Ir para o Conteúdo

Mural Niten Minas


Crucial no Dia-a-dia

por IvanSantos - 03-nov-2016

Após um ano de intercâmbio no Japão, estudando física em Universidade de Nagoya, o aluno Vasconcellos do Niten JF retorna para treinar com os colegas e divide um pouco de sua experiência:

"Nesse um ano em que estive no Japão, pude vivenciar muito da cultura japonesa e vivenciar muitos momentos indescritíveis, e em todos eles o Niten estava presente. De fato, muito do que aprendi no Japão, e muitas das experiências que vivi por lá são todas graças ao Niten, aos ensinamentos do Sensei, e da ótima energia que recebi de todos da família Niten.
    Todos os aspectos do que aprendemos nos treinos eram parte constante, e crucial do dia-a-dia. O omoiyari (sentimento de compaixão) estava sempre presente, o se preocupar e fazer pelo outro, sem pedir algo em troca. A cada movimento, a cada afazer, a preocupação com o sentimento, e o respeito para com as pessoas ao redor, o fazer o melhor para a convivência em sociedade. O respeito para com o próximo, os cumprimentos, o sumimasen, o shitsurei shimasu, o gomennasai, o arigatou gozaimasu, sem dúvida as palavras mais utilizadas no vocabulário nipônico. Mas não palavras vazias, mais cheias de um profundo sentimento, de energia, os kiais do cotidiano.
   
    Neste último final de semana pude, enfim, reencontrar com meus irmãos de espada e compartilhar novamente da ótima energia com todos. Fiquei muito contente com o crescimento e o fortalecimento de todos no Caminho, e em conhecer os novos companheiros no Caminho. Poder novamente estar com a família Niten, poder pegar em armas e compartilhar da mesma energia de todos foi incomparável. Doumo arigatou gozaimashita mina sama!
    Sou muito grato ao Sensei Jorge Kishikawa por todos os ensinamentos no Caminho, sem os quais eu não teria tido as oportunidades, e as experiências que tive nesta batalha. E ainda a todos da família Niten pela energia e por todo o apoio que recebi, e ainda recebo de todos. Makoto ni arigatou gozaimasu!

Makoto ni arigatou gozaimashita Sensei!
Makoto ni arigatou gozaimashita ao Senpais e aos irmãos de espada!

Shitsurei itashimashita!"
-  Vasconcellos



Vasconcellos presenteia o dojo com um Mamori:

"Tive bastante contato com o xintoísmo e com o budismo, podendo visitar vários templos por todo o Japão. Locais sagrados, em que uma força maior se faz sentir no ar, locais em que o respeito e a gratidão são as palavras mais fortes. Com esses sentimentos em mente, quis trazer como um orei e como proteção para o dojo um mamori(守り). Chamado sachihoko(幸鉾), literalmente alabarda da felicidade, representa uma réplica de uma alabarda divina, guardada no templo da deusa Sol Amaterasu Oomikami-Sama(天照大御神様), usada para proteger o local de más intenções e de energias negativas. Espero que possa trazer um pouco da energia que senti para nosso dojo e possa protegê-lo nestes tempos conturbados."

Goshinjutsu

por Niten - 01-nov-2016



Sequencia de GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais 

Treino na Praça - Intenso Aprendizado

por IvanSantos - 23-out-2016



"Uma experiência bastante diferente para tornar o momento uma fonte mais intensa de aprendizado.
(..) Reconhecer as dificuldades próprias e dos colegas nos torna mais compassivos, enquanto integrados a um ambiente natural e social aprofunda o sentido mais necessário e belo de sermos livres para tentar desvelar estes segredos subjacentes no caminho.
Arigato gozaimashita!"
- DURVAL



"... no decorrer do treino tivemos obstáculos novos, pois o terreno não era o piso reto do Dojo, mas o solo, com grama, raízes e irregularidades, o que nos forçava a afiar ainda mais o espírito e aumentar o Kiai. A energia em volta foi muito boa também, o contato com a natureza e com os animais em volta, dava um incentivo a mais no coração, motivando ainda mais o nosso Ki. (...)Arigatô gozaimasu pela energia maravilhosa que levo comigo quando termino cada treino e que me direciona no dia-a-dia.
Arigato gozaimasu!"
- PIRES


comentários   1 de 1

Fernanda - JUIZ DE FORAKonbanwa,
Shitsurei Shimasu.

Omedetou Gozaimassu a todos que participaram do treino! Nossa sinergia e integração ficou clara com os depoimentos. Todos tem alguma coisa em comum sobre os desafios e oportunidades do contato com a natureza. Este treino f (Continua)

Treino na Praça - Sem distrações

por IvanSantos - 23-out-2016

No último sábado, 22 de outubro, realizamos um treino fora do nosso dojô. Em meio a árvores altas, ao som dos pássaros e do vento, treinamos intensamente nosso espírito à luz do verdadeiro caminho.



"...foi particularmente interessante treinar Niten Ichi Ryu. Estarmos cercados pelas árvores realmente dá uma sensação de estarmos conectados com a natureza através da espada.
Tudo isso nos mostra facilmente o diferencial do Niten.
Arigatou gozaimashitá!
"
- Almeida



"...experimentar o verdadeiro sentido do suiashi com os pés na terra e soltar o kiai além das paredes do dojo me fez sentir o espírito do guerreiro em combate de forma mais intensa.(...)Em um primeiro momento pensei que estar em um local público e aberto poderia trazer distrações e me tirar a atenção. Pelo contrário, senti que estava atenta às correções.
Arigatô Gozaimashitá!
"
- Fernanda


15º Torneio Brasileiro por Equipes

por Niten - 10-out-2016





O Nosso Torneio por equipes será em São paulo!
 
Dia 22 de Outubro, Sábado - a partir das 9hs
Na APCD - Unid. Santana
(Próximo ao terminal Rodoviário Tietê)
Mais informações no Calendário


 

Tags: Torneio,

Aprender a escutar

por Niten - 04-out-2016



No treinamento é preciso estar em silêncio e atento para escutar. 
O mover das espadas 
O falar do mestre e 
escutar a si mesmo. 
Aprender a escutar é dar a cada som sua devida importância e reverência
 
 
"Ao Instituto Cultural Niten, na pessoa do mestre Kishikawa Sensei. Nesta família encontrei energia, inspiração, coragem, determinação e foco para seguir avante neste projeto. Agradeço ao sensei pela oportunidade que me proporciona de aprender sobre valores e a força dos samurais, por compartilhar da estratégia e das técnicas de Musashi Sensei e dos votos do Hagakure, que certamente são ingredientes essenciais das mensagens contidas neste livro. agradeço também aos meus colegas de treino, pois sua presença e incentivo permitem-me praticar e sentir a força do espírito na busca dos objetivos. Sou eternamente grato por ter sido acolhido nesta família e espero poder retribuir o bem que tenho recebido neste convívio."
Trecho do Livro - O Poder da Escutatória de Rodrigo Leite​

Edição e Captação: Renato Kendi Yoriyasu

Gashuku em SP

por Drawin - 14-set-2016

Alunos de Belo Horizonte no Gashuku (treinamento intensivo) em São Paulo, recebendo os ensinamentos do Sensei Jorge Kishikawa.


Torneio Regional de Kobudo - Belo Horizonte

por Drawin - 17-ago-2016



No mês de Agosto de 2016 aconteceu na Unidade de Belo Horizonte do Instituto Niten o TRK (Torneio Regional de Kobudo).

(...)




Continua (post completo)

3º TRK JF - RESULTADOS

por IvanSantos - 16-ago-2016



KENJUTSU SEM BOGU


1. Zimerer
2. Samel
3. Pires

KENJUTSU 0 KYU

1. Andrade
2. Fernanda

KENJUTSU 7 KYU

1. Andrade
2. Nogueira
3. Durval

KENJUTSU 6 KYU

1. Alfredo
2. Calzolari
3. Andrade

KENJUTSU FEMININO

1. Adriana
2. Fernanda

IAIJUTSU 0 KYU

1. Fernanda
2. Cannon
3. Samel

IAIJUTSU 7 KYU

1. Durval
2. Pires
3. Fernanda

IAIJUTSU 6 KYU

1. Durval
2. Calzolari
3. Zimerer

comentários   1 de 1

Figueiredo - Juiz de ForaOmedetou gozaimassu minna-san! Está nítido nos relatos e fotos o quão fantástico foi o TRK, um excelente começo dos treinos aos sabados. Fico triste por não poder ter ido, porém nesse próximo treino estarei ai para tentar pegar o resto dessa energia do TR (Continua)

3º TRK JF - Um grande presente

por IvanSantos - 16-ago-2016

Realmente a avaliação do TRK é de ter sido muito bem sucedido, okage sama deshita.
O torneio sobretudo nos sinaliza no caminho quais os próximos passos a seguir, com base nos erros cometidos dentro e fora da competição em si. Coletivamente, é hora de canalizar esta energia para fazer desta nova fase uma oportunidade de superação.
Ótima oportunidade. Um grande presente.
Domo arigato gozaimashita.
Sayounara.

Durval



Foi ótimo participar de mais um TRK! Para nós, que treinávamos na Segunda à noite, foi fácil acostumar com o horário de Sábado de manhã. Todos aproveitaram o momento para soltar toda sua energia e dar o máximo de si!
Foi um dia especial para estar junto com os colegas e visitantes, além de confraternizar e conhecer mais de cada um!
O TRK do Sábado foi marcado com a confirmação do bom desempenho dos alunos mais novos, devido à boa energia e dedicação destes.
Que mais torneios realizados com tanto entusiasmo quanto esse estejam por vir!
Domo arigato gozaimashitá!
Sayounara,

Calzolari


Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Belo Horizonte
(031) 99778-9608
bh@niten.org.br