Niten Rio de Janeiro - Mural Ir para o Conteúdo

Mural NitenRio


Ukô-Mukô

por Kalawatis - RJ/Volta Redonda - 05-dez-2013

Treino em Volta Redonda.
logo na primeira hora do treino a luz simplesmente acabou...chuva de verão !

Nada demais, afinal o importante é se adaptar à situação.

"A forma não pode ser rígida, devendo ser adaptada conforme a situação. Uma vez com a espada nas mãos, o único objetivo deve ser cortar o inimigo de qualquer maneira."

Ukô-Mukô, a forma da não forma, Livro dos Cinco Anéis, Musashi Sensei.

Nosso objetivo era conseguir fazer o treino até o final e em segurança.
Conseguimos.
Recorremos a uma iluminação improvisada!
Mais escuro do que o comum, mas suficiente para treinarmos a arte da guerra!

Afinal, "só a imobilidade é reprovável".


comentários   3 de 3

João Vicente Vieira Santos - Porto AlegreHai, doomo arigato gosaimashita, lembrei de um treino na unidade zona sul em que durante um temporal, ficamos as escuras
e com agua pelas canelas!! Não esquecerei esta noite jamais!!
sayonara arigato gosaimashita! (Continua)

Luiz Fernando - Coronel FabricianoAdaptar-se. Lembro-me de duas situações em tempos de chuva que a iluminação acabou. Lembrei de meu treinamento as cegas e fizemos um treino de percepção e depois aplicação nas técnicas. Foi muito bom e até hoje os alunos torcem pra luz acabar rsrsrs. Para (Continua)

Lucia Elisa Janchuk - Lomas de Zamorahay sensei asi es solola inmovilidad es reprobaable, siempre adelante aunque a veses es util parar y reflecionar ,donde estubo el eror ,para mejorar la proxima ,
arigato !!! (Continua)

Orei (大礼)

por Vaz - RJ/Botafogo - 02-dez-2013

Dezembro!
 
Natal, panetone, presentes, Réveillon.. muita festa! E todos nós já sabemos das circunstâncias da reta final do ano. Confraternização, a união do grupo, da família, dos amigos...
 
e agradecer!
 
Na cultura japonesa, nesta época a gratidão é expressada também pelo "Orei" .  (礼)  "Rei" é uma das virtudes do samurai, que expressa o sentimento de reverência, dever, respeito e agradecimento. O kanji "Dai" (大), que pode ser um termo de honra, significa "grande". O todo se traduz como um grande "obrigado", ou melhor, "muito obrigado por tudo".
 
Então o Orei é o gesto de agradecimento àquelas pessoas que nos ajudaram de alguma forma, com um presente, uma lembrança. E como não conseguimos nada sozinhos nesta vida, há sempre alguém que devemos lembrar.
 
Sabe aquele professor? Parentes? O colega do trabalho que nos cobriu aquele dia? O amigo? Ou o chefe que cuidou de nós?? 




Tags: ArteCultura,

Saber sacar a espada

por Breno - RJ/Niteroi - 02-dez-2013

O Kenjutsu consiste nas técnicas de combate com as espadas já fora da bainha. Por mais que o Samurai fosse habilidoso no combate com a espada desembainhada, de nada adiantava se fosse surpreendido em uma situação inesperada. O Iaijutsu é a arte de sacar a espada e lidar com as diversas situações que podem aparecer.

Essa semana, os niteroienses puderam experimentar um pouco do Iaijutsu. 

Apesar de não haver treinos regulares dessa modalidade na Unidade Niterói ainda, basta atravessar a poça. Nossos vizinhos cariocas da gema estão treinando para não serem surpreendidos.


 
Aluna experimentando o Iaijutsu


Tags: Iaijutsu,
comentários   1 de 1

Fernanda Ramos - NiteróiGostei muito da pequena experiência no Iaijutsu. Eu torço para que um dia a unidade de Niterói também tenha aulas desta modalidade. (Continua)

KATTE KABUTO NO WO SHIMEYO

por Costa - RJ/Volta Redonda - 29-nov-2013

Katte kabuto no wo shimeyo 
(deve-se amarrar o cordão do elmo samurai após a vitória)

Muitos, após uma vitória, costumam relaxar, não estão prontos para um segundo ataque
e é nesse momento de relaxamento que poderão ser derrotados.

Não devemos relaxar depois de conquistar algo, devemos continuar atentos e preparados para manter o que foi conquistado.


Vamos apertar o NÓ!

TREINO NA PUC 23/Nov

por NITEN - RJ/Rio de Janeiro - 25-nov-2013

BUGEI JUHAPPAN

por Kalawatis - RJ/Volta Redonda - 22-nov-2013

Sensei nos ensina que o guerreiro devia dominar 18 artes para ser considerado samurai. Quando reunia a técnica suprema em todas elas recebia o título de "Bugei Juhappan" ou aquele que domina as artes do"Kobudo". 
Nesta semana tivemos um intensivo de "naginata", a alabarda samurai, com o coordenador Costa. Fizemos kihons e katas tão antigos quanto a arma.
Mais um passo em busca do "Bugei Juhappan".


Em busca do Bugei Juhappan


Naginata em ação

Tags: Kobudo, Naginata,

Ver o invisível

por Vaz - RJ/Tijuca - 21-nov-2013

Interessante que nos últimos anos temos visto no meio da cultura pop os samurais como alvo. Desenhos, filmes,quadrinhos com personagens usando katana como armas. Todos eles são fortes, têm reflexos felinos e percebem o perigo antes de qualquer um.
 
A medida que nosso treinamento de espada avança, vamos ficando cada vez mais afiados nos sentidos. Mas não se trata de nada místico como talvez o cinema ou a televisão sugere.
 
Os pequenos exercícios do dia-a-dia vão nos mudando. Olhar nos olhos de quem interage conosco, prestar atenção às pessoas a nossa volta. Entrar no recinto sabendo se é um ambiente hostil ou amigável... ser perceptível às pequenas energias das relações humanas. Com um olhar ou algumas palavras entender se aquela pessoa está bem, se concorda conosco, ou até se precisa de alguma ajuda.

Coisas assim não são normais, pessoas assim não são normais. Por isso o treinamento. Para desenvolver algo que para pessoas normais não é possível realizar.


 

Tags: Pop,
comentários   1 de 1

omar - Rio de janeiro -Hai Sempai Vaz!
Estarei enquanto Atento, mais atento ainda, pois somente atento não basta para estar vendo alguma coisa! É preciso sentir as vibrações, como um Tubarão ou uma pessoa deficiente visual,essa percepção não se conquista rápido! Temos que est (Continua)

Treino na Praia de Icaraí

por Breno - RJ/Niteroi - 21-nov-2013


Acordar cedo, arrumar o equipamento, fazer a coleta de lixo, correr, Kata, lutar, mokussô, refletir, tomar água de coco.

Palavras que resumem o que foi o início do nosso feriado em Niterói. 

Sob o sol e em meio a uma bela vista, os guerreiros de Niterói suaram bastante e despertaram a atenção dos banhistas que passavam pela praia de Icaraí.

Lutar na areia, uma sensação bem diferente. Conseguimos entender um pouco mais o que foi o duelo de Musashi sensei com Sasaki Kojiro. 
(...)




Mais fotos na galeria

Continua (post completo)

Tags: Kenjutsu,
comentários   1 de 1

Fernanda Ramos - NiteróiLutamos contra o calor, o sol nos olhos e a instabilidade da areia - que exige mais dos músculos. Em locais abertos podemos nos colocar à prova e começar a pensar sem as limitações das quatro paredes do dojo. (Continua)

Reverter os sentimentos ruins

por Vaz - RJ/Botafogo - 18-nov-2013

Nesta semana ouvimos sobre vencer os fracassos. Muitas vezes
podemos ficar abatidos ou até deprimidos quando algo, ou um
projeto não dá certo. É nessa hora que devemos aprender a 
reverter os sentimentos. Sentir sim a tristeza, para rapidamente
depois mudar o ânimo e dar a volta por cima!

Uma batalha pode ser perdida, mas a guerra continua!


Visita do monitor Impieri

por Kalawatis - RJ/Volta Redonda - 15-nov-2013

Nesta semana, com muito prazer, recebemos a visita do monitor da unidade de Botafogo, Impieri.
Ele estava em treinamento intensivo com o Coordenador Costa, visitando todas as unidades fluminenses. Felizmente, no roteiro de treinos estava a nossa unidade de Volta Redonda na segunda-feira.

No treino daquele dia os alunos puderam verificar o real sentido de determinação e força de vontade. Quando treina, Impieri recorre a toda sua experiência acumulada ao longo de sete décadas, se destacando pela enorme energia de seus golpes e kiai.
Uma lição viva para aqueles que desejam sempre se superar no caminho. Para ele, recuar não é uma opção.



Impieri é o que está no centro da foto, com o "dô" azul

Tags: Visita, Visita,


Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Rio de Janeiro
(021) 97256-9797
riodejaneiro@niten.org.br