Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
Nascer do Dia do Samurai, 24 de abril de 2008, Rio de Janeiro

KAKEJIKU Rio de Janeiro
KO UN RYU SUI
"Nuvem passageira, corrente de água", a efemeridade dos momentos, coisas e da vida como uma nuvem que passa e uma corrente d'água que flui.

Endereços

localização: clique para ver o mapa
NITEN - Rio de Janeiro
Todos os treinos e horários são abertos para interessados e aula experimental.


TIJUCA
CLUBE MONTE SINAI
R. São Francisco Xavier, 104
próx Metrô S.Francisco Xavier
Google Maps
QUINTAS
20h00 KENDO-KENJUTSU
SÁBADOS MANHÃ
9h00 IAIJUTSU
10h30 KENDO-KENJUTSU
10h30 INFANTIL

JD.BOTÂNICO
CLUBE MILITAR
Rua Jardim Botânico, 391
JARDIM BOTÂNICO
Identificar-se na portaria
Google Maps
SEGUNDAS
19h00 KENJUTSU KATA
20h00 IAIJUTSU
20h00 JOJUTSU
20h00 KENDO-KENJUTSU


ILHA
ILHA DO GOVERNADOR
ESPORTE CLUBE COCOTÁ
Rua Tenente Cleto Campelo, N° 497
Google Maps
TERÇAS
19h30 JOJUTSU
20h30 IAIJUTSU
DOMINGOS MANHÃ
9h30 JOJUTSU NO PARQUE
TREINOS ABERTOS NO PARQUE
Aos domingos treinos de Jojutsu gratuitos e abertos a todos, JARDIM GUANABARA
PRAÇA LAURO CORONA

Em caso de chuva não há treino. Para confirmação contacte pelo
WhatsApp:(021) 98167-4409
+INFORMAÇÕES

JACAREPAGUÁ
TAQUARA
CLUBE RECR. PORT. DE JACAREPAGUÁ
Rua Ariapó, N° 50
Estacionamento ao lado
Google Maps
SEGUNDAS
19h00 IAIJUTSU
19h45 KENDO-KENJUTSU


NITERÓI
ICARAÍ
CENTRO ESPORTIVO E
CULTURAL LA SALLE
Rua Dr. Paulo César, 107
Dirigir se à Quadra 2.
O estacionamento custa R$3,00 a cada meia hora até às 21h. No Colégio Abel, também há um estacionamento. O valor é 10 reais fixo, sem limite de horário.
Google Maps
TERÇAS
20H00 KENDO-KENJUTSU

Sexta 28/JUN: Não haverá treino no Dojo Recreio.
Contacte-nos para mais informações sobre os treinos no Recreio.

RECREIO
CONTACTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES
SEXTAS
18h00 IAIJUTSU
19h30 KENDO-KENJUTSU
NOVA FRIBURGO
COLÉGIO ANCHIETA
+INFOS CLIQUE
VOLTA REDONDA
CLUBE DOS FUNCIONÁRIOS
DA CSN

+INFOS CLIQUE
Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.

Coordenadores: Wenzel Böhm, Alexandre Vaz, Ronaldo Costa, V.Pinheiro, L.Meriguetti, R.Saraiva, Andrea Saraiva, A.Mainenti, V.Monedeira, V.Silveira, Igor Frade e V.Vale
Secretária: Patrícia Barbosa

+Informações

Matrícula:

190 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

Tijuca e Jardim Botânico: 380 reais, permite treinar em todos os dias e unidades
Niterói: 290 reais.
Ilha do Governador, Jacarepaguá, Recreio e Duque de Caxias: 230 reais.
Ilha do Gov. aos Domingos: Os treinos no parque são gratuitos e abertos a não alunos.

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2019:

No pagamento da matrícula fique isento da primeira mensalidade e ganhe a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e qualquer um dos horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Treinos específicos para crianças de 5 a 11 anos no Dojo Tijuca, aos Sábados as 11h15, voltado para filhos cujos pais (pai ou mãe) também participem dos treinos, ainda que como novatos também. É o Kir Jovem com treinos que misturam brincadeiras e alegria com as sementes do aprendizado de disciplina, perseverança e transparência. Mais informações sobre o treino especial para crianças pelo telefone (021) 98737-5414

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou mais das 3 modalidades: KENDO-KENJUTSU, IAIJUTSU e JOJUTSU. O acréscimo na Mensalidade para treinar uma 2ª Modalidade é de +30%

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

Modalidades

Kendo Kenjutsu:

A arte Samurai de manejar a espada. Consiste de combate com equipamento de proteção e também sequencias com espada de madeira. incluindo do estilo NITEN ICTHI RYU, de MIYAMOTO MUSASHI. O Kenjutsu abrange um amplo leque de posturas e técnicas herdadas do conturbado período feudal japonês, incluindo as técnicas de DUAS ESPADAS de Miyamoto Musashi.

Iaijutsu:

A arte de desembainhar a espada é praticada contra um oponente imaginário. Exige ao máximo o espírito do praticante, que deve manter a serenidade, controlando a respiração e concentração durante o desembainhar, o corte e o recolhimento da espada.

Jojutsu:

As técnicas do bastão de madeira contra a espada. O bastão está incorporado às técnicas dos samurais desde o século XVII, detalhes e precisão capazes de desarmar e render o adversário com a espada comprida.

KIR Jovem:

Os fundamentos do KENDO e KENJUTSU para os jovens samurais de 5 a 12 anos. A brincadeira de espada ganha novos contornos com o aprendizado de valores e camaradagem.


BEM-VINDO à
UNIDADE RIO DE JANEIRO
do INSTITUTO CULTURAL NITEN.


O Niten começou no Rio de Janeiro em 2001, praticando e difundindo as Artes da Espada, a Cultura e a Filosofia da antiga tradição Samurai.
A prática é dividida em 3 modalidades que podem ser praticadas uma independente da outra:
- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
- JOJUTSU, a arte do bastão de madeira.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.
No Rio de Janeiro há também o curso especial de:
- KATORI SHINTO RYU, a tradição guerreira do Katori Jinguu, berço das Artes Marciais japonesas.(+info)


SEG TER QUA QUI SEX SÁBADO DOM
Noite Manhã Manhã
TIJUCA
Metrô
S.Francsico Xavier
KEN IAI
KEN
Infantil
JD.BOTÂNICO
CLUBE MILITAR
KEN
IAI
JO
ILHA IAI
JO
JO
JACAREPAGUÁ
BRT Taquara
KEN
IAI
RECREIO KEN
IAI
DQ DE CAXIAS IAI
NITERÓI
Icaraí
KEN
MARICÁ
*Treinos pela manhã

IAI
N.FRIBURGO KEN
IAI
V.REDONDA KEN


+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Mural

Momentos de Ouro - OPORTUNIDADE

por Niten - 29-abr-2019

DIA DO SAMURAI NA ALERJ

por NitenRio - 26-abr-2019


Cônsul Japonês pede encontro com a presidência da ALERJ por ocasião do DIA DO SAMURAI, instituído este ano oficialmente no calendário do Estado do Rio de Janeiro por proposta do Deputado Wanderson Nogueira e motivado pelo trabalho desenvolvido pelo Instituto Niten há mais de 18 anos no estado, valorizando e dinfundindo as virtudes samurais em prol da cidadania e construção de uma sociedade melhor.



Hideo Miyazaki (NitenRio), funcionários da ALERJ, Wanderson Nogueira, autor da lei do Dia do Samurai no estado do Rio de Janeiro, Kenzo Dino (NitenRio), Cônsul japonês Yoshitaka Hoshino, a Vice-Consul Kaori Ueno, Yumi (NitenRio), Alexandre Vaz (NitenRio) e Sérgio Paiva (NitenRio)




ALERJ ESTREITA LAÇOS COM CONSULADO JAPONÊS

Durante visita ao Palácio Tiradentes, cônsul destacou a importância do estado na difusão da cultura japonesa no Brasil


(...)

Dia do Samurai

Também convidado para o encontro, o ex-deputado e atual diretor do Parlamento Juvenil, Wanderson Nogueira, recordou-se do projeto de de lei 3.617/17, que instituiu o Dia do Samurai no estado, sancionado em janeiro pelo governador Wilson Witzel e celebrado no dia 24 de abril. “O Dia do Samurai representa o quanto é importante essa cultura e essa filosofia de vida, que traz a questão da integridade e do espírito coletivo, algo que o Estado do Rio tanto precisa. Não se corrige uma economia se você não tem uma cultura e uma sociedade que busque esses valores, como faz a cultura Samurai”, declarou.

Ele também lembrou que o município de Nova Friburgo é o segundo maior produtor de flores de corte no Brasil, graças à produção japonesa. “A colônia japonesa de Friburgo está presente há quase 100 anos no município”, ressaltou.

A reunião ainda contou com a participação dos parlamentares Luiz Paulo (PSDB), Rosane Felix (PSD), Alexandre Knoploch (PSL) e Rosenverg Reis (MDB), além de representantes do Instituto Niten.

do site da ALERJ link








Continua (post completo)

Tags: Dia_do_Samurai,

Dia do Samurai - 24 de Abril

por Instituto Niten - 24-abr-2019



Dia do Samurai. Um dia para reflexão, aprendizado e celebração!

Para nós, o segredo para ser feliz é: Disciplina e Festa. Coisas indissociáveis e interdependentes. Não é possível viver e ser feliz, praticando uma disciplina rígida sem comemorar os avanços e conquistas. Tão pouco é viável viver somente em festa sem conquistar nada. Isso vale para todos os aspectos da vida cotidiana, seja no Dojo, na vida profissional ou na vida privada com a família e os amigos.

A cultura milenar japonesa, estudada e praticada pelos antigos e novos samurais praticantes de artes marciais dos mais diversos estilos, dá pistas do caminho a seguir. Promover o fortalecimento do corpo por meio da prática de uma atividade física vigorosa, que previne males, aumenta a qualidade de vida e dá longevidade saudável. E, ao mesmo tempo, promover o fortalecimento do espírito por meio do aprendizado e da prática de virtudes que aprimoram o caráter e o comportamento enquanto cidadãos.

Hoje comemoramos o Dia do Samurai também oficialmente no Estado do Rio de Janeiro, como já acontece em outros estados e municípios do Brasil, sempre no Dia 24 de Abril, o Dia do Samurai.

MOMENTOS DE OURO - Vencer

por Niten - 14-abr-2019

Momentos de Ouro - MUSASHI

por Niten - 09-abr-2019

Momentos de Ouro - SUBIR O FUJI

por Niten - 02-abr-2019

KIR Jovem Rio

por NitenRio - 26-mar-2019



comentários   1 de 1

STEFAM M CHAVES - rio de janeiroCom a licença dos autores de `PAIS E FILHOS`

Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?

O SAMURAI GIGANTE E PEQUENO EM TAMANHO REFLETIRÁ SOBRE A FO (Continua)

Momentos de Ouro - BOM GOLPE

por Niten - 25-mar-2019

Momentos de Ouro - FORTALECIMENTO

por Niten - 18-mar-2019

Shinnenkai Rio 2019

por Kenzo - 17-mar-2019



Shinnenkai Rio! Nosso encontro do Novo Ano de 2019 aconteceu agora em Março.

O Ano já tinha começado, é verdade, todos na correria, ano agitado.
Mas como disse nosso anfitrião Meriguetti: O Shinnenkai, a energia positiva de nossos colegas samurais, nos fornece uma força extra para encarar os desafios.
Entre o futebol animado, o churrasco, as conversas, a piscina e a confraternização, o Ki do Niten Rio se fortalece!
No final, todos expressaram um sentimento de Gratidão ao treinamento e ao companheirismo.


(...)





Continua (post completo)

Dia das Mulheres

por Niten - 08-mar-2019

Continuem fortes na luta! Gambate mulheres! #kenjutsu #samurai #sword #sensei #niten #shinai #fightlikeagirl

Uma publicação compartilhada por Instituto Niten (@institutoniten) em

comentários   3 de 3

Guilherme Caran - VitóriaOmedetou às guerreiras!

Caran (Continua)

Thomas - VILA VELHAOmetou às onna (mulheres) do Niten! Que espírito esteja com o IAI sempre em punho!

Sayounara!

Thomas - Niten Vitória - ES (Continua)

Formentini - VitóriaOmedetou às mulheres samurais! Mantenham sempre o espírito bem afiado!

Sayounara!
(Continua)

Dia do Samurai

por Niten - 23-jan-2019




Dia do Samurai. Um dia para reflexão, aprendizado e celebração!

 
Para nós, o segredo para ser feliz é: Disciplina e Festa. Coisas indissociáveis e interdependentes. Não é possível viver e ser feliz, praticando uma disciplina rígida sem comemorar os avanços e conquistas. Tão pouco é viável viver somente em festa sem conquistar nada. Isso vale para todos os aspectos da vida cotidiana, seja no Dojo, na vida profissional ou na vida privada com a família e os amigos.
A cultura milenar japonesa, estudada e praticada pelos antigos e novos samurais praticantes de artes marciais dos mais diversos estilos, dá pistas do caminho a seguir. Promover o fortalecimento do corpo por meio da prática de uma atividade física vigorosa, que previne males, aumenta a qualidade de vida e dá longevidade saudável. E, ao mesmo tempo, promover o fortalecimento do espírito por meio do aprendizado e da prática de virtudes que aprimoram o caráter e o comportamento enquanto cidadãos.
 
A partir de 2019 comemoraremos oficialmente no Estado do Rio de Janeiro, como já acontece em outros estados e municípios do Brasil, sempre no Dia 24 de Abril, o Dia do Samurai.
Neste dia, em especial, o Instituto Cultural Niten, que tem 20 anos de presença no Estado do Rio de Janeiro, subsistindo de forma austera e praticando o que ensina, espera comemorar as conquistas e renovar as forças para continuar promovendo uma sociedade mais saudável, justa e cidadã.



Coordenação

Wenzel
Böhm
Helio
Kenzo
Alexandre
Vaz
Ronaldo
Costa
Leonardo
Meriguetti
Ricardo
Saraiva
Alexandre
Mainenti
Vitor
Monedeira
Vitor
Silveira
Andréa
Saraiva
Vinícius
Pinheiro
Vinícius
Vale
Igor
Frade

Calendário

  • 22 jun - Sábado

    Kangeiko em Nova Friburgo

    Treino de inverno sábado à tarde em Nova Friburgo
    informações riodejaneiro@niten.org.br
  • 6 de jul - sáb

    Intensivo de IAI e JO

    Dojo Santo André
  • 13 jul - Sábado

    Festa Julina NitenRio

    Treino extra na Tijuca das 13h30 às 15h30
    festa Julina das 16h30 às 22h30 Grajaú
  • 27 jul - Sábado

    TRK Rio de Janeiro

    Torneio Regional de Kobudo do Rio de Janeiro
    10h30 às 14h
  • 3 e 4 ago - Sáb e dom

    Gashuku em São Paulo

    São Paulo.
    Clube Aquático do Bosque- SP
  • 21 e 22 set - Sáb e dom

    ECM Set 2019

    Encontro de Coordenadores e Monitores. São Paulo e Campinas
  • 26 e 27 out - sáb e dom

    17º TBEK

    Torneio Brasileiro pr Equipes de Kobudo. Local a confirmar.
Graduados Rio de Janeiro

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Rio de Janeiro
(021) 97194-8100
riodejaneiro@niten.org.br