Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei


Últimas postagens:

21-mai-2012

10 anos Unidade Curitiba - 3

"˝Seja bem-vindo, companheiro de jornada!˝ Foi assim, há 17 anos que recebi meu filho, Lucas. Foi por ele que cheguei ao Niten.

Após meses vendo meu filho mais velho enveredar por caminhos tortuosos aos meus olhos, em janeiro deste ano divinamente chegou às minhas mãos matéria de 2006, do Jornal Folha de São Paulo, sobre o Sensei Jorge Kishikawa e o Niten. Estavam ali valores que meu filho poderia vivenciar sem se sentir deslocado ou careta, que poderiam ajudá-lo a trilhar um caminho reto.
Para estimulá-lo e termos um tempo juntos fui fazer a aula experimental com o Lucas. A aula foi empolgante, o Momento de ouro daquele dia me tocou, entretanto, foram nos dias subseqüentes que percebi que algo despertara em mim, ocasionando uma mudança de postura (física, mental, emocional e espiritual) perante mim mesma e os outros, a forma de lidar com as questões do cotidiano, a estratégia não como uma teoria, mas sim como um hábito, o olhar para dentro...
O Lucas parou e eu continuei. Tenho esperanças que ele retorne, talvez não fosse o seu momento. Compartilho com ele cada acontecimento, posturas, golpes, frases em japonês, Momentos de ouro,  enfim, cada aprendizado. Ao fim, caso ele não volte, ele ao menos terá uma mãe mais completa, esse também é um bom presente de uma mãe para um filho.

Recentemente tive a honra que conhecer pessoalmente o Sensei  na comemoração dos 10 anos de Niten Curitiba. E quando falo ´honra´ não é força de expressão ou deslumbramento. De fato, o Sensei realiza algo extraordinário, no sentido puro da palavra, algo além do comum, do ordinário. Ao resgatar uma arte de mais de 700 anos ele traz junto todo o arcabouço filosófico-espiritual desta arte, harmonizando com a atualidade, tudo isso com compaixão e respeito mútuos, foi isso o que eu pude ver, sentir, vivenciar nos breves momentos com o Sensei.

Encontrei o meu caminho, não importam as deficiências e falhas alheias, é o meu caminho, de maneira não intencional encontrei uma das infinitas formas de dar vida à própria vida, saber viver, e é por isso que hoje digo com todo o respeito ao Sensei Jorge Kishikawa, ao Niten e a todos os companheiros  ˝sejam bem-vindos à minha vida, companheiros de jornada˝!
Domo arigato gozaimashita."


Yna Honda – Niten Curitiba/PR.



Yna Executando o Hasso Migi do Niten Ichi Ryu Kenjutsu

16-mai-2012

Dia do Samurai em Nihongo 3 - Jornal Nikkey

Continuação dos cafés anteriores (CS - 24-abr-2012 - Dia do Samurai) e (CS - 25-abr-2012 - Dia do Samurai 2 -Ganhamos Nós)

Nikkey Shimbum de 03 de Maio de 2012


Clique para Ampliar

 
Tradução:

Dia do Samurai também no Estado de Santa Catarina

Em Homenagem ao dia do aniversário do Mestre Kishikawa

No dia 24 do mês passado foi instituído o "Dia do Samurai"no estado de Santa Catarina.
Esta foi uma iniciativa do deputado estadual Jorge Teixeira e a cerimônia foi realizada na capital Florianópolis, na Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina.
Estiveram, entre os 30 presentes no evento, o Sr. Jorge Kishikawa , fundador do Instituto Cultural Niten e que há 25 anos tem trazido o Kobudo ao Brasil, o Sr. Luiz Nakayama, presidente da Associação Nipo Catarinense, o Sr. Paulo Baltazar, representando Associação Wakamiya Kai (entidade pesquisadora da imigração japonesa no estado catarinense).

O Dia do Samurai foi instituído em homenagem a data de aniversário do fundador, inicialmente em São Paulo e a partir disso para outras cidades do estado e outros estados onde a colônia japonesa se fez presente.
Neste dia, são realizados demonstrações e workshops, além de doações para entidades carentes, para se lembrar a "compaixão", uma das virtudes herdadas dos samurais.

Segundo a presidente da Associação Nipo-Cultura de Santa Catarina, Sra. Hissae Kaneoya
- Nestes tempos modernos em que os valores se perderam, não é fácil nem simples resgatá-los e é por isso que quero parabenizar o Instituto Cultural Niten por estar realizando todo este esforço.
Segundo o fundador e nissei Jorge Kishikawa :
"Estou muito feliz em constatar que muitos brasileiros entendem a importância desta filosofia antiga de 700 anos, o Kobudo e o Kenjutsu e, muito agradecido por receberem de braços abertos apoiando-nos nesta jornada.
Pretendo transmitir esses valores, que no Japão de hoje foram esquecidos, aos jovens e descendentes nikkei, de maneira que me sinto engajado nesta difícil missão. Literalmente me sinto na situação de "Guko yamao utsusu"(CS 13-jun-2007 - Kuden # # # #)."

Atualmente o instituto conta com 46 locais para treino em 40 cidades (espalhadas em 6 países na America com aproximadamente 800 alunos).
No ano que vem, celebrará o seu 20º aniversario no dia 10 de agosto, quando contará com a presença do 12º soke (sucessor) do estilo Niten ichi Ryu, Yoshimochi Kiyoshi, do Japão.


Nikkey Shimbum de 03 de Maio de 2012


Clique para Ampliar

 

Tradução:

Acontece

O fundador do Instituto Cultural Niten, Sr Jorge Kishikawa atuou integralmente em sua profissão como médico do esporte, e há 5 anos tem se dedicado integralmente devido a grande demanda e procura dos brasileiros pelo Kobudô.
Há 25 anos aprendeu o Niten Ichi Ryu no Japão, tendo feito seus estudos e treinamentos indo 2 vezes ao ano.
Publicou o "Go Rin no Sho" (O Livro dos Cinco Aneis) e o Shin Hagakure, este último, o livro que trata do modo de ser no dia a dia do samurai moderno.



Nikkey Shimbum de 08 de Maio de 2012


Clique para Ampliar

 

Tradução:

Acontece

O Instituto Cultural Niten dá aulas gratuitas para crianças no Centro Educacional Unificado (Ceu) em Guarulhos.

São 20 crianças que praticam gratuitamente o Kobudo, entre esses alunos existem jovens que carregam consigo o livro Shinhagakure do Mestre Jorge Kishikawa e dizem "Um dia eu quero ser como um Samurai".
Esses Jovens estão treinando com muito afinco.
De acordo com as palavras do Sensei Jogre Kishikawa "Estou muito contente em saber que os brasileiros estão maravilhados com isso"




15-mai-2012

10 anos Unidade Curitiba - 2

Konnichiwa
Sou Rocha, professor universitário e treino na unidade de Ponta Grossa. Gostaria de deixar um breve relato sobre a maravilhosa visita do Sensei à unidade de Curitiba.
 
Durante a visita do Sensei em comemoração ao 10 anos da unidade de Curitiba e 3 anos da unidade de Ponta Grossa, mesmo treinando a pouco mais de quatro meses tive a oportunidade de estar com o Sensei pela segunda vez. 
Treinar com o Sensei é uma experiência indescritível,  Ver o Sensei lutar e testemunhar a variedade de golpes que “brotam” dos diverso kamaes, sempre com movimentos econômicos e precisos é sentir a essência da estratégia que Musashi Sensei tanto enfatiza no Go Rin No Sho.
  









 
Mas para mim, a maior lição veio durante o momento de ouro, diferente,  realizado durante o jantar regado à um bom vinho, massas e queijos. 
Durante esses agradáveis momentos dentre todos os ensinamentos, pude sentir do Sensei sua preocupação com valores familiares, cada vez mais fragmentados nesses tempos modernos. Sempre me considerei um bom pai, procuro sempre usar o pouco tempo que tenho em casa para conviver com meus filhos, mas durante os ensinamentos dos Sensei, fui levado a me questionar sobre como estou usando esse tempo.
Percebi que não basta apenas passar um tempo com meus filhos, mas sim usar esses momentos com qualidade, Quando o Sensei questionou a postura de alguns pais ao usarem o (Kuden#)   para “distrair” seus filhos, apesar de não fazer isso, percebi que posso melhorar a qualidade dos momentos que convivo com meus filhos, usar  esses momentos ao modo do Niten, com afinco, paixão e determinação. 
Quando fui à Curitiba treinar com o Sensei fui em busca de aperfeiçoamento técnico, percebi entretanto, que o grande legado do Niten está fora dos limites dos dojo. Percebi que a grande missão do Sensei está em preparar seu alunos para a vida.
  
O Niten ensina-nos a “aprender a viver”. 

Rocha
Unidade Ponta Grossa

 

14-mai-2012

11°TBIK 12 - Kir Jovem
































































 

11-mai-2012

11ºTBIK 11 - Mulheres


 

















 


























































 

10-mai-2012

11ºTBIK 10 - Nikkey Shimbum

Jornal Nikkey Shimbum de 08 de Maio de 2012



Tradução:
 

Torneio Brasileiro de Kobudô

180 atletas disputam

Danilo é o Campeão por
contagem de pontos

A Confederação Brasileira de Kobudo e o Instituto Cultural Niten "Presidente Jorge Kishikawa"  promoveram o 11° Torneio Brasileiro Individual de Kobudo no dia 21 de abril na capital, Sesc Consolação.

Vieram atletas para colocar em prova suas performances de lugares longinquos como Porto Alegre, Fortaleza e outros

Foram realizadas disputas nas categorias de Kenjutsu, Iaijutsu, Jojusu, Naginatajutsu, Jittejutsu e Kussarigamajutsu.
E na contagem de pontos dessas 6 categorias Danilo Pedroso Correa (33 anos) de Campinas, derrotou o campeão do ano passado, Victor Fugita com uma brilhante vitória.

Os resultados estão como abaixo até o vice campeão.


Confira os Resultados
na Página do Evento

09-mai-2012

11ºTBIK 9 - Iaijutsu


































07-mai-2012

11º TBIK 7 - Jojutsu








































 

04-mai-2012

10 anos Unidade Curitiba 1

"Em comemoração aos 10 anos de unidade Curitiba, bem como 3 anos de unidade Ponta Grossa, o Sensei fez uma visita à unidade. Em meio a tantos compromissos, o Sensei pôde compartilhar um este momento de comemoração conosco, através de treino e confraternização.
 
Alias, que treino! Revezando entre todos os alunos, e com o Sensei em posição fixa, pudemos trocar bons golpes num dojo que parecia ser outro que não o nosso, porque a energia que havia no ambiente ali estava mais intensa que o normal.
 
Ao fim, pude ver o Sensei lutar ao vivo, e ele nos mostrou um pouco da eficiência dos katas do Niten Ichi Ryu em combate. Katas de 500 anos, mas ainda muito vivos!
Terminado o treino, seguimos para um jantar de confraternização. O sentimento de estar com o Sensei realmente é único. Em meio a uma boa refeição, o Sensei nos contou um pouco da trajetória do Niten, esse resgate constante de valores que as gerações mais novas deixaram de lado, a filosofia que muda o homem e nos ensina a viver uma vida mais plena!
 
Acima de técnica ou treinamento físico, devemos buscar este "saber viver"."
 
Shindi -Unidade Curitiba-PR




Matéria sobre os 10 anos de Niten no Paraná




topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h