Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
Happyokai Curitiba

KAKEJIKU Paraná
"Uma vez que for lutar, impreterivelmente vencer.Uma vez que for invadir o castelo, impreterivelmente conquistar".

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
Dia 17-nov, sábado, os treinos ocorrerão ao Ar Livre, na PRAÇA DO JAPÃO, em horário regular.
NITEN - Paraná
Todos os treinos e horários são abertos para interessados e aula experimental.

NITEN - Curitiba
CURITIBA CENTRO
SOCIEDADE PORTUGUESA
R. Pedro Ivo, Nº 462
CENTRO
Convênio com estacionamento PARK SHOW
R. André de Barros, 462
Google Maps
SEGUNDAS
19h30 IAIJUTSU
QUARTAS
19h30 KENDO-KENJUTSU

CURITIBA PORTÃO
COLÉGIO BAGOZZI
Rua João Bettega, nº15, bairro
PORTÃO
Google Maps
SÁBADOS
9h00 IAIJUTSU
10h30 KENDO-KENJUTSU


NITEN - Ponta Grossa
PONTA GROSSA
ASSOCIAÇÃO RECREATIVA
DOS HOMENS DO TRABALHO

R. Maquinista Eleodoro Jacinto, Nº65
OFICINAS
Google Maps
QUARTAS
20h30 KENDO-KENJUTSU
20h30 IAIJUTSU
DOMINGOS
8h30 IAIJUTSU
9h30 KENDO-KENJUTSU
10h00 INFANTIL

PARQUE
MONTEIRO LOBATO
PONTA GROSSA
Avenida Ernani Batista Rosas
Confirmar o treino sempre por whatsapp: (042) 99991-2589

Google Maps
SÁBADOS
9h00 JOJUTSU NO PARQUE
Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.
Coordenadores Curitiba:
Marllon Rocco, Lucas Shindi Sakaguti e Rodrigo Dangelo
Coordenadores Ponta Grossa:
Fabricio Rovere e Luciana Valente
Telefones Curitiba:
(041) 99119-1366
(041) 99685-1298
Telefones Ponta Grossa:
(042) 99991-2589

+Informações

Matrícula:

160 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

Curitiba: 315 reais, livre o treino em todos os dias.
Acréscimo para 2ª e 3ª modalidade: +155 reais
Ponta Grossa: 270 reais.
Acréscimo p/ 2ª e 3ª modalidade: +135 reais

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2018:

na matrícula ganhe a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e qualquer um dos horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Crianças a partir dos 12 anos podem participar normalmente dos treinos.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou mais das 3 modalidades: KENDO-KENJUTSU, IAIJUTSU e JOJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

É o mais próximo que hoje se pode chegar de um combate com a espada samurai! O equipamento (Shinai, bogu e bokutos) permite experimentar toda a essência das milenares técnicas de combate com a espada samurai, seja pelo treino dos katas de diversos estilos, seja pelo combate.

Iaijutsu:

Existem momentos em que é preciso sacar a espada da bainha. Tanto para a defesa de um ataque iminente quanto para iniciar o ataque. Pode-se estar sentado, em pé, andando ou mesmo correndo. Nunca se sabe de onde virá o ataque, ou onde será necessário desferir o golpe. O Iaijutsu traduz este conhecimento. Saber, em qualquer caso, sacar a espada de maneira eficiente, adaptando-se, vitoriosamente, à nova situação.

Jojutsu:

Vencer uma espada, de forma limpa e rápida. Este o objetivo do Jojutsu, arte na qual se manuseia um cajado criado especificamente para dominar a espada. Movimentos precisos, suaves e rápidos, características do Shindo Muso Ryu e do Suyo Ryu, permitem ao praticante do Jojutsu aperfeiçoar o conhecimento do próprio corpo e da estratégia de vencer a espada.
YOKOSO! BEM-VINDO às UNIDADES
CURITIBA e
PONTA GROSSA
do INSTITUTO CULTURAL NITEN




O Instituto Niten possui dois Dojos em Curitiba e um Dojo em Ponta Grossa.

Temos treinos de:
- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
- JOJUTSU, a arte do bastão de madeira.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.
Quer aprender? Sinta-se convidado a nos visitar, conhecer e a treinar conosco!
Sua presença nos será motivo de muita alegria!


+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Mural

Unidade Ponta Grossa no Primeiro Mundial De Kenjutsu Combate

por Luciana - 14-nov-2018

Nos dias 20 e 21 de outubro aconteceu o grande evento esperado por todos do Instituto Niten. Samurais do Mundo todo estiveram presentes para colocar suas técnicas e treinos à prova em Combate.
Samurais da unidade de Ponta Grossa passaram dois dias intensos de muita alegria, confraternização e combates, retornando com mais conhecimentos, mais energia e medalhas.
Parabéns para todos do Niten Ponta Grossa, parabéns para Luciana, primeira campeã Mundial de Kenjutsu da categoria 5 °kyu feminino, essa vitória é de todos nós.

“ Quando me perguntaram na entrevista o que o Niten significava para mim, a resposta foi: Família ”



“ Aquele combate que te faz se sentir vivo!”



“ Eu entrei com Energia, entrei com Kiai, Avançando, Atacando, entrei em Guerra... sai em Paz.”


1º MUNDIAL KENJUTSU - RESULTADOS

por MundialKenjutsu - 27-out-2018




Resultados do 1º MUNDIAL KENJUTSU realizado nos dias 20 e 21 Outubro de 2018 em São Paulo com participação de delegações de:
Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.





(...)



Kenjutsu Categoria Máxima - Masculino
Alexandre Vaz (3º, RJ), Gilberto Vieira (1º, SP) e Ronaldo Costa (2º, RJ)



Kenjutsu Categoria Máxima - Feminino
Melissa (Fighting Spirit Feminino) recebendo premiação de 3º lugar em nome de Saieva (3º, ARG), Ana Lúcia (2º, SP) e Daiana recebendo premiaçao de 1º lugar em nome de Paula (1º, ARG)



Thomas Spanos (USA, Denver) recebendo prêmio Fighting Spirit Masculino






Continua (post completo)

Tags: Mundial,
comentários   1 de 1

CRISTIANE BARBOSA GOMES - Campo GrandeOmedetou Gozaimassu!!! Somos todos vencedores, pois no NITEN somos um único Clan, uma única família. Muito bem representada por todos os participantes, todos os veteranos e todos os iniciantes, durante este mundial. Sinto profundo e verdadeiro orgulho por (Continua)

Mundial - Ganhei, perdi, aprendi e me diverti

por Adriano - 27-out-2018




Estava livre, mais leve. Talvez neste momento pudesse vencer qualquer um. Pelo menos tenho certeza que sem aquele fardo invisível consegui dar mais um passo no caminho.



Durante algum tempo eu pude ir sentindo a ansiedade e antecipação para este evento. Como uma tempestade se formando no horizonte.
Os dias passavam e cada vez mais o sentimento aumentava, o próprio mundo parecia diminuir o passo e se encolher diante do que estava por vir.

Finalmente o dia chega e a antecipação cresce exponencialmente. O corpo já não aguenta mais e se quer se mexer, agir... explodir. Mas ainda é preciso esperar um pouco.

Em retrocesso vejo que estava mais ansioso por este dia do que imaginava, não que pensamentos sobre o evento estivessem sempre na mente, mas assim como não é preciso perceber que o céu está sempre ali em cima, azul em seu esplendor, não era preciso pensar sempre para saber que ele estava ali, em algum lugar.

(...)






Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Mundial - Vivendo Intensamente pela Espada

por Tiemi - 26-out-2018



Tiemi em Competição por Equipes

"Nessa passagem efêmera pela vida eu tive a sorte de cruzar com o Niten. Quero aproveitar essa oportunidade ao máximo para seguir vivendo intensamente pela espada"


Shitsurei shimasu,
Konnichiwa Sensei!

Foram dias de emoções intensas, com muito Kiai, tensão, festa, e acima de tudo, gratidão.

Eu estava muito preocupada na hora que cheguei no Dojo Santana pois fazia tempo que não ia pra SP. "Será que as pessoas lembram de mim?"
Porém essa preocupação foi passando ao longo do dia - conversando com Senpais e colegas de Caminho, fui me sentindo mais confortável e mais confiante pra focar nas lutas e na torcida também.

Escrevi mais sobre isso na carta para o Sensei, mas depois desse final de semana, me parece que as palavras ganham ainda mais força.

(...)





Equipe Medalhista de Ouro

Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Mundial - Tornar-se Imbatível

por Sionek - 25-out-2018



Konbanwa Sensei,
Shitsurei Shimasu,

Omedetou Gozaimasu pelos 25 anos do Instituto Niten!

A primeira visão do enorme banner ao entrar na APCD já anunciava sem dúvida a grandeza do evento que estava para acontecer ali nos próximos dois dias.
Todos os detalhes, como a entrada das delegações, as flores em harmonia, o discurso do sensei sobre o SONHO, a primeira mesa, a vibração das torcidas e muito mais, estão gravados para sempre na minha memória.

Não esquecerei dos momentos de tensão e nervosismo que senti antes, durante e após as lutas na etapa classificatória. É interessante que a cada vez que me coloco à prova, seja através dos torneios ou participando dos gashukus, há sempre uma nova descoberta, e a visão do caminho muda. O ponto mais distante que conseguia enxergar se torna mais claro, e às vezes mais perto. Porém, também é possível ver que o caminho aumenta e há pontos ainda mais distantes que só se tornarão mais claros se eu trilhar o caminho com mais afinco.


(...)






Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Mundial - A Árvore do Mundial

por Cavalheiro - 25-out-2018



Konbanwa Youroshiku Onegaishimasu Sensei, Shitsureishimasu,

Fiquei devendo ao Sensei o significado por trás da árvore que dei de Orei.

Ano passado fiz meu primeiro shugyo e levei ao Sensei 1000 tsurus como Orei. Fiz pensando no desejo de Paz a todos do Niten, paz que conseguimos ao treinar, ao avançar no caminho e enfrentar os desafios do dia a dia. Foram 1000 tsurus para o desejo de realizar e multi coloridos porque somos nós, alunos, de múltiplas cores, múltiplas origens e mesmo assim únicos cada um.

Logo depois, eu pensei na ideia da árvore com folhagens de tsurus, e embora num primeiro momento fosse algo artístico, melhor apresentado, de um ano para cá ela foi fazendo sentido cada vez mais.

A árvore é uma ideia que foi plantada, uma semente que foi se desenvolvendo e que para sair da terra ela começou humildemente a crescer, e claro, teve que enfrentar fatores externos para se desenvolver forte e firme para se manter ao chão até ela se encher de vida através de suas flores. Mas essas flores não vierem da árvore e sim pousaram na árvore. E a cada tsuru que posou nesta árvore, mais cheia, volumosa e com vida ela ficou.

Os alunos do Niten são os tsurus da ideia, as flores que tornam a árvore uma árvore e, com base no discurso do Sensei, são as pessoas que tornaram o sonho em realidade.

Sensei pode conferir, os tsurus não são perfeitos, não são iguais, alguns estão aglomerados, outros alinhados, e isso é porque não somos perfeitos unicamente, mas juntos formamos algo tão belo que pode ser considerado perfeito.

E os frutos: o fruto dessa árvore é quando o tsuru voa dela e nesse momento a ideia vai com ele, crescendo mais outras árvores em novos lugares.

Domo Arigatou Gozaimashita ao Sensei e à Sensei por serem guerreiros de tornar o sonho em realidade e servir de exemplo a todos nós que compomos este sonho.

Shitsureishimasu,
Sayounara Arigatou Gozaimashita,
Cavalheiro - Unidade Porto Alegre-RS




Tags: Mundial,

Mundial - Dias maravilhosos

por Toshi - 25-out-2018



Shitsurei Shimasu,

Konnichiwa Sensei,

Que dias maravilhosos!
Hoje parece que o Sol estava mais brilhante, que as pessoas eram mais bonitas, que a vida é muito melhor! A minha noção de tempo se alterou, foi tão intenso, que tenho a sensação de que a festa durou um mês. Os gritos da torcida ecoam na minha cabeça, a imagem da mesinha foi gravada no meu coração.
O ambiente que Senpai Wenzel criou foi perfeito para dar a atmosfera de comemoração, a egrégora se formou a partir das cores das bandeiras e eu vi brasileiros, argentinos, mexicanos, portugueses, chilenos e americanos conversando como se fossem velhos companheiros, verdadeiros Irmãos de Espada!

Arigatou Gozaimashita Sensei, por abrir esse caminho aonde muitos passam e muitos passarão! Tive a oportunidade de conversar com Mika Sensei e como ela me emociona e inspira!
Ter a oportunidade de ajudar na montagem e documentar me deu outra perspectiva da festa, tive contato com pessoas diferentes e reconectar os elos. Soube um pouco da história de cada um deles e vi o impacto do Sensei e do Niten na vida de todas elas, todas são muito gratas pela existência do Sensei e de seu trabalho. Sensei tem a força de mudar destinos!

A vitória do Senpai Gilberto me deu a alegria de saber que treinamos com os melhores Senpais do mundo! As meninas da Argentina me motivaram para treinar mais também! E foi a torcida mais animada!

Domo Arigatou Gozaimashita por me permitir ajudar e participar um pouco nessa festa inesquecível.

Vida longa ao Niten!

Arigatou Gozaimashita,

Shitsurei Shimasu,
Toshi - Unidade Sumaré-SP










Tags: Mundial,

Mundial - Resgate de Grandeza

por Shindi - 25-out-2018



Quando o Sensei anunciou a 1 ano atrás a realização deste Evento Mundial, estava ansioso pela marcação da data, pois o "Hai!" ficou preso na garganta, lutando pra sair.
Para muitos, foi um anuncio surpreendente. Mas para mim, pareceu-me algo bem natural, desde os 20 anos do Niten, quando Portugal e México estavam iniciando suas jornadas.
Acho até que vi isso bem atrasado, comparado com os demais Senpais, que já deviam estar vendo isso muito antes?

Ter um mestre como o Sensei no Caminho é, para mim, um resgate de Grandeza.


(...)






Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Mundial - Experiências mais Poderosas que já Tive

por Nagyla - 22-out-2018



Congratulações pelos 25 anos do Instituto Cultural Niten. Por todo o trabalho e dedicação a todos os alunos, junto aos Senpais, Domo Arigatou Gozaimashita!

Estive presente no 1º Mundial de Kenjutsu e Comemoração dos 25 anos do Niten, e foi uma das experiências mais poderosas que já tive. Sentir a energia de todas as pessoas presentes convergindo no Dojo, todos com o objetivo comum de aprender, lutar e comemorar, foi uma sensação única. Fazer parte do Niten e ter a oportunidade de conviver com tantos companheiros de Caminho foi fortalecedor.

O mês de outubro foi um período de guerra para mim. No dia seguinte ao Mundial, era a data de entregue da minha monografia da faculdade. Os treinos durante o ano e a preparação para esse Evento foram fundamentais para me manter centrada e concentrar a força necessária para vencer essa batalha. Encerrar esse ciclo da minha graduação com os dois dias do Mundial teve um valor muito grande para mim.

(...)



Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Mundial - faz se sentir vivo!

por Luciana - 22-out-2018



Pensar em uma verdadeira batalha e olhar todo aquele dojo preparado para o Primeiro Mundial de Kenjutsu era entrar em um sonho. Um clima tenso e ao mesmo tempo amigável, de Guerra e de Paz.

Fiquei encantada com as crianças, suas lutas, mas principalmente por elas estarem no caminho certo. “Senpai quer que eu tire a foto?” (elas estavam brincando, quando me viram tentando tirar uma foto e se ofereceram para ajudar); “Senpai pegue, onegaishimassu”( entregando uma bebida no meio da festa).

(...)






Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Coordenação

Marllon
Rocco
Rodrigo
Dangelo
Lucas
Shindi
Fabrício
Rovere
Luciana
Valente

Calendário

  • 1 e 2 dez - sáb e dom

    Gashuku Final de Ano

Graduados Paraná

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Curitiba
TEL: (041) 99119-1366
(041) 99685-1298
curitiba@niten.org.br


Instituto Niten Ponta Grossa
TEL: (042) 99902-0884
(042) 99991-2589
pontagrossa@niten.org.br