Niten Rio de Janeiro - Mural Ir para o Conteúdo

Mural NitenRio


Encontro com os pais

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 20-set-2003

Fotos do encontro dos pais no dia 20/09/2003


Os pais treinando kenjutsu com seu filhos.


O evento foi coordenado pelo monitor da Unidade Rio e Janeiro, Wenzel Böhm


Os pais treinando Iaijutsu.


Reverência e respeito aos pais.


Reverência e respeito aos pais.


Apresentação dos alunos e de seus respectivos pais.


Charles lutando com seu pai.


O monitor Brum lutando com seu pai.


 

Primeiro treino Tijuca

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 11-jun-2003

Confira as fotos do primeiro treino na unidade tijuca, realizado em junho de 2003.

As Boladas do Niten Rio

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 09-mai-2003

Jogo de bola da Unidade no último treino do mês de Agosto.


Sobreviventes até a última bolada da pelada de agosto: futebol de DOJO!

Kangeiko 2003 Vale das Videiras

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 23-mar-2003

Nos dias mais frios do inverno de 2003, subimos a serra de Petrópolis, para o Vale das Videiras, onde fizemos nosso KANGEIKO de 2003. Acordar às 5:00 da manhã e partir para o treinamento. Quem participou fortaleceu o espírito e no Vale das Videiras, que tem algo de Vale encantado, encontramos ainda uma surpreendente paz de espírito, no contato com a natureza e os colegas do Niten, amigos no Budo!
Arigatô Gozaimashitá em especial a Marcos Leiras, que nos mostrou o caminho das pedra


Marcos Leiras, nosso Anfitrião no Vale!


Mokussô, Sonkio, e o treino começa.


Com Dô brilhando, destacando-se no BATTLEFIELD de Kangeiko GONÇALVES, o Capitão ...!.


Em meio à Batalha campal! ...


...e seus sobreviventes.

Kokenshiai com monitor Numa os relatos dos alunos

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 24-fev-2003

"Melhor do que ESTAR bem, SER bem. Melhor do que ESTAR correto, SER correto."
por M.V.Renault, 16 anos
Agradecimento ao Bushido

Depois de muitos Kihon passados pelo monitor Numa, fomos comer algo no Caneco 70. Depois de um pouco de conversa, todos chegamos a um assunto inevitavel: BUDO... Senpai Wenzel comecou a perguntar ao Numa sobre sua visao do Budo, e todos os presentes logo descobriram que por tras de seus constantes sorrisos, Numa guardava uma visao muito seria, profunda e tradicional do Budo, uma visao repleta de um denso sentimento de Vida e Morte. Numa explicou muitas coisas do pensamento japones, como por exemplo o aspecto da pontualidade ressaltando que ser pontual representa a vida e o atraso representa a morte. Numa disse tambem que mesmo no Japao os antigos valores estao sendo esquecidos, por isso ele da valor ao Sensei Jorge Kishikawa, que com o Metodo KIR e o Instituto Niten esta reacendendo estes mesmos valores aqui no Brasil. Prosseguindo a conversa, todos se viram em um momento muito forte, onde o espirito do Budo estava muito presente... Termino meu Relato com uma frase que Senpai Numa disse e que tenho certeza, marcou a todos que estavam na mesa: "Eu vivi na melhor epoca do Japao, quando os mesmos valores ensinados pelo Sensei, eram respeitados."

Melhor do que ESTAR bem, SER bem. Melhor do que ESTAR correto, SER correto.

Doumo ariagatou gozaimashita Sensei Jorge Kishikawa, Senpai Wenzel e Senpai Numa, por nos transmitir o Bushidou. Sayounara

"Como atacar alguém com tanta paz e tranquilidade interior?"
por Suzana Elek, 20anos
Reflexão sobre relaxar na luta

Foi com grande alegria que eu recebi a visita do Numa aqui no Rio.
A primeira impressão que tive foi um flash-back na minha mente pois a 1ª vez que eu vi ele treinando no Rio eu só sabia dar Men e ainda não podia colocar Bogu.Nessa época o Wenzel estava no Japão e acho que o Numa foi o 1º monitor a substituí-lo.Naquele encontro em Junho/02 o Numa havia ressaltado que no Japão, quando o aluno esta cansado , o mestre não pára de avançar jamais.
Hoje ,1º de fevereiro de 2003 , eu comecei fazendo a aula de Jo e em seguida de Kenjutsu.Como naquele encontro em junho, o Numa iria novamente lutar com todos os alunos. Dessa vez eu também iria lutar com ele.Assim que fui lutar a 1ª coisa que pude observar foi a serenidade dele ,era uma energia de muita paz e tranqüilidade interior e me ocorria a dúvida de como atacar alguém com esse estado de espírito?Uma pessoa em paz consigo mesma dificilmente seria destituída.Ou será que o que eu via nele era (também?) o que eu gostaria de ver em mim?Se eu pudesse teria terminado a luta naquele hora para poder refletir sobre esse pequeno momento mas de importante valor.Não me parecia que partir pro ataque de uma vez seria a decisão mais sábia a se tomar , a concentração dele poderia antever meus movimentos. Então tentei diminuir o campo de ação dele mas não adiantava muito ,ele me acompanhava e a distância entre as shinais permanecia igual.Ele então resolveu me atacar e eu fui defendendo até que esqueci meu Cote aberto e assim ele me venceu.Ali terminava esse momento.Mas era só o começo de mais tantas lições aprendidas no Niten.Pra mim valeu a experiência e a oportunidade de poder lutar com o Numa e ficou a expectativa de quando será o próximo encontro./enquanto isso irei aprimorar meu espírito e também minha paz interior.
Como o próprio Numa ressaltou ao final da aula , todos estavam muito tensos e deveriam relaxar ao invés de quererem derrotá-lo como se ele fosse realmente um "inimigo".

Entendendo a vida e a morte faremos as coisas com mais vontade
por Kenzo, 17anos
Aprendendo a sentir e saber sobre vida e morte

Konbanwa Niten! A visita do Senpai Numa ao Rio de Janeiro foi uma experiência ótima. Muitos alunos puderam ver pela primeira vez, uma pessoa além do Sensei que já treinou cinco anos no Japão, e receber instrções dele.
Tenho certeza, que o treino foi muito forte além do kakarigueiko quando os Senpais Numa e Wenzel nos deram uma idéia de como ele é no Japão.

Depois do treino, tive a oportunidade de ir ao Caneco 70. Lá, uma coisa que Numa-san me falou me chamaou mais a atenção. O Senpai Numa disse que, se entendermos a vida e a morte, vamos fazer as coisas com mais vontade, fazer certo, pois no Japão não existe meio certo, ou está certo ou está errado, ou você está vivo, ou não está, uma lição que acho que todos deveriamos aprender.
Domo Arigatou Gozaimashita Numa-san
Kenzo

Percebendo o espírito do Budo na figura cordial de Numa
por Ormond, 24anos
o verdadeiro BUDO

Numa-san incorpora de forma muito elucidativa o espírito do Budo. É sabido que um samurai deveria ser forte e sério sem, no entanto, perder a cordialidade e Numa-san capturou muito bem a essência disto.

No treino, Numa-san estava sempre cordial, porém sua postura e seriedade podiam ser sentidos à distância. Uma mostra impressionante de disciplina e ki que me lembrou muito dos Senseis do Shindomusoryu.

Numa-san treinou no Japão. Espero que nossos treinos, que tanto nos cansam, cheguem até ao KI dos treinos que ele conheceu lá e merecámos o fato dele em momento algum ter mostrado descaso ou se colocado como superior.

No Caneco 70, agora em um momento de descontração, Numa estava sempre aberto a falar e ouvir, sem causar tensão e sem impor sua presença. Ele até deu umas dicas de etiqueta japonesa.

Aprendi muito. Obrigado pelo respeito e pelos ensinamentos.

Arigatô gozaimasu, Numa-san.

Ormond - RJ

Tomie e amigas em São Paulo

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 23-fev-2003

A aluna Tomie viajou a São Paulo, e treinou o IAI nas unidades do ITAIM e ANA ROSA. GAMABTÉ!

Kokenshiai com Monitor Numa

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 01-fev-2003

A Unidade Rio terá a oportunidade de praticar o KOKENSHIAI com o Monitor NUMA neste sábado, 01 de fevereiro de 2003, a oportunidade de cruzar espadas com novos colegas e fazer amigos.

Numa iniciou seu treinamento na espada no Japão. Depois que se mudou para o Brasil encontrou o Niten onde voltou a treinar, agora estudando o Kenjutsu com o Sensei Jorge Kishikawa. No Niten adotou novas posturas de luta, como o JODAN, fortíssimo com ele.

Esta será a terceira visita de NUMA ao Rio, onde ele também já teve oportunidade de lutar com os colegas nas areias do LEBLON.

Será preciso muita velocidade e atenção dos alunos do RIo para resistir ao Shiai com NUMA por mais que um breve instante.

TREINO COM MONITOR NUMA:
SÁBADO 01 FEVEREIRO

UNIDADE BOTAFOGO
16:00h-18:40h

Confira aqui as fotos do treino com o Monitor NUMA.

 

 


Combate travado entre NUMA e WENZEL BOHM, 7 dez 2002


o forte JODAN de NUMA, contra WENZEL BOHM no torneio por equipes de 7 dez 2002, categoria 16 samurais 

 

Hatsugueiko

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 02-jan-2003

Na unidade do Rio de Janeiro do NITEN o primeiro treino do ano de 2003 também foi iniciado com uma cerimônia. Para realizar a cerimônia a unidade convidou o Monge Kan Wa , do Zen Budismo. O Monghe Kan Wa, que também já treinou Kendo no Japão teve a generosidade de cantar um pequeno sutra , chamado Shôkô Ge , ler um Eko (serviço memorial e puxar 10 minutos de ZAZEN, meditação sentada.

Extendemos a todos os votos da Undiade Rio de Janeiro para 2003:
Que possamos treinar 3 vezes mais
E caminhar 3 vezes mais em 2003!!!



Monge Kan Wa
DOMO ARIGATÔ GOZAIMACHITÁ!

Unidade NitenRio

Sutra Shôkô Ge:

Queimamos incenso para os preceitos, meditação e para a libertação.
Luz e trevas existem no mundo todo
Ofereço em todas as direções sem fim
Meus sentidos parecerão como os de um iluminado.

Isso quer dizer que se fizermos isto (queimar o incenso - shoko) - oferecer, doar - com intenção forte para todos em todos os lugares do mundo nossa mente se tornará iluminada como a de um Budha.

Eko (serviço memorial, literalmente) chamado Shi Gu Sei Gan - 4 grandes votos.

Pessoas comuns são sem número, faço voto para salvá-las.
Desejos são incansáveis, faço voto para cortá-los.
O Dharma é sem fim, faço voto de compreendê-lo.
O Caminho de Budha é insuperável, faço voto de realiza-lo.

E a correlação com Caminho da Espada feita pelo Monge Kan Wa

Praticantes da espada (bushi) são muitos faço voto de ajudá-los
Desejos (bonno) existem em toda parte faço voto de cortá-los.
Técnicas (wasa) existem muitas faço voto de compreendê-las.
O Caminho (Budo) é sem fim faço voto de não desistir e perseverar.

 

Palestra da Monja Coen no Niten Rio

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 24-dez-2002

O ZEN E AS ARTES MARCIAIS

A Undiade Rio de Janeiro do Instituto Cultural NIten promoveu neste dia 18 de janeiro, sábado, pela primeira vez a Palestra da Monja Coen Murayama sobre o Zen e as artes Marciais na sua Cidade.

A Monja Coen, maior autoridade do Zen na América Latina, há quatro anos promove a palestra em São Paulo relacionando os estudos dos alunos do Instituto NIten com o Zen. A palestra se incorporou ao currículo do curso e do método KIR que o Sensei Jorge Kishikawa oferece aos seus alunos de KENJUTSU, JOJUTSU e IAIJUTSU. Através do Método KIR, as aulas práticas são complementadas de eventos culturais, aulas audiovisuais sobre cultura japonesa e palestras, dentre as quais esta é uma das mais importantes, e ocorre no mímino uma vez por ano.

Este ano, a Palestra foi levada para uma das 18 cidades fora de São Paulo que também possuem unidades do Instituto. Os mais de 70 alunos da Unidade do Rio de Janeiro, sob coordenação do Monitor Wenzel Bohm, que conheciam as palavras da monja somente através dos vídeos de palestras anteriores, puderam conhecer a forte presença e a amabiliadde dos gestos e olhares da Monja, que estuda o Zen há décadas, já passou longos períodos em treinamento no Japão e hoje é a Mestra mais importante na difusão do Zen no Brasil.

Na palestra Sensei Coen seguiu a história de Sidharta Guatama, o BUDA, na antiga Índia e a de Bodhidharama, o patriarca das artes marciais. Ao lado dos fatos históricos e das lendas, a narrativa da Mestra do ZEN esteve repleta de observações que mostravam a forma própria do ZEN de ver a realidade e a vida, conseguindo com sua voz ritmada e suave aguçar a percepção dos ouvintes.

Na ocasião a Monja Coen também veio apresentar aos alunos e interessados presentes o livro de sua prórpia Mestra, Shundo Aoyama Rôshi, abadessa do Mosteiro Zen-budista onde a MOnja treinou no Japão. O Livro "Para uma Pessoa Bonita" contém contos e a experiência de vida da abadessa, e está sendo lançado no Brasil com prefácio da Monja Coen. "Para uma Pessoa Bonita" inicia lembrando que após os quarenta anos de idade, somos responsáveis por nosso rosto e aparência, tendo formado eles ao longo da vida através de todos nossos atos, gestos e decisões. Os alunos de Kenjutsu indentificaram em seus treinamentos uma forma de aprimorar o coração para esta jornada, e entenderam as artes marciais serem também uma importnate ferramenta neste objetivo em comum com o Zen.

A palestra e o contato com o ZEN são fundamentais buscar este objetivo de recuperação do potencial humano através da espada, formando guerreiros no dia-a-dia que tragam vida às suas realizações e harmonia com os seres. O Método KIR, aplicado no Instituto visa principalmente este objetivo. "Encontramos nas palavras da MOnja Coen sempre um eco muito grande de nossos objetivos no treinamento de todo o grupo. É uma forma de compreendermos melhor aquilo que buscamos sob orientação do Sensei Jorge Kishikawa", conta Wenzel.

"Pareceu-nos que o objetivo da Monja Coen e do Zen-Budismo é quase o mesmo daquele que buscamos no nosso treino de KENJUTSU, só que eles praticam fazendo ZAZEN e nós praticamos treinando a espada." Afirma Alexandre Ormond, aluno da UNidade do Rio de Janeiro e completa que deseja agora também experimentar períodos maiores de ZAZEN, além dos minutos que são meditados antes e ao final de cada treino do NITEN.

"Ouvir as palavras da Monja Coen é como se colocar sob uma forte cachoeira, há uma enorme força e energia nelas, que quase te derrubam se não se esforçar para ficar em pé, mas são como água: não machucam"

A palestra também esteve aberta a alunos de outras artes marciais e a interessados em geral, todos surpreendidos como os temas de Sidharta Guatama e as histórias do ZEN se tornaram formas diretas de discutir as grandes questões que envolvem as artes marciais: o desenvolvimento espiritual.

DOMO ARIGATÔ GOZAIMACHITÁ

MONJA COEN
COEN SENSEI!

LINK: SITE DA SENSEI COEN

 

Torneio por equipes dezembro de 2002

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 12-dez-2002

Fotos dos alunos do Rio de Janeiro no torneio brasileiro de Kenjutsu, Jojutsu e Iaijutsu por equipes do Niten, em São Paulo


KOKENSHIAI entre alunnos de todo o Brasil no torneio. Aqui treinamento em conjunto de KATAs
 


Foto do último golpe da competição. Imparato, capitão da equipe ANA ROSA A (esq) entra com um DO IPPON em Renault (dir), capitão da equipe Rio EDO, enquanto esse já pulava no MEN adversário.


Luta da final entre ANA ROSA A e RIO EDO


Luta da final entre ANA ROSA A e RIO EDO


Luta da final entre ANA ROSA A e RIO EDO


Kenjustu feminino, Cristina (dir) pulando no Men


Shoite, da equipe campeã ANA ROSA A faz a reverência após vencer sua luta e abrir a possiblidade de vitória para sua equipe.


Torneio do NITEN: vitória de todos


As equipes campeã e vice se cumprimentam após a reverência final do combate


As equipes campeã e vice se cumprimentam após a reverência final do combate

 
Monitor Wenzel Bohm, Coordenador da Unidade Rio foi também o organizador do torneio 


Foto oficial , clique para ampliar, se você esteve lá, encontre-se na foto!


Matéria sobre o evento no jornal São Paulo Shimbun, da colônia japonesa em São Paulo



Últimas postagens:


topo

Instituto Niten Rio de Janeiro
(021) 97256-9797
riodejaneiro@niten.org.br