Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Niten no Jornal de Piracicaba

por Niten Piracicaba - SP/Piracicaba - 21-abr-2010

Matéria Publicada no Caderno - Esportes - Domingo, 18 de abril de 2010
 


Clique para Ampliar

Tags: Imprensa, Jornal,

Treino Especial com Visitante do Japão

por Niten Sorocaba - SP/Sorocaba - 19-abr-2010

No treino do ultimo sábado (17/04) a Unidade Sorocaba do Instituto Niten recebeu a visita da Srta. Matsumoto, Akane, praticante de Kendo com gradução de terceiro dan. Atualmente ela reside próximo a Sorocaba e ficou sabendo do trabalho desenvolvido pelo Instituto Niten através de uma apresentação realizada em 2009 na festa da colônia japonesa em Sorocaba. Foi um treino muito bom, onde todos os alunos puderam treinar e lutar com a nossa visitante, fazendo com que todos pudessem evoluir nesse treino. Ao final do treino a Srta. Matsumoto disse que teve a chance de encontrar um pouco do Japão no Brasil, com brasileiros treinando e seguindo as tradições que mesmo no Japão começam a se perder.

Essa visita também coloca em prática o conceito de fazer amizades através da prática da arte da espada, conceito esse dos mais importantes praticados no Instituto Niten, onde pessoas dos lugares mais distantes se comunicam através dessa prática, rompendo barreiras como as do idioma.

Foi um treino muito bom, com muitos alunos lutando e um forte kiai.

Muitas lutas foram realizadas, utilizando os Kamaes praticados no Kenjutsu.

A Srta. Matsumoto e os alunos da Unidade Sorocaba ao fim do treino.

No Niten visitantes de outras partes do Brasil ou do mundo são bem vindos! Entre em contato e venha nos visitar!
Domo arigatou pela visita Srta. Matsumoto! Até um próximo treino!

Sempai Wenzel en Niten Chile

por Donoso Alejandro - Niten - CL/Santiago - 16-abr-2010

"Las pocas horas que pudimos contar con su presencia fueron realmente valiosas. En mi caso particular porque usted me mostró las deficiencias que tengo. Igualmente porque dedicó minutos valiosos a mi persona para que superara las dichas deficiencias. De igual forma le comento que, a la luz de mi experiencia en la vida, usted es un persona que "invita a aprender" por su sola forma de acercarse abierto y cordial a nosotros los alumnos. "Su visita y dedicación personal a este kohai fue un gran impulso técnico y energético (Hime) porque, aunque perseverante y corajudo, no le resulta nada de fácil el avanzar en el Arte de la Espada. Sin embargo estoy decidido a seguir adelante porque es una opción noble de vida, es mi opción de vida. Así también estoy decidido a concretar el viaje a Río de Janeiro en noviembre, cumpliendo así mi palabra de honor con Sensei. "Demás está decirle que hay diferencia entre el Alejandro Donoso que ingresó en julio del año pasado hasta la fecha. Han habido algunos alentadores avances en mi desempeño físico y en la práctica de katas Niten y en Iaijutsu. Conciente que mi conocimiento de Kenjutsu es muy elemental y básico.. me sentí muy feliz y honrado con su invitación a entrenar junto con los compañeros de espada de 6º Kyu. "Destaco, porque es justo que asi sea, la tarea permanente de los Sempais Patricio y Jaime, quienes con paciencia y didáctica intentan una y otra vez hacerme ver y comprender, la riqueza de las diferentes técnicas y los infinitos detalles que hay en ellas." Arigato gozaimashita Sensei Arigato gozaimashita Sempai Wenzel Arigato gozaimashita Sempais

Mikaboozo

por Daniel Ferreira - Niten - - 16-abr-2010

"Fui ao templo budista TENZUIZENJI para assistir à palestra do Jorge Sensei. Foi uma palestra de poucas palavras. Uma palestra física, eu diria. Mas vamos ao que interessa. O que foi que aprendi? O que me incomodou? O que reverberou em mim? O que mais me chamou a atenção foi a explicação sobre o novo e a renovação. Coincidentemente estou lendo um livro de filosofia que fala justamente sobre isso. O livro diz, com base na neurociência, que nosso cérebro resiste ao novo. O novo é incômodo. Para aprender o novo é necessário fazer novas ligações neuronais (pelo menos é isso que diz o livro). "Radiante!" Foi outra palavra que ouvi. Quando se vai praticar, deve-se fazê-lo com espírito radiante. Pareceu-me uma imagem muito boa. Novo, renovar, radiante. Boas imagens. Lembro-me também de ouvir falar da desistência, "MIKABOOZO" (monge de três dias). Algo relacionado com o fato de que perseverar no caminho é muito difícil, não importa qual seja ele. Por último, algo que provavelmente deve ter causado certo impacto em todas as pessoas que estavam presentes. As considerações sobre o comportamento daqueles que chegaram primeiro. Não é bom que os que chegam primeiro se tornem arrogantes. Não fica bem. É um comportamento que prejudica a todos. Não posso esquecer de mencionar que reaprendi três formas, três katas (isso sem quebrar nenhum vidro nem bater na luminária). No final fui embora, sem alarde, ou quase. Daniel. PS: "MIKABOOZO", é uma palavra difícil de esquecer. Escrevi a palavra num postIt amarelo e coloquei na minha mesa de trabalho. Todos que olham, me perguntam o que significado. E eu respondo: "Huummm, é uma boa pergunta." Daniel Ferreira é aluno do Sensei e da Sensei Coen há mais de 10 anos Senpai Daniel tem também um blog onde escreve crônicas:
Y.N. Daniel

comentários   1 de 1

Ferreira - BA - Lauro de Freitas - Shitsurei shimassu Sempai Daniel,
Obrigado pelas palavras sobre Mikaboozo. Importante compreendê-la.
Arigato gozaimashita
Ferreira - Unidade de Salvador
(Continua)

Agradecimento

por Sensei - RJ/Rio de Janeiro - 16-abr-2010

"Aos alunos do Rio de Janeiro
Quero externar meus agradecimentos pela iniciativa de levar os donativos aos que neste momento estão precisando.
Fico aliviado em saber que o pior não aconteceu com nenhum de nossos guerreiros no Rio.
Gokurosama.
Sensei"

Mudança de Local

por Niten Paraná - PR/Curitiba - 14-abr-2010

ATENÇÃO: Mudança de Local de Treino e Dias em Curitiba.

Apartir de 10 de abril os treinos passarão:

Local: Sociedade Portuguesa 1º de Dezembro
Endereço: Rua Pedro Ivo, 462 - Centro ( referência Praça Carlos Gomes e Gazeta do Povo)
Estacionamento conveniado: Rua André de Barros nº 462 ( R$ 3,50 por periodo, a ser carimbado na Sociedade Portuguesa)

TREINOS:
Sábados:
- Jojutsu e Iaijutsu - 9 horas - ( o local será aberto as 8h30)
- Kenjutsu - 11 horas
Quartas - Feiras:
- Kenjutsu/ Jojutsu/ Iaijutsu - 20 horas

Primeira Carta

por Bruno - Niten Porto Alegre - - 12-abr-2010

Konbanwá! Sou talvez o mais novo no caminho aqui na unidade de Porto Alegre e gostaria de deixar registrado meus primeiros momentos no Niten. Estou sentindo a cada treino mais vigorizado e energizado, tanto fisicamente quanto mentalmente. Sei que muita coisa ainda tenho que aprender, procuro sempre melhorar minha disciplina para seguir o caminho da melhor forma possível. Último sábado, dia 3 de abril, tivemos a honra de receber o Sempai Joel e a comissão de Buenos Aires. Acompanhei o treino de jojutsu, onde apenas 1/3 dos katas executados eu conhecia, do contrário que eu pensava, todos tiveram muita paciência em treinar comigo. Logo após começamos o treino de kenjutsu, tendo no primeiro momento a formação de um grande círculo para apresentação de todos. A notável diferença entre a língua e sotaque nos fez lembrar da "variedade de pessoas que treinam no Niten mas que seguem a mesma causa" (momento de ouro do Sempai Alessandro). Tive a grande oportunidade de treinar com o Sempai Joel, o qual me fez concentrar mais no meu kamae e a precisão do meus movimentos a cada golpe. No momento de ouro Sempai Alessandro leu a reportagem sobre o 34º Prêmio Paulista de Esportes 2010, o qual Sempai Joel foi premiado, uma bonita homenagem a quem tanto se dedica no desenvolvimento do Niten. Ao final todos se reuniram para tirar uma foto, percebi como se tivessem treinado há muito tempo juntos, um forte laço. Queria ter ficado para o churrasco, com certeza minha carta dobraria de tamanho. Essas são as palavras do mais novo. Uma pequena demonstração de gratidão. Sayounará, Arigatô Gozaimashitá.

comentários   2 de 2

Clarindo - Palmas - Kombawá,
Acredito que essa seja a maior mágica do Institudo Niten, se sentir ligado a todos os membros que levam o ideal do Niten no coração.
Parabéns pelas palavras e visões.
Sayounará. (Continua)

Danilo - Campinas - Konbanwa Bruno,
Muito bem observados os seus Primeiro Momentos no Niten.
A energia após cada treino é realmente revigorante não?! E como você percebeu, essa variedade de pessoas no Niten é notável mesmo. Lembro-me claramente de cada oportunidade de pode (Continua)

Donativos do Niten Rio

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 12-abr-2010

No Sábado 10 de abril o Rio de luto e ainda assustado com as chuvas e os estragos causados tivemos menos alunos no Dojo.
Na foto uma parte dos alunos que vieram e que atenderam ao chamado de reunirmos donativos para as vítimas.
Após o treino com a ajuda de também outros alunos levamos os donativos para o posto de arrecadação próximo.
Gambaté Rio!

Treino Coordenador Helano em Fortaleza

por Niten Teresina - PI/Teresina - 09-abr-2010

Nos dias de 06 e 08/04 o coordenador Helano Fonteles da Unidade Teresina participou de treinos de Iaiijutsu e Kenjutsu na Unidade Dionísio Torres em Fortaleza, sob a coordenação de Ariel Scafuri. No treino de Iai, Helano pode revisar detalhes de katas Niten, além de travar contato com outros katas de Tachi Iai. No treino de Ken, Helano treinou golpes de Uchi gote, tzuki e keikos com graduados de Fortaleza utilizando kodachi.

Nas palavras do coordenador Helano: "É sempre muito bom treinar com os samurais de Fortaleza. O retorno à minha unidade de origem sempre me traz grande aprendizado e motivação. O treino de Iai foi intenso e muito técnico. O treino de Ken teve muito kiai, mas também cuidado com o aspecto de aplicação correta das técnicas.

Domo arigatou gozaimashita aos Coordenadores Ariel e Anderson e aos graduados de Fortaleza pelos treinos.

Tags: Treino, Iaijutsu, Kenjutsu,

A Chuva Assola o Rio de Janeiro

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 08-abr-2010

O Niten Rio lamenta profundamente os tristes eventos que estão acontendo no estado.

Kenjutsu e a Correnteza

por Meriguetti - Niten Rio de Janeiro - - 07-abr-2010

"Após anos no Niten, verifico que as confraternizações e encontros com o Sensei e os companheiros do Caminho trazem-me sempre renovada alegria e um sentimento de relação familiar que não se desbota. Para mim as reuniões do Niten sempre tem este caráter familiar. Eu sinto o Niten como uma família, uma família que escolhemos e que nos escolhe, onde há os momentos de confraternização e de seriedade, onde há o apoio mútuo e o cuidado recíproco, onde há o respeito e o companheirismo e, também, porque não dizer, a saudade dos companheiros que por distâncias geográficas encontramos apenas algumas vezes no ano. Em uma época que é comum falar em crises familiares, ingratidões filiais, pais omissos e outros tantos problemas desagregadores e degeneradores da núcleo familiar, vejo que os valores e comportamentos que seguimos no Niten resolveriam a grande maioria destas crises familiares. Fico feliz de fazer parte de um grupo, que inspirado nos ensinamentos do Sensei, optou por ser uma boa família e, assim, aprendemos a ser igualmente bons parentes nas nossas famílias." Kenjutsu e a correnteza - sentido de navegar Um mar caudaloso Pelas incontáveis ondas ancestrais, Conhecimentos antigos, Que sopram as velas, dos espíritos de seus navegadores. Rio que desce de montanhas elevadas, Nascida de nova queda d'água, Formada pelas chuvas Corrente de água invencível, Que somente com os olhos, Não se vence. . . não se compreende. O aprendizado vem com a coragem, A persistência de adentrar nestas águas, de submergir, ser engolido milhares de vezes, e sempre retornar á superfície, de retomar a nevagação. De ser parte do mar, de ser parte do rio, de ser a correnteza.

comentários   5 de 6

Sensei - - ``Rio que desce de montanhas elevadas,
Nascida de nova queda d`água,
Formada pelas chuvas
Corrente de água invencível,
Que somente com os olhos,
Não se vence. . . não se compreende.`` me fez lembrar as cordilheiras no Chile.
Só vai compreender quem (Continua)

Krysamon - Rio de Janeiro - Meriguetti domo arigato pelo poema, já experimentou escrever algun haikai? (Continua)

Meriguetti - Rio de Janeiro - Hai Senpai,
Sem dúvida o evento repercutiu. Durante a preparação da tese eu li muitos poemas dele além da parte histórica. Eu já conhecia algo, mas fiquei muitos anos sem ler. Quando eu fiz o poema foi ``de um golpe só``, ele ficou pronto rápido e logo e (Continua)

Wenzel - Rio de Janeiro - Que prazer ver o evento das teses do Rio repercutir assim. (Continua)

Meriguetti - Rio de Janeiro - Senpai,
Arigato-gosaimashita Senpai. Sim, eu fiz o poema ( é inédito), mas olhando agora vejo que a tese (evento de Teses do NitenRio nov2009) sobre Fernando Pessoa deixou suas marcas, então é uma autoria conjunta.
Sayonará.
Meriguetti. (Continua)

Mais comentários

Dê uma transgredida Básica

por Gisella Rao - - 07-abr-2010

Reproduzimos a Postagem feita por Gisela Rao em seu blog : Vigilantes da Autoestima -Dê uma Transgredida Básica
"Eu não tomava um pileque há 20 anos. Tínhamos ido a um bar no Bexiga (point de universitários na época). O nome do drink era "Seda Azul", feito sei lá com que desgraça. Era bem docinho e devo ter tomado uns três. Nem preciso dizer que saí de quatro, procurando os óculos que estavam na cara ahahaha. Depois disso nunca mais passei do segundo copo. Never, nunca, jamai. Mas ontem foi um dia muito especial. Fui com um novo amigo ao restaurante Sushi Guekko, considerado um dos melhores de São Paulo. Ele é amigo do dono e fazia tempo que eu não comia comida japonesa de uma forma mais ritualística. O saquê rolou solto. E os deliciosos peixes crus e preciosos temperos também. Isso me lembrou uma época em que fiz Kenjutsu, a Arte da Espada. Meu mestre Jorge Kishikawa dizia que era muito comum ver os mestres japoneses tomando pileques e que eles não deveriam ser julgados porque, para eles, só se conhece uma pessoa de verdade quando ela tira as máscaras (coisa que esse tipo de ritual proporciona). Veja bem, não estou fazendo nenhuma apologia à bebida, só estou dizendo que às vezes é legal transcender os domínios e controle da mente (principalmente se você não estiver dirigindo, óbvio. E eu não estava). Bom, a noite foi fantástica e inesquecível. E, claro, praticamente voltei pra casa abraçada a dois coqueiros cantando "Singing in the rain" ahahha Como diz o rabino Nilton Bonder: "Não há tradição sem transgressão. Não há transgressão sem tradição".

comentários   1 de 1

Krysamon - Rio de Janeiro - Gisela, a experiência do birudô marcou você, realmente é uma ótima oportunidade de tirar nossas máscaras e estar junto dos Senpais treinando os katas do Bushido. Kampai!!! (Continua)

SEMPAI JOEL E COMITIVA EM POA

por Bruno Rodrigues - RS/Porto Alegre - 07-abr-2010

Konbanwá!


Sou talvez o mais novo no caminho aqui na unidade de Porto Alegre e gostaria de deixar registrado meus primeiros momentos no Niten. Estou sentindo a cada treino mais vigorizado e energizado, tanto fisicamente quanto mentalmente. Sei que muita coisa ainda tenho que aprender, procuro sempre melhorar minha disciplina para seguir o caminho da melhor forma possível. Último sábado, dia 3 de abril, tivemos a honra de receber o Sempai Joel e a comissão de Buenos Aires. Acompanhei o treino de jojutsu, onde apenas 1/3 dos katas executados eu conhecia, do contrário que eu pensava, todos tiveram muita paciência em treinar comigo.
Logo após começamos o treino de kenjutsu, tendo no primeiro momento a formação de um grande círculo para apresentação de todos. A notável diferença entre a língua e sotaque nos fez lembrar da"variedade de pessoas que treinam no Niten mas que seguem a mesma causa" (momento de ouro do Sempai Alessandro). Tive a grande oportunidade de treinar com o Sempai Joel, o qual me fez concentrar mais no meu kamae e a precisão do meus movimentos a cada golpe. 
No momento de ouro Sempai Alessandro leu a reportagem sobre o 54º Prêmio Paulista de Esportes 2010, o qual Sempai Joel foi premiado, uma bonita homenagem a quem tanto se dedica no desenvolvimento do Niten. Ao final todos se reuniram para tirar uma foto, percebi como se tivessem treinado há muito tempo juntos, um forte laço. Queria ter ficado para o churrasco, com certeza minha carta dobraria de tamanho. Essas são as palavras do mais novo. Uma pequena demonstração de gratidão.

Sayounará,
Arigatô Gozaimashitá.

Tags: Relatos,

O Caminho da espada é...

por Krysamon - Niten Rio de Janeiro - - 01-abr-2010

"O Caminho da espada é a arte de forjar o seu verdadeiro eu, de se tornar uma pessoa melhor, canalizando inteiramente seu espírito e determinação para o aqui e agora, lutando por ippon entre seu oponente e você mesmo, usando uma espada. A espada, por conseguinte, é simplesmente uma ferramenta para disciplinar a si mesmo." - Kodo Sawaki (1880-1965) Kodo Sawaki - (1880-1965) É considerado por alguns como o mais importante mestre zen japonês do século XX. Seus pais morreram cedo e ele acabou sendo adotado por um viciado em jogo e uma ex-prostituta. Aos 16 anos ele fugiu de casa para tornar-se um monge no Eiheiji, um dos dois principais templos da escola Soto de zen. Inicialmente sem sucesso, ele finalmente foi ordenado monge e começou seus estudos zen.

Fonte: https://kenshi247.net/blog/2010/02/10/kendo-is/

Sonkyo

por Oguri - Niten São Paulo - - 31-mar-2010

2ª feira com chuva em Sampa, no salão da Ana Rosa acontecia uma festa, nosso treino foi transferido para uma sala pequena no 2º andar, o treino já havia começado. Observo o Dojo e percebo um Sempai que não conheço, me chama a atenção a sua postura e execução do “Sonkyo” , sinto sua tranqüilidade e ao mesmo tempo a firmeza de uma fortaleza inabalável. Desde meu primeiro dia no Niten tenho buscado aprimorar o meu “Sonkyo”, no começo o objetivo era executar sem cair, nos últimos meses tenho treinado a execução do “Sonkyo” todos os dias (10 repetições logo ao acordar), mas apesar do melhor equilíbrio, a postura não está boa e o movimento não é harmonioso. Chega o Narabe e não houve a possibilidade de treinar com este “NOVO” Sempai, momentos de Ouro e o Sensei apresenta o Sempai Joel e sua historia e feitos no Niten. Termina o treino e Sempai Joel vai humilde e discretamente abordando e conversando com os alunos, vejo minha chance: -Sempai onegaishimassu, qual o segredo para executar o “Sonkyo”? O Sempai Joel prontamente levantou um pouco seu Hakama e me mostrou a posição dos pés e executou o movimento, tento fazer igual mas me desequilibro um pouco, Sempai Joel me levar para junto da parede e me orienta à apoiar uma mão de leve na parede para treinar o movimento e manter a postura correta e termina dizendo para treinar todos os dias 10 repetições para fortalecer a musculatura. Conversamos um pouco mais e sinto a energia em suas palavras. A grande lição que aprendi no contato com o Sempai Joel foi a sua Humildade e Compaixão para com os “colegas”. Esta dia sempre lembrarei como o dia em que Sempai Joel me ensinou a começar a lutar. Domo Arigato

comentários   4 de 4

Texieira - Rio de Janeiro - Oguri,
Continue treinando que o seu Sonkyo melhorará, a sua luta ficará cada vez melhor e principalmente que o seu espírito será imbatível.
Teixeira - RJ (Continua)

Furtado - Brasília - Omedeto pelo post Oguri-san. Achei suas palavras muito interessante.
O sonkyo é tão importante que com certeza define um combate! Antes mesmo de ter comaçado. (Continua)

Mathias - São Paulo - Assim como o Ogure-san falou, o senpai Joel é um grande exemplo a ser seguido. Tive a oportunidade de conhece-lo no gashuku de Ribeirão Preto em 2008 e até hoje guardo com carinho suas palavras e conselhos.

Ogure-san, espero que as palavras dele ajudem (Continua)

Clarindo - Palmas - Desde o início vi que o sonkyo era utilizado antes do combate, mas não entendia muito o porquê realizá-lo, a não ser pelo fato de apresentar armas, mas quando li nesse poste sobre o Sempai Joel e sua postura Firme e tranqüila acabei por lembrar como os se (Continua)

Kir Jovem Está com Tudo!!

por Niten Brasília - DF/Brasilia - 30-mar-2010

1. Kir Jovem na Sorveteria!

No dia 21 de março, Senpai Patrick e os alunos do Kir Jovem foram à sorveteria para diminuir  o calor  "pós-treino"!

Arigato gozaimashita a presença das mães!

2. Aniversário do "1º Kir Jovem" de Brasília

No dia 28 de março o Senpai Patrick, "1º Kir Jovem do DF" e atualmente seu monitor, foi homenageado com uma Festa-Surpresa pelos alunos e pais!

Omedeto gozaimassu pelos 18 anos!!!

Tags: KirJovem,

Aviso

por Niten Salvador - BA/Salvador - 28-mar-2010

Não haverá treino Sábado dia 10 de Abril.

Apresentações de Kobudo na Semana

por Niten Sorocaba - SP/Sorocaba - 26-mar-2010

Nessa ultima semana a Unidade Sorocaba do Instituto Niten teve a honra de fazer duas apresentações, onde foram mostradas as artes do Kôbudo praticadas pelos alunos.

No ultimo domingo (21/03) a apresentação foi realizada no Campus Trujillo da Universidade de Sorocaba como parte da primeira Mostra Cultural da Fundação Mokiti Okada, que também entre suas atividades estimula a divulgação da cultura japonesa. Foram duas apresentações durante o evento onde o público pode sentir o Kiai dos alunos de Sorocaba.

Alunos da Unidade Sorocaba durante apresentação de Kôbudo.

Foram apresentadas diversas modalidades do Kôbudo, como o Jitte.

 

Já na quarta-feira (24/03) a apresentação foi na Academia de Ensino Superior, onde os alunos do curso de Educação Física puderam fazer uma aula experimental e assistir a apresentação das modalidades do Kôbudo como parte da disciplina Pedagogia das Lutas. Essa foi a segunda vez que a Unidade Sorocaba é convidada a apresentar o Kôdubo para os alunos de educação Física como parte do conteúdo curricular do curso.

Alunos da disciplina de Pedagogia das lutas aprendendo os passos iniciais do Kenjutsu.

O Kiai e a energia dos combates impressionou aos espectadores.

 

Em ambas as oportunidades o público respondeu muito bem as apresentações e se mostrou impressionado pela energia com que foram apresentados os katas e lutas.

Se você não teve oportunidade de assistir uma dessas apresentações não se preocupe, venha a nosso Dôjo para uma aula experimental, assim você poderá sentir na pele a energia de praticar as artes samurais! Você é nosso convidado!

Tags: Apresentacao,

VISITA SEMPAI WENZEL

por Ariel - CE/Fortaleza - 26-mar-2010

Coordenador Rocco em Treina em São Paulo

por Niten paraná - PR/Curitiba - 25-mar-2010

Gashuku APM São Paulo - março de 2010



No segundo dia de gashuku dos três dias em que estive presente, o Sensei nos pediu para escrever uma frase breve que resumisse nosso sentimento e visão com relação ao gashuku. A minha escolha foi essa: "Aprender e treinar o estritamente correto."

 

Isso resume o que se passou neste gashuku. Uma oportunidade de ouro de estar ao lado do Sensei durante três dias de convívio e ouvir diretamente do mestre cada detalhe desde os mais básicos que aprendemos em nossos primeiros dias de aula aos mais complexos e quase imperceptíveis. Foi, como abordamos ultimamente, uma RENOVAÇÃO TOTAL.

É como comentamos entre nós: Só estando presente para sentir, saber e assimilar o que se passou neste gashuku. Vale sim por meses de treino. Além disso, rever e cruzar espadas com colegas e amigos e dar muitas risadas ao lado do Sensei e dos outros alunos é sempre uma experiência única. Vale a pena experimentar.

Rocco- Coordenador Curitiba

Tags: Gashuku,


Últimas postagens:


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br