Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
Nascer do Dia do Samurai, 24 de abril de 2008, Rio de Janeiro

KAKEJIKU Rio de Janeiro
KO UN RYU SUI
"Nuvem passageira, corrente de água", a efemeridade dos momentos, coisas e da vida como uma nuvem que passa e uma corrente d'água que flui.

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
NITEN - Rio de Janeiro
Todos os treinos e horários são abertos para interessados e aula experimental.


TIJUCA
CLUBE MONTE SINAI
R. São Francisco Xavier, 104
próx Metrô S.Francisco Xavier
Google Maps
QUINTAS
20h00 KENDO-KENJUTSU
SÁBADOS MANHÃ
10h30 KENDO-KENJUTSU
11h15 INFANTIL
SÁBADOS TARDE
14h30 JOJUTSU
15h45 IAIJUTSU
17h30 JYUUGEIKO

JD.BOTÂNICO
CLUBE MILITAR
Rua Jardim Botânico, 391
JARDIM BOTÂNICO
Identificar-se na portaria
Google Maps
SEGUNDAS
19h00 KENDO-KENJUTSU
19h00 IAIJUTSU
19h00 JOJUTSU


ILHA
ILHA DO GOVERNADOR
ESPORTE CLUBE COCOTÁ
Rua Tenente Cleto Campelo, N° 497
Google Maps
TERÇAS
19h30 JOJUTSU
20h30 IAIJUTSU

JACAREPAGUÁ
TAQUARA
CLUBE RECR. PORT. DE JACAREPAGUÁ
Rua Ariapó, N° 50
Estacionamento ao lado
Google Maps
SEGUNDAS
19h00 IAIJUTSU
19h45 KENDO-KENJUTSU


NITERÓI
ICARAÍ
CENTRO ESPORTIVO E
CULTURAL LA SALLE
Rua Dr. Paulo César, 107
Dirigir se à Quadra 2.
O estacionamento custa R$3,00 a cada meia hora até às 21h. No Colégio Abel, também há um estacionamento. O valor é 10 reais fixo, sem limite de horário.
Google Maps
TERÇAS
20H00 KENDO-KENJUTSU

RECREIO
ACADEMIA DE DANÇA RAMALHO´S
+INFOS CLIQUE



NOVA FRIBURGO
COLÉGIO ANCHIETA
+INFOS CLIQUE

VOLTA REDONDA
CLUBE DOS FUNCIONÁRIOS
DA CSN

+INFOS CLIQUE
Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.

Coordenadores: Wenzel Böhm, Alexandre Vaz, Ronaldo Costa, V.Pinheiro, L.Meriguetti, R.Saraiva, Andrea Saraiva, A.Mainenti, V.Monedeira, V.Silveira, Aristeu Silveira e V.Vale
Secretária: Patrícia Barbosa
Telefone (das 9h às 22h):
(021) 98737-5414

Whatsapp:(021) 97646-2211
riodejaneiro@niten.org.br
www.niten.org.br/riodejaneiro

+Informações

Matrícula:

130 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

Tijuca e Jardim Botânico: 330 reais, permite treinar em todos os dias e unidades
Acréscimo na Mensalidade para treinar uma 2ª e 3ª Modalidade: +95 reais.
Niterói: 255 reais.
Ilha do Governador, Jacarepaguá, Recreio, Duque de Caxias, Maricá e Nova Friburgo: 195 reais. Acréscimo na Mensalidade para treinar uma 2ª Modalidade: +55 reais.

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2018:

na matrícula ganhe a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Treinos específicos para crianças de 5 a 11 anos no Dojo Tijuca, aos Sábados as 11h15. É o Kir Jovem com treinos que misturam brincadeiras e alegria com as sementes do aprendizado de disciplina, perseverança e transparência. Mais informações sobre o treino especial para crianças pelo telefone (021) 98737-5414

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou mais das 3 modalidades: KENDO-KENJUTSU, IAIJUTSU e JOJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

Modalidades

Kendo Kenjutsu:

A arte Samurai de manejar a espada. Consiste de combate com equipamento de proteção e também sequencias com espada de madeira. incluindo do estilo NITEN ICTHI RYU, de MIYAMOTO MUSASHI. O Kenjutsu abrange um amplo leque de posturas e técnicas herdadas do conturbado período feudal japonês, incluindo as técnicas de DUAS ESPADAS de Miyamoto Musashi.

Iaijutsu:

A arte de desembainhar a espada é praticada contra um oponente imaginário. Exige ao máximo o espírito do praticante, que deve manter a serenidade, controlando a respiração e concentração durante o desembainhar, o corte e o recolhimento da espada.

Jojutsu:

As técnicas do bastão de madeira contra a espada. O bastão está incorporado às técnicas dos samurais desde o século XVII, detalhes e precisão capazes de desarmar e render o adversário com a espada comprida.

KIR Jovem:

Os fundamentos do KENDO e KENJUTSU para os jovens samurais de 5 a 12 anos. A brincadeira de espada ganha novos contornos com o aprendizado de valores e camaradagem.
BEM-VINDO à
UNIDADE RIO DE JANEIRO
do INSTITUTO CULTURAL NITEN.


O Niten começou no Rio de Janeiro em 2001, praticando e difundindo as Artes da Espada, a Cultura e a Filosofia da antiga tradição Samurai.
A prática é dividida em 3 modalidades que podem ser praticadas uma independente da outra:
- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
- JOJUTSU, a arte do bastão de madeira.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.
No Rio de Janeiro há também o curso especial de:
- KATORI SHINTO RYU, a tradição guerreira do Katori Jinguu, berço das Artes Marciais japonesas.(+info)


SEG TER QUA QUI SEX SÁBADO DOM
Noite Manhã/Tarde Manhã
TIJUCA
Metrô
S.Francsico Xavier
KEN KEN
IAI
JO
Infantil
JD.BOTÂNICO
CLUBE MILITAR
KEN
IAI
JO
ILHA IAI
JO
JACAREPAGUÁ
BRT Taquara
KEN
IAI
RECREIO KEN
DQ DE CAXIAS IAI
NITERÓI
Icaraí
KEN
MARICÁ
IAI
N.FRIBURGO KEN IAI
V.REDONDA KEN


+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Mural

Junho na Unidade Recreio

por Vale - 09-jul-2018



Tags: Treino,
comentários   1 de 1

Frade - RJApós 1 ano de Unidade, o Recreio se mostra firme no Caminha e atento aos ensinamos do Sensei.

Ganbatte Recreio!!!
Gokurousama!!! (Continua)

Entrega do Guardião Samurai

por NitenRio - 25-jun-2018



Foi entregue, no Dojo Tijuca, a homenagem de Guardião da Tradição Samurai para os Samurais Meriguetti (representando Jacarepaguá), Monedeira (representando Duque de Caxias) e Yumi (representando Niterói)

comentários   1 de 1

Frade - RIO DE JANEIROGrande Honra a três Honrosos Samurais.

Yumi, sempre que nos encontramos na Tijuca ou nos Gashukus, se mostra voluntariosa e atenta a si mesma e a tudo a sua volta.

Senpai Monedeira, meu primeiro Senpai de IaiJutsu. Talvez ele não saiba mas, lembro q (Continua)

Cariocas no Gashuku Kenjutsu Shiai

por NitenRio - 19-jun-2018


Atrás: Frade, Secco e Martins; na frente: Meriguetti e Perazzini (Atualmenten Perazzini é aluno de Brasília, mas foi aluno no Rio durante 4 anos)

Treino em maio

por NitenRio - 30-mai-2018









(...)



Continua (post completo)

Como é Grande o Mar

por NitenRio - 28-mai-2018



Shitsurei shimasu,

Gostaria de relatar minhas impressões pessoais sobre o treino no RJ. É difícil expressar tudo em palavras, mas espero conseguir passar uma ideia.

De início, todo um planejamento com antecedência: quem vai, quando ir, como ir, onde ficar, como voltar, avaliar opções viáveis... um roteiro bem definido para minimizar a exposição aos riscos inerentes, mas especialmente evitando correr riscos desnecessários. O treino na realidade na já havia começado aí.

Primeira missão na viagem: manter a energia no trajeto. Nos manter acordados e conversando para ajudar a manter o motorista firme na direção. Pausas para esticar as pernas e revezar os motoristas, e uma parada para um bom lanche. Tudo seguiu como o planejado, e passou muito rápido! Conversas sobre o Niten, experiências, técnicas, etiqueta sobre como se portar e se apresentar ao visitar um outro dojo, e também conversas sobre os mais diversos assuntos, nos conhecendo melhor.


(...)

Arigatou Gozaimashita!
Couto - Unidade Vitória-ES






Continua (post completo)

comentários   2 de 2

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,

É entusiasmante ver os colegas de dojo, em especial os iniciantes, dando as primeiras braçadas nesse grande mar. Omedetou. Gambate!

Caran (Continua)

Formentini - VitóriaShitsurei shimasu,

Arigatou gozaimashita Couto por esse relato. Não vou comentar muito, pois com certeza serei repetitivo.

Na verdade, já sendo repetitivo (shitsurei shimashita por isso), gostaria de enfatizar esse sentimento de estar em casa, não i (Continua)

Apresentação no Sanatório Naval de Nova Friburgo

por Mainenti - 16-mai-2018

Apresentação realizada no dia 16 de maio de 2018 (aniversário da cidade de Nova Friburgo-RJ), no Sanatório Naval de Nova Friburgo.



O Sanatório Naval de Nova Friburgo foi inaugurado em 30 de junho de 1910. No passado, funcionou como hospital para tratamento de tuberculose. Hoje, funciona como ambulatório e casa de hospedagem para oficiais.

(...)



Da esquerda para direita, Capitão de Fragata Macedo (diretor do Sanatório Naval), Contra-Almirante Barra (Diretor do Centro Médico Assistencial da Marinha), Mainenti (Unidade Nova Friburgo), Paiva (Unidade Nova Friburgo e Sr. Gilberto Sader (Presidente da Associação dos Amigos da Marinha).




Continua (post completo)

Rio de Janeiro no 16 TBIK

por Niten - 15-mai-2018


Brígido disputando a modalidade iaijutsu


Hideo na modalidade Kusarigama (foice e corrente)

Um Brinde!

por NitenRio - 11-mai-2018

aos vencedores da Quinta!



KENJUTSU - A Liberdade que faltava

por Niten - 24-abr-2018

comentários   1 de 1

Lucas Pierotto Borges - GoiâniaArigatou Gozaimashitá Kishikawa Sensei, por fundar o instituto Niten, agradeço em nome de todos os alunos, que junto à mim, são eternamente gratos pelas façanhas que o Sensei realizou. Bushido não é só uma maneira de lutar, é uma maneira de viver! novamen (Continua)

Guerreiras Cariocas

por NitenRio - 19-abr-2018



Aniversário 3 Anos Dojo Jacarepaguá

por Meringuetti - 11-abr-2018



(...)



Continua (post completo)

comentários   2 de 2

FRADE - Rio de JaneiroHai, Vieira.
Seguimos pelo mesmo caminho e temos a mesma casa (Unidade JPA), como ponto de partida.
Mais um ano de vida para nossa unidade e que venham muitos mais.
Arigatou Gosaimashita a todos os gestores e Senpais que fazem dessa Casa, a minha Casa. (Continua)

Wagner França VIEIRA - Rio de JaneiroAtravés dessa unidade conheci o universo do Instituto Niten. Me sinto muito feliz em fazer parte dela!!
Estou firme no caminho!
Arigatou Senpai Meriguetti, Arigatou Senpai Carbonete

Arigatou Gosaimashita! (Continua)

Visitas no Dojo Tijuca

por NitenRio - 07-abr-2018


Os coordenadores Calzolari (Juiz de Fora) e Mainenti (Nova Friburgo) vieram participar do treino de sábado na Tijuca



Coordenação

Wenzel
Böhm
Helio
Kenzo
Alexandre
Vaz
Ronaldo
Costa
Leonardo
Meriguetti
Ricardo
Saraiva
Alexandre
Mainenti
Vitor
Monedeira
Vitor
Silveira
Andréa
Saraiva
Vinícius
Pinheiro
Vinícius
Vale

Calendário

  • 20 e 21 out - Sáb e Dom

    MUNDIAL DE KENJUTSU

    Nos 25 anos do Instituto Niten o 1º Mundial de Kenjutsu com presença do Soke
    do estilo de Musashi Sensei: Kyoshi Yoshimoti Soke do Hyoho Niten Ichi Ryu
    vindo do Japão. O Mundial será realizado em São Paulo - Brasil

Graduados Rio de Janeiro

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Rio de Janeiro
TEL: (021) 98737-5414 / (021) 97646-2211
riodejaneiro@niten.org.br