Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei


Últimas postagens:

05-out-2009

Sekigahara 2009. A batalha se aproxima

A batalha de Sekigahara* 2009 (8° Torneio Brasileirode Kobudo em Campinas, 17 e 18 de este mês) já está chegando.
Os estrategistas de toda a América do Sul fazem planos e traçam estratégias para vencer nesta que será a batalha mais importante do ano.
Os vencedores terão seus nomes percorrendo por todas Américas e por todo o mundo.
E o mundo poderá constatar quem será o Musashi, qual kamae(postura)é a mais eficiente e, por fim, qual a arma imbatível.
A maior batalha do ano já começou e os estrategistas já elaboram os seus planos.

Veja um deles:


Reflexão,
Hai Sensei, konnichiwá! Aqui tudo indo bem Sensei, morrendo de frio e com a chuva que não para... escrevo porque hoje passei quarenta minutos na piscina, e fiquei nadando e pensando na luta com o Fugita, no sábado passado, na Faria Lima. Eu honestamente não conseguia sair de perto dele, ele parecia um carrapato.

Fiquei pensando sobre como ele corria para cima de mim e impedia que a Tachi entrasse em maai correto de ataque. Correr para trás é inútil, porque ele tem a vantagem de correr para frente, e sempre o fará mais rápido. Aí comecei a pensar no que o Sensei falou sobre Gokui, e que no Niten Ichi Ryu, o kamae forte é Gedan, apenas com a mão direita. Seguindo nisso, lembrei do golpe de ombro esquerdo (Livro dos Cinco Anéis), e acabei por perceber, uma vez mais, como Musashi-Sensei era um estrategista fenomenal.

A uma, porque a mão solta dele seria a esquerda, e Gedan de mão direita dificulta sobremaneira que ele segure minha mão direita, quem dirá a esquerda, que fica grudada no kochi.

A duas, porque naquela pequena distância, um golpe de ombro esquerdo bem acertado reduz, para, ou até mesmo joga o inimigo um pouco para trás, e partindo do Gedan com a mão direita, surgirá espaço suficiente para armar Soete-no-kamae, e finalizar o adversário com um tsuki, no melhor estilo Haru Tsuke ou mesmo Kazuchi.

Por certo, parece ser uma questão de, no máximo, meio segundo, entre o pequeno retrocesso imposto pelo ombro esquerdo, a armação do kamae correto e a aplicação do golpe. E justamente porque leva tão pouco tempo, e requer tanta prática e coordenação motora, que seria fatal numa luta. Ou pelo menos, quero crer que sim.

Musashi-Sensei não era apenas um grande estrategista, era um homem muito corajoso, Sensei. A técnica representa um risco enorme, além de abrir o men, pelo menos um kote e o tsuki.

Eu nunca tinha parado para juntar tantas informações díspares antes Sensei, de buscar informações em katas, livros e na sabedoria do Sensei, tudo olhando para um único momento do combate, e achar uma saída dentro da visão estratégica de Musashi-Sensei.

De outra banda, aquela saída no final da primeira sequência do Katori, quando se volta do uchigote para o Jodan, também me deu um insight para usar no Nito Waki-gamae, que há algum tempo eu andava procurando e não achava de jeito nenhum.

Agora é colocar em prática Sensei! Verei se funciona!

Domo arigatô gozaimashitá Sensei, pelos constantes ensinamentos!
Simões - monitor Curitiba

E você? Qual vai ser a sua estratégia para esta grande batalha de Sekigahara? Uma espada? Espada menor? Naginata? Duas espadas?
Posição do Fogo? Terra? Água?
Seja lá o que for, lute com bravura.



*batalha de Sekigahara = A Batalha de Sekigahara ou popularmente conhecida como a "divisão do reino" foi o conflito decisivo, ocorrido em 15 de Setembro de 1600 (data do antigo calendário chinês, e 21 de Outubro no calendário moderno), que abriu caminho para a ascensão do xogum Tokugawa Ieyasu ao poder do Japão. Em seis horas de confronto, morreram 35 000 homens só do lado derrotado. Sekigahara é amplamente considerada como o começo não-oficial do Tokugawa bakufu (nome japonês do Shogunato) a controlar o Japão. (Wikipédia - a enciclopédia livre)

29-set-2009

Fogo que inunda o coração

"Gashuku: 2 dias de Fuego en el corazon.
(Gashuku: 2 dias de Fogo no coração.)"
- Sergio Rubinstein, Unidade Buenos Aires / Argentina


Cada gota es estricta en su forma su transparencia evidente a toda luz unidas, son lluvia.
Inundan todo de beleza, vacía u mente y el corazon.
Son perfectamente simples, la verdad en lo cotidiano.

(Cada gota é estrita em sua forma, sua transparência evidente a toda luz, unidas são chuva.
Inundam tudo de beleza, esvaziam a mente e o coração.
São perfeitamente simples, a verdade no cotidiano.
)
- Hernán Ramirez, Unidade Microcentro / Argentina

23-set-2009

A lua e a espada

Si la luna se esconde no quiere decir que no tengas su luz
Por mas que estemos tras un Bogu la espada mustra quien somos.

(Se a lua se esconde, não significa que não tenha sua luz
Por mais que estejamos atrás de um Bogu, a espada mostra quem somos.
)
- Rodrigo Alonso, Unidade Recoleta / Argentina


Siendo este mi primer Gashuku, puedo afirmar que por primera vez me senti cerca del Espiritu Samurai.
Gracias sensei por continuar transmitiendo el sentimento.
Arigatou Gozaimassu.

(Sendo este meu primeiro Gashuku, posso afirmar que pela primeira vez me senti perto do Espírito Samurai.
Obrigado Sensei por continuar transmitindo o sentimento.
Arigatou Gozaimassu
)
- Javier Kosaka, Unidade Recoleta / Argentina

21-set-2009

Quem encarnará?

Uma vez por ano.
Assim se define o Torneio no Niten.
Não. Não é preciso mais que isto. Há muitas outras coisas a se fazer no Caminho.
Mas, independente de idade, sexo ou religião, todo guerreiro precisa, ao menos uma vez ao ano, ir para o combate: lutar!
Colocar a vestimenta, afiar as armas e partir para vencer.
Uma vez ao ano, encarnar Musashi sensei.
Guerreiros de todas as Américas, convoco-os para ver quem encarnará "Musashi" em 2009!

*Musashi = Miyamoto Musashi sensei, o guerreiro imbatível e mais famoso de todos os tempos

8° Torneio Brasileiro de Kobudo

18-set-2009

Um dia nublado com as técnicas de Musashi Sensei

"Un dia nublado, lleno de luz."
- Diego Burzomato, Unidade Abasto/Buenos Aires



"Primer dia del Gashuku: "Katas del Bushido" me parecio interesante el Shugyo que Sensei hizo en Japon,
la dedicacion y saber que se esta en ez camino cierto para soportar todas las dificuldades que surjan.

Segundo dia Gashuku: treino en armonia siempre es interessantes escuchar o Sensei sobre las diferentes formas de enfrentar un combate y lo que mas destaco es del Kamae natural de Musashi Sensei."
- Aluno de Buenos Aires

16-set-2009

Gashuku 9

Não posso deixar de dizer que o Sensei é um homem perspicaz, que percebe tudo ao seu redor. Enfim, não tive problemas quanto aos katas do bushidô, e isso mostrou que tudo aquilo que me é passado na minha unidade de origem está de acordo com aquilo que é praticado na sede do instituto. É difícil escrever sobre as coisas que eu aprendi; talvez só mesmo fazendo parte de tudo isso. Os segredos das sequências, as correções de precisão cirúrgica... a minha cabeça ainda está processando todas essas informações desde o meu retorno, lá dentro do ônibus. E isto é gashuku: confraternização entre os colegas com treinos intensivos.
- Tolentino, Unidade Belo Horizonte

15-set-2009

Cafés esporádicos

Em virtude de projetos que demandam um tempinho do meu dia-a-dia, estarei me ausentando esporadicamente do nosso Café.
Sendo assim, peço a sua compreensão.

11-set-2009

Gashuku 7

"Algo que me marcou muito nesse treino foram os segredos revelados daquela sequência do Katori Shinto Ryu - tudo muito impressionante. Por algum motivo tivemos um atraso considerável na saída para a Serra da Cantareira, e chegamos finalmente, depois de duas horas, e treinamos primeiro Niten Ichi Ryu Kenjutsu e depois Sekiguchi Ryu para aqueles interessados. Pelo que foi dito, eu tive a impressão de que o Sensei conhece profundamente os vários estilos, além de ter senso crítico para discernir os fatos ao longo da história."
- Tolentino, Unidade Belo Horizonte

Conhecer não basta. Tem que saber aplicá-los. E este é o objetivo do Kenjutsu no Niten: mostrar a Sabedoria em Movimento.





09-set-2009

Gashuku 6

"Este Gashuku se resume para mim em três palavras que foram marcantes: Compaixão, Gratidão e Humildade.

Além dos dias maravilhosos de treino, e uma ótima companhia dos colegas de treino, de diferentes lugares do país, o ponto forte do Gashuku foi quando o Sensei finalizou com chave de ouro e simplesmente “tirou a máscara” para todos nós e com palavras belas e sábias emocionou todos nós alunos quando dirigiu-se a uma Samurai do Niten, levando-a às lágrimas. Foi muito comovente e acredito que todos ficaram emocionados com a humildade e gratidão que o Sensei apresentou na frente de todos, acredito que raros mestres tenham esse sentimento ou ao menos demonstram.

Sem dúvida o Sensei ficou bem perto de todos nós, tentando resolver as minúcias de técnicas e querendo melhorar a parte técnica de cada um mesmo em um curto espaço de tempo; de fato ele conseguiu, a mensagem de suas palavras ainda martelam minha cabeça, apenas pensando:

O Sensei falou para eu corrigir esse detalhe e esse outro... Lembrando que qualquer palavra é sagrada.

Falando em tirar a máscara, outra parte bem interessante foi quando nos mostrou o cotidiano do seu Shugyo no Japão; e os detalhes pessoais deram um sabor mais especial ainda ao Gashuku.

Sinto-me honrado por fazer parte desse grupo, e de toda essa tradição de ensinamentos que o Sensei passa para nós através dos treinos, intensivos, e Cafés. Alunos do Japão de Kendo ficaram impressionados com como o “oceano é imenso”, e de como os alunos do Niten conseguem manter os Katas do Bushido tão vivos. De fato estamos presenciando a paixão e dedicação com que o Sensei ensina cegos a enxergar, de maneira tão perfeita.

Tenho orgulho de fazer parte dessa era, e com o peito cheio de orgulho digo:

Meu mestre é o Sensei, e eu sou do Niten."
- Venturelli, unidade Faria Lima - SP

08-set-2009

Gashuku 5

"Em volta da natureza, tentando descobrir o que Musashi Sensei descobriu,
esse foi nosso Gashuku.
"
- Guilherme, Unidade Campinas







topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h