Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Apresentação na AES

por Lucas-SOR - SP/Sorocaba - 15-abr-2011

No dia 8 de Abril a Unidade Sorocaba do Instituto Niten realizou uma apresentação para os alunos de Licenciatura e Bacharelado de Educação Física, a convite do Professor Alexandre Demarchi, responsável pela disciplina de Pedagogia das Lutas.

Foi uma ótima oportunidade para que os futuros e atuais professores de educação física pudessem ter o primeirop contato com as artes do Kôbudo praticadas no Instituto Niten, além de poderem tirar suas dúvidas em relação a prática dessas modalidades foi possível aos presentes também fazer uma aula experimental de Kenjutsu.


Foram apresentados os katas do estilo Niten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi


O Iaijutsu também foi apresentado com muita postura e kiai

Foram apresentadas as técnicas de Kenjutsu combate, inclusive com kodachi


Ao final da apresentação os presentes puderam fazer perguntas sobre as modalidades do Kôbudo
 

Agradecemos a oportunidade de apresentarmos as modalidades praticadas no Instituto Niten aos alunos da Acadêmia de Ensino Superior, esperamos que nos próximos anos possamos visitar novamente a escola e apresentar o Kôbudo e as artes samurais.

Tags: Apresentacao,

Mensagem da Monja Coen

por Impieri - RJ/Rio de Janeiro - 15-abr-2011

Konnichiwa Senpai Wenzel,

Onegaishimassu, provavelmente Senpai já tomou conhecimento da Mensagem da Sensei Monja Coen, sôbre o Japão de agora.
A mensagem me foi passada por um amigo.
Entrei no site da Sensei e verifiquei as belíssimas e oportunas colocações alí feitas.

O link é: https://monjacoen.com.br/textos-budistas/textos-da-monja-coen/488-mensagem-da-monja-coen-sobre-o-japao-de-agora

Sayounara
Impieri.

comentários   1 de 1

Saraiva - Rio de JaneiroKonbanwa Senpai Wenzel e Senpai Impieri,
Onegaishimassu, texto muito proprício da Sensei Coen. Pensar no outro mesmo atravessando o inferno. Lutar com o maior oponente: nós mesmos. Treinar, viver, aprender e levar um pouco de felicidade para alguém.
say (Continua)

Intensivo de Niten Ichi Ryu em Santos

por Bispo - SP/Santos - 15-abr-2011

No dia 26 de março, um treino de Niten Ichi Ryu ocorreu na ótima quadra de Santos. Vieram alunos de São Paulo e Campinas. Eles puderam aprender segredos ou melhorar suas técnicas a cada vez que faziam, assim podemos conferir no relato do aluno de Santos, Tengan:

"A primeira parte treino foi bem intenso, praticado em exaustão os katas de Niten Ichi Ryu, a cada salto ou ataque aprende-se o segredo, definir o golpe, bater o pé, a postura firme, braços e pernas começavam a doer de tanta repetição."





"A segunda parte já foi mais tranqüila, foi na praia, lá foi passado parte dos katas do Bushido, a etiqueta do samurai. O convívio e o respeito com os Sempais em meio às caipirinhas e batidas."





"O treino de sábado relativamente foi isso bastante proveitoso, aguardo mais visitas de São Paulo, para aprender mais.

Arigato gozaimassu colegas de São Paulo
"

Tags: Visita,

Un samurai de Bolivia

por Joel - AR/Buenos Aires - 14-abr-2011

Un samurai del  Bolivia

Desde el primer momento que uno entra en una clase siente el carisma de Sensei a través de los Sempais sobre todo de Sempai Joel que es un gran sempai, uno queda envuelto en una atmósfera de disciplina y cortesía que sorprende.
Fabrício/Bolívia



Todos los kojais están siempre prestos a colaborar y se hace fácil seguir las clases, al pasar los días de entrenamiento me di cuenta que había encontrado mucho mas de lo que esperaba, es difícil decir que es lo que mas impacta; si la integridad espiritual y física de Sempai o el ambiente de disciplina y cortesía que se vive en los entrenamientos en todo caso es esta mezcla la que deja en  uno la sensación de desear entrenar mas y hacer lo correcto.
Fabrício/Bolívia

Coordenador Brandolin realizando Kata

por Brandolin - SP/São Carlos - 12-abr-2011


Coordenador e Alunos de São Carlos em Ribeirão!

por Brandolin - SP/São Carlos - 12-abr-2011



No Sábado, dia 2 de Abril, Coordenador Brandolin apresenta o aluno Pontes, de São Carlos, ao Sensei Jorge Kishikawa na FNAC no lançamento do livro "Shin Hagakure"!

Luto

por Wenzel - RJ/Rio de Janeiro - 08-abr-2011

Luto pelas crianças de Realengo.
Boas energias e orações às almas das crianças.
O jardim precisa ser cuidado sempre.
Não há descanso.

Guerreiro da pena e da espada

por Valberto - DF/Taguatinga - 05-abr-2011

Um dos meus grandes prazeres foi, e sempre será, escrever. Eu adoro como as palavras surgem como mágica na minha frente, formando frases e encadeando idéias, desvendando aquilo que de alguma forma já estava na minha cabeça. Sim, escrever é um prazer, mas acima de tudo é algo que faz parte da minha personalidade.

Mas acabou que até pouco tempo atrás era apenas um “teórico das letras”. Um guerreiro que lutava com a pena, mas que apenas sonhava em
lutar com a espada. Mas isso mudou e hoje eu posso dizer que escrevo diferente. Escrevo o meu caminho. Eu desejo o meu caminho e luto para
que aquilo que eu escrevo na minha mente vire realidade. Minhas armas são a coragem, a humildade, a força e o desejo de aprender. Hoje eu
tenho uma nova espada. Ela foi um presente especial de todos os meus senpais aqui de Brasília e especialmente do Sensei que ainda não tive
a honra de conhecer pessoalmente, mas cujas palavras tocaram-me profundamente. Esta espada nova não pode ser pendurada ou esquecida
num armário e enquanto eu puder ler e escrever, enquanto eu puder sentir e sonhar, enquanto eu tiver forças para realizar os meus
sonhos, o seu fio jamais perderá o corte. Esta espada é a minha alma. Afie sua alma, carregue-a com orgulho, avance sem medo e deixe que os
problemas saiam do seu caminho. Seja um rinoceronte que não para por nada, seja um espadachim, seja um filósofo da espada, enfim, seja. Siga seu sonho. E depois, se puder, escreva o que viveu...

comentários   2 de 2

Carlos - Brasília-DFDomo arigato Valberto pela maestria com que conseguiu expressar com poucas mas afiadas palavras o verdadeiro pensamento de um guerreiro. (Continua)

Igor - BrasíliaDomo arigatou gozaimasu e omedetou gozaimasu pelas palavras, Valberto.
Em frente no Caminho, sempre mantendo o fio da alma como o da katana! (Continua)

Olá amigos!

por Silva - PE/Recife - 29-mar-2011

Recente mudei-me para Recife (Quente!).

Venho da cidade de São Paulo, e lá trabalhava na sede geral do Niten.

Em São Paulo eu tive a sorte de treinar e conviver diariamente com nosso Sensei Jorge Kishikawa, e também com os senpais (veteranos) do Niten.

Estabeleci-me aqui em Recife para ajudar no desenvolvimento dos treinos em Recife e região.

Coordenador Silva

Coordenador Silva realizando Kata

 

Senpai Ricardo Lopes no MS

por RicardoLopes - MS/Campo Grande - 29-mar-2011

No dia 26 de março o Senpai Ricardo Lopes, Coordenador Geral do Distrito Federal e do Centro-Oeste, esteve em Campo Grande para treinar com os alunos, monitores e Coordenador da Unidade.
Foram quase quatro horas de treino com muito kiai: "Os alunos estavam bastante dispostos e se dedicaram de coração ao treino"!
Foi dada ênfase na atualização das técnicas e na transmissão das mais recentes orientações e das palavras do Sensei, pois o Senpai Ricardo Lopes acaba de retornar de intensa atualização técnica em São Paulo.






Força, Campo Grande! Que esta energia cresça e se propague cada vez mais !!!

comentários   2 de 2

Breno - Campo Grande - MSArigato gozaimashita Sempai Ricardo pela visita do dia 07 de maio e pelos conhecimentos passados na aula.
Foi muito inspirador. (Continua)

Otavio - Brasília/DFHi Mina San!!
É bom ver que a energia do Sensei, através do Sempai Ricardo, esta chegando na unidade de Campo Grande!! Vamos em frente! Avançando sempre!
Gambate Campo Grande!!
Sayonara, (Continua)

São Paulo em Santos

por Bispo - SP/Santos - 25-mar-2011

No dia 26 de fevereiro, houve uma descida para Santos, por parte de alunos de São Paulo, Campinas e Belo Horizonte. O treino teve aspecto intenso e energético. Todos os alunos tiveram grandes conquistas. Após o treino, nada como uma confraternização na praia.

E a próxima ida já está organizada e batendo em nossa porta!




Danilo en Buenos Aires/Seminario de Iai

por Joel - AR/Buenos Aires REC - 22-mar-2011

Danilo Pedroso de Campinas ,San Pablo-Brasil,
vino a realizar un seminario de Iai en Buenos Aires -Argentina

Niten Ichi Ryu con Danilo

Después del Seminario de Iai,
Danilo ayudó a perfeccionar
a los alumnos argentinos el Niten Ichi Ryu.



Al final todos los alumnos pudieron cruzar sus espadas con Danilo
y con mucha alegría terminamos la jornada.

Tags: Visita,

Bendición Del Dojo para 2011

por Joel - AR/Buenos Aires - 22-mar-2011

Bendición 2011
19 de Marzo/Sábado,
Aoki Sensei estubo en el Dojo Recoleta
para realizar la Bendición 2011...

Exercitar a Compaixão - Vamos Ajudar as Vítimas das Chuvas

por Niten Paraná - Social - 18-mar-2011

Faz parte do treino no Niten exercitar as Virtudes Samurais. Todas são importantes mas, nos últimos tempos, em que tragédias têm-se seguido umas às outras, a Compaixão é uma das virtudes mais solicitadas!

A última nos tocou profundamente: o Terremoto e Tsunami no Japão motivou numerosas mensagens de alunos e amigos do Niten ao Sensei, todos colocando-se à disposição para ajudar as vítimas de alguma forma.
Tais iniciativas são elogiáveis, porém, não existe qualquer possibilidade de sermos úteis ao povo japonês, pois o Japão não tem carência de recursos, e sim sua infra-estrutura destruída. Resta-nos, então, orar por eles e confiar no Bushido como força motriz da Reconstrução do Japão: Gambatê Nihon!

Nem por isso, todavia, ficaremos impossibilitados de exercer a Compaixão!

A Unidade Paraná está mobilizada para ajudar as vítimas das enchentes naquele estado, a exemplo do que foi feito pelos cariocas nas Unidades do Niten no RJ. O trabalho de reconstrução e doações para as vítimas das enchentes continua.

Assim, convocamos o Niten Paraná para contribuir com doações para os desabrigados pelas chuvas. Serão arrecadados cobertores, colchonetes, roupas e, principalmente, água mineral. As doações podem ser feitas em supermercados da rede Big e Mercadorama, pontos de coleta do Provopar, postos do Corpo de Bombeiros e Fundação da Ação Social (Rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido).

O Niten Paraná conta com a ajuda do maior número de pessoas nessa missão!

Vamos orar pelo Japão, e nos concentrar nos problemas que estamos enfrentando aqui no Brasil, Mina San.

Essa pequena ação da nossa parte pode fazer a diferença. Vamos sacar a "espada que dá a vida!"

Tags: Social,

Relato Fonseca

por Fonseca - MG/Belo Horizonte - 18-mar-2011

No mês de fevereiro/2011, tive a oportunidade de participar de um Shugyo junto ao Niten em São Paulo. Em que pese fosse a segunda vez que seguia para o treinamento, não me iludi em acreditar que a experiência seria previsível: somos outros e diferentes, eu e o Niten, em relação ao Shugyo realizado em junho/2009.

Assim como da primeira vez, acredito que um ciclo se encerrava para mim no Dojo e um novo se iniciava, sendo o treinamento intensivo a forma encontrada para marcar esse acontecimento. O espírito era o mesmo daquele que inspirou a fênix mitológica: despir-se do que já é velho e desgastado para permitir a renovação, o nascimento do novo.

A experiência, logo de início, já apresentou uma diferença crucial. Enquanto da primeira vez permaneci como único Shugyo da ADM, desta vez compatilhei os treinos com outros colegas. Aprendi sobre a força e importância dessa união, como corolário da Compaixão que deve nortear a vida do Samurai, pelo que sou grato a todos os envolvidos.

Também fui desafiado com o desconhecido. Seja nas missões externas, em lugares nunca visitados da cidade, seja nas internas, envolvendo trabalhos com os quais não tinha experiência (notoriamente a carpintaria), a insegurança de lidar com o desconhecido esteve por diversas vezes presente. Sair da esfera de conforto e expandir os horizontes são conceitos chaves para permitir a renovação, e o sucesso nessas empreitadas era acompanhado de um sentimento de realização pessoal sem igual.

Os treinos diários testavam os limites do corpo e a energia. O Bogu sequer tinha tempo para secar. Mais do que isso, entretanto, os limites do espírito eram muito mais graves e difíceis de superar. As frustrações, a incapacidade de alcançar os objetivos, o sentimento de impotência, todos se acumularam para me derrubar e quase tiveram sucesso. Felizmente, através das lições dos Senpais, consegui recuperar o foco e começar a compreender o que se esperava de mim, deixando o que era inútil de lado.

Por fim, a convivência com todos, os treinamentos com o Sensei, a culinária do Senpai Fugita, as cobranças do Senpai Wenzel, a energia dos Senpais Gilberto, Adeval e Silva, o companheirismo do Senpai Brandolin, todos trouxeram lições e lembranças queridas que já contribuem para trilhar o Caminho. Ao me despedir, entretanto, vieram as palavras do Sensei que mais me marcaram: eu não era um convidado na casa do Niten, o Niten já é a minha casa.

Domo Arigato Gozaimashita Sensei, por fazer no Niten o meu segundo lar

Fonseca - unidade Belo Horizonte

comentários   1 de 1

Santos - GoiâniaKonnichiwa, senpai Fonseca! Domo arigato gozaimashita pelas palavras! Foi uma honra tê-lo conhecido e recebido algumas orientações suas no primeiro dia do meu primeiro shugyo, que sinto que também me renovou como uma fênix. Agora ao ler este seu relato, l (Continua)

Lição de Paciência e Educação dada pelas Vítimas no Japão

por Niten - Internacional - 15-mar-2011

Reportagem publicada no jornal O Globo (ver link da matéria), no caderno Mundo, em 15/03/2011 às 00h37m., enviada a nós por um aluno.



Por: Cláudia Sarmento

SENDAI, Japão - Num abrigo improvisado tomado por famílias japonesas com crianças pequenas, todos vivendo o que consideram ser os momentos mais difíceis de suas vidas, a mãe de duas meninas faz uma reverência para a jornalista estrangeira que a aborda e responde gentilmente: "Sim, posso dar entrevista. Muito prazer em conhecê-la". A moça conta sua história - seu prédio está ameaçado de desabamento, e ela não pode voltar - com um semblante cansado, mas de um jeito contido. Está sem perspectivas, mas não pede ajuda de quem ainda tem água, comida e combustível - três itens que valem ouro no nordeste do Japão - nem diz palavras que possam soar como um protesto contra as autoridades ou um lamento contra seu destino. Os japoneses estão sofrendo muito, a situação é dramática em algumas áreas, mas é impressionante a maneira ordeira como se comportam no pior dos momentos.

Em dois dias, o GLOBO percorreu 1.200 quilômetros de carro pelo interior do país, saindo de Tóquio em direção a Sendai. Filas em postos de gasolina, supermercados e lojas de conveniência são agora a principal paisagem da província de Miyagi, que contabiliza o maior número de mortos. Mas são exatamente isso: filas, e não tumultos. É uma sociedade acostumada a seguir regras, mesmo quando o que mais temem - imprevistos - acontece. Há engarrafamentos em alguns pontos das estradas, mas tentar escapar pelo acostamento, por exemplo, é uma cena impensável.

Gente que já não tem para onde voltar espera nos abrigos improvisados as próximas ordens - em silêncio. Alguns compartilham suas experiências, mas nada tem a marca do exagero. Falam baixo e pausadamente, sem atropelos. É uma das muitas regras do rígido e organizado país que, não se pode esquecer, é um arquipélago: o coletivo é mais importante do que o individual, e não se destacar - ser igual - é uma virtude. É uma filosofia que custa caro para quem quer exatamente o oposto - ser diferente - mas em momentos como este, de tragédia nacional, o resultado é exemplar.

Depois de conversar com a mãe das meninas, uma faxineira que ajudara a salvar os vizinhos de seu apartamento, arrombando uma porta de emergência que travara após o terremoto, a equipe de reportagem do GLOBO deixa o abrigo e tenta avançar em direção ao litoral. No meio do caminho, um problema é constatado: a carteira com cartões de crédito e mais de US$ 700 ficara para trás, num momento de desatenção. Os japoneses gostam de receber o cartão de visita das pessoas com quem falam e, na pressa para vasculhar a bolsa em busca dessa identificação, provavelmente a carteira caíra. A primeira reação de uma brasileira é dizer que nem adiantava voltar, era melhor cancelar os cartões e dar o dinheiro como perdido. O japonês que dirigia o carro do GLOBO, o fotógrafo Suzuki Kantaro, se espantou e avisou:

- Vamos voltar e a carteira estará lá. Não existe outra possibilidade.

Voltamos. E a carteira estava lá. Havia sido achada e entregue, intacta, para os funcionários da escola transformada em abrigo, um lugar onde as pessoas já não têm quase nada, mas davam mais uma tremenda lição de dignidade e correção.



Tags: Japao,
comentários   3 de 3

Antonio Carlos T Lima - Uma única palavra para resumir a história da carteira perdida:
BUSHIDO. (Continua)

Pinheiro - ManausRealmente e uma educação e costume muito diferente do ocidental, quem sabe um dia seremos assim, torço para caminharmos para esse sentido do Caminho, pessoas corretas existem, poucas mas existem.

(Continua)

Midori - yamanashiTomara que essas noticias sirvam para abrir os olhos do pessoal! (Continua)

Samurais também bebem chá!

por Pinheiro - AM/Manaus - 15-mar-2011

Nesta quarta, dia 23 de fevereiro, sempai Madeira e sempai Takeshi nos proporcionaram um pouco da cultura japonesa organizando uma Cerimônia do Chá na Nippaku, a primeira de uma serie de futuros eventos. Fomos muito bem recebidos pela Sensei que preparava o chá, sendo assim a anfitriã da cerimônia, sua ajudante e as outras pessoas que ajudaram na organização...
(...)


Continua (post completo)

Tags: Tradicional, Evento, ArteCultura,

Intensivo de Carnaval

por Silvana-bsb - DF/Brasilia - 10-mar-2011

Durante 4 horas de treino, os alunos do DF encheram o Ginásio do Cruzeiro com muita energia e kiai!



 



 





Teve Jo, Iai, Ken, Jitte, Kir jovem e combates! Esse "feriado" foi inesquecível!

Resultados do torneio "Grito de Carnaval DF 2011"

Kenjutsu 0 kyu - Sem bogu
1º- Jackson
2º- Laís
3º- Valberto/Ariel

Kenjutsu 0 - 7º kyu
1º- Simas
2º- Santos
3º- Varella

Kenjutsukyu
1º- Derek
2º- Simas
3º- Erik

Kenjutsu 5º- 4º kyu
1º- Carlos
2º- Patrick
3º- Bhering/Otávio

Veja mais fotos na Galeria!  (clique aqui)

comentários   4 de 4

Camila - BrasíliaPodemos sentir que a unidade está forte quando notamos a quantidade de alunos dispostos a treinar em um sábado de carnaval pela manhã, chegando cedo para arrumar e limpar o dojo, e saindo tarde, exaustos mas com sorrisos de satisfação. Como diriam alguns (Continua)

Luiz Otávio Rodrigues - Brasília-DFKonbanwa mina san!
O evento foi muito bom!! A Familia NITEN de Brasília ta cada vez melhor!! Domo arigato Sempai Ricardo, Sempai Patrick, Sempai Khun e Sempai Silvana!
Sayonara! (Continua)

Furtado - TaguatingaKonbanwa.
O evento foi fantástico e acho que quebrou todas as expectativas. Foi intenso na medida para saber se eu ia passar o carnaval pulando ou discançando.

Domo arigato gozaimashita Senpai Ricardo, Senpai Patrick, Senpai Silvana e todos que ajuda (Continua)

Bhering - BrasíliaKonnitiwa
Foi um sábado muito diferente.
Muita energia! Muita vontade! Muito esforço! Muito compensador para o espírito! Os alunos do Niten estão de parabéns pelo treino! Foi de tudo um tanto: Niten Shiryu. Kenjutsu, Jitte, Iajutsu, Jojutsu....
Domo A (Continua)

Caminhada Estratégica no ZooRio

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 27-fev-2011



No domingo de 27/2/2011 tivemos a oportunidade de sermos guiados pelo Senpai Brandalise em uma "caminhada estratégica" no zoológico do Rio de Janeiro, considerado o mais antigo do Brasil. O evento visa demonstrar como os animais se defendem e atacam na natureza fazendo paralelos com nosso treinamento no dojo.
 
A caminhada estratégica teve início há 10 anos com uma tese sobre o kiai dos animais que o Senpai Brandalise na época professor de biologia fez para o evento das teses do Niten, e agora como Doutor em paleontologia, continua nos brindando com esse evento especial. É impressionante percebermos o quanto podemos aprender com a observação da natureza e melhorar nossas técnicas no dojo.    
 
Tenho certeza que cada um de nós levou consigo alguma estratégia para ser utilizada no dojo da Vida e no dojo do Niten. Cada animal possui uma característica própria adotando determinada postura dependendo da ocasião. No nosso treinamento também adotamos posturas diferentes visando sobepujar a estratégia do oponente. Agradecemos ao profissionalismo, humor e simpatia do Senpai Brandalise por nos transmitir informações tão valiosas para nossas vidas.
 
Domo arigato gozaimashita Senpai Brandalise.
Niten Rio






comentários   5 de 12

Amanda - Rio de JaneiroQuero agradecer imensamente pela caminhada no Zoo. Foi um dia muito interessante, pois pude conhecer melhor as características de cada animal e também tive a oportunidade de conversar com as pessoas da equipe Niten Rio.
Muito obrigada! (Continua)

Yasmin - Rio de JaneiroAchei o passeio muito interesante, e acho que deveria ter outros passeios DIVERTIDOS iguais a este. Adorei os jacarés e os pinguins.
Arigato por este passeio senpai Brandalise e senpai Wenzel (Continua)

Pinheiro - Rio de JaneiroFoi uma experiência sensacional conhecer mais sobre os animais e suas estratégias de batalha e sobrevivência.
Achei muito interessante saber que cada animal permite a aproximação até uma determinada distância segura para eles, o que pôde ser comprovado c (Continua)

Ricardo Saraiva - Rio de JaneiroFoi uma manhã muito interessante que passamos com a nossa família do Niten. Aprendemos com o Senpai Brandalise como a observação da natureza pode nos proporcionar inúmeras estratégias para o nosso treinamento no dojo.
Domo arigato Senpai Brandalise!
Dom (Continua)

Alice - Rio de Janeirokonitiua sempai
eu adorei o passeio no zoo, achei que a gente podia fazer mais passeios.
Eu adorei a parte dos macacos e as estorias
beijos da alice (Continua)

Mais comentários

Filme: O Samurai do Entardecer

por Santos-GOI - GO/Goiânia - 24-fev-2011

Miná-san*, no treino do dia 24 de Fevereiro de 2011 assistimos ao filme O Samurai do Entardecer (Seibei Iguchi, 2002), que é citado no prefácio do livro ShinHagakure, do nosso Sensei Jorge Kishikawa.



A seguir, relatos de alguns dos alunos de Goiânia que assistiram ao filme nesse dia:

"Filme conta a história de um samurai pobre que perdeu a mulher e teve que vender a espada para pagar o funeral, e ficou sozinho cuidando de duas filhas e a mãe senil. Devido suas precárias condições, ele era muito desleixado com a aparência porque tinha que fazer de tudo para conseguir sustentar a família, então não tinha tempo para sair com os colegas de trabalho e sempre ia embora diretamente para casa ao fim do expediente, ao entardecer, o que lhe rendeu o apelido de Sr. Entardecer." - Akemi

"Em época de paz, alguns samurais são tentados a relaxar e fazer com que seu espírito guerreiro adormeça, como foi mostrado no filme “O Samurai do Entardecer”, porem, mesmo com seu espírito de guerreiro adormecido Seibei Iguchi, o protagonista do filme, não deixa sua honra e seus princípios morrerem. A mensagem que esse filme me passou foi que, mesmo com o espírito de luta relaxado, sempre devemos ser fieis honra e nunca deixar de viver intensamente, como se aquele minuto fosse ser o ultimo." - Teko

 

"Me chamou a atenção que Seibei, ao contrário do que diziam os mais tradicionalistas, incentivou as filhas a estudarem Confúcio (base filosófica do Japão), atividade que era na maioria das vezes restrita aos homens. Justificou dizendo que mesmo que os tempos e o mundo mudem, quem souber pensar encontrará uma forma de sobreviver. Para ele, também, nada era mais valioso que ver suas filhas crescendo aos poucos, dia após dia, ao invés de sair para beber com os colegas de trabalho e passar o tempo com concubinas. Posturas como essa demonstram o quanto era nobre esse samurai." - Santos


 

"Ele (Seibei Iguchi) vivia em uma época em que samurais tradicionais praticamente não mais existiam. Porém, mesmo que muitos a sua volta agissem de forma egoísta e irresponsável, Iguchi conservava atitudes de um verdadeiro samurai. Apesar de ser pobre, ele realizava suas tarefas com grande empenho e perfeição e ainda cuidava de duas filhas e uma mãe (que mal conseguia lembrar seu nome). Era um homem sem grandes ambições, que vivia de forma honesta e não se deixava levar pelos maus indivíduos que o cercavam. Em batalha, apesar de estar um pouco "enferrujado", era calmo e preciso. Certamente Iguchi Seibei, acima de tudo é um grande exemplo de pessoa, do tipo que raramente se pode ver hoje." - Renan

"Na caminhada, estar atento e ser guiado pelas virtudes.
Treinar a mente e a técnica.
No amanhecer e no entardecer: Senki*, sempre.
" - Débora

Sayounará, arigatou gozaimashitá!


*miná-san = pessoal
*senki = espírito guerreiro
*sayounará = saudações
*arigatou gozaimashitá = muito obrigado

Tags: ArteCultura, Cinema, Relatos,


Últimas postagens:


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br