Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Late en Chile el Espíritu Samurái

por Saieva-Bsas - CL/Santiago - 25-out-2016



Este 22 de Octubre el Gimnasio Municipal de Providencia tembló con el Kiai de más de 200 personas que se dieron cita en el workshop de difusión de la espada samurái organizado por Niten Chile.
 
Estamos seguros que ese día Myamoto Musashi Sensei inspiró a las los más de 150 hombres, mujeres y niños que se animaron no solo a asistir sino a empuñar por primera vez las Dos Espadas y llenaron la jornada de alegría y descubrimientos realizados.

 
El día comenzó con la demostración de las técnicas básicas y el público resulto ser increíblemente receptivo a las mismas dejando a la comitiva argentina - que se sumó al evento- asombrada por su nivel de interés.
 
La demostración de lucha por parte de los alumnos movilizó a los presentes y fue un punto destacable del evento pero,sin duda, la frutilla del postre fue "la batalla de Kiai" que cerró la jornada.

 
Los alumnos de Chile mostraron sin duda que están creciendo a pasos agigantadosque pueden vencer todas las pruebas si siguen unidos y bajo la guía segura de nuestro Sensei Jorge Kishikawa, Menkyo Kaiden (Graduación Máxima) del estilo Niten Ichi Ryu reconocido por la escuela oficial en el Japón y dedicado a transmitir las Técnicas Originales e inalteradas para toda América Latina.

Desde ya agradecemos a todos los presentes, que fueron ese día Samuráis de Corazón. Les dejamos unas imágenes que sintetizan la comunión y energía que vivimos ese día inolvidable y desde ya las puertas de los dojos de Chile están abiertas siempre para todos los interesados!

Tags: Fotos, Evento,

Crianças no 15º Torneio em Slow Motion

por Café com Sensei - 25-out-2016





Edição e Captação: Renato Kendi Yoriyasu

Os Samurais diziam que crianças de verdade eram as que lutavam, pulavam e corriam. Eram felizes.

Naqueles tempos isto era possível, mas hoje em dia, com tantos afazeres e pressão de todos os lados, é mais raro.

Raros, mas existem:

Tags: Egan2016_Dez,

Dia das Crianças

por Niten - SP/Kir jovem - 18-out-2016

Neste sábado, comemoramos o Dia das Crianças com festinha e Origamis! 


As crianças aprenderam a fazer Tsuru e estrelas Ninja




Fortalecemos os elos, revigoramos o espírito através da convivência.
Arigatou Gozaimashita à todos os Kir Jovens e Familiares.

Feliz Dia das Crianças!!! 

Tags: KirJovem,

Nihon no Senki

por Café com o Sensei - 17-out-2016

É dificil (acredite), em poucas palavras, escrever o que eu posso fazer por você.
No que o Niten pode ajudar você.
As palavras abaixo são de uma aluno que se encontra lá do outro lado mundo, usufruindo de tudo que aprendeu aqui no Instituto Niten:



"Está muito corrido aqui. Não queremos e não podemos perder tempo.

No Japão realmente é assim, ninguém perde tempo. Todos agradecem, todos cumprimentam, mas estão sempre "correndo". Senki (espirito de guerra)
Você não vê ninguém parado "de bobeira". Todos estão com um propósito, com um objetivo, estão de prontidão.

Este é o único ponto em que vemos os japoneses irritados, quando você está fazendo os outros perderem tempo.
Se está com dúvida, e pelo fato de ser gaijin, eles são pacientes.
Mas não fique parado em um local de muito movimento, não demore muito para sair e entrar dos lugares, mostre preocupação com os outros, não faça nada proibido, não coloque os outros e você mesmo em perigo, fale sumimasen (no nosso caso, shitsureishimashitá), caso contrário você verá que a simpatia e paciência nipônica dará lugar a gritos e broncas.

Nesses momentos vemos que o que treinamos no Niten e aprendemos no convívio com nosso Sensei nos preparam para uma visita no Japão. Até agora não tomamos bronca, mas vimos outros gaijin cometerem gafes grandes e serem repreendidos, e não é nada bonito.

Arigatou gozaimashitá!"
 - Professor Kenzo Dino (Unidade Rio de Janeiro)






Libélula na casa de guarda do palácio imperial. 




Professor Kenzo Dino (Unidade Rio de Janeiro, na foto segundo da direita para a esquerda)

Tags: Egan2016_Dez,

Hayabusa na Bienal

por Paiva - Hayabusa - 13-out-2016

Ohayou Gozaimassu, Mina san!

Sábado (08/10) o Hayabusa de São Paulo foi ao Parque do Ibirapuera visitar a 32ª Bienal de Arte Contemporânea de São Paulo. 

A exposição é um convite a revermos nossas certezas e experiências, e enxergarmos o mundo (e a arte) de uma forma distinta. Na vida, assim como no treino, ter só uma perspectiva ou  não enxergar o todo é existir superficialmente.









E ainda tivemos um delicioso piquenique!

Arigatou Gozaimashita.

Paiva

Estágio na ADM - Nobrega

por Niten - RJ/Maricá - 11-out-2016

Nobrega ficou em Estágio na ADM no mês de Outubro
Seguem palavras dele sobre essa vivência:


"Konnichiwa, shitsurei shimassu

No segundo dia de treino fiquei sabendo do estágio, na mesma semana comecei a falar com o gerente no trabalho e com a Senpai Midori.
No fim do último treino em Maricá Senpai Silveira me desejou uma boa guerra.
No primeiro dia me disseram que ninguém permanece o mesmo ao sair do estágio. Ao menos não se estiver o vivenciando como uma batalha.
Acabei de ler o Shin Hagakure ainda no avião, a primeira vez que peguei um, vale ressaltar. E desci com intuito de experienciá-lo. No primeiro momento já na ADM notei que o aprendizado aconteceria em momentos cotidianos. Desde acordar antes para adiantar afazeres, até limpar, arrumar e estar sempre de prontidão. Acima dos afazeres fica um espírito, um ímpeto explosivo que deve ignorar os poréns, as adversidades. Isso eu aprendi fazendo tudo que nunca havia feito, indo em lugares desconhecidos com ajuda do que se tinha a mão, tendo sempre solicitude para com quem precisasse.
Entre as missões que mais me marcaram: podar o jardim. calma e precisão, comprei uma pequena frutífera para cuidar em casa. outra lição que se sobressai, treinar diariamente é absolutamente necessário. Nesse quesito, estar cada dia com um Senpai diferente, em um lugar diferente, ouvi diversas vezes o mesmo momento de ouro em diferentes vozes, ver meus erros claros e postos e dia após dia lutar para corrigi-los. Por duas vezes treinei com o Sensei, em um misto de nervosismo e calma, nervosismo por estar diante do mestre, calma por saber que este é perfeitamente humano, próximo. Estar em momentos de ouro dados pelo Sensei foi o coroar de um algo muito planejado e esperado, a certeza de que, viajar para outro estado no meio das férias para um estágio, e finalizar cada dia dentro do dojo, foi a atitude mais satisfatória que eu poderia tomar.
Para finalizar este relato, conto do dia de chegada. Entrei na ADM, fiz as atividades iniciais, não tardou e fui para meu primeiro treino em São Paulo. Foi uma aula experimental de Kenjutsu. Potência, agilidade, concentração e resistência, ali era o meu primeiro campo de combate. Contra o cansaço e as dores, me preocupei em queimar o máximo de mim, captar as dicas, e sobretudo não parar.
Assim procuro estar agora, depois de voltar ao Rio de Janeiro, depois de voltar ao trabalho. Captar cada vez mais o meu entorno, e não parar. No começo pressupunha que no primeiro dia se iniciaria o combate e no décimo primeiro, eu voltaria com esta luta finalizada. Me enganei, as batalhas nem tiveram início lá, elas culminaram lá, e não vão mais parar, desse combate eu não quero mais sair.

Shitsurei shimassu
Domo arigato gozaimashitá
Nobrega"



Tags: Estagio,

15º Torneio Brasileiro por Equipes

por Niten - blog - 10-out-2016





O Nosso Torneio por equipes será em São paulo!
 
Dia 22 de Outubro, Sábado - a partir das 9hs
Na APCD - Unid. Santana
(Próximo ao terminal Rodoviário Tietê)
Mais informações no Calendário


 

Tags: Torneio,

Pato ou Águia

por Júlio Cesar - blog - 05-out-2016



Texto enviado pelo Professor Loberto Sasaki:
https://www.facebook.com/lobertosasakioficial/posts/1654662458196430


 
Eu estava no aeroporto quando um taxista se aproximou. A primeira coisa que notei foi um táxi limpo e brilhante. O motorista bem vestido, camisa branca e calças bem passadas, com gravata.
 
O taxista saiu, me abriu a porta e disse: "Eu sou Willy, seu chofer. Enquanto guardo sua bagagem, gostaria que o senhor lesse neste cartão qual é a minha missão." No cartão estava escrito: < Missão de Willy - Levar meus clientes a seu destino de forma rápida, segura e econômica, oferecendo um ambiente amigável> Fiquei impressionado. O interior do táxi estava igualmente limpo.

(...)





Continua (post completo)

Aprender a escuchar

por Niten - America Latina - 04-out-2016




En el entrenamiento es preciso estar en silencio y atento para escuchar.
El mover dos espadas
La voz del maestro y
escucharse a si mismo.
Aprender a escuchar es dar a cada sonido su debida importancia y reverencia


"Al Instituto Cultural Niten, a la persona del maestro Kishikawa Sensei. En esta familia encontré energía, inspiración, valentía, determinación y foco para seguir adelante en este proyecto. Agradezco a Sensei por la oportunidad que me proporciona de aprender sobre valores y la fuerza de los samuráis, por compartir de la estrategia y de las técnicas de Musashi Sensei y de los votos del Hagakure, que ciertamente son ingredientes esenciales de los mensajes contenidos en este libro. agradezco también a mis compañeros, pues su presencia e incentivo me permiten practicar y sentir la fuerza del espíritu en la búsqueda de los objetivos. Estoy eternamente agradecido por haber sido acogido en esta familia y espero poder retribuir lo bueno que recibí en esta convivencia."

Parrafo del Libro - El Poder de la Escucha del alumno Rodrigo Leite​


 

Aprender a escutar

por Niten - BR/Brasil - 04-out-2016



No treinamento é preciso estar em silêncio e atento para escutar. 
O mover das espadas 
O falar do mestre e 
escutar a si mesmo. 
Aprender a escutar é dar a cada som sua devida importância e reverência
 
 
"Ao Instituto Cultural Niten, na pessoa do mestre Kishikawa Sensei. Nesta família encontrei energia, inspiração, coragem, determinação e foco para seguir avante neste projeto. Agradeço ao sensei pela oportunidade que me proporciona de aprender sobre valores e a força dos samurais, por compartilhar da estratégia e das técnicas de Musashi Sensei e dos votos do Hagakure, que certamente são ingredientes essenciais das mensagens contidas neste livro. agradeço também aos meus colegas de treino, pois sua presença e incentivo permitem-me praticar e sentir a força do espírito na busca dos objetivos. Sou eternamente grato por ter sido acolhido nesta família e espero poder retribuir o bem que tenho recebido neste convívio."
Trecho do Livro - O Poder da Escutatória de Rodrigo Leite​

Edição e Captação: Renato Kendi Yoriyasu

Últimas postagens:


topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-8h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h