Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Últimas postagens:

20-dez-2011

Naginata Sune




19-dez-2011

4° Encontro Sul-Americano Florianópolis 3

Já não iria falar sobre o Encontro Sul-Americano que ocorreu em Florianópolis (CS 07-dez-2011 - 4° Encontro Sul-Americano Florianópolis 1), não fosse este email que me chegou exatamente há 1 minuto.
É óbvio que, nos Encontros do Niten , além dos treinos tecnicos,  a diversão, a confraternização regada com uma boa cerveja, e comidas típicas (e por vezes fartas) sempre é coroada com o turismo regional:  fantástico e divertido em cada cidade por onde são realizados.
Pensariam alguns precipitados que na realidade estes eventos, Encontros ou Gashukus como já ouviram dizer, não passariam de festas nas quais todos iriam treinar, beber, comer e voltar para casa felizes após um final de semana exótico e agradável.
Não é bem assim.
Após assistir os vídeos dos nossos bons momentos em Floripa, peço a sua atenção para ler as observações feitas pelo nosso monitor de Florianópolis sobre o Encontro.
Feito isso, tire a sua própria conclusão.



"Otsukaresamadeshita Sensei!

Quanto ao video eu e meu filho gostamos muito de ver, tenho outros, mas não coube tudo dentro do pen drive.

Espero que gostem.

O vinho Uruguaio combina com carnes vermelhas e espero que o Sensei aprecie, não sou entendido nessa área.

Conversei com nossos alunos aqui em Floripa e perguntei se haviam escrito ao Sensei, pois sempre falava para eles escreverem e acho que nunca escreviam ao Sensei, porem todos responderam que sim e com olhos brilhando diziam que o Sensei respondeu, a energia de todos está muito diferente e forte!

Agora acredito que eles entendem a importancia de conviver com o Sensei, de ir aos Encontros. O L. é outra pessoa, mais radiante e confiante em si, o K. parece ter encontrado o caminho que por desventuras da vida havia se desviado. O K., então, chorava ao lembrar dos momentos com o Sensei e Michiko Sensei. A própria I. uma transformação mesmo, fez o treino do sábado após o Encontro em silêncio e concentrada, incrível, nunca havia visto essa cena! O menino T. de 12 anos, no treino do sábado após o Encontro, quando respondia Hai, era um Hai firme e alto, os Kiais dele ecoam agora no dojo!
Enfim Sensei, são inúmeros os frutos. Porém, o Sensei que a vida toda treinou e formou pessoas, sabe que ainda estamos plantando as sementes, cuidando da terra e regando, a cada folha que aparece ficamos felizes, mas os frutos... não sei!!! Tenho fé que virão."

Pierin (Unidade Florianópolis)

15-dez-2011

Egan


>>> Clique

12-dez-2011

4° Encontro Sul-Americano Florianópolis 2

"Sensei foi realmente muito intenso e agradável estar em sua companhia tanto para aprendizado como nos restaurante e passeios. Ninguém tem ou terá uma vaga ideia do foi esse Sul-Americano. Somente as pessoas que estiveram juntos e puderam compartilhar desses momentos especiais.

"Tivemos os Momentos de Platina com o Sensei, momentos maravilhosos de muito aprendizado tanto na Arte da Espada,  para o Niten como para a vida. O interessante é que cada dia foi uma abordagem diferente, momentos esses que ficaram guardados em nossas almas."
Aguilar (Unidade Guarulhos)
 






 




"Já no primeiro dia fomos direto para a praia. Acompanhando o Sensei aprendi que não podemos perder oportunidades, essas não voltam, e assim naquela hora "caimos" na água e nadamos bastante, não sei dizer quanto, mas foi bastante, de onde estávamos até a ponta da praia, foi a única oportunidade para isso. Valeu o esforço!
Nesse dia apresentamos ao colega do Chile presente, a nossa famosa caipirinha.... acho que ele terá muitas histórias para contar... estava divina!"

Danilo (Unidade Campinas)
 


Sensei e alunos na praia de Jurerê
 



"De minha parte tive o prazer de realizar meu primeiro treino combate direto com o Sensei, uma experiência que apesar de rápida, não esquecerei, domo arigato pela honra, espero ter mais oportunidades de trocar energias diretamente com o Sensei, foi como se tivesse sido transportado por alguns instantes para as épocas Medievais, e de certa forma estávamos também em uma ilha. "
Gonçalves (Unidade Ana Rosa)
 


Sensei após estocada (Tsuki)








"Os treinos de sexta e sábado - puxados para mim - em que pese terem me deixado fisicamente cansado (e machucado), proporcionaram um estado de satisfação e plenitude que há tempos meu espírito não sentia."
Kawamura (Unidade Florianopolis)
 






"satisfação e plenitude..."
 



"Gostaria de agradecer os momentos maravilhosos e de muito aprendizado que tive neste final de semana no encontro sul americano do Niten.
Agradeço mais uma vez a oportunidade que me proporcionaram.Abraços a todos.
"
Suemilda e Lucas (acompanhantes de Oliveira - Porto Alegre)


Costão do Santinho


Suemilda e Lucas com Sensei na praia da Joaquina





"Estar com o Sensei em momentos de descontração, tratando de assuntos corriqueiros que de repente transformam-se em Momentos de Ouro preciosos ou assistir à aula de shodo da Michiko sensei e admirar sua serenidade e postura, que lhe permitiam traços admiráveis, ou ainda, chegar ao fim do dia, cansado pela trilha ou por caminhar nas dunas e lembrar que a Michiko sensei estava conosco em todos esses instantes; tudo isso me fez desejar continuar no Caminho para ter sabedoria e energia."
Igor (Unidade Brasilia)
 


Vejam o meu Shodo!




"Dos momentos especias foi ver a Michiko Sensei apreendendo Niten Ichi Ryu, vendo a preocupação e atenção com que fazia isso, em seguida anotava em um caderninho."
Aguilar (Unidade Guarulhos)
 




Lagoa da Conceição
 



"No sábado treinamos com a armadura e Sensei nos fez dar todo o gás que tínhamos. Lutou com todos e ao teve muito men-men-men, e kirikaeshi. E no que pareceu a continuação do treino, fomos descer as dunas de Florianópolis de sandboard (o duro era subir a duna depois). Depois para tirar a areia do corpo, fomos a praia da Joaquina. Foi a praia mais gelada que me banhei, em certo momento meus pés ficaram dormentes e meus cabelos em pé. Confesso que foi uma sensação bem diferente em relação as águas daqui do Pernambuco. Felizmente, para esquentar tinha o calor humano dos colegas de treino. O jantar foi especial, moqueca e outros pratos a beira-mar e um brinde ao Niten com um vinho Pinot noir especialmente escolhido por um dos nossos. Kampai!"
Rodolfo (Unidade Recife)
 






Niten no Sandboard


 

08-dez-2011

Naginata Men




 

07-dez-2011

4° Encontro Sul-Americano Florianópolis 1

Estive em Florianópolis na semana passada.
O motivo é simples: encontrar com os alunos de todos os cantos da América para podermos treinar e conviver com proximidade.
Não é a toa que o evento leva o nome: 4° Encontro Sul-Americano de Kobudo.
As palavras abaixo podem elucidar o porque de participar dos Gashuku, Encontros ou Torneios no Niten:

"O Encontro Sul-americano de Kobudo foi um evento muito especial para mim, primeiro por que eu nunca havia antes participado de nenhum outro evento pelo Niten, depois por eu ter tido a honra de conhecer o Sensei. Ficara marcado para sempre.
 Após ter completado 1 ano de Niten, treinando firme, eu ainda não tinha tido a oportunidade de ver o Sensei pessoalmente, li e ouvi muito sobre ele, além de ter lido todo o Shin Hagakure pelo menos 2 vezes, e sinceramente, ficava me  perguntando, o que esse homem tem que todos falam dele como se fosse uma divindade, praticamente idolatrando-o? E isso me deixava inquieto, pois ia contra todos os meus preceitos, sou cristão e não posso idolatrar o homem...
 Ao conhecer o Sensei durante o encontro pude ver que ele era sim um homem de carne e osso, mas que algo especial emanava dele, palavras são difíceis de expressar, mas era como se ele fosse uma relíquia viva que representa toda a história de uma arte milenar, e compreendi que ele inspira não uma idolatria, mas sim um respeito descomunal a todos que o cercam. E por este motivo o ponto alto do Encontro Sul-americano de Kobudo foi o de ter proporcionado a convivência com o Sensei em diversos momentos de descontração, em uma cidade linda que é Florianópolis, e assim pudemos colocar em pratica os katas do Bushido não apenas dentro do Dojo, mas também fora dele, nos diversos birudos e passeios.
Um outro ponto marcante foi poder surfar com o Sensei na praia da Joaquina e ver que ele também gosta de um esporte que eu tanto amo.
Os treinos no início do dia também foram únicos pois proporcionaram uma compreensão da importância dos katas do Niten Ichi Ryu e sua aplicabilidade em combate, foi um verdadeiro Mitsuketa! (CS 28-09-08 Mitsuketa!)

Domo arigato Gozaimashita Sensei!"


Nascimento - Tijuca/RJ
 


Chegando em Florianópolis




"
Os treinos no início do dia foram um verdadeiro Mitsuketa! "



"
algo especial emanava dele, ..."



"
Um outro ponto marcante foi poder surfar com o Sensei..."

05-dez-2011

Sócrates

Lembranças de 20 anos atrás me vieram ao saber do falecimento de meu companheiro de faculdade, o Dr. Sócrates. 
Sentávamos lado a lado naquela que era a 2ª turma de Especialização em Medicina Desportiva da UNIFESP, coordenado pelo então fisiologista do São Paulo Futebol Clube e professor da UNIFESP (antiga Escola Paulista de Medicina), Dr. Turíbio Leite. 
Sócrates, apesar do seu sucesso e fama, nunca deixou transparecer ares de arrogância ou orgulho para com os colegas de turma. Chegava atrasado (muitas vezes) devido a sua agenda lotada. Nada inimaginável para quem era possuidor de tanto carisma e fama. Fizemos vários trabalhos neste período. Uma ótima pessoa. Nada a ver com os jogadores que conhecemos hoje. Tinha classe... 
Ao terminar o curso, fomos cada um para o seu canto. Eu na rotina médica e iniciando o Niten , ele para Ribeirão Preto para começar lá um laboratório de preparação para atletas de futebol, feito o SPFC. 
Reencontramo-nos depois de 15 anos. Foi assim: 
Foi de manhã, lá pelas 9h, quando ia embarcar para Brasília. Estava ele. Lá no bar-restaurante (aquele que fica nos fundos) de Congonhas. Sentado a mesa, quase não o reconheci. Obeso e grisalho, aparentava muito mais do que a sua verdadeira idade.   Nos olhamos e então ele sorriu: 
-Você não é o samurai? 
-Ooo Sócrates! Tanto tempo! - com alegria, respondi. 
-O que tu andas fazendo ooo Sócrates? Como esta a clínica lá em Ribeirão? Tudo bem? 
-Estou escrevendo livros agora, Jorge. 
-Livros? Bom. - respondi. E continuamos conversando por mais 10 minutos, lembrando da época da UNIFESP e cada um falando dos últimos acontecimentos. Me despedi, visto que o meu vôo já estava me aguardando. 
Nestes minutos, porém fiquei preocupado: Sócrates já havia tomado 3 chopps e já estava no 4º logo de manhã. 
Aquilo não era normal. Falei para ele se cuidar melhor e nos despedimos. 
Neste ano , quando vi a sua primeira internação, fechei os olhos... 
-Não vai durar - pensei. 
Foi no que deu. 
Infelizmente, o Brasil perde um grande jogador e eu um grande colega. 
Enquanto isto, eu de minha parte, vou tentando, como sempre fiz, seguir o meu caminho. Com a espada em mãos, vou cortando os males que tentam destruir o homem e que tentam acabar com o seu processo de existência. 
É por isto que vou ao Gashuku. Para cortar as calorias e as ervas daninhas da alma, pois o Natal e as festas vêm chegando para acabar com a gente e você sabe do que eu estou dizendo.



Matéria do dia 27 de fevereiro de 1992, de quando eramos jovens

02-dez-2011

Último corte 2011

Iniciou-se a contagem regressiva para fechar 2011.
Não. Ainda não é hora de pensar em Papai Noel, Natal ou champagne.
Há tempo para darmos o "último corte": o "saigo no tachi".
Será na semana que vem: Gashuku, o treinamento intensivo.
Neste Gashuku( dias 10 e 11), logo pela manhã, conseguir enxergar, nem que seja um ponto de luz em como lutar contra o "kamae escudo".
Aos que apreciam a naginata (alabarda), saber o permitido e o não permitido para uma prática segura para resgatar as técnicas antigas. Reverencia, nomenclaturas e outros detalhes da naginata também devem ser assimilados, pois brandir apenas não é um Caminho, nem faz parte de um Resgate.
No Sekiguchi ryu iaijutsu, alguns aprenderão as técnicas de desembainhar com a katana menor, a wakizashi. O preparo para aniquilar o oponente dando o salto mortal faz parte do combate.
Para quem esta estudando em dominar o combate com a kodachi (espada menor) , o aprendizado no Jitte (Ikkaku ryu jitte jutsu) abrirá um leque de opções para vencer. O combate a curta distancia esta no jitte.
A Kusarigama e o jojutsu treinam a percepção da distancia (principalmente a longa), o que no combate também é necessário. Tema que esta sendo abordado nos Momentos de Ouro desta semana.
Já disse no torneio que é preciso , principalmente aos que estão longe de São Paulo, que venham para se atualizarem . Do contrario, continuarão "pecando" com os mesmos erros e os efeitos serão evidentes: Caminho torto (errado) e fracasso nos torneios
Conhecimentos que serão desvendados pela primeira vez aqui nas Américas e as mensagens de Oshogatsu(Ano Novo) escritas em japonês vão fazê-lo comemorar com chave de Ouro o ano de 2011 .

Mais do que tudo isto, é você saber que no "ano que vem", em 2013 (pois já estamos em 2012), vem ao Niten o 12° sucessor (Soke) do Hyoho NIten Ichi Ryu do Japão. Sim, o sucessor do estilo de Miyamoto Musashi, Yoshimochi Kiyoshi sensei.
E é por isto que neste Gashuku, darei enfase aos katas do Niten Ichi Ryu Kenjutsu e o Sekiguchi Ryu Iaijutsu, pois, na certa , haverá demonstrações feitas pelos nossos melhores alunos e aulas com o soke quando este estiver aqui.
O Gashuku deste fim de ano tem o seu duplo corte: fechar com chave de Ouro o 2011 e abrir com chave de Ouro o 2012, preparando ja para o grande dia que sera a vinda do 12º soke (CS -Daniele Suzuki no Niten Ichi Ryu - 21 dez. 2010).


12° Segundo Sucessor de Miyamoto Musashi
 
Há previsão também de haver um torneio comemorativo, no qual serão selecionados os 8 melhores no Kenjutsu combate, Jojutsu e Iaijutsu para demonstrar aos mestres do Japão.

A guerra já começou. Peguem as armas e venham para o ultimo corte!




topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br