TREINAR
KENJUTSU
EM CASA

Para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!




LIVRO DOS CINCO ANÉIS
Os Cinco pergaminhos de Miyamoto Musashi.
O Gorin no Sho, ou Livro dos Cinco Anéis, foi largamente traduzido em todo o mundo, é conhecido por empresários, estrategistas, atletas e difusores de Artes Marciais de todo o mundo. Nesta edição, Sensei Jorge Kishikawa, o maior expoente do Bushido fora do Japão da atualidade, comenta a tradução de Rosa Mika Kishikawa, profunda conhecedora da arte e da cultura nipônicas
COMPRE PELA AMAZON

Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Últimas postagens:

19-jun-2018

110 anos de Imigração Japonesa – 18 de Junho de 2018

Neste fim de semana no Gashuku realizado no Coopecotia fui abordado por uma proeminente professora de Softball de Atibaia.
Ficou emocionada ao saber de minha presença e que ainda haviam descendentes de Japoneses dispostos a preservar a nossa cultura apesar dos tempos. 
Imigração 110 Anos. Niten 25 Anos.
Podemos dizer que o Niten já faz parte desta grande história, não???

Arigato a todos! 




"A imigração iniciou-se com a embarcação Kasato Maru com 781 japoneses. Hoje, no Brasil, temos a maior comunidade nipônica fora do Japão.

Quero homenagear a todos imigrantes que tiveram a coragem de largar o seu país e vir para um lugar tão distante, com hábitos estranhos, comidas inéditas e modo de vida tão diferentes.

Homenagear, principalmente, minha família, que veio na década de 60. Tiveram uma vida muito dura, muitos sacrifícios, muitas lágrimas, muita forme, muito desespero, mas nunca desistiram.

Eles praticaram o TAN REN*  no seu dia a dia. Superaram cada obstáculo com muito esforço, com muita garra. E, é essa coragem, é esse TAN REN que eu busco. É no exemplo dos meus familiares que eu encontro força, determinação para enfrentar todas as dificuldades que a vida nos impõe.
 
Hoje, parte da minha família está retornando ao Japão, como imigrantes brasileiros tentando uma vida melhor no Japão. É com muita tristeza que eu vejo essa debandada, pois é desistir de um País que foi construído pelos imigrantes de todas as raças. Estão desistindo de todo o esforço e luta que foram conquistados pelos nossos antepassados... É uma pena...

Vejo no Sensei, no NITEN, uma esperança... Há um esforço gigantesco do Sensei, em trazer o melhor da cultura nipônica, adaptando ao modo de vida dos brasileiros.
Vejo no Sensei o TAN REN dos antigos antepassados, e o respeito profundamente por nos presentear com esse exemplo.


 
O bebê sou eu, YUMI, a brasileira que está com os seus pais e avó, os imigrantes japoneses.
Arigatou gozaimashita" 

Yumi
Unidade Rio de Janeiro



*TAN REN = Termo abordado nos Momentos de Ouro que se aproxima de Garra, Resiliência etc








 

12-jun-2018

16º TBIK 11



Meloni X Weber - Shiai de Graduados no 16º TBIK
Nito Tsuki (Competidor de Duas Espadas ataca o pescoço do Adversário)

Comentário do Sensei
O que podemos constatar neste combate é o resultado obtido com a pratica do nosso aquecimento com duas espadas, o Kihon Nito.
No Niten, até o aquecimento lhe fortalece no combate. Não subestime...

05-jun-2018

16º TBIK 9 - Niten Ichi Ryu


Sempai Wenzel e Marques fazem Demonstração de Niten Ichi Ryu
O Hyoho Niten Ichi Ryu é o estilo de Kenjutsu criado pelo famoso samurai Miyamoto Musashi (Saiba mais)









Gilberto X Silva - Shiai de Graduados no 16º TBIK Men (Golpe no crânio do adversário)

29-mai-2018

16º TBIK 8 - Yoshiharu Kikuchi - 110 anos da Imigração japonesa



No 16° Torneio Brasileiro tivemos a presença do Presidente do Comitê Executivo da Imigração Japonesa, Sr. Yoshiharu Kikuchi





Gilberto X Marques - Shiai de Graduados no 16º TBIK
Tsuki (Estocada no pescoço)

25-mai-2018

16º TBIK 7 - TEMPLO NIKKYOJI - Monge Eishin Suzuki



Massao X Guilherme - Shiai de Graduados no 16º TBIK
Nito Do (Adversário com duas espadas desfere golpe no Abdome)





No 16° TBIK tivemos a presença do Representante do Templo Nikkyoji, Bispo Eishin Suzuki


23-mai-2018

16 TBIK 6 - Depoimento Kir Jovem



Depoimento de Edmir Oshiro, engenheiro em Campo Grande

































21-mai-2018

16 TBIK 5 - Chanceler da Tradição Samurai



Discurso de Entrega do Diploma de Chanceler da Tradição Samurai para o Dr. Raul Takaki














Discurso do Jornalista Dr. Raul Takaki


18-mai-2018

Shin Hagakure em Espanhol 2 - Lançamento

No dia 25 de Abril às 19 horas na Sala Auditório Williams do Centro Cultural Borges da Cidade de Buenos Aires foi realizado o Lançamento em Espanhol do Livro "Shinhagakure - Pensamentos de um Samurai Moderno"

O livro na versão em espanhol foi editado na Argentina pelo próprio Instituto Cultural Niten e são dois volumes onde Sensei Jorge Kishikawa moldou suas experiências de mais de 40 anos de treinamento com a Espada e convivência com Mestres Tradicionais do Japão. O Shinhagakure (que significa "novo Hagakure" em referência e homenagem ao famoso livro de Yamamoto Tsunetomo) carrega a energia do Combate Samurai e se propõe como uma bússola que ajuda o leitor a se orientar para enfrentar e vencer os problemas da vida, tanto profissionais como pessoais.

Foi um evento de gala para receber o Sensei Jorge Kishikawa, autor do livro, que transmitiu a todos os presentes sua emoção por essa nova possibilidade de transmitir sua mensagem de forma fiel a todas as pessoas que falam espanhol. Sua simpatia e cordialidade conquistaram os presentes no local e não pararam de pedir fotos e autógrafos em seus exemplares.


Devo mencionar a importante presença da comunidade japonesa da Argentina, como Sensei Gustavo Aoki (Mestre de Cerimônia do Chá da Escola Urasenki), Sergio Kaneshima (Presidente do Comitê da Escola Japonesa Nichia Gakuin) e o Venerável Sempo Oshiro (Monge Budista da Escola de Budismo Soto Zen do Japão) que iluminou o dia com sua presença e palavras. Também estiveram presentes representantes de clubes e entidades governamentais da Argentina, como o Sr. Gustavo Angelucci (GEBA) e o Dr. Mariano Javier Ortega (Min. de Saúde de Lomas de Zamora).

As palavras do Coordenador geral da Argentina Joel Correa da Silva vibraram de reconhecimento ao Sensei pela grandeza realizada ao escrever o Shinhagakure. Durante o evento também se viveram momentos de emoção quando Mariano Díaz Barbosaa, escritor e aluno do Instituto, leu aos presentes alguns pedaços escolhidos da obra do Sensei.


Apostamos que, a partir deste momento, o Shinhagakure será uma leitura essencial e acessível para todas as pessoas da língua espanhola que buscam desenvolver valores como coragem, compaixão, lealdade e que se esforçam dia a dia para alcançar seu potencial.





topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br