Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Últimas postagens:

03-mar-2011

Unid. V.Mariana: o Encontro de Tradições 3

 "Após um breve passeio de apresentação do Templo aos membros do Niten, deu-se o Narabê (ritual que marca o início do período de treinamentos), e muitos fiéis do Templo Nikkyoji empunharam as espadas e experimentaram um pouco das técnicas marciais dos antigos Samurais. Para ambas as Instituições, o número de pessoas treinando surpreendeu as expectativas, a quadra do Templo ficou repleta, e Kiais (gritos de combate) se ouviram pelas duas horas que se seguiram.
Havia um clima de aprendizado no ar: para os fiéis do templo, o elo entre a devoção e a cultura que modelou sua fé se fazia representar pelos Katas do Bushido; para os alunos do Niten, se notava a atenção interessada pelo budismo primordial, tradicionalíssimo no Japão desde os tempos remotos em que os Samurais governavam o arquipélago.
Durante aquelas horas na manhã de 5 de fevereiro, percebia-se, nas expressões dos presentes, que o tempo e o espaço foram esquecidos, Japão e Brasil não pareciam tão distantes, e séculos de história se tornaram presentes. A intensidade dos treinos foi admirável, e, ao final, todos se envolveram na limpeza e arrumação das dependências do Templo Nikkyoji."

Cristiano (Unidade Vila Mariana-templo Nikkyoji)




Katas dinâmicos do Dai Ichi Kihon pegando fogo


Kenjutsu combate, liberdade de movimentos


a sinceridade explanada nos Momentos de Ouro


Alguns alunos reinvidicam que a Unidade Vila Mariana Nikkyoji deveria se chamar Unidade Klabin Nikkyoji, pois dizem ser o metrô Klabin mais próximo que o de Vila Mariana.
Tanto faz, não precisam "se pegar".  As duas estações são bem próximas ao local.
O importante é que todos estão convidados a crescer nesta nossa nova jornada.
Venham!

02-mar-2011

Niten em Espírito Santo




Clique para ampliar

A partir de amanhã falarei sobre os bons momentos que passei no Espirito Santo há pouco mais de 1 semana.
Coincidentemente, naquela ocasião, fomos contactados pela imprensa local, gerando esta belíssima matéria.
Meus agradecimentos ao jornal Rede Gazeta e meus parabéns a todos os guerreiros Niten do Espirito Santo.
Como bem frisado na matéria, o Kenjutsu é uma atividade fisica das mais puxadas, exigindo muitíssimo do praticante o ingrediente mais importante para se vencer no combate - a percepção bem apurada. É uma das mais puxadas porque simula, em tempo real, o combate da mesma forma como era na época dos Samurais. Ou seja, sem nenhum momento para respirar. Sem nenhum segundo para descansar.
Percepção apurada quando se treina com as técnicas, posturas e estratégias mais variadas e complexas.
Elogios a parte, deixarei a partir de amanhã, Cafés que, a exemplo do que aconteceu com o menino Vitor Cruz, vão te deixar boquiaberto...

28-fev-2011

Kenjutsu - Uchikote

22-fev-2011

Unid. V.Mariana: o Encontro de Tradições 2


Deixo hoje aqui no Cafe, as palavras do arcebispo Correia sobre a alianca Niten-Nikkyoji durante a aula inaugural. (CS 16 fev U. V. Mariana: o Encontro de Tradições 1)
Tenho a certeza de que com esta nova era ,  auxiliando-se em mútua cooperação, Niten e Nikkyoji  ampliam seus horizontes e  se beneficiam ao levar a Espada e o Dharma ao maior número de todos os seres.
Somos Guerreiros que buscamos a iluminação pela Prática  e Harmonia.
Aliança que ,com a vontade no coração
e o corpo a disposição
caminhará a uma boa ação.

"Arigatougozaimassu.

Bem vindo a todos ao nosso Templo Nikkyoji do Budismo Primordial HBS. Hoje fizemos as preces para a prosperidade do ‘Nikkyoji Kobudo’, para que todos tenham saúde e proteção. Já há tempos tenho mantido contato com o  Kishikawa Sensei,  e pelo esforço dele como fiel e da compreensão da diretoria, o fato de começar a treinar em nosso Templo se concretizou. Entendo isso como uma bênção para todos nós. Poder treinar dentro de um Templo Budista é um privilégio e remonta a tempos remotos de quando era quase uma tradição treinar artes marciais nos templos budistas.

“Do” é caminho, é disciplina. O treinamento da prática da fé budista é chamado de “ButsuDo Shugyou”. Portanto, dentro do templo teremos grande responsabilidade dobrada, justamente também por se tratar de um Local Sagrado. Todos nós fiéis e agora alunos do Kobudo precisaremos ser exemplares no templo e fora dele, pois assim seremos vistos. Precisamos ser o espelho daquilo que fazemos.

Também temos várias atividades no Templo e para as quais abriremos a participação para todos do Nikkyoji Kobudo. Agradecerei profundamente sempre que puder contar com a colaboração de todos.

Muito obrigado ao Sensei Kishikawa, a todos os responsáveis e alunos.

Arigatougozaimashiita."


Arcebispo Correia.


Sensei e Arcebispo Correia

16-fev-2011

Unid. V.Mariana: o Encontro de Tradições 1



Vivemos num mundo onde os valores estão sendo esquecidos há muito tempo no Ocidente e, recentemente ,no Japão. Nós, descendentes de japoneses e representantes da tradição guerreira dos samurais, o Kobudo, somos obrigados a superar nossos limites e remar contra a maré, para que a chama da tradição se mantenha acesa.
Nosso papel é fazer ecoar o Grito Samurai, de nossos ancestrais, e levar a Espada que dá a Vida, por todo o continente, cientes de que respondemos, assim, às expectativas daqueles que ainda tem a esperança de viver em um mundo melhor. Um mundo onde os valores estão presentes e que a felicidade esteja acima de tudo.
Desta forma, e com a aliança Niten-Nikkyoji firmada, e por que não dizer, aliados a Buda, creio que atingiremos as nossas metas  estabelecidas.
Em 2011, com a nova Unidade Vila Mariana (templo Nikkyoji) continuaremos mais firmes ainda. As lições aprendidas ao longo do tempo e a repercussão dos benefícios aos alunos, simpatizantes do Niten e especialmente, a sociedade, nos estimulam e indicam que estamos na direção certa.
Continuemos!


"ENCONTRO DE TRADIÇÕES: A Cultura Japonesa se beneficia com a aliança selada entre o Templo Nikkyoji  e Instituto Cultural Niten.

No dia 05 de fevereiro de 2011, nas dependências do Templo Nikkyoji (da Religião Budista Honmon Butsuryu-Shu) ocorreu o treino inaugural do Instituo Niten na nova Unidade Vila Mariana. Concretizando a aliança firmada entre as duas instituições, a manhã de sábado do dia 05 foi de muita alegria e integração entre os membros do Templo e os samurais do Niten.

O dia começou cedo no Templo. Por volta das 8hs, já se via a movimentação de pessoas preparando o espaço para a prática de diversos estilos antigos de Kenjutsu (técnicas de espada japonesa).



Sensei apresenta o templo aos alunos


O Templo Nikkyoji, na presença do Arcebispo Corrêa, amavelmente deu as boas vindas, junto a seus fiéis, aos atentos e admirados membros do Niten, liderados pelo Sensei Jorge Kishikawa, que tiveram a oportunidade de participar de uma Cerimônia dedicada à boa sorte e feliz condução dos treinos de Kobudô no Templo. Recitando o mantra primordial da iluminação, “Namumyuhourenguekyou”, todos puderam sentir a energia dessa oração e, após a cerimônia, saudações foram trocadas entre todos os presentes. Como de praxe, um retrato histórico foi tirado em homenagem à ocasião." 



oficial com todos

(continua nos proximos Cafes)

14-fev-2011

Dojo Niten Ichi Ryu

É com muita alegria que mostro a você a nossa última (e grande!) conquista.
Estou falando do nosso estilo Hyoho Niten Ichi Ryu.
Recebi do Japão, neste fim de semana, as fotos do nosso futuro dojo (local de treino) exclusivo para os nossos treinamentos.
O 12o soke (sucessor do estilo) , mestre Yoshimoti Kiyoshi (Café com Sensei, 21 de dez de 2010, Vídeo Daniele Suzuki no Niten Ichi Ryu e programa completo no Niten Vídeos ) está muito contente e acredita que até a minha próxima ida ao Japão, já esteja construído.
Estou ansioso para "arrebentar os pés" durante os treinamentos neste novo dojo.
Quem sabe, Musashi sensei (Miyamoto Musashi) não apareça por la, mesmo que em presença de espirito...
Sem dúvida, uma grande bênção...




11-fev-2011

Naginata - Uchikote




topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br