Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei


Últimas postagens:

26-jul-2010

O Templo Continua em Pé

Nestes dias que se passaram, coloquei-me a refletir a respeito do estilo de vida proposto aos meus alunos .
Estaríamos no "templo dos samurais" mostrando o caminho para a sabedoria, o conhecimento e a felicidade pela espada?
Mergulhando no passado em busca das técnicas originais e os segredos dos antigos?
Em busca dos valores intrínsecos para se viver em paz e dignos de um ser superior?
Retornei. E tive a surpresa ao constatar estas palavras em meu email:
 

"Estou muito contente por ter encontrado ou por ter sido encontrado pelo Instituto Niten,morei nos Estados Unidos por três anos e retornei para o Brasil a pouco tempo.
O grande motivo do meu retorno foi porque percebi estar ficando cada vez mais distante dos meus valores familiares e espirituais.
Como uma visão algo me fez despertar e as atitudes que comecei a ter me deram outra qualidade de vida, me sinto presente.
Os momentos de ouro estão me ajudado bastante e tento ser uma esponja, absorver ao Máximo o caminho da espada.

O desenho ou formato de esmeralda que a Katana tem, realmente é muito interessante pela própria analogia com vida, afinal a melhor defesa é o ataque e essa é a possibilidade que essa espada nos dá, não deixando muito tempo para o inimigo pensar. Acredito que quando foi falado na raspagem foi colocado da forma de que só iremos aprender se formos a luta, calejar onde é fraco e assim ficar forte para enfrentar os inimigos da vida!"


Assim sendo,continuo convicto em levar este estilo de vida a nossos alunos.
Obviamente que se trata de um trabalho mais complexo do que dar medalhas ou titulos, porem a transformaçao interior é mais profunda.
Portanto, o templo continua em pé.


Como uma rocha no alto da montanha, inabalável sigo o meu objetivo.
Faça frio ou faça calor, o Sol e as estrelas são as testemunhas

15-jul-2010

Shin Hagakure 3 - Lamina e Acessórios

A Katana, ou Nihon To, como é chamada tem a lamina como a peça principal e que lhe confere o nome a que será dado o Katana.

Por exemplo, se a lamina for de autoria de Masamune ou Kagemitsu, denominaremos o nome da Katana de "Masamune" ou "Kagemitsu".
Secundariamente, temos os ornamentos acessórios como tsuba (guarda), tsuka (empunhadura) , saya (bainha) e outras que nao a lamina.
Todos estes acessorios, apesar de nao terem sido obra de Masamune ou Kagemitsu, costumam ser obras de arte talhadas em ouro, prata, bronze ou laca inexistentes em outras civilizaçoes.
De maneira analoga no Shin Hagakure , associados aos verbetes, temos pensamentos de autores de todos os povos que compartilham dos mesmos ideais e principios de todo o guereiro , aqui , em particular, do samurai moderno.

A soma da lamina e de todos os acessorios acima mencionados é que conferem a pureza e a beleza da Katana.
A soma dos verbetes e dos pensamentos de autores internacionais é que conferem a originalidade e a eficacia do Shin Hagakure. 
 


Tsuba Periodo Edo
- de Nomura Kanenori , discípulo de Soten (um dos maiores artesãos do periodo Edo)
A beleza e arte está em:
- o nome do artesão
- paisagem do período Heian ornamentada em ouro, de maneira que grande parte da peça está em ouro
- cor preta
- detalhes milimétricos pontilhados principalmente no verso
- detalhes com ondulação em ouro do revestimento da tsuba, o que, segundo especialistas, é extraordinariamente difícil de se fazer

14-jul-2010

9º TBKO em Japonês

A matéria de hoje no Jornal Nikkey exibiu o que aconteceu no 9° TBKO (9º Torneio Brasileiro de Kobudo em Ribeirão Preto):

 



Clique para Ampliar


"TORNEIO DE KOBUDO EM RIBEIRÃO PRETO
VITÓRIA INÉDITA DE MASSAO VILELA



A Confederação Brasileira de Kobudo (presidente Jorge Kishikawa), realizou nos dias 15 e 16 de maio o 9o Torneio Brasileiro de Kobudo em Ribeirão Preto.
O evento contou com a participação de aproximadamente 250 atletas provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas e outros estados, além da Argentina. Personalidades como o secretário municipal de esportes Sr. Roberto Pueli e o Vereador Sílvio Martins que instituiu o Dia do Samurai em Ribeirão Preto também estiveram presentes.
No torneio, foram feitas as disputas de Iaijutsu (técnica de sacar espada) , Jojutsu (bastão), Kenjutsu, Naginatajutsu (alabarda), Kobudo e as armas aguardadas como a Kusarigama (foice e corrente) e Jitte foram as atrações do evento. Além das disputas , foi abordado o Seminário pelo presidente Kishikawa , além de demonstrações das respectivas armas e vários estilos. O público vibrou, especialmente, quando foram executados os katas do Tenshin Katori Shinto Ryu.
Com 3 medalhas de ouro e duas de bronze , Massao Vilela (24 anos) , descendente da 4ª geraçao, computou o maior número de pontos para merecer o Troféu Kobudo.
Ex praticante de judo e karate, Vilela iniciou há mais de 4 anos o seus treinamento em várias modalidades de Kobudo sendo esta a 6ª vez que participa de um torneio de âmbito nacional.
"_Apesar de conseguir vencer desta vez, pretendo treinar muito mais. Os ensinamentos do Kobudo estão me auxiliando em vários aspectos inclusive no meu trabalho" - revelou Vilela.
Vilela tem a sua rotina diária em um banco. Diz que , conseguiu aos poucos incorporar valores samuraicos como Honra, Coragem e Respeito de maneira a cumprir as suas obrigações à qualquer custo.
Por outro lado, Ariel Parachin (13 anos) da Argentina, recebeu o makimono (pergaminho) do estilo Niten Ichi Ryu, fechando com jubilo o evento 9ºTBKO. "

legenda da foto: "O campeão Massao Vilela empunha o Troféu Kobudo"

12-jul-2010

Katana Emagrece


Sem sombra de dúvida podemos dizer que se perde calorias executando os movimentos expostos neste vídeo, que mais se assemelham a uma dança aeróbica, tendo o diferencial apenas de se segurar um objeto na mão, no caso, uma réplica de espada.
Arrisco a dizer , embasado em pesquisas feitas no Niten que a perda calórica seria a de aproximadamente 800 calorias por hora. Aeróbica, cooper, bicicleta, natação estilo crowl, tudo segundo os meus alunos profissionais da aréa.
Se for assim, as japonesas bem que poderiam vir para cá, se querem perder tanto peso, uma vez que no Kenjutsu a perda calórica se revelou em media 1500 cal. por hora.

Pelo menos, "matariam dois coelhos numa patada", uma vez que aqui, enquanto emagrecem assimilariam os valores samuraicos, valores que lá já há muito estão se perdendo principalmente entre as novas gerações...

Tags: Video,
01-jul-2010

Kenjutsu Gedan Do

30-jun-2010

Shin Hagakure 2 - Cunho espiritual

Disse reclusão (Shin Hagakure 1 - Como a Katana - 29 de Junho).
O Shin Hagakure , entre vários, trata de assuntos que fogem da vida mundana.
Vida, Morte, Presente, Passado, Honra, Lealdade, Sabedoria e outros pertinentes à classe guerreira dos samurais e a todos
aqueles que galgam e buscam o estagio que vai além do material.
Assuntos que se escrevem com letras maiúsculas, mas que hoje em dia passam quase que desapercebidos pelos homens que
buscam apenas o lucro imediato: o material.
Por que o espiritual não se consegue de imediato.
Por que o espiritual requer esforco. Paciência. Paz.
E, em se tratando do Shin Hagakure , de cunho espiritual, a reclusão é a via para se chegar a algum entendimento tanto para
se escrever como para se compreender.
 


Caverna de Reigando, o local onde Miyamoto Musashi encontrou a sua paz
para escrever o celebre Go Rin no Sho (Livro dos Cinco Aneis)

Tags: Shn Hagakure,
29-jun-2010

Shin Hagakure 1 - Como a Katana

Enquanto a Copa do Mundo acontece , o Shin * vai "caminhando" para a sua segunda edição.

Mexi aqui mexi la , retoquei aqui retoquei la.
Como o aço que dá a vida a espada japonesa e tem que ser batido varias vezes,
o Shin Hagakure seguiu o mesmo processo.
Precisa ter paciência e, ate certo ponto, manter-se recluso.
Foi o que fiz.

*Shin Hagakure:
http://www.niten.org.br/artigossensei/shinhagakure.htm


 


kanji= SHIN (NOVO)
HAGAKURE

28-jun-2010

Convívio em Jundiai

Daqui à pouco o Brasil joga com o Chile e vamos ver se resolve de vez a situação.

Enquanto bebo o meu Café, recebo este e-mail do coordenador de Jundiaí, unidade que visitei há poucos dias.
 

{"O' kobudô não é algo ensinado por escrito. Isso contrasta em muito com nossa tradição de ensino ocidental, onde para tudo temos livros. Por isso, no kobudô é tão importante a convivência com os mestres. É a única forma que temos de verdadeiramente aprender.
Aqueles que estiveram em Jundiaí dia 18/06, quando o Sensei esteve em visita na unidade, sentiram na pele a importância da convivência com o mestre. Ensinamentos sublimados. Só quem lá esteve, entende.
"(...) e os cavaleiros que permanecem agora no leito da Inglaterra irão se considerar como malditos por não estarem aqui, e sentirão sua nobreza diminuída quando escutarem falar daqueles que combateram conosco no dia de São Crispim." (A vida do rei Henrique V, ato IV, cena III - William Shakespeare)"}


O convívio é importante e por isto tem que se escolher bem a quem seguir.
Há mestres e mestres por tudo entre o Céu e a Terra.
Esta vida é curta demais para se perder tempo.
(as fotos foram tiradas pelo meu filho de 5 anos)






topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h