TREINAR
KENJUTSU
EM CASA
Todos os treinos presenciais do Instituto Niten estão suspensos em virtude do Covid-19.
Mas para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!
Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Nihon no Senki

por Café com o Sensei - 17-out-2016

É dificil (acredite), em poucas palavras, escrever o que eu posso fazer por você.
No que o Niten pode ajudar você.
As palavras abaixo são de uma aluno que se encontra lá do outro lado mundo, usufruindo de tudo que aprendeu aqui no Instituto Niten:



"Está muito corrido aqui. Não queremos e não podemos perder tempo.

No Japão realmente é assim, ninguém perde tempo. Todos agradecem, todos cumprimentam, mas estão sempre "correndo". Senki (espirito de guerra)
Você não vê ninguém parado "de bobeira". Todos estão com um propósito, com um objetivo, estão de prontidão.

Este é o único ponto em que vemos os japoneses irritados, quando você está fazendo os outros perderem tempo.
Se está com dúvida, e pelo fato de ser gaijin, eles são pacientes.
Mas não fique parado em um local de muito movimento, não demore muito para sair e entrar dos lugares, mostre preocupação com os outros, não faça nada proibido, não coloque os outros e você mesmo em perigo, fale sumimasen (no nosso caso, shitsureishimashitá), caso contrário você verá que a simpatia e paciência nipônica dará lugar a gritos e broncas.

Nesses momentos vemos que o que treinamos no Niten e aprendemos no convívio com nosso Sensei nos preparam para uma visita no Japão. Até agora não tomamos bronca, mas vimos outros gaijin cometerem gafes grandes e serem repreendidos, e não é nada bonito.

Arigatou gozaimashitá!"
 - Professor Kenzo Dino (Unidade Rio de Janeiro)






Libélula na casa de guarda do palácio imperial. 




Professor Kenzo Dino (Unidade Rio de Janeiro, na foto segundo da direita para a esquerda)

Tags: Egan2016_Dez,

Hayabusa na Bienal

por Paiva - Hayabusa - 13-out-2016

Ohayou Gozaimassu, Mina san!

Sábado (08/10) o Hayabusa de São Paulo foi ao Parque do Ibirapuera visitar a 32ª Bienal de Arte Contemporânea de São Paulo. 

A exposição é um convite a revermos nossas certezas e experiências, e enxergarmos o mundo (e a arte) de uma forma distinta. Na vida, assim como no treino, ter só uma perspectiva ou  não enxergar o todo é existir superficialmente.









E ainda tivemos um delicioso piquenique!

Arigatou Gozaimashita.

Paiva

Estágio na ADM - Nobrega

por Niten - RJ/Maricá - 11-out-2016

Nobrega ficou em Estágio na ADM no mês de Outubro
Seguem palavras dele sobre essa vivência:


"Konnichiwa, shitsurei shimassu

No segundo dia de treino fiquei sabendo do estágio, na mesma semana comecei a falar com o gerente no trabalho e com a Senpai Midori.
No fim do último treino em Maricá Senpai Silveira me desejou uma boa guerra.
No primeiro dia me disseram que ninguém permanece o mesmo ao sair do estágio. Ao menos não se estiver o vivenciando como uma batalha.
Acabei de ler o Shin Hagakure ainda no avião, a primeira vez que peguei um, vale ressaltar. E desci com intuito de experienciá-lo. No primeiro momento já na ADM notei que o aprendizado aconteceria em momentos cotidianos. Desde acordar antes para adiantar afazeres, até limpar, arrumar e estar sempre de prontidão. Acima dos afazeres fica um espírito, um ímpeto explosivo que deve ignorar os poréns, as adversidades. Isso eu aprendi fazendo tudo que nunca havia feito, indo em lugares desconhecidos com ajuda do que se tinha a mão, tendo sempre solicitude para com quem precisasse.
Entre as missões que mais me marcaram: podar o jardim. calma e precisão, comprei uma pequena frutífera para cuidar em casa. outra lição que se sobressai, treinar diariamente é absolutamente necessário. Nesse quesito, estar cada dia com um Senpai diferente, em um lugar diferente, ouvi diversas vezes o mesmo momento de ouro em diferentes vozes, ver meus erros claros e postos e dia após dia lutar para corrigi-los. Por duas vezes treinei com o Sensei, em um misto de nervosismo e calma, nervosismo por estar diante do mestre, calma por saber que este é perfeitamente humano, próximo. Estar em momentos de ouro dados pelo Sensei foi o coroar de um algo muito planejado e esperado, a certeza de que, viajar para outro estado no meio das férias para um estágio, e finalizar cada dia dentro do dojo, foi a atitude mais satisfatória que eu poderia tomar.
Para finalizar este relato, conto do dia de chegada. Entrei na ADM, fiz as atividades iniciais, não tardou e fui para meu primeiro treino em São Paulo. Foi uma aula experimental de Kenjutsu. Potência, agilidade, concentração e resistência, ali era o meu primeiro campo de combate. Contra o cansaço e as dores, me preocupei em queimar o máximo de mim, captar as dicas, e sobretudo não parar.
Assim procuro estar agora, depois de voltar ao Rio de Janeiro, depois de voltar ao trabalho. Captar cada vez mais o meu entorno, e não parar. No começo pressupunha que no primeiro dia se iniciaria o combate e no décimo primeiro, eu voltaria com esta luta finalizada. Me enganei, as batalhas nem tiveram início lá, elas culminaram lá, e não vão mais parar, desse combate eu não quero mais sair.

Shitsurei shimassu
Domo arigato gozaimashitá
Nobrega"



Tags: Estagio,

15º Torneio Brasileiro por Equipes

por Niten - blog - 10-out-2016





O Nosso Torneio por equipes será em São paulo!
 
Dia 22 de Outubro, Sábado - a partir das 9hs
Na APCD - Unid. Santana
(Próximo ao terminal Rodoviário Tietê)
Mais informações no Calendário


 

Tags: Torneio,

Pato ou Águia

por Júlio Cesar - blog - 05-out-2016



Texto enviado pelo Professor Loberto Sasaki:
https://www.facebook.com/lobertosasakioficial/posts/1654662458196430


 
Eu estava no aeroporto quando um taxista se aproximou. A primeira coisa que notei foi um táxi limpo e brilhante. O motorista bem vestido, camisa branca e calças bem passadas, com gravata.
 
O taxista saiu, me abriu a porta e disse: "Eu sou Willy, seu chofer. Enquanto guardo sua bagagem, gostaria que o senhor lesse neste cartão qual é a minha missão." No cartão estava escrito: < Missão de Willy - Levar meus clientes a seu destino de forma rápida, segura e econômica, oferecendo um ambiente amigável> Fiquei impressionado. O interior do táxi estava igualmente limpo.

(...)





Continua (post completo)

Aprender a escuchar

por Niten - America Latina - 04-out-2016




En el entrenamiento es preciso estar en silencio y atento para escuchar.
El mover dos espadas
La voz del maestro y
escucharse a si mismo.
Aprender a escuchar es dar a cada sonido su debida importancia y reverencia


"Al Instituto Cultural Niten, a la persona del maestro Kishikawa Sensei. En esta familia encontré energía, inspiración, valentía, determinación y foco para seguir adelante en este proyecto. Agradezco a Sensei por la oportunidad que me proporciona de aprender sobre valores y la fuerza de los samuráis, por compartir de la estrategia y de las técnicas de Musashi Sensei y de los votos del Hagakure, que ciertamente son ingredientes esenciales de los mensajes contenidos en este libro. agradezco también a mis compañeros, pues su presencia e incentivo me permiten practicar y sentir la fuerza del espíritu en la búsqueda de los objetivos. Estoy eternamente agradecido por haber sido acogido en esta familia y espero poder retribuir lo bueno que recibí en esta convivencia."

Parrafo del Libro - El Poder de la Escucha del alumno Rodrigo Leite​


 

Aprender a escutar

por Niten - BR/Brasil - 04-out-2016



No treinamento é preciso estar em silêncio e atento para escutar. 
O mover das espadas 
O falar do mestre e 
escutar a si mesmo. 
Aprender a escutar é dar a cada som sua devida importância e reverência
 
 
"Ao Instituto Cultural Niten, na pessoa do mestre Kishikawa Sensei. Nesta família encontrei energia, inspiração, coragem, determinação e foco para seguir avante neste projeto. Agradeço ao sensei pela oportunidade que me proporciona de aprender sobre valores e a força dos samurais, por compartilhar da estratégia e das técnicas de Musashi Sensei e dos votos do Hagakure, que certamente são ingredientes essenciais das mensagens contidas neste livro. agradeço também aos meus colegas de treino, pois sua presença e incentivo permitem-me praticar e sentir a força do espírito na busca dos objetivos. Sou eternamente grato por ter sido acolhido nesta família e espero poder retribuir o bem que tenho recebido neste convívio."
Trecho do Livro - O Poder da Escutatória de Rodrigo Leite​

Edição e Captação: Renato Kendi Yoriyasu

KATORI

por Niten - blog - 03-out-2016



Sequência de Katori

NITEN ICHI RYU - Kihons e Katas

por Brenda - SP/São Paulo - 29-set-2016

Quarta-feira é dia de treinar firme o Niten Ichi Ryu no  Dojo Ana Rosa! 

O Hyoho Niten Ichi Ryu é o estilo de Kenjutsu criado pelo samurai Miyamoto Musashi (1584 - 1645). Conhecido por suas técnicas com duas espadas.  + Sobre o Niten Ichi Ryu






Treinamos diretamente com o Sensei Jorge Kishikawa -  Shihan (mestre), da 10ª Geração do estilo















Tags: Egan2016_Set, Egan2016_Set,


Kenjutsu Trem bala

por Niten - videos - 26-set-2016





Edição e Captação: Renato Kendi Yoriyasu

Passeio no Zooparque

por Paiva - SP/São Paulo - 21-set-2016

Hayabusa e Kir Jovem de São Paulo e Campinas no Zooparque de Itatiba - 11 de Setembro de 2016











Tags: KirJovem, Hayabusa,

Estágio na ADM - Peter

por Niten - RJ/Rio de Janeiro - 21-set-2016


Peter, Aluno do Niten Rio de Janeiro esteve em Estágio na ADM nesse mês de Setembro.
Sempre a postos para o que fosse preciso!


"Nesses 6 dias que passei na ADM do Niten foi como estar no Dojo o tempo todo; sempre estar atento aos Senpais e ao Sensei, pronto para ser útil ao Mestre. Em vários momentos teve situações que lembravam palavras do Momentos de Ouro, ensinamentos do Dojo e conselhos dos Senpais.

Foi uma oportunidade de conhecer e participar do trabalho dos Senpais que estão todo dia ao lado do Sensei garantido o funcionamento correto do Niten.

Também pude participar dos treinos nos Dojos de Ana Rosa e Vila Mariana, cruzando espada pela primeira vez com muitos Irmãos de Espada, e aprendendo algumas estratégias novas.

Doumo Arigatou Gozaimashita ao Sensei, Senpai Wenzel e a todos os Senpais que me auxiliaram nessa oportunidade de aprendizado no Caminho." 


Peter - Rio de Janeiro

Tags: Estagio, Egan2016_Set,

Workshop e Doações na Instituição Santa Fé

por Paiva - Hayabusa - 13-set-2016

Ohayou gozaimassu. mina san!

Neste sábado, dia 10/09/2016 o Hayabusa, grupo de jovens do Instituto Niten, voltou ao Instituto Santa Fé, instituição que trabalha acolhendo meninos e meninas vítimas de maus tratos, abandono e muitos deles provenientes das ruas de São Paulo.

Nossa parceria com eles começou em Julho, quando fizemos a entrega de doações de materiais de limpeza e higiene pessoal e foi continuado com as crianças pegando a shinai e se sentindo Samurais.
Na nossa convivência com eles, a base de suor e kiai, nos fez aprender e foi de encher o coração de alegria.

Ações como essas ajudam muitas pessoas e fazem com que mantenhamos acesa a chama do Bushidô, além de exercitar nosso 4º voto.

Esperamos todos presentes nos nossos próximos eventos!

Arigatou gozaimashita!

Paiva.


Hayabusa e Sensei na entrega com as doações.




Hayabusa suado após o evento.



Akio, Paiva, Jorge, o responsável do dia pelas crianças e Toshi.


+ Fotos no Gallery

Tags: Hayabusa, Social,

Goshinjutsu em São Paulo

por Niten - SP/São Paulo - 12-set-2016

Os Treinos de Goshinjutsu já começaram regularmente em todas as unidades de São Paulo
Durante os Treinos de Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu.


 - As artes do Kobudô, seja o kenjutsu, jojutsu, iaijutsu  ou qualquer outra que praticamos no Niten, têm aplicações Goshin.
"Go" significa defesa, e "shin" o corpo.
Ou seja, a defesa do corpo."defesa pessoal".
As artes do Kobudô do Niten, oferecem técnicas que serviam nos campos de batalha e nos tempos dos samurais.



Foto da última Quinta-feira no Dojo Ana Rosa

Kir Jovem em Caxias do Sul

por Niten - RS/Caxias do Sul - 02-set-2016

Uma ótima Novidade na  unidade de Caxias do Sul:
a abertura do Kenjutsu Infantil (para crianças de 05 a 12 anos)! 

Os Treinos já começaram aos Sábados no Colégio Santa Catarina



TRK Caxias do Sul!

por Gabrielle-Cax - RS/Caxias do Sul - 01-set-2016

Konnitiwa Mina-san!

Esse domingo tivemos nosso TRK de Caxias do Sul, treinamos nosso espírito de guerra!
Tivemos presença dos alunos de Porto Alegre e Novo Hamburgo colocando o espírito à prova!


Destaque para a participação especial no nosso torneio do Martim, novo aluno do KIR Jovem de Caxias do Sul, resolveu por em prática a sua coragem e lutou com o Senpai Alessandro!

O Martim provou que com cinco anos se pode ter muita coragem e energia! 

(...)

A união do Niten!


Segue os resultados:


JOJUTSU 0 Kyu
1º - Rech (Caxias)
2º - Toni (Novo Hamburgo)
3º - Jonatha (POA)

JOJUTSU 7ºKyu
1º - Juliana (Caxias)
2º - Matsuda (Caxias)
3º - Gabrielle (Caxias)

JOJUTSU 6º+ Kyu
1º - Petersen (POA)
2º - Mára (POA)
3º - Juliana (Caxias)

JOJUTSU 5º+ Kyu
1º - Petersen (POA)
2º - Alessandro (POA)
3º - Taís (POA)

IAIJUTSU 0-7º Kyu
1º - Petersen (POA)
2º - Rodrigo (Caxias)
3º - Tales (POA)

IAIJUTSU 6º Kyu
1º - Matsuda (Caxias)
2º - Jonatha (Caxias)
3º - Juliana (Caxias)

IAIJUTSU 5º+ Kyu
1º - Taís (POA)
2º - Mendes (Caxias)
3º - Alessandro (POA)
KENJUTSU Sem Bogu
1º - Rafaela (Caxias)
2º - Rodrigues (Caxias)


KENJUTSU FEMININO
1º - Gabrielle (Caxias)
2º - Juliana (Caxias)
3º - Mára (POA)

KENJUTSU 0-6º Kyu
1º - Renzo (Caxias)
2º - Cho (POA)
3º - Stela (Caxias)

KENJUTSU 5º Kyu
1º - Matsuda (Caxias)
2º - Renzo (Caxias)
3º - Tales (POA)

KENJUTSU 4º Kyu
1º - Padilha (Caxias)
2º - Selau (Caxias)
3º - Rodrigo (Caxias)

KENJUTSU 3º+ Kyu
1º - Joé (Caxias)
2º - Alessandro (POA)
3º - Mendes (Caxias)

KOBUDO
1º - Mendes (Caxias)
2º - Alessandro (POA)
3º - Joé (Caxias)
 

Omedetou gozaimasu aos medalhistas!
Ganbatte Kudasai!
Gabrielle

 



Continua (post completo)

Jojutsu - Terça 31 de Agosto

por Niten - SP/São Paulo - 31-ago-2016

Paiva e Fukuta no treino desta Terça



Todas as terças na Ana Rosa 19h às 21h
Treino direto com o Sensei 


O Jojutsu é um treinamento completo para a vida.
Não são apenas katas e kihons, a concentração e energia necessárias para executar as sequências com perfeição, são as mesmas que levamos para fora do Dojo


+ Sobre o Jojutsu

A estratégia está mesmo no cotidiano

por Barreiros - RJ/Rio de Janeiro - 25-ago-2016


>
... existem coisas que são maiores que nós, e que não podem ser feitas de outra maneira, senão de forma reta. Essa percepção me fez ingressar no Niten.

De algum modo, eu entendia ... o que significava o gaman. A resiliência diante da dificuldade, o estoicismo e a beleza da retidão, tudo que existe no Dojo, é um microcosmo do modo como devemos nos portar no mundo lá fora.  

O Dojo me fez aprender que estratégia não é prever todas as dificuldades e ter uma solução para cada uma delas, mas antecipar-se ao surgimento das próprias dificuldades. É não trocar um minuto verificando se a vela está apagada por um ano reconstruindo a casa incendiada.

E com o amor pela estratégia (ken no kokoro, o espírito da Espada, que não deve ser esquecido onde quer que se vá!), vem a placidez.

Isso me permitiu descansar enquanto eu corria, por mais contraditório que isso possa parecer.

 
(...)



Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Antunes - Rio de JaneiroKonbanwa! Shitsurei shimassu,
Nobre companheiro nos dois caminhos! Arigato gozaimashita pelo inspirador relato!
Gambate!
Arigato gozaimashita, Sayonara. (Continua)

Kangeiko Nova Friburgo 2016

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 24-ago-2016


Chegada ao Ginásio Kinderdorf em Nova Friburgo. Treinamento de Iaijutsu



Kenjutsu combate
(...)

A conquista do pico da Cabeça do Dragão, 2080 metros acima do nível do mar


Foto oficial com a bandeira de Nova Friburgo, a unidade anfitriã que organizou todo o evento. Ao centro Coordenador Mainenti ao lado de Paiva e Wenzel e Moreira



Continua (post completo)

comentários   5 de 11

Portugal - Nova Friburgo - nova friburgoO vento leva
as folhas e a poeira
Voam as lágrimas.

Assim vi o nosso treino.
Ouvir o kiai do vento se aproximando e nos intimidando, fazendo com que nos fortalecesse para os desafios que iriamos enfrentar. Muitos ventos, suor e superação na caminha (Continua)

Mainenti - Nova FriburgoA Montanha nos saudou com um belo luar alaranjado.
Com um véu de névoa guardou seus segredos.
- Muito Caminho ainda a percorrer jovem soldado. (Continua)

Xavier - Rio de JaneiroSobre o monstro.
Ali entre os fortes.
Fui forte também.
(Continua)

Moreira - Nova FriburgoSuperação... garra...harmonia...convivência... acredito terem sido essas as palavras que expressaram esse ultimo fim de semana com o Senpai aqui em nossa cidade. Ficamos muito gratos, felizes e orgulhosos por ter corrido tudo bem e pelo Senpai já querer r (Continua)

Vaz - TijucaSubir a montanha foi um portal.
Conquistamos o Dragão! (Continua)

Mais comentários

Todos Olímpicos

por Wenzel - Social - 23-ago-2016

Coordenador Wenzel, um dos condutores da Tocha Olímpica da Rio-2016 visitou a escola Apecatu, em Itapevi-SP,
para levar até os alunos do projeto escolar a Tocha Olípica,
contar um pouco da experiência de carregar a Tocha
e dos valores cultivados nos treinos do Instituto Niten.
Todas as crianças participaram desta festa, carregando também a Tocha!




(...)


O projeto Escola Apecatu , www.apecatu.org.br , foi idealizado por Stela Grisotti e Rudi Böhm, pai do Coordenador e oferece educação básica para 80 crianças entre meninos e meninas de 3 a 6 anos de idade, de famílias com renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos.

Na página da Apecatu no facebook Rosa Fonseca curtiu e escreveu:

" Rosa Fonseca Esta é realmente uma situação onde "todos são olímpicos". Pois já estão trilhando a estrada de campeões pelo direito básico de acesso à educação na primeira infância. Em especial os alunos da Escola Apecatu, que têm uma escola de primeiríssima qualidade, graças aos seus instituidores, amigos, professores e colaboradores. Parabéns a todos! "


" Eu que tenho a agradecer, por poder vir aqui e estar com as crianças, interagir com a energia sincera e pura delas. As crianças são todas 7ºDan!
São elas que carregarão nossa chama adiante! "

Wenzel Böhm





Continua (post completo)

Tags: Social,


Últimas postagens:


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br