon

por Adeval - 30-dez-2010



 Konnichiwa sensei,

com esse ano se acabando comecei a refletir sobre como o que fiz para o meu caminho nessa ultima temporada. Para mim 2010 foi um ano sensacional pois foi o ano da minha volta aos treinos desde que tive uma fratura em 2008. Mesmo sendo o bastante, devo dizer que não foi só por isso, lembrei que o quanto treinar me da segurança e força para a minha vida.

  É importante também relatar como o desenvolvimento da Unidade de Belo Horizonte. Pois BH cresceu, se uniu e amadureceu este ano, não sei lhe dizer Sensei em que ordem isto ocorreu, mas posso dizer que Ribeirão Preto e Guarulhos foi um dos grandes passos.

  Devo dizer sensei, que este ano, foi a primeira vez em que tive oportunidade de estar mais próximo ao Sensei, seja nas confraternizações seja quando o Sensei veio em Belo Horizonte, puxar o gashuku. Posso dizer que vi o tanto que se pode aprender com a presença do Sensei, pois me lembro de quando fui busca-lo no aeroporto, e penso o tanto que aprendi naquela hora que estive com o Sensei no carro.

  Hoje Sensei, vejo que se eu parar de treinar novamente uma parte de mim adormecera, pois acho que nunca levei o meu treinamento tão a sério. Outro fato incrível Sensei, foi no dia em que fiz 18 anos, em que tive a oportunidade de lutar contra cada, e onde cada companheiro de treino deu o seu máximo, Sensei devo dizer que foi o melhor presente que recebi.

  Estou portanto Sensei lhe mandando este e-mail para lhe agradecer por este ano. Pela sua força de manter o Niten firme e forte durante

todos estes anos. Pois acho que nem em 2006 quando eu entrei, nem no começo deste ano quando retornei que eu chegaria no final tão feliz, e que veria minha vida tão mais completa do que antes.

  Como disse Sensei, penso que 2010 foi um ano sensacional.

  Domo arigato gozaimasta Sensei

  Sayonara

  Tonon
 

Tags: Relatos,


Dai Ichi Kihon

por Danilo-adm - 17-dez-2010

comentários   2 de 2

Santos - GoiâniaEsse é um katá que me fascina por sua complexidade, pelo aprimoramento que nos proporciona desde a primeira vez que o praticamos e também por sua beleza. Domo arigato gozaimashita, sensei! (Continua)

Simonassi - Vitória-ESOmedetou a essas jovens samurais. Dá para ver a energia emanando dos golpes!
E o olhar no útimo Kamae?
não lembra um pouco o ``lanius excubitor`` de Musashi sensei? (Continua)

Dai Ichi Kihon

por Niten Minas - 22-jul-2010

Treinamento do Dai Ichi Kihon em Belo Horizonte
 

Gashuku em BH

por Niten Minas - 22-jun-2010

No dia 20 de Junho Recebemos o Sensei para um Treinamento Intensivo de Kenjutsu e Iaijutsu.
 


"Treino e jogo do Brasil. Não sabemos quando terminou.
Não se ouviam torcidas e vuvuzelas em meio aos kiais"
- Fonseca
*kiai= grito

 


"Horas de Ouro. Passar um dia treinando com o Sensei nos faz despertar para os Kudens*, e chegar na conclusão final. Precisamos treinar mais..." - Bolivar
*kuden= segredos da arte

 


"Gostei muito de ter pariticipadode todas as modalidades no Gashuku. Fiquei muito contente e satisfeito com a regulamentaçao da situaçao no Niten BH."
Tolentino

 



 


"Convivendo com o Sensei aprendemos que, com um proposito firme, podemos superar praticamente qualquer adversidade (chaos)."
Sartori

Tags: Gashuku,

Intercâmbio Minas e São Paulo

por Niten Minas Gerais - 03-nov-2009

A Unidade BH teve a felicidade de contar com a visita de colegas da Unidade Ana Rosa/SP neste final de semana de 31/10 e 01/11. Foram dois dias de convívio com pessoas que treinam quase que diariamente com o Sensei e, independentemente de tempo de treino, tinham muito a ensinar tecnicamente e sobre os katas do bushido. Foi uma oportunidade de fugir um pouco da rotina e também de preencher o Dojo com fortes Kiais. Grande destaque da experiência foi poder aprender os katas do bushido com mais naturalidade. Em que pese mantivéssemos nossos kamae, também foi uma oportunidade para nos "permitir errar" e tirar algumas dúvidas que poderiam ser inadequadas num momento mais formal. A pequena diferença de tempo de treino - e mesmo de idade - facilitou a interação e contribuiu para uma atmosfera mais leve, ainda que em observância das devidas regras de etiqueta. Some-se a isso a oportunidade de ter um observador de fora comentar e questionar certos rituais que já foram incorporados no quotidiano. Em alguns momentos ou situações, a pergunta correta fazia com que parássemos para pensar sobre ações que já realizávamos automaticamente. Isso com certeza contribui para melhorias ou, pelo menos, a uma melhor entendimento dessas atitudes. Por fim, foi uma oportunidade de estreitarmos os laços e de participarmos, juntos, de atividades extra treino, que muitas vezes foram novidades paras os próprios anfitriões. Unidade BH

Visita à Cachoeira de Itabirito

Visita à Praça da Estação

Tags: Visita,
Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Belo Horizonte
(031) 99778-9608
bh@niten.org.br