Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Últimas postagens:

11-jul-2011

Gashuku Brasilia 1 - Seco , seco e seco

"Gostaria muito de agradecer em meu nome, de minha família e de todos os alunos das unidades do DF pelo Gashuku.

A cada vez que um evento deste tamanho se aproxima, ficamos sempre com uma sensação que parece que vai ser o primeiro gashuku que vamos participar; e assim aguardamos. E assim que ele acaba, temos a certeza que não foi o primeiro, mas foi único!

Desta vez pude ver o Sensei, por 3 horas sem interrupção, de bogu, lutando mais de uma vez com cada aluno. Acredito que, devido às minhas limitações, não achava que isso era possível. Colocar bogu mesmo com o clima extremamente seco de Brasília e lutar por 3 horas. Alguns colegas precisaram tirar o men  para se recuperar, mas também logo em seguida voltavam.

Vi alunos com 4 meses de treinos e alunos com mais de 4 anos de Niten, todos buscando forças e energia para não desistir e ter oportunidade de, no rodízio, chegar à frente do Sensei mais uma vez para lutar.

No período da tarde, almoço leve, pois estava por vir Niten ichi Ryu, Iaijutusu  e Shiai!

No fim, todos estavam felizes por vencer  “barreiras” como cansaço, dores, exaustão física  e psicológica, e terminar o dia sabendo o quanto ganhamos com uma verdadeira aula de estratégia e visão de combate para vida.

Com certeza temos o melhor da cultura japonesa à nossa disposição e temos que fazer  valer  a oportunidade de estar no Niten e aproveitar cada treino, cada “Momento de Ouro” que temos.  Pois, assim como o gashuku...  são únicos !

Arigato gozaimashita, Sensei.
Arigato gozaimashita a  todos colegas das unidades Brasília, Asa Norte, Taguatinga, Ribeirão Preto, Volta Redonda, Curitiba e Goiânia."


Silvana - Unidade Brasilia


"Desta vez pude ver o Sensei, por 3 horas sem interrupção"


"aproveitar cada treino, cada “Momento de Ouro” que temos"


"terminar o dia sabendo o quanto ganhamos"

Aqui em São Paulo, onde o clima é propicio para um bom treinamento na maior parte do ano, jamais senti algo como o que senti la em Brasilia: o clima seco dos cerrados.
Para você ter ideia do que estou dizendo imagine que apesar da temperatura registrar os 16 graus , por ser inverno,  ao pendurar o kimono  molhado após o treino , este secou em apenas 10 minutos!
No treino de 3 horas , citado por Silvana , foi assim:
Na primeira hora, praticamente senti como se estivesse em um treinamento habitual aqui em São Paulo. Ou seja, nada de mais.
Na segunda hora, comecei a sentir que a minha frequência cardíaca havia aumentado um pouco além das minhas duas horas habituais.
Foi na terceira hora que me dei conta que alguma coisa estava diferente. O clima estava seco e, segundo a meteorologia,  inviável para a prática de exercícios de forte intensidade me fizeram lembrar que , caso eu nao respeitasse o meu limite , poderia desmaiar a qualquer momento. Desconforto respiratório que inconscientemente pediam para que eu encerrasse dos 180 minutos estipulados foram vencidos com o espirito guerreiro: o ki.
Não tinha me dado conta que "aquela vontade incomum"de cessar o treino tinha como causa o clima seco de Brasilia. Às vezes a natureza tenta pregar algumas peças sem nos dar conta.
Felizmente , fui até o fim.
Brasilia esta com uma boa equipe de vanguarda (e nova), o que oferece, para a alegria de todos nós, um futuro para lá de promissor.
Vamos torcer.

08-jul-2011

Kir Empresarial com Sensei 2


Reunião no Hotel Royal Palm Plaza


Momentos de ouro com o Sensei

05-jul-2011

Kir Empresarial com Sensei 1

"Nesse primeiro Kir Empresarial (Hotel Royal Palm Campinas) pude aprender o Método KIR  bebendo direto da fonte. Nesses momentos em que participei, pude observar que o Sensei manteve o estado de espírito sereno durante todo o dia,  e manteve uma postura atenta a tudo ao seu redor mesmo com alguns percalços – pois estava tomando antibióticos e o seu carro quebrou no final do evento. A noite ainda fomos ao dojo de Campinas para passarmos os Momentos de Ouro aos alunos da unidade, e ainda saímos para uma cerveja de confraternização.

Sem palavras e extremamente agradecido fiquei pela compaixão do Sensei para comigo e o Fujita em querer que nós nos hospedássemos no Resort onde ocorreu o Kir Empresarial, mas como não havia vaga, conseguiu um jantar para nós.

O objetivo desse Kir Empresarial foi mostrar ao grupo determinação e coragem para enfrentar o dia a dia do mercado de trabalho competitivo. Mostramos que a espada do Kir realmente existe, e é ela que dá a vida.

Logo no começo conversando com o grupo o Sensei passou o comportamento Samurai:  "quando o Sensei estiver falando, escutem com atenção, e, ao término falem Hai com energia".

Esse Kir Empresarial foi atípico uma vez que o Sensei explicou que iria lutar com cada um dos participantes. No ensinamento de bater o men, kote e do, pude observar quem tinha energia no kiai(grito) daquele que nao tinha. Pelo kiai podemos perceber quem tem garra para o trabalho para enfrentar as batalhas diárias. Ao colocarmos o bogu(armadura) nas pessoas do grupo e ao lutarem com o Sensei cada um teve uma postura de luta diferente.. Após o término da parte do combate, Sensei passou a parte mais importante do Kir Empresarial: os Momentos de Ouro. E este foi especialmente voltado para aqueles que estao saindo de uma zona de conforto para  uma guerra propriamente dita. Pude observar os olhos deles todos brilhando de energia e esperança após ouvir as palavras fortalecedoras do Sensei. Todos atentos a cada mínimo detalhe e palavra. Eram líderes  representantes de industria farmacêutica, vindo de todos os cantos do Brasil e responsaveis pelos seus respectivos estados com o objetivo de lançar um novo medicamento no mercado.

Com certeza despertamos uma chama de guerreiro em cada um, e só vai depender de cada um para que essa chama se torne uma fogueira.

Interessante que na manhã seguinte encontramos com o grupo no hall do hotel. O Sensei de longe acenou e perguntou se todos estavam bem, e , para meu espanto, um HAI com energia foi o que escutamos. O Sensei conseguira seus objetivos!
"
Fujimura - Unidade Florianópolis
 


Energização do guerreiro


"esperança nos olhos após os Momentos de Ouro"

Fui lá para dar uma força a uma guerra e acabei entrando numa outra.
Estava saindo de uma gripe e tive que tomar antibiótico, o que foi uma pena pois não pude tomar nem uma cerveja durante a confraternização.
Na hora de retirar o carro após o evento, não conseguia, pois (fiquei sabendo depois), o cabo que se conecta a caixa de câmbio havia se rompido. Depois foi chamar seguro e etc, etc, que todo aquele "que ficou na mão" sabe como é essa novela. consegui voltar a São Paulo.
Desejo que todos os que participaram deste treinamento lembrem-se de cada palavra e cada gesto que ocorreu naquele dia, e que tenham a coragem e a fé para prosseguirem com os seus objetivos.
A nossa espada continuará disseminando a Vida.

01-jul-2011

O Coronel e a Espada

"Não pude ficar para a comemoração do Gashuko na praça do Grajaú, embora o local me traga inúmeras recordações, uma vez que foi palco de minha adolescência como morador do bairro nos anos sessenta, em plenos "anos dourados". Tinha de encontrar a esposa no aeroporto para retornar a Volta Redonda e senti que não iria resistir à oportunidade de celebrar com alguns chopps bem tirados o sucesso do Gashuko junto ao Sensei e na companhia dos cohais e sempais do Niten Rio (se dirigir não beba...).
 
Mas gostaria de registrar  as minhas impressões e sentimentos. Inicialmente em relação ao difícil trabalho que o Sensei projeta e lidera, de resgatar a arte da espada japonesa e os preceitos do verdadeiro caminho do Guerreiro. O que me atraiu e me mantém ligado ao Niten não é a prática da arte marcial em sí (já guardava o orgulho de ter sido campeão brasileiro absoluto de judô do Exército, em 1971 - apesar dos meus 67 Kg à ápoca- como Shodan graduado pelo Dai Nippon Budokukai) nem o próprio "caminho", que já foi por mim trilhado quase até o seu final e no qual deixei marcas e referências das quais muito me orgulho. O que me mantém lutando pela proficiência no manejo da espada, pelo atingimento do ideal do "espírito vazio" no momento do embate e por manter uma condição de resistência física que não envergonhe os meus adversários ao terem que cruzar espada comigo é justamente a grandeza e a importância do projeto do Sensei. Desde o meu primeiro contato com o Niten, em Brasília, em Março de 2004, percebí o universo que iria se abrir à minha frente caso tivesse a persistência e a fé que a prática do Bushidô exigem, às vezes mais para se preparar psicologicamente e chegar aos Dojôs do que para neles permanecer.
 
O Gashuko de domingo passado foi um exemplo disso. Não só pela superação pelas três horas de combate ininterrupto e pela certeza de que não estava sendo intimidado pelo cansaço, justamente porque estava presente a sensação de que a técnica escolhida para aprimoramento estava sendo testada ao máximo mas, principalmente, porque as palavras do Sensei nos momentos de ouro me trouxeram de volta àquela impressão inicial e a certeza de que sonhamos todos o mesmo sonho. 
 
A minha admiração a todos do Niten que são capazes de manter vivo um ideal tão antigo e o meu profundo agradecimento ao Sensei, que nos permite uma oportunidade de aperfeiçoamento tão completa. Com se diz na minha Cavalaria, que os nossos estribos (espadas) se choquem no futuro, em cavalgadas (embates) sem fim, pois assim estará selada para sempre a nossa amizade.
 
Arigatô Gozaimashita, Sensei" - Del Rio (Niten Rio de Janeiro)
 





Del Rio guarda semelhanças comigo por também ter sido militar do exército (Coronel).
Veio minha lembrança de quando era médico militar . Na época cuidava das lesões dos atletas de judô, bem como os preparava para ter uma melhor performance nos campeonatos, que eram bem disputados.
A geração de Del Rio era casca grossa, era muito gratificante poder acompanhá-los.
 
Fico muito contente em saber que um ex-campeão brasileiro de Judô das Forças Armadas "mantém lutando pela proficiência no manejo da espada, pelo atingimento do ideal do espírito vazio no momento do embate e por manter uma condição de resistência física que não envergonha seus adversários."

27-jun-2011

10° TBIK 17 - Nikkey Shimbum


Clique para Ampliar


Niten
Torneio Individual de Kobudo:

O Sr. Fugita vence em 7 categorias e é campeão absoluto no torneio brasileiro de Kobudô.
"Quero vencer novamente"

O Instituto Cultural Niten (Presidente Jorge Kishikawa), realizou nos dias 14 e 15 do mês de maio o 10º Torneio Brasileiro Individual de Kobudo em Minas Gerais na Cidade de Belo Horizonte, e o Sr. Fugita, Victor (18 anos, 3ª Geração) venceu brilhantemente.

Nesse torneio participaram 150 atletas das 40 unidades do Brasil, 2 unidades do Chile, 4 da Argentina e 1 do Uruguai, nas categorias Kenjutsu, Iaijutsu, Kussarigama, Jitte e Naginata.
O Sr. Fugita venceu invicto na categoria dos Adultos de 14 a 44 anos na contagem absoluta por pontos. Em 2009 na 8ª edição do Torneio em Campinas empatou, dividindo a contagem com mais 2 vencedores. Mas dessa vez ele venceu sozinho.

O Sr. Fugita como prêmio do torneio vai ao México em agosto e lá fará uma semana de Workshops e dará suporte para difusão das unidades do Instituto Niten no México. Fugita mora no bairro da Vila Mariana e ingressou no Niten aos 9 anos, o motivo foi o Manga Ronin Kenshin, que despertou nele o interesse por espadas e katanas e então começou a treinar.

Atualmente treina todas as manhãs impreterivelmente das 7h30 as 9hs com o Shihan Kishikawa, o Kenjutsu e o Kobudo em esquema de Shugyo (Treinamento intensivo interno em São Paulo). E durante o dia aprende enquanto dá suporte as atividades administrativas do Instituto.

O Sr. Numa Toyoharu (57 anos, issei) veio há 23 anos ao Brasil e procurou um lugar onde não ensinassem apenas o budo (Artes Marciais), mas também a Cultura e por este motivo matriculou-se no Instituto Cultural Niten.
"O único lugar que está resgatando e aplicando as raízes do Kenjutsu na prática é só aqui no Brasil no Instituto Niten, acho que isso não está sendo feito nem no Japão. 
No Instuto o Sr. Kishikawa vai ao Japão 2 vezes ao ano para trazer e divulgar os vários estilos de Kenjutsu, não é apenas coreografia, é um kenjutsu que derrota com precisão o adversário . E o Sr. Fugita está experimentando isso muito bem todas as manhãs." - Segundo Numa

O Próximo torneio por equipes acontecerá em Guarulhos e há previsão de virem mais de 20 atletas da Argentina participarem.
"Vou vencer de novo", é o que disse o Sr. Fugita Sorrindo.

No Instituto 90% dos alunos são não descendentes de Japoneses, crianças treinando a partir de 5 anos de idade e é marcante a presença do público feminino. Também há previsão para iniciar em breve a Unidade Ipelândia.
Para quem deseja entrar em contato, a administração do Instituto Niten se localiza no bairro da Vila Mariana
(11)5539-3587 - niten.org.br

Legenda da Foto:

Presidente Kishikawa e Sr. Fugita erguem o troféu

A matéria foi bem completa, e gostaria de deixar apenas duas observações:
O Numa deve ter se enganado ao falar em 90%, por que os descendentes de Japoneses no Niten são em média 20% ou 30%, dependendo da unidade e modalidade se situam entre 50 a 60%;
E a nova unidade não é Ipelândia como foi citado e sim Uberlândia onde Numa será o Coordenandor.

Vamos aguardar então para que Fugita cumpra sua palavra no próximo torneio.

22-jun-2011

Contingência com a Kodachi

"Nesse Gashuku do dia 05/06/11 tive a oportunidade de descobrir o poder da imprevisibilidade no combate.
Depois de algumas horas de combate com colegas de espada de todos os níveis, tive a chance de cruzar espadas com o Sensei (algo que há muito tempo não faço). Eu estava usando duas espadas contra o Sensei portando Itto ( Uma espada). Tentei diversas vezes entrar no maai ( Espaço que separa os dois oponentes em um combate) do Sensei, mas ao primeiro passo a espada do Sensei já estava em meu pescoço.
Ao fim da luta, imaginei que teria outra oportunidade de lutar com o Sensei ali mesmo, e pensei algumas estratégias no intuito de bloquear a espada do Sensei com uma espada e atacar com a outra. Próximo de lutar novamente com o Sensei, minha espada longa quebrou, só me restando a Kodachi (espada curta, adaga).
Meu espírito se abalou.
Não imaginava ter de combater o Sensei portando Nito (Duas espadas ) com uma Kodachi.
A contingência tomou conta de mim, não consegui evitar as duas lâminas vindo em minha direção. Não sei se minhas estratégias com duas espadas dariam certo, mas sei que perdi no momento em que deixei o imprevisível me vencer. Sensei, dai extraí: devo estar preparado para tudo.
Como todos puderam ver, o Sensei não se abalou, apesar de ter distendido a coxa.
Os treinos de Iai
(Iaijutsu,  Modalidade ensinada no Instituto Niten) e de Shoto (Espada curta ) foram ricos em detalhes.
Acho que descobri porque perdi o Iai no Torneio de Minas. Não pude estar no birudô ( Confraternização ), pois estava em missão. Mas certamente foi um ótimo momento segundo relatos de colegas de 
espada.
Domo arigatou Gozaimashita Sensei, por todo conhecimento e filosofia que o Sensei tem passado a nós.
Domo arigatou gozaimashita, por todos de Niterói, que certamente aprenderam muito com esse Gashuku Sayounará"
Breno - Unidade Niterói
Breno veio de Niterói, onde coordena uma Unidade do Niten. Neste Gashuku pude vê-lo mais amadurecido, com certeza, preparado para passar técnicas melhores aos alunos. Breno engana-se ao imaginar que eu estaria tranqüilo ao lutar com duas espadas contra a sua kodachi. Puro engano, porque a kodachi é muito forte. Depende de quem a manuseia. Assim como se deve estar preparado para lutar contra duas espadas, devemos estar preparados para lutar contra a kodachi. Sobre a coxa, ainda não estou recuperado, mas tive sorte de Breno ter ficado abalado, pois do contrário não poderia dominá-lo com minha coxa distendida. Bom constatar que aprimorou as técnicas, ou seja, está treinando regularmente. Não menospreze a kodachi, Breno, porque ela pode ser bem mais eficaz do que imagina!



Coordenador Breno em postura da árvore (Kimono Azul)




topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br